Descrição dos cuidados com a tangerina variegada variegada da variedade Unshiu em casa

A tangerina Unshiu é um grupo de cultivares que diferem em aparência e estrutura biológica. Seu nome significa "sem caroço". Difere de suas subespécies pela tolerância ao frio. Esta variedade amadurece precocemente e é adequada para cultivo em ambientes internos e internos. A tangerina Unshiu permanece ativa por quase toda a sua vida, com dormência praticamente imperceptível.

Breve descrição

Esta variedade é cultivada na Geórgia desde a década de 1930. Tornou-se popular depois que suas sementes foram trazidas para o Japão. Também faz parte do grupo Satsuma de variedades japonesas.

Como a variedade se originou

A tangerina Unshiu é derivada das variedades Wase e Zairai. Originalmente cultivada na China, ganhou popularidade após ser cultivada no Japão.

Área de cultivo

Devido à sua tolerância ao frio, esta variedade é cultivada na Rússia, Europa Ocidental, Israel e Cáucaso. Sua principal região de cultivo é o Leste Asiático, China e Japão.

tangerina doméstica

Variedades e descrição

A tangerina variegada Unshiu faz parte do grupo Satsuma. Também inclui os seguintes grupos:

  1. Vasya. Sua característica única é que todas as variedades incluídas amadurecem rapidamente e têm baixa tolerância ao frio.
  2. Dzairai. Um dos representantes mais antigos do grupo. Algumas de suas variedades são semelhantes à Vasya em sua maturidade precoce.
  3. Owari. Distingue-se pela sua elevada fertilidade e também pode ser classificada como Zairai.
  4. Ikeda. Uma espécie rara e ameaçada de extinção, que cresce nas ilhas de Shikoku e Honshu.
  5. Ikiriki. Uma variedade em declínio de popularidade. Cultivada em Nagasaki e Saga.

Há também uma cultivar chamada Unshiu variegada. Ela se diferencia da variedade comum pelas folhas com bordas amarelas, frutos maiores e casca mais grossa.

Prós e contras

As vantagens desta variedade incluem:

  • valor nutricional e sabor das frutas;
  • alta produtividade;
  • ausência de sementes nos frutos;
  • aparência atraente da planta;
  • resistência a diversas doenças e pragas.

fruta tangerina

As desvantagens do Unshiu incluem:

  • exigindo cuidados cuidadosos;
  • vida útil curta;
  • transplante frequente.

Características gerais da tangerina Unshiu

Esta variedade parece um arbusto perene com uma copa extensa e folhagem coriácea ao toque.

Tamanho e crescimento anual

Na natureza, a tangerina Unshiu cresce até 3 metros de altura. Em ambientes internos, chega a 1,5 metro. A árvore produz seu primeiro broto em abril e o segundo em agosto. As tangerinas amadurecem de meados de outubro ao início de novembro.

Descrição da coroa

A copa desta variedade é composta por galhos finos, caídos e sem espinhos. A casca dos galhos e do tronco é verde. As folhas da tangerina Unshiu são de um verde-escuro intenso. São coriáceas ao toque, densas e ligeiramente texturizadas. As folhas são ovais e afinam em direção às pontas.

tangerina em uma panela

Características da floração e polinização

A variedade Unshiu é autopolinizadora. A árvore começa a florescer em maio e produz inflorescências pequenas e perfumadas. Uma segunda floração pode ocorrer no final do verão, mas haverá menos flores e nenhum fruto será produzido.

Características e valor das frutas

As tangerinas são achatadas e de cor laranja-claro. Uma única fruta pode pesar até 100 gramas. A polpa tem um sabor doce e levemente ácido. A casca é fina e fácil de descascar. Devido às características únicas da variedade, a fruta não tem sementes. 100 gramas de tangerina também contêm de 30 a 40% da ingestão diária recomendada de vitamina C.

Especificidades do cultivo em ambientes fechados

Para cultivar este arbusto em ambientes fechados, você deve seguir rigorosamente todos os requisitos. Esta variedade não tolera bem o excesso de calor e umidade.

Escolhendo o local ideal para plantar uma árvore

Ao plantar uma árvore em ambientes fechados, escolha um local bem iluminado. Evite expor a planta a calor ou frio extremos. Uma varanda isolada é o ideal. Locais com janelas voltadas para o norte ou sudoeste são inadequados. A planta deve ficar na sombra das 11h às 15h. Coloque a árvore com exposição sul ou sudeste, desde que haja janelas e cortinas.

tangerina no peitoril da janela

Trabalho preparatório

Antes de plantar, você deve preparar a mistura. Para isso, você precisará de:

  • solo de turfa;
  • húmus de folhas;
  • areia;
  • húmus;
  • Drenagem. A camada deve ter até 6 centímetros de espessura. É colocada no fundo do buraco ou vaso.

Plantio e germinação de mudas

Ao plantar ou replantar árvores, monitore cuidadosamente o sistema radicular. Danos a um único broto pequeno podem levar à morte da muda.

tangerina de sementes

Condições necessárias para o crescimento da tangerina

Para o crescimento normal da tangerina, a temperatura do ar não deve exceder 18-19 °C. Esta variedade não tolera bem a luz solar direta, por isso deve ser protegida com uma cortina ou película de estufa.

A árvore precisa ser protegida de fortes rajadas de vento.

Cuidados adicionais

A tangerina Unshiu requer cuidados especiais e controle de temperatura durante todo o ano. É altamente dependente de umidade e luz solar indireta.

Irrigação e fertilização

Esta variedade requer rega abundante no verão e na primavera. Em climas quentes, precisa ser regada diariamente, mas somente após os 5 centímetros superiores do solo secarem. Em climas moderados, a rega deve ser feita quando o solo estiver completamente seco. Evite deixar o solo secar demais.

brotos de tangerina

O solo ao redor da planta deve ser bem solto. As folhas da árvore precisam ser constantemente borrifadas com água. A umidade do ambiente deve ser alta. Para isso, coloque toalhas molhadas em canos ou sistemas de aquecimento próximos à árvore.

Cobertura superior

Esta variedade requer fertilização regular. Ela deve ser feita em um momento específico e com a composição correta. A primeira aplicação deve ser feita um mês após o replantio. Pode ser mineral ou orgânica. Alterne entre as duas.

O fertilizante orgânico pode ser esterco diluído em água decantada na proporção de 1:10. Qualquer fertilizante cítrico especializado pode ser usado como suplemento mineral. Amarelecimento e ressecamento das bordas das folhas são sintomas de deficiência de potássio. Se esses sintomas forem detectados, deve-se realizar adubação foliar adicional. Fertilizantes sem cloro são adequados para esse fim:

  • carbonato;
  • sulfato;
  • potássio;
  • potassa.

Se a árvore estiver dormente, ela não precisa ser alimentada.

alimentação de tangerina

Formação da coroa

Para evitar que a árvore cresça muito, é importante remover a copa. Isso deve ser feito independentemente de os galhos terem folhas ou flores. Na natureza, a poda é desnecessária; basta remover os galhos velhos ou mortos. Se uma tangerineira de interior não for cuidada adequadamente, seus frutos serão menores do que o normal e terão um sabor amargo.

Ao remover a parte superior ou os galhos, use ferramentas desinfetadas e trate os ferimentos com piche de jardim ou resina de árvore. Após a primeira poda, a parte superior pode começar a crescer novamente. Portanto, ela deve ser removida até que os galhos corretos comecem a crescer.

Proteção contra pragas e doenças

Esta variedade é suscetível a cochonilhas e ácaros. Um inseticida, acaricida ou insectoacaricida deve ser usado contra esses insetos. Além disso, antes de usar esses produtos, lave a planta com água para reduzir a população de insetos. Se aparecerem podridão ou mofo, limite a rega.

mudas em vasos

Se a planta for afetada por oídio ou outro fungo, devem ser utilizados fungicidas. Uma solução de sulfato de cobre ou Topaz são adequados. Se a árvore for afetada por uma doença desconhecida, registre os sintomas e consulte jardineiros experientes.

Transferir

Mudas jovens devem ser replantadas uma vez por ano. Assim que a árvore começar a dar frutos, o replantio deve ser limitado a uma vez a cada três anos. Entre esses intervalos, a camada superior do solo deve ser substituída. O novo vaso deve ser de 4 a 5 centímetros maior que o antigo. Quando a árvore atingir seu tamanho máximo, o replantio não é necessário.

Como cuidar das plantações no inverno

Ao manter a planta no inverno, será necessário limitar a temperatura do ar a 6-10 °C. Quanto mais frio o ambiente, mais a planta deve ser exposta à luz solar.

frutas tangerina

Se o controle da temperatura for inevitável, a árvore deve receber mais luz. Lâmpadas fluorescentes nas cores branca ou azul podem ser usadas, posicionadas a pelo menos 25 centímetros da copa e iluminando as tangerinas de todos os lados.

Com esse tipo de iluminação, a duração da luz do dia para a planta deve ser limitada a 12 horas.

Enxerto

As tangerineiras devem ser enxertadas apenas se o objetivo for melhorar a qualidade da colheita ou acelerar a frutificação. Este método também pode ser usado para propagação.

Colheita e armazenamento

Uma única árvore pode produzir até 10 quilos de frutos. Como a casca é fina, o transporte pode ser desafiador. Ao transportar grandes quantidades, os frutos podem ser esmagados pelo próprio peso.

Sob as condições certas, as tangerinas desta variedade podem ser armazenadas por até 3 meses.

árvore de tangerina

Reprodução de Unshiu

A variedade Unshiu é propagada usando:

  • vacinas;
  • estacas são o método mais comum entre jardineiros;
  • camadas;
  • sementes.

Quando cultivada a partir de sementes, a frutificação pode começar somente 7 a 10 anos após o plantio.

Problemas no crescimento

O cultivo desta variedade está repleto de inúmeros problemas de crescimento. Se insetos ou doenças aparecerem, a planta precisa ser pulverizada com produtos especiais em tempo hábil. Se as folhas começarem a cair dos galhos sem motivo, isso se deve à queda da temperatura ambiente ou ao excesso de água. Também pode ser um sinal de excesso de nutrientes no solo ou de correntes de ar.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata