- Onde a nectarina cresce?
- Condições de crescimento
- Indicadores climáticos
- Composição do solo necessária
- Condições favoráveis e desfavoráveis
- Características do plantio em campo aberto
- Momento adequado
- No outono
- Na primavera
- Preparando o local e a cova de plantio
- Selecionando uma muda
- Tecnologia de plantio de mudas
- Cuidando da colheita
- Irrigação
- Fertilização
- Tratamento contra doenças e pragas
- Poda e modelagem de copa
- Abrigo para o inverno
- Métodos de propagação de árvores
- Sementes
- Estacas
- Enxerto
- Variedades de nectarina
- Cedo
- Meia temporada
- Amadurecimento tardio
Jardineiros iniciantes interessados nesta fruta exótica frequentemente perguntam como cultivar nectarinas. A planta é cultivada em toda a Europa desde o século XX. Atualmente, existem muitas variedades de nectarinas, adequadas para cultivo em diversas regiões. A planta é fácil de cuidar e tolera bem baixas temperaturas. No final da temporada, produz uma colheita abundante.
Onde a nectarina cresce?
A primeira menção à nectarina foi na China, no século XIV. Ela é cultivada e cultivada há 2.000 anos. Na Europa, a nectarina ganhou popularidade no início do século XX, após o desenvolvimento de variedades de frutos grandes. Atualmente, a fruta é cultivada comercialmente em Chipre, Tunísia, Itália e Grécia.
Variedades regionalizadas são utilizadas para o cultivo da planta na região de Moscou e na Sibéria. Essas variedades são destinadas ao cultivo na Rússia central e no norte.
Condições de crescimento
Assim como outras plantas, as nectarinas produzem seus maiores rendimentos em condições específicas. Para obter uma grande quantidade de frutos, é importante seguir as práticas de plantio adequadas.
Indicadores climáticos
A árvore é resistente à geada, tolerando temperaturas abaixo de 32°C. No entanto, as árvores jovens quase morrem a -2°C. O amadurecimento dos frutos leva até 150 dias. Portanto, recomenda-se cultivar esta árvore frutífera em regiões quentes com verões longos. No norte, a árvore encantará com a floração abundante, mas os frutos não amadurecerão a tempo.

Composição do solo necessária
As nectarinas preferem solos franco-arenosos e argilosos. Estes são os mais adequados para o cultivo. Eles retêm umidade adequada nas raízes e previnem o apodrecimento. O solo também deve conter nutrientes suficientes e ser neutro e ácido. Em outros tipos de solo, a árvore adoecerá e morrerá lentamente.
Condições favoráveis e desfavoráveis
As condições adequadas para o plantio e cultivo de nectarinas no jardim são:
- luz solar pelo menos 8 horas por dia;
- verão com duração de 150 dias;
- a distância entre as árvores é de 2,5 m;
- solos argilosos ou argilosos;
- em caso de inundações frequentes, é colocada uma camada de drenagem;
- A vacinação obrigatória é realizada na primavera.

Condições desfavoráveis para o cultivo de nectarinas incluem:
- verão curto;
- plantio em áreas sombreadas;
- espaço insuficiente entre as mudas;
- solos argilosos e arenosos;
- chuvas frequentes;
- crescendo ao lado de ameixas, cerejas, espinheiro-marítimo, cerejas, nozes.
Importante! Escolher o local certo é a chave para um cultivo bem-sucedido e uma colheita abundante.
Características do plantio em campo aberto
Cada região tem sua própria época de plantio. Além disso, é importante seguir as técnicas de plantio adequadas e preparar o local e a localização da nectarina com antecedência.
Momento adequado
Dependendo da região de cultivo, a planta pode ser plantada no outono ou na primavera.

No outono
No sul, as mudas são plantadas no solo no outono. Durante o inverno, a nectarina ganha força e, no início da primavera, começa a brotar e florescer. Quanto mais cedo os frutos amadurecerem, mais cedo eles amadurecerão.
Na primavera
O plantio na primavera é adequado para todas as regiões de cultivo. No entanto, é especialmente indicado para as regiões norte e sul. Uma árvore jovem tem tempo para se adaptar às condições climáticas durante a primavera e o verão. Se plantada no inverno, há alto risco de morte.
Preparando o local e a cova de plantio
Antes do plantio, selecione um local adequado. Deve ser bem iluminado e livre de vizinhos desfavoráveis, cercas, grades e outras estruturas que criem sombra permanente. Limpe o local de ervas daninhas e pedras. Em seguida, cave um buraco de 70 x 70 cm de diâmetro e 70 cm de profundidade. Misture o solo escavado com 10 kg de composto. Adicione superfosfato. Preencha o buraco até a metade com a mistura resultante e deixe descansar por duas semanas.
Importante! Ao plantar nectarinas na primavera, prepare a cova no outono.
Selecionando uma muda
As mudas jovens são adquiridas em viveiros agrícolas. É melhor comprar nectarinas com um ano de idade; é quando a planta tem a melhor chance de sobrevivência. O tronco e os galhos da muda devem estar livres de danos mecânicos, manchas pretas ou podridão radicular.
Tecnologia de plantio de mudas
A nectarina é transferida para o solo de acordo com um algoritmo específico:
- Um pedaço de madeira de 1,5 metro de comprimento é cravado no buraco para proteger a muda de condições adversas.
- A planta jovem é colocada no buraco.
- Alise cuidadosamente as raízes.
- A árvore é coberta com solo em camadas, compactando cada camada. Isso evita a formação de cavidades sob o solo perto das raízes, o que pode facilitar a infecção.
- A nectarina é regada com 50-60 litros de água.
- Encha a árvore com terra seca até uma altura de 20 cm.
- Eles amarram a muda a um pedaço de pau.

Cuidando da colheita
Para obter uma alta produção e aproveitar a bela floração da nectarina, você precisa cuidar adequadamente dela.
Irrigação
A primeira rega é feita no plantio, usando cerca de 5 a 6 baldes de água. A próxima rega é feita durante a brotação, depois durante a floração e a frutificação. Durante esse período, a quantidade de água é aumentada para 70 litros. Em seguida, é necessário um descanso até que o fruto desenvolva um caroço. A não observância dessa regra resultará em rachaduras, deteriorando tanto a qualidade quanto a aparência do fruto.
Fertilização
As nectarinas são fertilizadas de 2 a 3 vezes por estação. A composição ideal é:
- extrato aquoso de superfosfato 150 g;
- sulfato de amônio 80 g;
- cloreto de potássio 60 g;
- bórax 10 g;
- manganês 15 g.

A lista indica as taxas máximas de aplicação. As quantidades dos componentes podem variar de 10 a 20 g. Todos os componentes são misturados e pulverizados na folhagem. Este tipo de fertilizante é chamado de aplicação foliar. As substâncias penetram nas plantas através dos estômatos das folhas, fazendo efeito mais rapidamente.
Também é uma boa ideia tratar o tronco da nectarina com ureia. Isso não só enriquecerá a árvore com minerais benéficos, como também a livrará de pragas que passam o inverno nas raízes e sob a casca.
Importante! Se brotos já tiverem se formado na árvore, aplique ureia no outono, após a queda das folhas.
A planta é alimentada com fertilizante orgânico a cada dois anos. Se esterco ou composto for usado como cobertura morta, não há necessidade de fertilizante orgânico. A nectarina receberá nutrientes suficientes da cobertura morta.
A primeira aplicação foliar é feita antes da formação dos brotos, a segunda durante a floração e a terceira durante a formação dos frutos. O superfosfato e o composto adicionados no plantio fornecerão nutrição suficiente para 5 a 6 anos.

Tratamento contra doenças e pragas
Para garantir uma boa produção de frutos e saúde contínua, as nectarinas são tratadas a cada estação para prevenir doenças fúngicas e pragas. Os seguintes produtos são utilizados para esse fim:
- ureia;
- "Colicarbacina";
- "Kuprozan";
- Carbofos.
A pulverização é realizada várias vezes por estação. O primeiro tratamento é feito antes da brotação, o segundo durante a floração. A árvore é então inspecionada; se estiver saudável, não há necessidade de repetir a pulverização. Se surgirem sinais de doenças fúngicas ou infestação de pragas, os produtos são aplicados novamente.
Importante! Todos os tratamentos químicos devem ser interrompidos 20 dias antes da colheita.

Poda e modelagem de copa
É sabido que as nectarinas só produzem frutos em brotos com um ano de idade. Isso deve ser levado em consideração ao modelar a copa da árvore e realizar a poda sanitária. Durante os primeiros 5 a 6 anos de crescimento, os jardineiros começam a modelar a copa no início da primavera. De uma árvore com um ano de idade, selecione dois galhos principais, encurte-os em 10 cm e pode os galhos restantes. Nas estações subsequentes, o número de galhos principais é aumentado em 2 a 3.
O broto central, que se estende diretamente do tronco, deve ser 20 cm mais alto que os demais. Para facilitar a colheita, a coroa da nectarina é moldada em forma de tigela. A altura máxima da árvore deve ser de 2,5 metros. Após esse ponto, não é necessária mais poda.
A poda de verão não é realizada. Após a colheita, os brotos secos e danificados são removidos. Áreas superlotadas também são desbastadas.
Abrigo para o inverno
As nectarinas são caracterizadas por alta resistência à geada. No entanto, essa capacidade atinge o pico no quinto ano de crescimento. Até lá, recomenda-se proteger a planta das geadas de inverno. Para isso, siga estes passos:
- Três varas altas são cravadas ao lado da muda.
- A árvore, que captura os gravetos, é coberta com isolamento respirável.
- Depois, amarram-na ao fundo do tronco com uma corda para que a estrutura não seja levada pelo vento.

A área do tronco da árvore também é coberta com cobertura morta para o inverno. Os seguintes materiais são usados para isso:
- canudo;
- serragem de madeira;
- húmus;
- esterco uma vez a cada 2 anos;
- grama picada.
A cobertura morta deve ser aplicada em tempo seco. Se choveu recentemente, adie a cobertura da árvore por 1 a 2 dias para permitir que o solo seque. Não fazer isso aumenta o risco de apodrecimento das raízes, o que eventualmente levará à morte da árvore.
Importante! A cobertura morta não só protege contra geadas, como também ajuda a preservar nutrientes e umidade nas raízes da planta.

Métodos de propagação de árvores
A nectarina é propagada de três maneiras:
- por estacas;
- sementes;
- vacinação.
Cada processo tem suas próprias características e uma técnica específica que deve ser seguida para atingir um bom resultado.
Sementes
Este é um dos métodos mais simples de propagação da nectarina. No entanto, nem todas as sementes germinam. Após a colheita, os frutos maiores e mais firmes são selecionados e deixados para amadurecer. Quando a casca fica fina, os caroços são removidos. Em seguida, siga estes passos:
- A drupa é deixada de molho em água morna por 2 a 3 dias, o que ajudará as sementes a germinar.
- A temperatura do líquido deve ser de 50-60 °C.
- A água é trocada duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
- Em seguida, o material da semente é extraído e seco por 3 dias.
- As sementes são extraídas do caroço.

O procedimento de plantio tem suas próprias especificidades. Primeiro, você precisa selecionar um local adequado, com boa iluminação e solo adequado. Em seguida, siga os seguintes passos:
- Eles cavam uma vala de 1 m de comprimento e 25 cm de profundidade.
- Encha até a metade com húmus.
- Despeje água sobre ele e deixe de molho por 1 hora.
- Coloque as sementes no buraco em intervalos de 30 cm.
- Eles enterram no chão.
- Cubra o plantio com qualquer cobertura morta por cima.
- Após 2-3 dias, regue com uma solução de húmus.
Importante! As sementes podem ser plantadas em qualquer época: primavera, outono ou verão. Durante o inverno, as sementes fracas morrem, restando apenas as mais fortes.
Estacas
Após a poda, os brotos restantes podem ser usados para propagar nectarinas. Eles não devem ter mais de 10 mm de espessura. Cada estaca é encurtada para 15 cm. Os brotos podem ser plantados na primavera ou no outono. Para fazer isso:
- Os brotos jovens são tratados com uma solução de "Kornevin" para acelerar a formação de raízes.
- Depois, elas são plantadas no solo em uma área adequada.
- Cubra com um recipiente transparente, criando uma mini estufa.
- Deixe as mudas por 2 a 3 semanas.
- Verifique a presença de raízes.
- Se as raízes começarem a crescer, continue cultivando as plantas.
- Se a parte inferior do corte ficar preta, remova-a.

Enxerto
Este é um método rápido de propagação de nectarinas e frequentemente bem-sucedido. O rebento é enxertado em um pessegueiro ou amendoeira por meio de brotação. Certas regras e condições devem ser observadas:
- A espessura da estaca do porta-enxerto deve ser superior a 8 mm de diâmetro.
- A casca no local do enxerto na árvore mãe é fina, lisa e elástica.
- O procedimento é realizado durante o período de movimentação ativa da seiva ao longo do tronco.
- Somente instrumentos bem afiados e estéreis são utilizados.
A enxertia de nectarina é realizada de acordo com um algoritmo específico:
- As estacas são colhidas pela manhã; seu comprimento deve ser de pelo menos 25 cm.
- Os brotos laterais e as folhas são cortados.
- Eles são lançados na água.
- Os galhos são limpos com um pano úmido para remover poeira e sujeira.
- É feito um corte transversal de 12 mm de comprimento no corte.
- Em seguida, uma incisão é feita acima do rim.
- Com um movimento suave, corte a casca de um entalhe ao outro.
- É feito um corte de 2,5 cm de comprimento na árvore-mãe, tomando cuidado para não danificar a casca e o tronco da árvore.
- Em seguida, o corte é aplicado na árvore, unindo suas áreas expostas.
- Em seguida, o escudo anexado é envolto em filme de polietileno.
- Deixe por 2 semanas.
Importante! Após o período de enxertia, o rebento deve cair com um leve toque. Isso indica que o procedimento foi bem-sucedido.
Variedades de nectarina
As nectarinas são cultivadas há muitas décadas. Produtores em todo o mundo têm trabalhado para desenvolver novas variedades e espécies. Cada região se esforçou para criar uma árvore que pudesse dar frutos vigorosos em todos os climas. Variedades precoces, intermediárias e tardias foram desenvolvidas. Essa diversidade permite que a fruta seja cultivada em todas as zonas climáticas.
Cedo
Adequadas para regiões com verões curtos, as variedades mais populares incluem:
- Fleming Fury – desenvolvida por criadores americanos, a fruta é de tamanho médio, com polpa amarela e suculenta. Amadurece em 90 dias.
- Caldesi – desenvolvida por cientistas italianos, esta variedade é considerada de alto rendimento. Os frutos são de tamanho médio, com polpa amarela e macia. A casca é verde-amarelada com um tom vermelho vivo.
- A Rebus 028 é uma das melhores variedades de nectarina desenvolvidas na Itália. Caracteriza-se por altos rendimentos e resistência à geada e a doenças. As nectarinas são grandes e amarelas com um tom bordô. A polpa é firme, amarela e suculenta.
- A nectarina Big Top é um projeto de cientistas americanos. O fruto é grande, com polpa firme e amarela, que fica vermelha perto do caroço, difícil de remover. A casca tem uma cor bordô vibrante.
- Ruby 4 – adequada para cultivo comercial e fácil de transportar. Os frutos são grandes, cobertos por uma casca vermelha densa e brilhante. Por dentro, a nectarina é firme e amarela, com um sabor agradável e levemente ácido.

Meia temporada
As variedades de nectarina amadurecem em 110-120 dias. São adequadas para cultivo em regiões temperadas e do sul. As variedades mais populares são:
- Ishunsky é um desenvolvimento de cientistas ucranianos. Os frutos são de tamanho médio, cobertos por uma cor bordô. Quando cortados, os frutos são amarelo-alaranjados com veios vermelhos. O sabor é bom.
- A Vang-3 é uma variedade caracterizada por alta resistência à geada, doenças e pragas, além de boa produtividade. As nectarinas são grandes, adequadas para cultivo comercial. A casca é fina, firme e de cor vermelha brilhante. A polpa é amarela, doce e firme, com um tom rosado.
- Harko é uma nectarina desenvolvida no Canadá. Produz alto rendimento e é resistente à maioria das doenças e geadas. Os frutos são pequenos, com casca verde-amarelada coberta por uma camada bordô. A polpa é firme e amarela. O caroço é facilmente removido.
- Alitop é fruto de seleção italiana. Caracteriza-se por uma alta produtividade graças aos seus frutos grandes. As nectarinas são cobertas por uma casca amarela com um tom bordô brilhante que se espalha quase por toda a superfície. Por dentro, os frutos são amarelos, macios, suculentos e doces.
- Stark Red Gold – uma variedade desenvolvida por cientistas americanos. Os frutos são grandes, com casca vermelha e polpa amarela e suculenta. O caroço é facilmente separado, com um halo vermelho ao redor.

Amadurecimento tardio
Essas variedades de nectarina têm boa vida útil e boa transportabilidade. São cultivadas no sul, pois o período de maturação é de até 150 dias. Consequentemente, a estação de cultivo deve ser pelo menos tão longa. As variedades mais populares incluem:
- Rainha de Setembro – o caroço separa-se facilmente do fruto. A polpa é amarelo-claro, quase bege, firme e suculenta. As nectarinas têm um sabor agridoce. A casca é amarelo-esverdeada, com um tom carmim característico.
- A variedade de nectarina Yevpatoriya não requer polinizadores, o que é uma vantagem. Foi criada por cientistas russos e destina-se ao cultivo nas regiões do sul. Produz frutos de tamanho médio com casca fina e densa, amarela, parcialmente coberta por manchas vermelhas. A polpa é amarela e suculenta.
- Poseidon é uma variedade russa. As nectarinas são pequenas, amarelas, com algumas nervuras vermelhas. A polpa é firme e amarelo-clara, e o caroço é facilmente removido.
- A Sweet Lady é uma das variedades que produz os maiores frutos. Foi cultivada na Itália. É resistente à maioria das doenças e resistente ao inverno. O fruto tem casca amarela e uma distribuição irregular da cor. Quando cortada, a nectarina é amarela com manchas vermelhas.
- Harblaze – o caroço se separa facilmente da polpa. É uma variedade de nectarina de sobremesa. Os frutos são de tamanho médio e de cor bordô vibrante.











