- Por que enxertar um limoeiro?
- Vantagens e desvantagens do método
- Preparação e processo de enxertia de limão
- Ferramentas para enxertia de limão
- Momento ideal
- Seleção de porta-enxerto e copa
- Enxertamos um limoeiro “numa fenda” ou atrás da casca
- Cópula (por estacas)
- Brotamento (com um broto)
- Como enxertar brotos em uma árvore de limão para que ela dê frutos
- Características da propagação em campo aberto
- Cuidados com o limão após o procedimento
- O que fazer se não criar raízes?
- Dicas de jardineiros experientes
Antes do enxerto limoeiro em casa, você precisa se preparar para o procedimento. Primeiro, você precisa aprender a teoria por trás de como enxertar um limoeiro em casa. Você precisará preparar as ferramentas e os materiais para a enxertia com antecedência e ser paciente. Você também deve estar preparado para a possibilidade de a enxertia não funcionar na primeira vez.
Por que enxertar um limoeiro?
Enxertar um limoeiro é um procedimento complexo e, muitas vezes, especialmente para jardineiros inexperientes, é difícil acertar na primeira tentativa. Mas, apesar da dificuldade, é essencial.
Por que a vacinação é necessária:
- O procedimento ajuda a acelerar a produção de frutos.
- Nem todas as variedades de limão podem ser propagadas por estacas ou sementes; em alguns casos, a enxertia é a única maneira de propagar uma árvore.
- Você pode obter uma árvore com novas características melhoradas.
Após esse procedimento, desenvolvem-se brotos que podem produzir frutos no ano seguinte. Portanto, com um porta-enxerto frutífero, os limões podem ser cultivados rapidamente.

Vantagens e desvantagens do método
As vantagens da enxertia cítrica incluem:
- Dessa forma você pode rejuvenescer a árvore.
- A frutificação ocorre mais rápido.
- Árvores enxertadas geralmente são imunes à maioria das doenças, diferentemente das plantas não enxertadas.
- O limão pode ser enxertado em qualquer árvore cítrica.
- Os limões crescerão grandes e perfumados.
- Após o procedimento, você poderá obter uma planta com novas características; os frutos da nova planta combinarão todas as qualidades do porta-enxerto e do enxerto.
Não há desvantagens neste procedimento. Podem surgir problemas se for realizado incorretamente. Por exemplo, a muda pode não criar raízes e secar ou permanecer dormente por muito tempo.

Preparação e processo de enxertia de limão
Antes do procedimento, você precisa preparar as ferramentas necessárias, determinar o momento certo e selecionar porta-enxertos e mudas de alta qualidade. Em seguida, estude os principais tipos de enxertia e escolha o mais adequado.
Ferramentas para enxertia de limão
Antes de realizar a vacinação, prepare os instrumentos necessários:
- Faca de brotamento (você pode usar tesoura de poda).
- Atadura de jardim (fita elástica serve).
- Pano (embebido em água).
- Variedade de jardim.
As ferramentas são afiadas e a data de validade do piche é verificada. Então, o procedimento começa.

Momento ideal
Outro ponto importante é escolher um momento favorável para o procedimento.
O momento certo depende do tipo de enxertia. A brotação é realizada antes do início da seiva, entre os primeiros dez dias de abril e maio.
A enxertia de estacas no enxerto e na casca pode ser feita em qualquer época do ano, mas a primavera e o verão são considerados os períodos mais favoráveis.

Seleção de porta-enxerto e copa
Uma pequena árvore cultivada a partir de uma semente é usada como porta-enxerto. Pode ser uma toranja, outra variedade de limão ou uma laranja. O tronco do porta-enxerto deve ter de 5 a 6 cm de espessura. Não é recomendado usar uma tangerina como porta-enxerto. Enxertos raramente criam raízes em tangerinas e, mesmo que o façam, demoram muito para crescer. Feridas de tangerina também cicatrizam mal após cortes.
A segunda questão é onde obter o enxerto para o procedimento. O enxerto é retirado de árvores saudáveis com três anos de idade. Os brotos lenhosos do ano anterior, com casca verde, são adequados para o corte. O enxerto deve estar frutificando, caso contrário, a enxertia será inútil.

Enxertamos um limoeiro “numa fenda” ou atrás da casca
Como enxertar corretamente uma estaca em uma fenda:
- Faça dois cortes oblíquos nas estacas, o que deve resultar em uma cunha afiada de 2 a 3 cm de comprimento.
- São feitos dois cortes no porta-enxerto para que a muda possa entrar no buraco.
- Insira o corte na fenda e prenda-o com fita adesiva.
Outro método é a enxertia de casca. A base do enxerto é cortada em ângulo. Um corte é feito na casca do porta-enxerto. O enxerto é então inserido no corte e fixado.

Cópula (por estacas)
Para enxertar usando este método, o porta-enxerto e o enxerto devem ter o mesmo diâmetro. A base do enxerto e a parte superior do porta-enxerto são cortadas em um ângulo de 45 graus. O enxerto é inserido no porta-enxerto de forma que o lado cortado se toque. O enxerto é então firmemente enrolado com fita adesiva.
Se o porta-enxerto for maior que o enxerto, uma parte da madeira é cortada com uma cunha. O enxerto é então inserido no corte e fixado com fita adesiva. Se, ao contrário, o enxerto for maior que o porta-enxerto, o método de cópula terá que ser abandonado.

Brotamento (com um broto)
Para brotar, você precisará preparar vários brotos.
Como enxertar um limão pelo método de brotamento:
- Um corte em forma de T invertido é feito no rebento; o corte deve ser fraco e não é desejável tocar na madeira.
- Um grande broto com parte da casca é cortado de uma árvore frutífera.
- A casca do porta-enxerto é puxada para trás e um broto é inserido.
- Depois disso, ele é bem enrolado com fita elástica, o olho mágico deve permanecer aberto.
É melhor enxertar vários brotos de uma só vez. Se um não der certo, há uma chance de os outros darem, e o procedimento não será em vão.

Como enxertar brotos em uma árvore de limão para que ela dê frutos
Um limoeiro cultivado em casa a partir de uma semente geralmente não dá praticamente nenhum fruto.
Como enxertar uma árvore de limão a partir de uma semente para começar a produzir frutos:
- Primeiro, selecione o porta-enxerto. Deve ser um arbusto forte, saudável e livre de doenças.
- Em seguida, os brotos são cortados. Eles devem estar grandes e sem sinais de danos. Eles são cortados com um pouco da casca.
- Um corte superficial é feito no porta-enxerto, a casca é cuidadosamente empurrada para trás e o broto é inserido nele.
- Está bem fixado com fita adesiva.
- O porta-enxerto é coberto com uma garrafa, e algodão úmido é colocado dentro para manter a umidade na estufa. Uma vez por dia, a garrafa é removida por dois minutos para permitir a ventilação.
- Após duas semanas, você pode pulverizar o porta-enxerto com uma solução especial que estimula o desenvolvimento dos brotos. Pode ser "Obereg" ou "Zircon".
Após três semanas, o frasco é removido. Agora você precisa esperar o broto criar raízes antes de remover a fita.
Características da propagação em campo aberto
Limoeiros só podem ser cultivados ao ar livre em regiões quentes. Nas latitudes norte e central, nenhuma variedade de árvore resiste a uma leve queda de temperatura.
Mudas ou estacas de limão são plantadas ao ar livre na primavera ou no início do verão, quando o clima esquenta. Escolha um local ensolarado e protegido do vento.
As sementes podem ser plantadas diretamente no solo. Para isso, lave-as bem e plante-as no solo. Não é recomendado plantar as sementes muito profundamente; é melhor cobri-las com uma camada fina de terra. Assim que as mudas emergirem, solte o solo regularmente e aplique fertilizante. O plantio em campo aberto é adequado apenas para regiões do sul com climas tropicais.

Cuidados com o limão após o procedimento
Após a enxertia, o limoeiro precisa de cuidados. Para garantir que o enxerto crie raízes, é preciso proporcionar condições favoráveis de crescimento. Ele precisa receber luz solar suficiente. Se o tempo estiver constantemente nublado, adicione iluminação suplementar.
Após este procedimento, você pode aumentar a quantidade de fertilizante. Durante este período, a árvore precisa de mais nutrientes. Cubra a árvore enxertada com uma garrafa. Remova-a por 2 a 3 minutos todos os dias para arejar o solo. Para manter a umidade ideal, coloque um cotonete úmido sob a garrafa. Após 2 semanas, a garrafa pode ser removida.

O que fazer se não criar raízes?
É possível perceber que a vacinação não fez efeito 2 a 3 semanas após ela ter sido administrada. O enxerto pode não criar raízes se a muda foi cortada de uma árvore doente ou se o porta-enxerto estava infectado. Também é possível que o procedimento tenha sido realizado depois que a seiva começou a fluir.
Se o broto da muda estiver dormente ou "reserva", levará muito mais tempo para criar raízes, então, antes de se desesperar, você precisa esperar alguns meses sem remover a estufa da árvore.
Às vezes, um rim pode "dormir" não apenas por meses, mas por anos. Não há explicação para esse fenômeno. Nesse caso, você pode esperar até que ele acorde ou repetir o procedimento. Para acelerar o processo, você pode tratar o rim com Zircon, Obereg ou Citocinina.
Durante o procedimento, é sempre necessário fazer várias vacinações, utilizar material de alta qualidade e saudável e desinfetar os instrumentos antes da vacinação.

Dicas de jardineiros experientes
Dicas de jardineiros:
- É impossível cultivar um limoeiro frutífero a partir de uma semente. Mesmo que a árvore produza frutos, eles terão um gosto ruim. Para garantir a frutificação, a árvore deve ser enxertada ou propagada a partir de estacas de uma planta adulta.
- Durante o enxerto, todas as etapas devem ser realizadas rapidamente. Se o procedimento for realizado muito lentamente, o tecido pode começar a oxidar, o que impedirá a pega do enxerto.
- Todos os instrumentos e mãos devem ser bem lavados com sabão.
- Todos os cortes devem ser lisos e uniformes, sem lascas ou dobras. Portanto, afie suas ferramentas novamente antes do procedimento.
- O local do rebento onde a muda será fixada e a própria muda são limpos com um pano úmido.
- O rebento não é cortado antecipadamente; isso é feito imediatamente antes do porta-enxerto ser inserido nele.
Seguindo todas as regras da tecnologia agrícola, até um iniciante pode enxertar um limão com sucesso.











