- Composição e conteúdo calórico de frutas cítricas
- Nutrientes
- Vitaminas
- Eletrólitos
- Micro e macroelementos
- Fitonutrientes
- Como escolher um limão bom e maduro?
- Propriedades benéficas e efeitos no corpo
- Imunomodulador
- Normalização de peso
- Limpeza do trato gastrointestinal
- Prevenção do câncer
- Melhora a visão
- Ajuda na absorção de ferro
- Afeta a aparência da pele
- Previne a formação de cálculos renais
- É possível usar?
- Para mães grávidas e lactantes
- Ao perder peso
- Casca e sementes de limão
- Opções para comer frutas ácidas
- Limão com mel ou açúcar
- Água com limão
- Chá com limão e gengibre
- Uso na medicina popular
- Para resfriados e gripes
- Para enxaguar a boca em caso de dor de garganta
- Para insônia
- Para dores de cabeça
- Para constipação
- Para abscessos purulentos
- Contra calos
- Para gota
- Para diabéticos
- Contraindicações e restrições
Ninguém negará que o limão é uma fruta muito saudável. Mas suas propriedades medicinais se devem principalmente ao seu alto teor de vitamina C, tornando-o um excelente remédio para resfriados. Muitas pessoas, porém, nem imaginam os benefícios que o limão pode trazer além disso.
Composição e conteúdo calórico de frutas cítricas
O limão é um produto de baixa caloria, 100 g contém aproximadamente 16 kcal. As propriedades benéficas desta fruta devem-se ao seu alto teor de vitaminas e microelementos. Tanto a polpa quanto a casca desta fruta são benéficas. O limão também contém ácidos graxos saturados e poli-insaturados (ômega-3 e ômega-6).
Nutrientes
Devido ao seu alto teor de nutrientes, o limão é considerado uma das frutas mais saudáveis.
Vitaminas
A polpa e a casca da fruta contêm uma grande quantidade de vitaminas:
- Vitaminas do complexo B.
- Vitaminas C, A, PP e E.
- Niacina.
Se você incluir regularmente essa fruta em sua dieta, seu corpo não sofrerá deficiência de vitaminas.
Eletrólitos
Os eletrólitos contidos nas frutas incluem cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Micro e macroelementos
As frutas contêm microelementos e macroelementos:
- enxofre;
- iodo;
- cobalto;
- sódio;
- silício;
- zinco;
- cromo;
- flúor;
- níquel;
- molibdênio;
- selênio;
- rubídio.
Além dessas substâncias, ele também contém ferro, boro, manganês e lítio.
Fitonutrientes
Os fitonutrientes encontrados na fruta ajudam no tratamento do diabetes tipo 2 (aumentam a sensibilidade dos tecidos à insulina). Também ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Os fitonutrientes presentes nos limões incluem betacaroteno, limonoides e flavonoides.
Como escolher um limão bom e maduro?
Todos os limões têm a mesma aparência, por isso é difícil dizer à primeira vista se uma fruta é boa ou ruim. O sabor da fruta também varia pouco, mas se armazenada incorretamente, a polpa pode ficar amarga.

Ao escolher uma fruta, você pode ignorar a cor e o tamanho da casca. Essas características não afetam o sabor.
Sinais de uma fruta boa e madura:
- Não há manchas ou pontos escuros na casca, a cor é uniforme.
- Não deve haver depressões ou áreas murchas.
- O aroma de limão deve ser claramente perceptível.
- Ao ser espremida, a casca deve estar firme, mas não dura (isso indica que o limão ainda não está maduro).
- Se você aplicar um guardanapo na superfície da casca, manchas gordurosas dos óleos essenciais devem permanecer nela (se isso não acontecer, significa que a fruta é de má qualidade e foi tratada com produtos químicos).
Frutas cítricas com casca mais fina contêm mais substâncias benéficas.
Propriedades benéficas e efeitos no corpo
Os benefícios do limão para a saúde são inegáveis. Incluir regularmente esta fruta na sua dieta pode ajudar a prevenir muitas doenças.
Mas apesar dos enormes benefícios, não é recomendado o uso excessivo desta fruta.
Imunomodulador
Um dos primeiros benefícios que vêm à mente são suas propriedades de reforço imunológico. Ao primeiro sinal de resfriado, tomar chá regularmente com limão e mel pode melhorar seu bem-estar. Esse aumento na imunidade se deve ao teor de vitamina C da fruta.

Normalização de peso
O consumo regular de limão ou água com limão ajuda a acelerar o metabolismo, o que, por sua vez, leva à perda de peso. Promove a quebra ativa de gorduras e remove o colesterol ruim do corpo. Beber água com limão diariamente pode ajudar você a atingir o peso ideal mais rapidamente.
A única limitação é a alta acidez estomacal e uma série de doenças gastrointestinais, para as quais comer limão (especialmente com o estômago vazio) só causará danos.
Limpeza do trato gastrointestinal
Muitas condições gastrointestinais contraindicam o consumo desta fruta. No entanto, se você não tiver problemas estomacais, beber água com limão em jejum tem um efeito benéfico. Pode ser usada para limpar o trato gastrointestinal. Para isso, beba água com limão diariamente (1 colher de sopa de suco para cada 200 ml de água). Em seguida, reduza a quantidade de água e suco consumida.
Prevenção do câncer
As propriedades curativas e preventivas do câncer são explicadas pelo fato de as frutas conterem substâncias que removem os radicais livres do organismo. É claro que os limões não são uma proteção garantida contra o câncer, mas prevenir essa doença, inclusive dessa forma, é muito importante.

Melhora a visão
A vitamina C e vários outros micronutrientes promovem uma circulação sanguínea mais rápida no corpo. Essa propriedade aumenta o fluxo de nutrientes para os globos oculares, o que, por sua vez, pode ter um efeito positivo na visão.
Ajuda na absorção de ferro
O ferro é um dos micronutrientes envolvidos na formação da hemoglobina. A vitamina C promove melhor absorção do ferro.
Afeta a aparência da pele
As frutas melhoram a aparência da pele graças aos antioxidantes. Elas eliminam os radicais livres do corpo, retardando o processo de envelhecimento. As frutas cítricas também previnem o aparecimento de manchas da idade e linhas finas.
O suco de limão é frequentemente usado em cosmetologia. Por exemplo, é usado para fazer máscaras clareadoras que ajudam a combater manchas da idade e cicatrizes antigas de acne.
O suco de limão ajuda a combater a oleosidade dos cabelos. Após a lavagem, enxágue os cabelos com água e limão, o que os ajuda a permanecerem livres de oleosidade por mais tempo e confere um brilho maravilhoso.

Previne a formação de cálculos renais
Frutas cítricas contêm ácidos que reduzem a concentração de sais de cálcio na urina. Essa propriedade ajuda a prevenir cálculos renais.
É possível usar?
Embora os benefícios dos cítricos para o organismo sejam inegáveis, para algumas categorias de pessoas, a inclusão dessa fruta na dieta muitas vezes permanece questionável.
Para mães grávidas e lactantes
Durante a gravidez, frutas cítricas ajudam a aliviar a náusea, que costuma acometer as mulheres. Elas também fortalecem o sistema imunológico, pois qualquer doença durante a gravidez, até mesmo um resfriado comum, pode impactar negativamente a saúde do feto. Recomenda-se evitar ou reduzir o consumo de frutas cítricas durante o terceiro trimestre.
Mulheres que amamentam não devem consumir frutas cítricas. O consumo dessas frutas pode causar diátese e alergias em crianças.

Ao perder peso
Ao perder peso, a água com limão acelera o metabolismo e a quebra de gordura. Portanto, pode ser incluída na sua dieta, a menos que haja outras contraindicações.
Casca e sementes de limão
As sementes e a casca do limão geralmente não são consumidas. A casca é muito amarga. No entanto, as raspas são frequentemente adicionadas a diversos pratos e assados em pequenas quantidades para dar sabor.
As sementes são indigestas, portanto, comê-las é contraindicado. Elas são eliminadas naturalmente ou se acumulam no apêndice. Isso pode levar à inflamação, que só pode ser tratada cirurgicamente.
Opções para comer frutas ácidas
Existem várias maneiras de comer frutas cítricas.
Limão com mel ou açúcar
Frutas frescas podem ser picadas e misturadas com açúcar ou mel. É uma sobremesa agridoce deliciosa. Mel e limão são bons para resfriados.

Água com limão
Outra opção é diluir o suco em água ou água mineral. Você também pode adicionar frutas vermelhas, hortelã ou pepino à água. Fica uma bebida deliciosa e refrescante.
Chá com limão e gengibre
Chá quente com mel, limão e gengibre sempre aquece no frio. Esta bebida também é ótima para resfriados.
Prepare o chá preto, rale o gengibre e corte o limão em gomos. Coloque todos os ingredientes no bule. Deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, dilua com água, adicione mel e beba. Este chá alivia rapidamente os calafrios causados pela febre.
Uso na medicina popular
As propriedades medicinais dos cítricos são especialmente úteis para certas doenças.
Para resfriados e gripes
Quando estiver resfriado, tomar chá com limão, mel e gengibre é útil. Só tome cuidado para não exagerar se tiver problemas gastrointestinais.

Para enxaguar a boca em caso de dor de garganta
Se você estiver com dor de garganta, não é recomendado consumir frutas cítricas, pois elas irritam a mucosa e prolongam a dor. Gargarejar com suco de limão diluído em água é uma boa opção se a garganta começar a ficar arranhada devido a um resfriado.
Para insônia
A insônia pode ser debilitante. Sem um sono adequado e saudável, é impossível levar uma vida normal, por isso encontrar um remédio eficaz é crucial. Limão, por exemplo, pode ajudar. Dissolva 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de mel e 30 gramas de nozes trituradas em 300 ml de água e beba 1 colher de sopa antes de dormir.
Para dores de cabeça
Uma dor de cabeça pode surgir a qualquer momento, mesmo quando não há remédios disponíveis. Para aliviar a dor, você precisa procurar alternativas. Por exemplo, se você tiver um limão em casa, pode usá-lo para aliviar a dor de cabeça.
Descasque a pele e aplique o lado frio nas têmporas até a dor diminuir.
Para enxaquecas, você pode fazer um remédio popular com alho. Para preparar, pegue 1 colher de chá de mel, suco (esprema de 6 dentes de alho) e 5 cabeças de alho. Moa o alho e misture com mel e suco de limão. Misture bem. Deixe em infusão por uma semana. Tome 1 colher de chá uma vez ao dia.

Para constipação
O limão contém ácido cítrico, que estimula a função intestinal, por isso os cítricos podem ser um excelente remédio para constipação.
Para preparar um remédio para constipação, esprema o suco de metade da fruta e dilua-o em 200 ml de água. Adicione sal e mel e misture bem. Despeje água morna sobre a mistura. Mexa até que o sal se dissolva.
Para abscessos purulentos
Furúnculos e furúnculos podem ser tratados com suco de limão ou com uma fatia de cítrico aplicada na área por um tempo, presa com um curativo. Depois de um tempo, o pus deve drenar e o furúnculo deve sarar.
Contra calos
À noite, você pode mergulhar os pés em água quente para tratar calosidades. Adicione o suco de um limão à água e deixe os pés de molho por 30 minutos. Em seguida, seque bem os pés e aplique fatias de limão nos calos, prendendo-os com uma bandagem. Enrole os pés em plástico e calce meias. Deixe a compressa cítrica agir durante a noite.

Para gota
A gota causa acúmulo de ácido úrico no corpo. Isso causa inchaço e outros sintomas desagradáveis. Beber regularmente suco de limão diluído em água ajuda a quebrar a ureia e melhora o bem-estar.
Para diabéticos
O suco de limão é recomendado para diabetes tipo 2. Diluído em água, ajuda a normalizar os níveis de glicose no sangue. Esta bebida é especialmente benéfica para diabéticos com baixo índice glicêmico.
Contraindicações e restrições
Apesar de as frutas cítricas conterem uma grande quantidade de substâncias úteis, elas podem ser perigosas para a saúde.
Por que o limão é prejudicial ao corpo?
- Em caso de acidez elevada, gastrite e uma série de outras doenças, o consumo de limões ou suco em grandes quantidades é contraindicado.
- A fruta é considerada um produto alergênico.
- Não é recomendado dar frutas cítricas para crianças menores de 3 anos de idade.
- Mulheres nos últimos meses de gravidez e lactantes devem limitar o consumo da fruta.
- Devido ao alto teor de vitamina C e ácidos, as frutas cítricas têm um efeito negativo no esmalte dos dentes (os ácidos destroem o esmalte dos dentes).
- Contraindicado em nefrite aguda.
- Em alguns casos, o óleo essencial de limão pode causar vermelhidão na pele quando usado para fins cosméticos.
Ao consumir limão, assim como qualquer outro produto, é importante lembrar que o excesso de frutas cítricas não fará bem.











