- Objetivos e tarefas da poda
- A diferença entre pinçar e podar
- Especificidades do crescimento dos ramos e regras para sua poda
- Quando o procedimento deve ser realizado?
- Ferramentas necessárias
- Tecnologia de poda de árvores
- Formando
- Para estimular a floração abundante
- Normalização de frutas
- Para rejuvenescer árvores velhas
- Cortamos estacas para propagação
- Beliscar e remover o excesso de flores
- Quais os cuidados que o limão precisa após o procedimento?
- Possíveis dificuldades e formas de resolvê-las
- Como modelar a copa de um limoeiro sem podar?
- Dicas e recomendações
Cultivar limoeiros em casa é um esforço árduo, mas gratificante. Ao contrário das plantas de interior, há muitas nuances que devem ser observadas para evitar que o limoeiro murche. Um procedimento importante é podar o limoeiro em casa para garantir a frutificação.
Objetivos e tarefas da poda
Um dos procedimentos que não devem ser esquecidos ao cultivar um limoeiro dentro de casa é a poda.
Por que podar uma planta:
- A coroa fica limpa e compacta.
- Com sua ajuda é possível rejuvenescer uma árvore velha.
- Se a árvore no vaso não for treinada, ela se esticará demais e deixará de dar frutos.
- É possível regular o número de ovários e frutos.
- O procedimento ajuda a prevenir o desenvolvimento de muitas doenças.
- Dessa forma, você pode prolongar a vida da árvore.
Não há desvantagens na poda se ela for feita corretamente, portanto, as especificidades do procedimento devem ser estudadas com antecedência.

A diferença entre pinçar e podar
A poda de um limoeiro é um procedimento mais complexo, realizado com ferramentas de jardinagem especializadas (tesoura, tesoura de poda e serra de arco). A pinça pode ser feita a qualquer momento. Para isso, basta pinçar a ponta de um broto bem alongado.
Após a poda, a árvore demora mais para se recuperar e, a princípio, precisa de cuidados adicionais.
Após a pinçada, nenhuma medida adicional é tomada para manter e restaurar a planta.
Especificidades do crescimento dos ramos e regras para sua poda
Para podar um limoeiro corretamente, você precisa entender os padrões específicos de crescimento de seus galhos. Uma muda recém-plantada normalmente produz um único broto vertical. Após um ano, produz vários brotos laterais. Durante o crescimento, podem surgir galhos "gordos". São brotos grandes, mas que não produzem frutos. Para evitar que a árvore desperdice energia em seu crescimento, esses galhos são podados imediatamente. Normalmente, eles crescem verticalmente para cima, como o tronco principal.
Qualquer broto pode ser encurtado, sem exceção, mas o procedimento começa com o caule principal. Se você fizer isso nesta ordem, formará rapidamente uma copa compacta, sem se espalhar. Os galhos da primeira fileira são encurtados em 15 cm. Os galhos da segunda fileira são cortados para no máximo 10 cm. Os demais galhos são aparados em apenas 5 cm. Você pode finalizar o processo podando os galhos das camadas subsequentes.

Quando o procedimento deve ser realizado?
O procedimento é realizado enquanto a planta está dormente. Geralmente, é feito do final do outono ao início da primavera. A poda não deve ser feita no verão. Durante esse período, a árvore está crescendo e dando frutos, e não é recomendável submetê-la a estresse adicional. Isso pode fazer com que a folhagem fique amarela e murche.
Ferramentas necessárias
O seguinte equipamento é necessário para o procedimento:
- Tesoura de poda (se você não tiver uma, uma tesoura comum e bem afiada serve).
- Variedade de jardim.
Utilizam-se apenas ferramentas afiadas e extremamente afiadas para evitar torções. Antes de cada corte, as tesouras de poda são desinfetadas para evitar infecções.
Tecnologia de poda de árvores
Jardineiros iniciantes são aconselhados a aprender imediatamente as nuances da modelagem da copa. As técnicas de poda de limoeiros variam dependendo da finalidade da poda e da idade da árvore.
Formando
Estágios de formação de brotos:
- O topo de um broto jovem é encurtado antes que ele tenha tempo de se tornar lenhoso; a altura da base do tronco deve ser de aproximadamente 21-26 cm.
- Quando o broto zero amadurece, ele é encurtado (geralmente restam 10-15 cm, também é desejável que permaneçam 4-5 folhas nele).
- Então você precisa esperar até que os galhos pertencentes ao primeiro nível apareçam, deve haver 3-4 deles (se apenas um broto cresceu, ele é "quebrado" - cortado completamente da madeira e novamente eles esperam até que o número necessário de galhos apareça).
- Os brotos do primeiro nível são direcionados horizontalmente.
- Se os ramos de primeira ordem crescerem até 23 cm, eles serão cortados.
A formação de brotos de coroa de ordens subsequentes ocorre de acordo com o mesmo padrão.
Para estimular a floração abundante
Para fazer o limoeiro florescer, você também pode realizar podas estimulantes:
- Este tipo de poda é realizado depois que a árvore cresce mais de 23-26 cm.
- Ao podar, todos os galhos que cresceram verticalmente são removidos.
- Todos os brotos gordurosos e muito longos são removidos.
- O broto gordo se torna frutífero quando cuidadosamente dobrado e colocado na posição horizontal.
- Após atingir 10 cm de comprimento, o broto é pinçado.

Este tipo de procedimento é realizado conforme a necessidade, caso o limoeiro vá produzindo cada vez menos inflorescências.
Normalização de frutas
Para garantir uma produção abundante de frutos, o limoeiro precisa ser desbastado. À medida que a planta cresce, o número de frutos aumenta gradualmente. Se o limoeiro florescer abundantemente pela primeira vez, não se empolgue muito e deixe as flores. A maioria delas terá que ser podada. O desbaste é concluído quando o limoeiro atinge seis anos de idade.
Em um limoeiro de três anos com floração abundante, remova metade das inflorescências. Assim que os ovários estiverem formados, deixe no máximo três. A cada ano, aumente o número de frutos em um ou dois, dependendo das condições do limão.
Para rejuvenescer árvores velhas
Árvores velhas geralmente apresentam crescimento lento. Para acelerar esse processo, é necessária a poda. A modelagem da copa rejuvenescedora geralmente é realizada quando a árvore atinge 15 a 17 anos de idade.

Esquema de poda para rejuvenescer uma velha árvore de limão:
- Este tipo de poda é realizado na primavera, em meados de março - início de abril.
- A formação começa com brotos de 4ª ordem.
- Brotos de 2ª a 5ª ordem geralmente não são tocados.
- Os brotos velhos da 4ª ordem são cortados completamente, deixando apenas 2 a 4 brotos.
Após a poda, o limoeiro deve ser alimentado para que tenha nutrientes suficientes para o surgimento de novos brotos.
Cortamos estacas para propagação
Existem duas maneiras de propagar limoeiros em casa: por sementes e por estacas. A propagação por sementes exige muito trabalho, consome tempo e não é a mais eficaz, por isso a maioria dos jardineiros prefere usar estacas para o plantio.
A etapa mais crucial na propagação de árvores é a preparação das estacas. Elas são retiradas de árvores fortes e saudáveis, com quatro anos de idade. As estacas são retiradas do crescimento do ano anterior. Recomenda-se a coleta de brotos lenhosos com casca verde. A melhor época para retirá-las é março ou abril, mas podem ser colhidas em qualquer mês.

A estaca é cortada em ângulo e coberta com piche. Deve apresentar de 3 a 4 folhas ou brotos totalmente formados. O comprimento ideal da estaca é de 7 a 11 cm e a espessura de 3 a 4 mm. As folhas são aparadas para estimular o crescimento das raízes.
As estacas preparadas são colocadas em um ativador de crescimento radicular por 24 horas. Antes do plantio, a parte inferior é polvilhada com carvão e, em seguida, plantada no solo para o enraizamento.
Beliscar e remover o excesso de flores
Os limoeiros podem ser pinçados em qualquer época do ano. É um procedimento simples que a árvore tolera bem. Normalmente, a pinça é feita em brotos muito alongados ou fracos. As inflorescências também são pinçadas se houver muitas delas na planta. Um grande número de inflorescências faz com que nenhum fruto se forme, então apenas as flores maiores devem ser deixadas.

Quais os cuidados que o limão precisa após o procedimento?
Após a poda, regue o limoeiro generosamente com água morna. Você também pode aplicar um fertilizante mineral complexo para ajudar a árvore a se recuperar mais rapidamente. Isso pode ser feito imediatamente após a poda ou algum tempo depois.
Árvores jovens se recuperam rapidamente da poda por conta própria. O mesmo não se aplica às árvores mais velhas após a poda rejuvenescedora. Imediatamente após a poda, a árvore é alimentada com fertilizantes minerais. Os fertilizantes são aplicados com mais frequência após a poda. Fertilizantes orgânicos podem ser adicionados juntamente com os fertilizantes minerais.
Possíveis dificuldades e formas de resolvê-las
Dificuldades surgem quando a modelagem da copa é realizada incorretamente. Para evitar problemas (queda de folhas, crescimento de gengiva), o procedimento é realizado apenas com ferramentas esterilizadas e bem afiadas. Os cortes são imediatamente cobertos com piche de jardim.

Como modelar a copa de um limoeiro sem podar?
É possível modelar a copa de um limoeiro sem poda. Esse procedimento é chamado de pinçamento. Esse método envolve o corte dos brotos do botão frutífero assim que eles começam a se formar. Em alguns casos, os brotos começam a crescer novamente, exigindo a remoção repetida. As pontas dos brotos já crescidos também devem ser pinçadas.
Dicas e recomendações
Dicas para o procedimento:
- As áreas cortadas são revestidas com piche de jardim (se galhos muito pequenos forem cortados, não é necessário revestir).
- Anualmente é realizada uma poda de desbaste, o que permite que a copa esteja sempre com aspecto limpo.
- As pontas dos brotos de trabalho devem ser arrancadas, e depois de algum tempo aparecerão limões nelas.
Se o objetivo do cultivo de limões é produzir o máximo de frutos possível, é melhor remover o excesso de flores durante a floração. Se um único broto tiver muitas flores, as mais fracas devem ser podadas.











