As compotas têm uma qualidade maravilhosa: no verão, são apreciadas pelo seu sabor e pelos seus benefícios para matar a sede, enquanto no inverno, são uma fonte adicional de vitaminas e uma lembrança dos dias quentes que já passaram. É exatamente isso que as compotas de pêssego são para o inverno. Frutas suculentas do sul em calda âmbar lembrarão o sol de verão e o deliciarão com seu sabor refrescante.
Sutilezas da culinária
Kompot é uma bebida de sobremesa rica em vitaminas, feita com um ou mais tipos de frutas vermelhas. A adição de açúcar a torna uma bebida rica em calorias, o que deve ser levado em consideração por pessoas com tendência à obesidade.
Ao mudar os ingredientes, você pode deixar a compota doce, azeda, azeda ou amarga, mas o principal é preservar todas as propriedades benéficas da compota e não destruir as vitaminas durante o processo de cozimento.
Para preservar todas as substâncias benéficas da compota, você precisa conhecer alguns segredos de seu preparo:
- frutas e bagas devem ser extremamente frescas;
- água potável – purificada;
- Para 1 parte de fruta, use no máximo 3 partes de água.

Selecionando e preparando pêssegos
Ao selecionar pêssegos, descarte aqueles que estiverem podres, mofados ou com a casca danificada. Os pêssegos têm cascas felpudas e partículas de poeira podem se acumular entre elas, então lave-os bem em água corrente.
A melhor maneira é deixar as frutas de molho por meia hora em uma solução fraca de carbonato de sódio. Depois, enxágue-as e os fiapos serão removidos em água corrente.
Algumas donas de casa acreditam que, se você não remover as sementes das frutas com caroço, a compota ficará inutilizável em um ano. Portanto, ao conservá-las para o inverno, é melhor remover as sementes. Coloque as frutas lavadas sobre um pano ou papel limpo para secar e, então, você estará pronto para começar a enlatar.

Receitas para fazer compota de pêssego em casa
A compota é selada em recipientes de vidro sem rachaduras, arranhões ou lascas. Eles são lavados com uma solução de bicarbonato de sódio, enxaguados e esterilizados. As tampas usadas para selar os potes devem ser fervidas.
Uma maneira simples para o inverno
As frutas preparadas são classificadas por tamanho. As frutas grandes são colocadas em potes de 3 litros, enquanto as menores são colocadas em potes de 1 litro.

O quão apertados os pêssegos são embalados no recipiente depende da preferência do cozinheiro. A calda é preparada de acordo com as instruções padrão: 130 gramas de açúcar dissolvido em 1 litro de água. Se desejar uma calda mais doce, aumente a quantidade de açúcar.
Sem esterilização
O método mais comum e confiável de conservar. Se a fruta for muito grande, corte-a. Encha o pote até dois terços com a fruta.
Prepare a calda:
- água purificada – 2,5-3 litros;
- açúcar granulado – 400 gramas.

Ferva a calda de açúcar, despeje sobre os pêssegos e tampe. Vire o pote de cabeça para baixo e cubra com um cobertor.
Sem sementes
Coloque as metades de pêssego sem sementes em um recipiente de vidro. Escalde por 10 a 12 minutos. Após esse tempo, escorra a água dos potes.
Prepare uma solução de açúcar misturando açúcar e água na proporção de 130:1000. Deixe ferver e despeje sobre os pêssegos novamente, enchendo o pote até a borda. Feche a tampa rapidamente e deixe esfriar de cabeça para baixo por 24 horas.

Com um osso
Eles têm uma aparência muito bonita, e a presença do caroço adiciona um leve sabor azedo. Pêssegos inteiros do mesmo tamanho são colocados em um recipiente esterilizado, enchendo-o até dois terços. O tamanho é importante para que a fruta aqueça uniformemente durante o escaldamento. Ferva água limpa, despeje sobre a fruta e cubra com as tampas. Deixe os pêssegos aquecerem por pelo menos 20 minutos.
Escorra a água com cuidado; use-a para fazer uma calda e despeje sobre as frutas. Deixe os potes fechados e invertidos intactos por 24 horas.
Importante! Este tipo de compota deve ser consumido em até um ano, pois as sementes liberam ácido cianídrico após esse período.

Com ácido cítrico
A melhor maneira de evitar que as tampas explodam é adicionar ácido cítrico à calda. Prepare os pêssegos e o recipiente como de costume, mas adicione suco de limão ou ácido quando ferver a calda. Encha o recipiente com pêssegos, despeje a calda fervente sobre eles e feche imediatamente.
Para preparar a calda corretamente, você precisa:
- 1 litro de água;
- 130 gramas de açúcar granulado;
- 5 gramas de ácido cítrico.

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver. O ácido cítrico é um bom conservante e intensifica o sabor, adicionando uma acidez agradável.
Com damasco
A combinação de pêssegos e damascos confere à compota um sabor âmbar e ensolarado, especialmente apreciado no inverno. Pode ser preparada com ou sem caroço. Se sem caroço, a compota não deve ser armazenada por mais de um ano.
Selecione damascos maduros; eles devem estar firmes. Lave-os e deixe-os secar. Encha um recipiente com quantidades iguais da fruta. Despeje água fervente sobre eles e deixe em infusão por 10 a 15 minutos.
Para a calda você precisa para 1 litro de água:
- açúcar – 130-150 gramas;
- ácido cítrico – 5 gramas.

Misture todos os ingredientes, leve para ferver, despeje sobre as frutas aquecidas e tampe imediatamente. Vire os potes de cabeça para baixo e deixe esfriar, enrolado em um cobertor.
De figos e pêssegos
O formato achatado permite encher o pote com uma grande quantidade de frutas e criar uma deliciosa compota. São preparados como pêssegos comuns:
- selecione os que não estejam danificados, densos e não muito maduros;
- lave bem;
- espalhe sobre um pano para secar.
Um pote de 3 litros pode conter de 1,5 a 2 quilos de pêssegos sem casca. Para fazer uma compota deliciosa, conserve a fruta sem esterilização. Para isso, despeje a calda quente sobre a fruta, feche bem e deixe esfriar sob um cobertor.

De nectarinas
As nectarinas se assemelham a pêssegos, mas são sem pelos e sem pelos. Selecione nectarinas firmes e intactas e lave-as. Encha um recipiente de vidro com as nectarinas e despeje água fervente sobre elas. Após 15 minutos, escorra a água e faça uma calda com a seguinte mistura: 1 litro de água, 130 gramas de açúcar e 5 gramas de ácido cítrico. Despeje a calda fervente sobre as nectarinas e tampe.
Com ameixa
Adicionar ameixas mudará a cor da bebida, e as frutas trocarão de sabor, dando-lhes um toque único. Os pêssegos ficarão com um rosa agradável e as ameixas adquirirão seu aroma.

As ameixas devem estar firmes e não muito maduras. Encha um pote com as frutas, despeje água fervente sobre elas, tampe e deixe em infusão por 15 a 20 minutos. Despeje a água em uma panela esmaltada e cozinhe a calda nela. As ameixas são mais ácidas, então adicione mais açúcar à calda – 150 gramas de açúcar e 5 gramas de ácido cítrico para cada litro de água. Despeje a calda quente sobre as frutas aquecidas, feche bem, vire o pote de cabeça para baixo e cubra com um cobertor por 24 horas.
Com maçãs
Escolha maçãs firmes e ácidas, de preferência verdes. Isso não só realçará o sabor da compota, como também ficará linda por fora.
Os pêssegos são preparados da maneira usual, e as maçãs:
- lave, deixe secar;
- cortado ao meio ou em fatias;
- retire o miolo.

As raspas de limão enriquecerão o sabor desta compota. Para fazer isso:
- o limão é lavado;
- despeje água fervente sobre eles;
- As raspas são cortadas em tiras finas.
Encha o pote com pêssegos, maçãs e as raspas de um limão. Despeje a calda fervente sobre ela e deixe esterilizar por 15 minutos. A calda é feita com a seguinte fórmula: 1 litro de água e 150 gramas de açúcar cristal. Após a esterilização, feche imediatamente os potes e vire-os de cabeça para baixo. Não é necessário embrulhá-los.

Com amoras
Amoras conferem à bebida um aroma de floresta. Pêssegos compõem a maior parte da compota, adicionando 300 a 400 gramas de frutas vermelhas. As frutas vermelhas são selecionadas, as podres são removidas, lavadas cuidadosamente e deixadas escorrer. Encha o frasco com a mistura de frutas vermelhas, despeje a calda e esterilize em banho-maria por 20 a 30 minutos. Em seguida, feche, vire de cabeça para baixo e deixe descansar por 24 horas.
Como armazenar compota
Imediatamente após o enlatamento, o frasco deve ser observado por duas semanas. Descoloração e inchaço da tampa indicam a presença de microflora patogênica. A bebida deve ser descartada e não pode ser reciclada. Se a solução não ficar turva e permanecer transparente, os frascos podem ser armazenados permanentemente.
Armazene a bebida em lata em local escuro e ventilado, a uma temperatura não superior a 20 graus Celsius. Técnicas adequadas de preparo e armazenamento permitirão que você aproveite este néctar até a próxima colheita.











