- Composição química
- Valor nutricional e conteúdo calórico
- Propriedades benéficas
- Para mulheres
- Para homens
- Para crianças
- Durante a gravidez e amamentação
- Eles podem ajudar na perda de peso?
- Características de uso
- Para diabetes mellitus
- Para pancreatite
- Para gastrite e úlceras
- Os benefícios e malefícios de vários alimentos
- Conservação
- Seco ou curado
- Sementes e folhas
- Suco
- Análise comparativa de pêssego e nectarina
- Contra-indicações de uso
- Como escolher e armazenar corretamente
- Aplicação em cosmetologia
Pêssegos são sempre associados ao sol quente do sul e ao mar calmo. Essas frutas deliciosas e suculentas matam a sede, revigoram o corpo e podem reduzir a fome. Todo mundo adora pêssegos, mas vamos analisar mais de perto os benefícios e riscos à saúde dessas frutas lindas e deliciosas.
Composição química
Para entender quem é recomendado comer pêssegos e quem é estritamente proibido de fazê-lo, é necessário entender a composição da fruta, que é rica em vitaminas e outras substâncias benéficas:
- A vitamina A tem um efeito benéfico na visão, fortalece os ossos e melhora a condição dos cabelos e unhas. Também ajuda a melhorar a função da tireoide e reduz o risco de câncer.
- As vitaminas do complexo B desempenham um papel direto nos processos metabólicos do corpo. Para as crianças, a vitamina B é essencial para o crescimento e o desenvolvimento. Para os adultos, ela auxilia na função cardíaca, restaura o funcionamento adequado do sistema digestivo e nervoso, participa da regeneração celular e aumenta a resistência ao estresse e à fadiga.
- O ácido ascórbico, ou a famosa vitamina C, é responsável pelos níveis de colesterol no corpo, aumenta a imunidade, ajuda a combater resfriados e doenças virais e protege o corpo do desenvolvimento de tumores cancerígenos.
- A vitamina E é o principal protetor do corpo contra tumores malignos, normaliza a pressão arterial, reduz o risco de varizes e tromboflebite, além de rejuvenescer e melhorar a elasticidade da pele.
- A vitamina P reduz o risco de ataques cardíacos e derrames, ajuda a manter a visão e fortalece os vasos sanguíneos.
Quanto aos nutrientes, é mais fácil lembrar da tabela periódica, que está presente em quase sua totalidade nos pêssegos. Fósforo, cálcio, enxofre, zinco — e esta está longe de ser a lista completa de macro e microelementos encontrados nos pêssegos.
Importante! Vale ressaltar que as frutas contêm mais de 360 mg de potássio por 100 g de fruta fresca.
Valor nutricional e conteúdo calórico
Os pêssegos são considerados um alimento de baixa caloria, recomendado para nutrição dietética e perda de peso. 10 gramas de fruta fresca contêm de 35 a 50 kcal, até 9 gramas de carboidratos, menos de 1 grama de proteína, 0,1 grama de gordura e 2 gramas de fibra alimentar.
O valor nutricional e o conteúdo calórico das frutas podem variar dependendo das características varietais das frutas maduras.
Propriedades benéficas
Os pêssegos são cultivados há milhares de anos, por isso as propriedades da fruta foram bem estudadas pela ciência oficial e pelos curandeiros populares.

Para mulheres
As vitaminas e os minerais contidos na fruta promovem o rejuvenescimento da pele, melhoram a estrutura capilar e aliviam o desconforto durante a menstruação e a menopausa. Os pêssegos também auxiliam o sistema digestivo, limpam o corpo de depósitos e toxinas nocivas e restauram a função cardíaca e o tecido ósseo.
Dica! Para manter o corpo de uma mulher saudável, basta incluir de 2 a 3 frutas saudáveis na sua dieta diária de verão..
Para homens
Os pêssegos também são particularmente valiosos para a saúde masculina. As substâncias que contêm ajudam a aliviar a fadiga, reduzem o risco de doenças cardíacas e vasculares, restauram o sistema nervoso e são usadas no tratamento abrangente de distúrbios masculinos.
As frutas são especialmente úteis após estresse, depressão e esforço físico.
Não é recomendado incluir frutas na dieta de homens com urolitíase.

Para crianças
Corpos em crescimento sempre exigem mais vitaminas, minerais e nutrientes. Recomenda-se introduzir pêssegos na dieta de bebês a partir dos 7 e 8 meses de idade. A polpa suculenta e macia da fruta facilita o preparo de purês de frutas para bebês.
As frutas contêm grande quantidade de fósforo, o que promove o desenvolvimento da atividade cerebral, melhora da memória e a formação do tecido ósseo em crianças e adolescentes.
Para crianças, apenas 0,5 a 1 fruta por dia é suficiente para fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários. Para adolescentes, a ingestão diária de pêssegos é de 1 a 2 frutas por dia.
Importante! A casca felpuda das frutas costuma se tornar um forte alérgeno em pessoas com intolerâncias alimentares e pode causar reações alérgicas graves.

Durante a gravidez e amamentação
Os pêssegos são recomendados para mulheres grávidas em qualquer fase da gravidez:
- No início da gravidez, a introdução de frutas na dieta diária ajuda a evitar crises graves de intoxicação.
- Se você sofre de constipação persistente, o suco de frutas frescas ajudará você a se livrar desse problema desagradável de forma rápida e indolor.
- Graças às suas excelentes propriedades diuréticas, os pêssegos aliviam o inchaço, removendo naturalmente o excesso de líquido do corpo da futura mamãe.
- O magnésio, que faz parte da fruta, alivia completamente o estresse nervoso e a tensão.
- A vitamina B9 é responsável pelo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
- Com a ajuda do ácido fólico, a placenta e o bebê se desenvolvem.
Importante! A ingestão diária de pêssegos para gestantes não deve ser superior a 2 a 3 frutas por dia. Caso contrário, a fruta pode desencadear disbiose.

Eles podem ajudar na perda de peso?
Devido ao seu baixo teor calórico e de fibras, os pêssegos são considerados um alimento ideal para dietas e perda de peso. Nutricionistas renomados utilizam pêssegos para criar dietas especiais para perda de peso.
As fibras eliminam rapidamente a fome e ajudam a acelerar os processos metabólicos do corpo.
Ao perder o excesso de peso, frutas suculentas podem ser consumidas até mesmo à noite.
Características de uso
Infelizmente, alimentos saborosos e saudáveis nem sempre trazem apenas benefícios. Algumas pessoas devem consultar um profissional de saúde antes de consumir frutas de verão.

Para diabetes mellitus
Embora os pêssegos sejam doces, essa doçura é totalmente segura para pessoas com alto nível de açúcar no sangue. A frutose presente na fruta é segura para diabéticos em pequenas quantidades. A ingestão diária recomendada de frutas é de no máximo 1 a 2 pêssegos.
Importante! É melhor evitar pêssegos muito maduros e muito doces.
Para pancreatite
Durante uma exacerbação da doença, o consumo de pêssegos é estritamente proibido na dieta diária. Em outras ocasiões, o consumo da fruta é recomendado com extrema cautela.
Após uma exacerbação da doença, é melhor cozinhar geleia ou geleia de frutas.

Para gastrite e úlceras
Durante os períodos de exacerbação da doença, os pêssegos são completamente eliminados da dieta. Durante a recuperação após as crises, recomenda-se a introdução gradual de compotas ou geleias feitas de frutas frescas na dieta.
Os benefícios e malefícios de vários alimentos
Pêssegos são frutas da estação, e encontrar pêssegos frescos no inverno é um verdadeiro desafio. Por isso, essas frutas saudáveis são conservadas, secas, curadas, transformadas em sucos e néctares.
Conservação
Frutas conservadas em calda têm longa validade e um excelente sabor para sobremesa.
Pêssegos enlatados são úteis para intoxicação e distúrbios digestivos, e as vitaminas e nutrientes presentes nas frutas enlatadas são completamente preservados.
Como as frutas são enlatadas com adição de calda de açúcar, esta sobremesa não é recomendada para diabéticos.

Seco ou curado
Quaisquer frutas e bagas secas ou curadas não podem ser consideradas produtos dietéticos devido ao seu alto teor calórico.
Pêssegos secos contêm mais de 250 kcal por 100 g de produto. Portanto, não são recomendados para pessoas com sobrepeso ou em dieta.
Mas para fortalecer os vasos sanguíneos e o bom funcionamento do músculo cardíaco, frutas secas e curadas são insubstituíveis.

Sementes e folhas
Os caroços de pêssego produzem um óleo benéfico amplamente utilizado em cosmetologia.
As folhas de pêssego são usadas para fazer infusões e decocções saudáveis que ajudam com dores articulares e dores de cabeça severas, e são usadas no tratamento complexo de cistite, constipação crônica e distúrbios digestivos.
Importante! As sementes da fruta contêm ácido cianídrico, que é perigoso para o corpo, portanto, os grãos não devem ser consumidos.
Suco
O suco de pêssego preserva todas as propriedades benéficas da fruta fresca e também é benéfico para o corpo. O suco de pêssego fresco é excelente para constipação e é recomendado para gastrite com baixa acidez.
Recomenda-se beber suco de frutas frescas somente após as refeições.

Análise comparativa de pêssego e nectarina
As nectarinas são uma forma híbrida de pêssego, desenvolvida por meio de polinização natural e mutação. Elas diferem dos pêssegos por terem casca lisa e sem pelos, o que as torna menos alergênicas.
Além disso, descobriu-se que algumas variedades de nectarina contêm níveis mais altos de vitaminas A e C.
Contra-indicações de uso
Infelizmente, esta deliciosa fruta do sul está longe de ser segura para pessoas com certas condições de saúde e pode causar ainda mais danos à saúde já comprometida:
- Não é recomendado incluir a fruta na dieta de pessoas propensas a alergias alimentares e com intolerância individual ao produto.
- Os pêssegos também são contraindicados em estágios graves de diabetes.
- Pêssegos também não são recomendados para consumo em caso de diarreia frequente e problemas no trato gastrointestinal.
- Se você estiver acima do peso ou em qualquer estágio de obesidade, a quantidade de frutas consumida deve ser mínima.
- Para pessoas com alta acidez, as frutas também não trazem benefícios, mas podem causar sérios problemas de saúde.
Importante! Qualquer disfunção hepática não deve ser considerada ao consumir frutas frescas.

Como escolher e armazenar corretamente
Ao escolher um pêssego maduro, preste atenção, antes de tudo, à aparência da fruta:
- As vagens devem estar livres de danos e perfurações na pele delicada.
- A fruta deve ter coloração brilhante, sem manchas escuras ou amassados.
- O local onde o caule estava localizado é rosa brilhante ou amarelo.
- O caroço da polpa é bem desenvolvido e úmido, sem rachaduras ou sinais de podridão.
Guarde as frutas na geladeira por no máximo 5 a 7 dias. Se a fruta ainda não estiver madura, prolongue o período de armazenamento até que os pêssegos estejam totalmente maduros.

Aplicação em cosmetologia
Loções, cremes e máscaras excelentes são feitos com o óleo extraído do caroço, suco, folhas e polpa do pêssego. Esses cosméticos rejuvenescem e melhoram a elasticidade da pele, melhoram a estrutura do cabelo e fortalecem as unhas.
Cosmetologistas e perfumistas usam óleo de pêssego para criar séries exclusivas de perfumes e cosméticos.











