Por que as folhas de limão se enrolam e o que fazer com elas? Os melhores métodos de tratamento

Plantas perenes, como limões, frequentemente apresentam folhas enroladas. Essa deformação foliar está associada tanto a cuidados inadequados quanto à infestação por diversos patógenos ou pragas. A falta de tratamento imediato das causas do enrolamento pode levar ao enfraquecimento ou até mesmo à morte da árvore.

Causas da deformação da chapa

Se as folhas de um limoeiro de interior se enrolarem formando um tubo, isso pode ser causado por vários motivos – desde erros no cuidado da planta até danos causados ​​por diversas doenças virais, fúngicas e pragas.

Erros no cuidado

Os principais erros de cuidado que causam tanto um leve enrolamento das folhas quanto uma deformação severa das lâminas foliares (em forma de barco para cima) são os seguintes:

  1. Rega irregular. A frequência da rega depende da estação, mas evite regar em excesso ou secar o solo.
  2. Falha em manter o microclima interno necessário. Flutuações repentinas de temperatura, iluminação insuficiente ou excessiva e baixa umidade são observadas perto da planta.
  3. alimentação intempestiva e incorreta, sua ausência.

Se você ignorar completamente as regras de cuidado, as folhas não só enrolarão, mas também cairão em grandes quantidades, o que pode levar à morte da planta.

doenças do limão

Baixa umidade e rega inadequada

Se a umidade do ar perto da planta não for mantida em 70-75%, as folhas do limão murcham e enrolam. Se a umidade estiver baixa, coloque um pequeno recipiente com água perto da árvore e use umidificadores. Para manter as folhas úmidas, borrife-as periodicamente com água morna.

Observação: a rega frequente e excessiva pode matar a planta – todas as folhas cairão e o sistema radicular apodrecerá.

No inverno, os limoeiros são regados uma vez por semana e, na primavera, com mais frequência — três vezes por semana. Evite deixar a terra no vaso do limoeiro secar a uma profundidade superior a 1 centímetro, caso contrário, a planta começará a secar. Após um período de seca, regue o limoeiro gradualmente, em pequenas quantidades.

Use apenas água morna e sedimentada para regar a planta e borrife as folhas. Para evitar o excesso de água e o apodrecimento das raízes, regue o limoeiro ao longo das laterais do recipiente, longe do tronco.

Falta de ar fresco e correntes de ar

Para evitar o enrolamento das folhas devido a doenças fúngicas e virais, os limoeiros precisam de ar fresco. Ventile a planta periodicamente, colocando-a em uma varanda ou área externa, mas evitando correntes de ar.

fungo limão

O resfriamento excessivo da árvore pelo ar externo, especialmente no inverno, pode matá-la. Para evitar isso, isole as frestas das janelas. Mantenha a temperatura próxima ao limoeiro pelo menos 5 °C abaixo da temperatura ambiente.

É importante manter uma temperatura específica para cada fase da vida do limão. Durante o período de dormência, ela deve estar entre 12 e 15 °C, durante o crescimento e a floração, entre 15 e 17 °C, e durante a formação dos frutos, entre 20 e 23 °C.

Solo inadequado

Solo levemente ácido é usado para o cultivo de limões. Solos alcalinos e muito ácidos não são adequados para esta planta. O pH do solo pode ser ajustado adicionando pó de dolomita.

Fome mineral

A ondulação das folhas do limão pode ser causada por deficiência de nitrogênio, fósforo, potássio e oligoelementos (cobre, cálcio, magnésio, ferro e boro). O elemento específico em que a planta está deficiente pode ser identificado por sintomas específicos:

  1. Devido à falta de potássio e boro, as folhas perdem a cor, os brotos jovens se curvam para baixo e secam gradualmente.
  2. Com deficiência de magnésio, as folhas ficam pálidas e enroladas.
  3. Com a falta de cobre, as folhas escurecem, primeiro as pontas e depois as lâminas foliares começam a se deformar.

Por que as folhas de limão se enrolam e o que fazer com elas? Os melhores métodos de tratamento

Para evitar deficiência de minerais, dependendo da estação, o limão deve ser fertilizado a cada 1-2 meses. De abril a agosto, use ureia, superfosfato, sulfato de potássio e fertilizantes especiais. fertilizantes complexos com microelementosMateriais orgânicos são amplamente utilizados: infusão de cinzas de madeira, urtiga, cascas de ovos trituradas.

De outubro a março, o limão fica dormente, então para alimentá-lo basta aplicar um fertilizante complexo para plantas cítricas.

Doenças que causam o enrolamento das folhas

As seguintes doenças virais podem causar o enrolamento das folhas do limão:

  • mosaico de folhas;
  • câncer cítrico;
  • tristeza.

Folha enrolada

Doenças fúngicas que causam deformação das lâminas das folhas de limão incluem:

  • bolor fuliginoso (bolor preto);
  • antracnose;
  • Melseco.

Para combater doenças fúngicas, use fungicidas aprovados para esta planta de interior. Se uma planta for afetada por doenças virais, ela será destruída junto com seu recipiente.

Parasitas

O enrolamento das folhas de limão em ambientes fechados pode ser causado por pragas como cochonilhas, tripes, pulgões, moscas-brancas, nematoides cítricos e cochonilhas.

Cochonilha

Cochonilhas discretas se acumulam na parte inferior das folhas, fazendo com que elas fiquem cobertas por uma película pegajosa e brilhantes. A praga se alimenta intensamente da seiva foliar, fazendo com que as folhas se enrolem e caiam. Se não for tratada após a detecção, a queda extensa de folhas pode causar sofrimento e morte à planta.

Praga de cochonilhas

Tripes e pulgões

Numerosas pragas verdes, de 1 a 3 milímetros de comprimento, infestam os caules e folhas jovens do limão, destruindo-os gradualmente. As folhas ficam deformadas, murcham e secam.

Ácaros-aranha

Esta praga é difícil de detectar visualmente — mede apenas 0,5 milímetro. No entanto, assim que a teia aparecer na planta, os ácaros devem ser eliminados. Caso contrário, as folhas danificadas se enrolarão e cairão gradualmente.

Mosca branca

A praga se assemelha a uma mariposa ou a uma pequena borboleta. Detectá-la é muito fácil: basta tocar em um limão infestado de moscas-brancas e os insetos começam a voar. As moscas-brancas infestam a parte inferior das folhas, e suas colônias formam uma camada cinza semelhante a mofo.

Praga da mosca-branca

Nematóide dos citros

Se forem encontrados inchaços e espessamentos nas raízes do limoeiro, a planta está infectada com nematoides cítricos. Esses minúsculos vermes brancos entram na planta pelas raízes e se alimentam de sua seiva. A folhagem murcha, enrola e seca.

Cochonilha

A praga é considerada um tipo de cochonilha, porém maior em tamanho (até 5 milímetros). Seu acúmulo nas folhas e caules assemelha-se a partículas de algodão. A folhagem do limão fica amarela e enrolada, e a planta cresce lentamente.

Para combater as pragas mencionadas, os limoeiros são tratados com inseticidas como Aktara, Actellic, Actofit, Tanrek e Komandor. Métodos simples, mas comprovados, são frequentemente utilizados: calda bordalesa a 1%, solução de Karbofos, infusão de alho e solução de sabão.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata