- Seleção de limão Pavlovsky
- Descrição e características
- Tamanho máximo e crescimento anual
- Floração e polinização
- Época de frutificação e colheita
- Sabor e propriedades benéficas da fruta
- É possível plantar um limoeiro você mesmo?
- O que você vai precisar
- Material de plantio: estacas ou sementes
- Capacidade
- Drenagem e solo
- Época e regras para o plantio de frutas cítricas
- Plantando sementes
- Plantio de mudas
- Condições necessárias para a germinação e enraizamento do broto
- Condições de temperatura
- Iluminação do local
- Umidade
- Cuidados adicionais
- Rega
- Fertilizante
- Transplante e poda de limão
- Invernada
- Prevenção e tratamento de doenças
- Controle de pragas
- Métodos de reprodução
- Avaliações e recomendações
Pavlovsky é uma variedade de limoeiro de interior cultivada a partir de mudas trazidas da Turquia para a cidade de Pavlovo. Graças aos óleos essenciais da planta, ela pode ser cultivada para perfumar ambientes. Os óleos também desinfetam o ar quando evaporam e atingem o trato respiratório. Isso ajuda a aliviar a tensão e a limpar os pulmões de elementos nocivos.
Seleção de limão Pavlovsky
O limão Pavlov foi cultivado por um comerciante que trouxe mudas da Turquia e as cultivou em casa. Isso desencadeou uma tendência na cidade de Pavlovo para o cultivo de limões em ambientes fechados. Em 1930, uma empresa foi fundada para estudar essa variedade.
Descrição e características
Esta variedade de limão pertence à família Rutaceae. A árvore tem folhas grandes, verde-escuras. Algumas subespécies desta variedade apresentam espinhos de até 2 centímetros de comprimento em seus galhos. As mudas jovens têm troncos verdes. À medida que amadurecem, a casca torna-se amarelo-acinzentada e desenvolve fissuras longitudinais.
Tamanho máximo e crescimento anual
O limoeiro Pavlovsky cresce até 1,5 metro de altura e tem uma copa arredondada de até 1 metro de diâmetro. Uma árvore adulta assemelha-se a um arbusto composto por 2 a 4 troncos. As folhas atingem 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura. Em um ano, a muda cresce até 70 centímetros de altura.
Floração e polinização
Esta variedade é perene e cresce o ano todo.
O principal período de floração é março ou setembro. Um único arbusto pode produzir brotos e frutos durante a estação de crescimento. As inflorescências contêm de 3 a 8 flores. De todas as flores, até 20% dos ovários permanecem nos ramos. As inflorescências desta variedade são autopolinizadoras.

Época de frutificação e colheita
O limoeiro Pavlovsky começa a dar frutos três anos após o plantio. Durante os dois primeiros anos, surgem flores na planta, que devem ser removidas. Essas flores não produzirão frutos, mas atrapalharão o crescimento da árvore. Também é importante deixar um fruto para cada 10 folhas em crescimento na planta. Isso aumentará a produtividade sem enfraquecer o arbusto.
O limoeiro Pavlovsky começa a dar frutos em seu auge após 20 anos de crescimento. Em um ano, uma árvore pode produzir até 50 frutos com peso de até 250 gramas. O peso máximo do fruto para esta variedade chega a 500 gramas. Limões não colhidos podem continuar a crescer por pelo menos um ano. Durante esse período, a casca engrossa, a polpa fica mais grossa e eles perdem o sabor. Portanto, os frutos devem ser colhidos 30 a 35 dias após o início do amadurecimento.
Sabor e propriedades benéficas da fruta
Os frutos são moderadamente ácidos e adequados para chá. Possuem um aroma cítrico distinto. A casca do limão é fina, atingindo de 3 a 5 milímetros de espessura. Os frutos que crescem nas pontas dos galhos são mais ácidos do que aqueles mais próximos do tronco. Dependendo da variedade, os limões podem não ter sementes ou conter de 6 a 10 sementes. Os frutos contêm uma grande quantidade de vitamina C.
Na polpa, sua concentração chega a 57 miligramas por 100 gramas de fruta, e na casca até 120 miligramas.
É possível plantar um limoeiro você mesmo?
O limão Pavlovsky é adequado para cultivo em ambientes internos. É mais frequentemente propagado por sementes ou estacas.

O que você vai precisar
Para plantar uma planta em casa, você precisa escolher um método de plantio, recipiente e solo, além de estudar cuidadosamente as regras de cuidado com a muda.
Material de plantio: estacas ou sementes
Para selecionar o material de plantio, você precisa decidir o tipo de cultivo. Há duas opções principais:
- Por semente. Essas árvores são mais resistentes a doenças. Elas também crescem e frutificam melhor. A planta pode diferir da planta-mãe em suas características. A frutificação nessas árvores começa de 8 a 10 anos após o plantio.
- Estacas. Este tipo de muda é completamente idêntica à planta-mãe e começa a dar frutos 2 a 3 anos após o plantio. Com este método de propagação, a árvore ficará mais sensível aos cuidados e mais suscetível a doenças.
Capacidade
Vasos feitos de materiais populares são adequados para cultivar limão em casa:
- cerâmica;
- plástico;
- árvore.
Ao plantar um arbusto em um vaso de madeira velho, o recipiente é tratado com álcali.

Drenagem e solo
Para garantir o crescimento adequado das plantas, utilize solo fértil com nutrientes orgânicos e minerais. Para isso, crie uma mistura dos seguintes ingredientes:
- terra de turfa;
- húmus de folhas;
- estrume.
Coloque uma camada de 2 cm de material de drenagem no fundo do vaso. Em seguida, adicione 1,5 a 2 cm de areia de rio. Coloque a mistura preparada por cima.
Época e regras para o plantio de frutas cítricas
O momento e as regras de plantio variam dependendo do método de propagação escolhido.
Plantando sementes
As sementes são plantadas no final da primavera ou no verão. Você precisará preparar algumas das sementes maiores, que são retiradas do limão. Para um plantio adequado, você precisará de:
- Leve recipientes de madeira para plantar.
- Encha-os com drenagem e uma mistura de turfa e terra para flores.
- Enterre as sementes 1 centímetro no solo.
- Borrife com água.
- Mantenha em local aquecido e bem ventilado, longe de correntes de ar.
- Regue as sementes regularmente.

Você também pode criar condições semelhantes às de uma estufa para o broto. Para isso, cubra-o com um recipiente de vidro. Retire-o todos os dias para permitir que a planta areje e respire.
Depois que as primeiras folhas aparecerem, você pode remover o frasco e transplantar a planta para um recipiente separado.
Plantio de mudas
Para plantar usando estacas você precisa:
- Corte uma estaca de 10 a 13 cm de comprimento no início de março. Para isso, selecione um galho com 5 a 6 folhas e faça o corte com uma faca em ângulo agudo.
- Remova as duas folhas inferiores da estaca. As folhas restantes podem ser cortadas ao meio ou deixadas intactas.
- Trate com uma solução de crescimento. Para isso, misture 25 miligramas de ácido indolbutírico e 10 miligramas de heteroauxina por 1 litro de água.
- Despeje a drenagem e a terra para folhas no fundo do recipiente.
- Coloque a muda no vaso em ângulo reto e preencha-o com uma mistura de esfagno e areia.
- Cultive por 2 a 3 semanas em um vaso. Assim que a muda criar raízes, o vaso pode ser removido.
Condições necessárias para a germinação e enraizamento do broto
Para enraizar plantas de interior limão em casa, é necessário seguir cuidadosamente as regras de cuidado com a muda.

Condições de temperatura
Esta variedade requer controle de temperatura durante todo o ano. No verão, deve ficar entre 18 e 24 °C. No inverno, deve ser reduzida para 14-16 °C.
Iluminação do local
O limão Pavlovsky não tolera luz solar direta.
A árvore deve ser colocada no lado leste ou sudeste, pois pode sofrer queimaduras solares em locais voltados para o sul. No verão, difunda a fonte de luz com uma cortina ou filme plástico para estufa. No inverno, forneça à planta uma fonte de luz adicional.
Umidade
Os limoeiros requerem altos níveis de umidade, variando de 60 a 70%. Para aumentar a umidade, coloque um recipiente com água ao lado da planta. A secura excessiva faz com que a árvore perca folhas e flores.
Cuidados adicionais
Para garantir os cuidados adequados, você precisa se familiarizar cuidadosamente com as regras. Garanta rega e fertilização em tempo hábil, bem como prevenção de doenças e insetos.

Rega
As árvores precisam ser regadas:
- no verão – 2-3 vezes por semana;
- no inverno – uma vez por semana.
Para regar, use água em temperatura ambiente, deixada de molho por um dia. No verão, você não deve apenas regar a planta, mas também borrifar as folhas. Não use água fria corrente para umedecer o solo.
O solo em recipientes de cerâmica seca mais rápido, por isso requer regas mais frequentes do que em recipientes de plástico ou madeira. A rega deve ser feita pela manhã ou à noite.
Fertilizante
Se as folhas da árvore começarem a amarelar, isso é sinal de deficiência de nutrientes no solo. Para evitar isso, alimente a muda cuidadosamente ao longo do ano. De janeiro a setembro, a árvore precisa de fertilizante mineral. Uma solução de nitrato de amônio é adequada para isso: 3 gramas da substância para 1 litro de água. Após dois anos de crescimento, a muda é fertilizada com uma solução de fósforo e potássio composta por:
- 4 gramas de sal de potássio;
- 3 gramas de superfosfato;
- 1 litro de água.

A mistura deve ser aplicada duas vezes por mês. Regue o solo antes de adicionar a solução. Para fertilizante orgânico, misture 0,5 kg de fezes de pássaros com 10 litros de água. A planta também é fertilizada ao longo do ano com:
- cinzas - 1 colher de chá por 1 litro de água;
- ácido bórico – 5 gramas por 1 litro de água;
- aspirina - 1 comprimido para cada 2,5 litros de água.
Transplante e poda de limão
O limoeiro Pavlovsky deve ser replantado a cada dois anos. Isso garante que as raízes não tomem conta do vaso inteiro e tenham espaço para crescer. Ao replantar, corte os brotos secos ou doentes. Adicione uma camada de material de drenagem e a mesma mistura usada no novo vaso. No início da primavera, belisque os novos brotos a 5 centímetros da borda. A poda desta variedade é feita para dar-lhe uma aparência mais atraente.
Invernada
Como o limão Pavlovsky floresce o ano todo, ele precisa de iluminação adicional no inverno. Também precisa de fertilização e rega durante esse período.

Prevenção e tratamento de doenças
Esta variedade é suscetível a doenças:
- gomose;
- manchas;
- antracose;
- oídio.
Para prevenir e tratar essas doenças, você precisa usar calda bordalesa ou sulfato de cobre.
Controle de pragas
Esta variedade de limão é suscetível ao ataque de ácaros, pulgões e cochonilhas. Para se proteger contra esses insetos, coloque gerânios dentro de casa perto do limoeiro. Seu aroma repele pragas. Inseticidas especiais também são usados para tratar a planta.
Métodos de reprodução
Esta variedade pode ser propagada por sementes, estacas e alporquia.
Avaliações e recomendações
Elena, Moscou:
"Comprei um limão Pavlovsky em um viveiro há seis anos. A planta cresceu sem problemas e agora enfeita nosso escritório. Quando floresce, exala um forte aroma cítrico."
Pavel, Ecaterimburgo:
Plantei as sementes há 15 anos. Apenas oito anos depois, eu já estava experimentando meus primeiros limões. A árvore cresceu e agora colhemos cerca de 30 frutos por ano.











