- Prós e contras das mudas de limão
- Métodos
- Por vacinação
- Por brotamento
- Enraizando
- Camadas de ar
- Processo de propagação do limão
- Quando realizar o procedimento?
- Escolhendo uma fuga
- Preparando e enraizando as estacas
- Tecnologia de plantio
- Como plantar uma muda de limão sem raízes
- Condições necessárias para o enraizamento
- Composição ideal do solo
- O tamanho e o volume necessários do pote
- Condições climáticas: humidade, iluminação, temperatura
- Irrigação e fertilização
- Quanto tempo demora para um broto criar raízes?
- Mais cuidados com mudas
- Estamos construindo uma estufa especializada para limões
- Dicas e truques para um melhor enraizamento
Uma árvore exótica como o limão se propaga melhor por estacas. A propagação de limões por estacas é usada há muito tempo em ambientes internos. No entanto, não espere uma colheita tão cedo. A frutificação começará mais cedo do que com a propagação por sementes. No entanto, esse método requer mais atenção e é mais difícil.
Prós e contras das mudas de limão
Cada método tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens são:
- Preservação do material genético dos pais.
- A árvore dá frutos mais cedo do que uma planta que cresce a partir de uma semente.
- Este método é muito mais barato do que comprar uma muda pronta.
- Possibilidade de vacinação.
A desvantagem é que, quando cultivada a partir de sementes, a planta cresce mais vigorosamente e é menos resistente a doenças. No entanto, como esse método oferece mais vantagens, os jardineiros costumam recorrer a ele. Propagar um limoeiro não é tão difícil. Para cultivar uma árvore saudável, siga as instruções.
Métodos
As estacas também têm seus próprios métodos, cada um deles especial à sua maneira.
Por vacinação
Este é um método eficaz e simples de propagação de limão. A enxertia é feita na primavera, quando a seiva começa a fluir. A enxertia no inverno ou outono geralmente é ineficaz. Mudas de um a dois anos são usadas para propagação. Os galhos podem ser enxertados não apenas em brotos de limão, mas também em outras árvores cítricas. Bons resultados são obtidos com a enxertia em laranja amarga.
Neste caso, a árvore acaba sendo decorativa e fácil de cuidar.

Por brotamento
A brotação é feita no início do fluxo de seiva. Isso é visível quando uma incisão é feita. A casca se desprende facilmente do tronco. Quinze dias antes do procedimento, os brotos laterais são removidos e a parte superior do limão é pinçada. Primeiro, o rebento é preparado: as folhas são removidas, deixando apenas os pecíolos. Em seguida, ele é lavado em água e bem seco.
Escolha um local de enxertia plano. Faça uma pequena incisão transversal e, em seguida, uma longitudinal a partir do centro. A casca é ligeiramente puxada para trás e abaixada até o local, e um broto com um broto é inserido no pequeno orifício. Duas incisões são feitas no local do broto e cuidadosamente cortadas. Após a inserção do galho, a incisão é coberta com casca e, em seguida, enfaixada. Dois ou três brotos são enxertados por vez, de lados diferentes do tronco ou galho. Depois disso, a planta é coberta, mas às vezes é melhor não fazer isso para evitar que a planta sufoque e fique mofada.
Após 10 a 15 dias, verifique se a operação foi bem-sucedida. Para isso, aplique uma leve pressão no pecíolo. Se ele cair, a brotação foi bem-sucedida. Depois de um mês, a parte superior do porta-enxerto é cortada e o curativo é removido.

Enraizando
Este é considerado o método mais rápido. Primeiro, lave bem o vaso com água morna e limpa. Coloque pequenas pedras ou itens semelhantes no fundo. Em seguida, adicione terra com matéria orgânica e areia. A camada superior de areia deve ter de 1,5 a 2,5 centímetros de espessura. Faça furos no fundo do recipiente ou vaso para permitir que o excesso de umidade escape, o ar fresco entre e a planta crie raízes.
Camadas de ar
Neste caso, o galho é primeiro enraizado e depois separado. Geralmente, utiliza-se um broto semilignificado de primavera (galho). O procedimento é realizado no final do verão. O tronco é limpo de folhas e brotos. Em seguida, uma camada de casca de 1 centímetro de largura é removida do centro. O musgo é embebido em água e espremido. A partir dele, forma-se uma bola de 5 a 8 centímetros de diâmetro, que é dividida ao meio. Esses pedaços são pressionados contra a árvore ao longo do tronco.
Enrole tudo em filme plástico e prenda-o na parte superior e inferior. O plástico preto retém água e protege da luz solar direta. Após um ano, remova os brotos em excesso. Novas raízes crescerão no musgo. É assim que os limões chineses são propagados.
Processo de propagação do limão
A maneira mais fácil e rápida de cultivar um limão é plantar uma muda no solo. Primeiro, prepare a muda e corte-a. Lembre-se de que o período escolhido deve ser entre os períodos de floração e crescimento ativo.

Quando realizar o procedimento?
A melhor época para isso é a primavera. É quando a seiva começa a florescer e a temperatura do ar sobe. A árvore pode esperar um clima mais quente e mais luz solar, o que lhe permitirá crescer rapidamente.
Escolhendo uma fuga
Para este procedimento, selecione uma estaca bem desenvolvida, mas que não seja velha. Certifique-se de que o caule seja semilenhoso e flexível. O caule deve ter de 3 a 4 folhas, no máximo 5. Se houver muitas folhas, corte-as. A planta deve ter pelo menos 10 centímetros de comprimento e espessura média.
Preparando e enraizando as estacas
As folhas são aparadas para garantir que toda a energia seja direcionada para as raízes. Antes do plantio, as mudas são embebidas em uma solução de Epin, Heteroauxin ou qualquer outro estimulante. A temperatura deve ser mantida entre 20 e 25 graus Celsius para aumentar as chances de sucesso do plantio. Forneça boa iluminação. Uma fonte de luz adicional também é necessária.

Tecnologia de plantio
O vaso não precisa ser grande; um de tamanho médio serve. A capacidade da planta pode ser aumentada gradualmente. Deve haver drenagem no fundo do recipiente para que o excesso de umidade possa ser drenado e a planta possa respirar.O melhor material para um vaso é argila. O plantio de uma muda segue regras simples:
- Eles pegam um vaso ou panela e o enchem com carvão e cinzas.
- Em seguida, adicione uma mistura de solo de coníferas, solo de grama e areia.
- As mudas são enraizadas em areia e musgo.
- Depois que a planta é plantada, ela é pulverizada.
Como plantar uma muda de limão sem raízes
Neste caso, você precisa criar todas as condições para o crescimento e desenvolvimento das raízes. Em outras palavras, você está plantando um limoeiro a partir de um galho. Depois disso, será necessário cuidado, caso contrário, a árvore crescerá e se desenvolverá muito lentamente.

Condições necessárias para o enraizamento
Para começar, garanta umidade do ar constante, coloque a planta em sombra parcial e ventile-a regularmente. Borrife o limão 2 a 3 vezes ao dia. Isso ajudará a planta a se estabelecer.
Composição ideal do solo
O solo deve conter muitos componentes úteis. Normalmente, o solo do jardim é misturado com composto na proporção de 1:1. Areia, agulhas de pinheiro e grama também são usados.
O tamanho e o volume necessários do pote
Inicialmente, use um vaso pequeno para permitir que a água se acumule perto das raízes. Conforme a planta cresce, troque o recipiente e replante.
Condições climáticas: humidade, iluminação, temperatura
A temperatura deve ser de pelo menos 20 graus Celsius, de preferência mais alta. Nesse caso, crie sombra parcial para evitar qualquer impacto negativo nas mudas.
A umidade deve ser alta, mas isso só se aplica ao ar do ambiente; se você regar demais, a planta começará a apodrecer.

Irrigação e fertilização
Regue conforme o solo seca; evite regar em excesso com frequência. À medida que a planta cresce, aumente a quantidade de água, mas tome cuidado para não deixá-la estagnada. Regue duas vezes por semana.
Quanto tempo demora para um broto criar raízes?
O processo de enraizamento varia dependendo da variedade e do material genético específico. Normalmente, leva duas semanas, mas também pode levar até um mês. Isso também depende do plantio e dos cuidados subsequentes.
Mais cuidados com mudas
A árvore prospera em pleno sol, com temperaturas confortáveis variando de 18 a 28 graus Celsius (64 a 82 graus Fahrenheit). Replante anualmente conforme ela cresce. Fertilize o ano todo, especialmente durante os meses mais quentes — do início da primavera ao final do outono. A camada superficial do solo é reposta.
Evite transportar a planta com frequência. Mudanças bruscas de temperatura prejudicam o limão. Forme a coroa e monitore sua saúde. O cultivo e os cuidados adequados darão frutos.

Estamos construindo uma estufa especializada para limões
Para manter a temperatura ideal para os limoeiros durante todo o ano, os jardineiros costumam usar estufas. Elas não precisam necessariamente ser uma estrutura separada. Os vegetais podem ser cultivados em uma estufa na primavera e no verão, e o limoeiro pode ser replantado no outono. Lá, a planta receberá umidade suficiente e fortalecerá suas raízes.
Ou os vasos com plantas são simplesmente transferidos para a estufa. Se você planeja deixar o limoeiro durante o inverno, a estufa deve manter uma temperatura de pelo menos +20 graus. A iluminação também deve ser fornecida. A luz deve ser difusa.
Dicas e truques para um melhor enraizamento
Para garantir que as raízes estejam firmemente ancoradas no solo, evite plantar a planta no lado sul da casa. Use iluminação artificial ao plantar as mudas. Borrife a planta ou o cômodo onde ela está crescendo ocasionalmente com água para manter a umidade. Mantenha uma temperatura estável e corte o excesso de folhas primeiro. Isso redirecionará todos os nutrientes e energia que o limoeiro produz para o desenvolvimento das raízes.











