7 melhores receitas para conservar pêssegos em calda para o inverno

Algumas pessoas pensam que pêssegos só são bons para comer frescos, mas isso não é verdade. Eles podem ser usados ​​para fazer deliciosas conservas para o inverno. Na maioria das vezes, as donas de casa preparam pêssegos em calda para o inverno. No entanto, antes de fazer isso, é importante se familiarizar com as especificidades deste prato.

As especificidades da conservação de pêssegos em calda para o inverno

Antes de enrolar um doce de pêssego, você precisa se familiarizar com os detalhes da preparação.

Selecionando e preparando frutas

Primeiro, você precisa selecionar e preparar as frutas que precisa para cozinhar.

O ingrediente principal para conservas são os pêssegos. Recomenda-se escolher pêssegos maduros.

Frutas verdes não devem ser usadas, pois podem afetar negativamente o sabor.

pêssegos maduros

Os pêssegos comprados precisam ser preparados para enlatamento. Eles são lavados previamente para remover qualquer sujeira e poeira que possam ter se acumulado na superfície. Em seguida, são cortados em pedaços e o caroço é removido do centro. Algumas pessoas descascam a fruta para que o produto preparado não fique com gosto amargo.

Recipientes de esterilização

Conservar salgadinhos requer potes pré-esterilizados. Portanto, é importante se familiarizar com o processo de esterilização. Este processo envolve várias etapas sequenciais:

  1. Limpeza. Primeiro, remova toda a sujeira dos recipientes. Para isso, lave-os em água fria ou morna. Você também pode usar sabão ou outros produtos de limpeza.
  2. Desinfecção. Para remover microrganismos indesejados de um frasco, é realizada a desinfecção. Isso envolve o tratamento da superfície com desinfetantes especiais.
  3. Esterilização. Para esterilizar os potes, encha uma panela com água e coloque uma tábua de madeira sobre ela. Coloque os potes sobre a tábua e ferva o líquido por 15 a 20 minutos. Este processo esteriliza os potes.

Uma receita de deliciosos pêssegos em calda

Existem sete receitas comuns que podem ser usadas para preparar aperitivos de pêssego.

conservas de pêssegos

A maneira clássica

Para preparar frutas em calda de açúcar, muitas pessoas usam a receita clássica. Ela requer ingredientes especiais:

  • um quilo de pêssegos;
  • um litro e meio de água;
  • meio quilo de açúcar;
  • 10 ml de ácido cítrico.

As frutas selecionadas são fatiadas e colocadas em potes esterilizados. A água é então fervida em uma panela e, em seguida, despejada nos potes. Açúcar e ácido cítrico são adicionados aos potes cheios. Em seguida, os potes são deixados em infusão por 25 minutos e selados com tampas esterilizadas.

Os recipientes com os lanches preparados são transferidos para a adega para posterior armazenamento.

pêssego para o inverno

Conservas de pêssegos sem açúcar

Algumas pessoas preferem alimentos enlatados sem adição de açúcar. Esta receita é menos doce que a clássica. Para fazer este prato, você precisará de:

  • 800-900 gramas de fruta;
  • ácido cítrico;
  • um litro de água.

O pêssego é cortado, descascado e sem caroço. As fatias de pêssego são então colocadas no fundo dos potes. A panela é então enchida com água e fervida por 5 a 10 minutos. O líquido fervido é despejado no recipiente, deixado em infusão por 5 a 6 minutos, escorrido, fervido novamente e despejado de volta nos potes.

Conservamos as frutas no próprio suco.

Para preparar um prato saboroso, você precisa conservar a fruta em seu próprio suco. Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • dois quilos de fruta;
  • 300 gramas de açúcar de confeiteiro;
  • dois litros e meio de água purificada.

pêssegos em fatias

Antes de cozinhar, descasque cada fruta. Para isso, faça um corte transversal e coloque a fruta em água quente por cinco minutos. Em seguida, corte os pêssegos ao meio, transfira-os para potes de conserva e polvilhe com açúcar. Após 1 a 2 horas, quando começarem a soltar suco, você pode adicionar um pouco de água fervente.

Com um osso

Na maioria das vezes, as donas de casa optam por fazer a conserva com as sementes. Nesse caso, os ingredientes necessários são os mesmos da receita clássica.

Antes de selar as frutas, lave-as e descasque-as bem. Em seguida, transfira-as inteiras para potes esterilizados. Adicione açúcar aos potes cheios e deixe-os em infusão por 2 a 4 horas. Em seguida, encha os potes com água fervente e feche bem as tampas. Antes de armazenar as frutas preparadas na adega, deixe-as em infusão por uma semana em temperatura ambiente.

O método de preparo é o mesmo dos comprados prontos.

Às vezes, as donas de casa querem enlatar pêssegos para que fiquem com o mesmo sabor dos comprados prontos. Para preparar este prato, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 800 mililitros de água;
  • quilo de fruta;
  • 450 gramas de açúcar;
  • 10-15 mililitros de ácido cítrico.

frutas em calda

Cada pêssego é descascado cuidadosamente. Para isso, a fruta é mergulhada em líquido frio e quente por 5 segundos. Em seguida, corte-a para remover o caroço. Depois que todos os pêssegos estiverem nos potes, encha-os com água fervente. Após 10 minutos, escorra a água fervente, deixe ferver novamente e coloque-a de volta nos potes.

Sem esterilização

Para preparar pêssegos sem esterilização, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • dois quilos de pêssegos;
  • 400-600 gramas de açúcar de confeiteiro;
  • 1-2 litros de água;
  • 2-3 colheres de chá de ácido cítrico.

Para preparar este prato, use frutas secas e limpas. Usando uma faca afiada, retire os caroços. Em seguida, as frutas cortadas ao meio são colocadas em potes para conserva. A água é colocada em uma panela, levada à fervura e despejada nos potes. Após meia hora, a água é escorrida e misturada com ácido cítrico e açúcar. Ferva novamente e despeje nos potes.

Uma receita simples para fatias

Para fazer este aperitivo em fatias, você precisará dos mesmos ingredientes da receita anterior. Antes de fatiar a fruta, descasque-a. Isso é feito com uma faca afiada e pontiaguda. A casca é cuidadosamente levantada com a lâmina e, em seguida, retirada com a mão. Em seguida, fatie a fruta e coloque as metades do pêssego em um recipiente de vidro.

potes de pêssegos

Depois de preparar a fruta, você pode começar a ferver o líquido. Você pode fervê-lo em uma panela comum ou em uma chaleira. Em seguida, despeje a água fervente nos potes cheios. Após meia hora, escorra a água e o suco de pêssego e deixe ferver novamente. O líquido fervido novamente é então despejado em potes e enlatado.

Prazo de validade e características de armazenamento de alimentos enlatados

É recomendável entender as condições adequadas de armazenamento para salgadinhos de pêssego em lata com antecedência. Se as conservas foram enlatadas em recipientes esterilizados, podem até ser armazenadas em temperatura ambiente. Nessas condições, as conservas permanecerão frescas por até dezoito meses.

Ao armazenar alimentos enlatados, certifique-se de que eles não fiquem expostos à luz solar. Por isso, especialistas recomendam escolher locais escuros para conservá-los. Porões subterrâneos ou adegas são ideais.

Pêssegos com caroço não duram mais de um ano e, portanto, precisam ser consumidos rapidamente.

Conclusão

Pêssegos em calda são considerados um petisco popular no inverno. No entanto, antes de prepará-los, você deve se familiarizar com as receitas e dicas para fazer essa conserva de frutas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata