- Por que a tangerina está doente?
- Doenças do mandarim: sintomas e tratamento
- As folhas ficam deformadas e enroladas
- As folhas estão caindo
- Sem floração
- Mudança na cor da lâmina foliar
- Frutas e ovários caem
- Secagem da folhagem
- Aparece uma camada branca
- As doenças mais comuns: como proteger e curar as tangerinas
- Psorose A ou xilopsorose
- Mosaico de folhas
- Gomose
- Tristeza
- Câncer
- Pragas da tangerina: sintomas e tratamento
- Mosca branca
- Ácaro-aranha
- Cochonilha
- Pulgão
- Cochonilha
- Tripes de estufa
- Lesma de jardim
- Minhocas
- Nematóide dos citros
- Medidas preventivas
A tangerina de interior é uma planta ornamental impressionante e fácil de cuidar. Pode ser cultivada no parapeito de uma janela ou varanda, desde que o espaço receba boa iluminação. A aparência e a saúde da planta dependem diretamente dos seus cuidados. Mesmo pequenos erros de manutenção podem levar a doenças. Para entender por que as folhas da sua tangerina ficaram amarelas, você precisa saber o que pode desencadear essa reação.
Por que a tangerina está doente?
Vários fatores podem causar doenças em tangerineiras de interior. Na maioria das vezes, a condição da árvore se deteriora devido a cuidados inadequados. A planta perde folhas devido à umidade insuficiente ou excessiva, luz insuficiente, posicionamento inadequado ou deficiências de micronutrientes. Flutuações de temperatura, alta umidade e correntes de ar também têm um efeito prejudicial à árvore. Infestações por pragas não podem ser descartadas.
Doenças do mandarim: sintomas e tratamento
É possível determinar qual doença afetou uma árvore por suas manifestações externas. A maioria das doenças apresenta sintomas semelhantes, portanto, identificar a patologia subjacente pode ser desafiador.

As folhas ficam deformadas e enroladas
A causa mais comum do enrolamento das folhas é o ataque de pulgões. Se não houver insetos visíveis no tronco ou na folhagem, a causa pode ser a falta de umidade.
As folhas estão caindo
Se uma tangerineira perde as folhas no final do outono, não há motivo para preocupação, pois é assim que a planta se prepara para o inverno.

Se a queda ocorreu na primavera ou no verão, a reação é causada pelos seguintes motivos:
- ar seco;
- o pote não tem o tamanho certo;
- solo esgotado;
- falta de iluminação;
- transfusão.
Se você eliminar esses motivos, a árvore voltará à vida em algumas semanas.
Sem floração
Na maioria das vezes, a ausência de brotos é causada pela falta de luz natural. Se uma tangerineira não florescer na primavera, ela precisa de iluminação artificial de alta qualidade. Isso é suficiente para a formação de brotos frutíferos.

Mudança na cor da lâmina foliar
Se aparecerem manchas amarelas nas folhas inferiores de uma planta, isso indica deficiência de nitrogênio no solo. O amarelecimento da parte superior da copa indica que a árvore precisa de ureia. Essa reação pode ser um sintoma de clorose, uma deficiência de ferro.
Frutas e ovários caem
A causa mais comum da queda de frutos em tangerineiras é uma doença viral. Se os frutos estiverem subdesenvolvidos, isso indica más condições de cultivo: ar seco, luz insuficiente ou rega inadequada.
Secagem da folhagem
As folhas costumam secar devido ao excesso de água ou à falta de umidade. Se aparecer uma borda marrom nas bordas, o solo está muito encharcado. Para salvar a planta, ela precisa ser replantada, caso contrário, o sistema radicular apodrecerá.

Se a planta estiver secando, o solo, ao contrário, precisa ser umedecido. Para estimular o crescimento, recomenda-se pulverizar a coroa com Epin.
Aparece uma camada branca
Um sintoma semelhante ocorre com a infestação de cochonilhas. Além do branqueamento das folhas, surge uma camada pegajosa e a folhagem começa a cair.
As doenças mais comuns: como proteger e curar as tangerinas
Assim como outras plantas, as tangerinas são suscetíveis a doenças virais e bacterianas. Estas podem ser desencadeadas por cuidados inadequados, proximidade de plantas infectadas ou ataque de pragas.
Psorose A ou xilopsorose
É causada por um vírus. Sua principal característica é a danificação da casca. Quando infectada, o tronco da planta fica coberto de manchas vermelho-escuras, a casca morre e a goma escorre pelas rachaduras. Não há tratamento, então a planta afetada é descartada.

Mosaico de folhas
Listras finas e irregulares, semelhantes a estrias, aparecem na folhagem. Logo após o aparecimento dos primeiros sintomas, a folhagem se deforma e cai. A doença do mosaico foliar é incurável.
Gomose
Esta doença é frequentemente chamada de gomose. Seus sintomas são semelhantes aos da psoríase A. Os gatilhos incluem plantio inadequado, falta de drenagem e danos às raízes. Para salvar a planta, trate as áreas afetadas com uma solução de sulfato de cobre a 3% e sele-as com piche de jardim.
Tristeza
O primeiro sinal da doença é uma mudança na cor da folhagem (torna-se marrom) e, à medida que a doença progride, a casca do tronco começa a morrer. A doença também afeta galhos e frutos, que começam a cair. A Tristeza, como a maioria das doenças virais, é incurável.

Câncer
A doença tem origem bacteriana e é incurável. O principal sintoma do cancro cítrico é a formação de manchas vermelho-escuras na casca e na folhagem da fruta.
Pragas da tangerina: sintomas e tratamento
Mesmo quando cultivadas em ambientes fechados, as tangerineiras podem ser atacadas por diversas pragas. Se a árvore for infestada, sua aparência se deteriora rapidamente. Isso afeta principalmente as folhas, que começam a amarelar e se deformar.

Mosca branca
Larvas verdes aparecem na folhagem, nidificando na parte inferior das folhas. A mariposa é pequena, com corpo e asas rosa-claros. Para matar o inseto, trate-o com bioinseticidas como Bicol ou Actofit.
Ácaro-aranha
Este inseto ataca quando a árvore não é regada adequadamente. Para salvar a árvore, colete os insetos manualmente e trate as folhas com um cotonete embebido em água fria. Para melhores resultados, a coroa pode ser borrifada com infusão de alho.

Cochonilha
As larvas representam um perigo para a planta, pois sugam a seiva das folhas e brotos. A praga pode ser identificada por suas secreções brancas e pegajosas. Uma solução de Malathion (Karbofos) é usada para controlá-la.
Pulgão
Insetos infestam a parte inferior das folhas, fazendo com que a coroa seque e enrole. Para tratar a planta, trate a folhagem com uma infusão de cinzas ou tabaco.
Cochonilha
As larvas do inseto sugam a seiva e formam uma película na superfície das folhas, causando o ressecamento da planta. O Actellic é usado para controlar o parasita.
Tripes de estufa
Essas pragas voadoras prosperam em alta umidade e calor. Alimentam-se de seiva e pólen de plantas. Para matá-las, borrife a tangerineira com um inseticida. Repita esse tratamento três vezes.

Lesma de jardim
O inseto mastiga folhas e frutos. Para controlá-lo, use produtos como Meta e Ferramol.
Minhocas
Para matar pragas que vivem em vasos, regue o solo com uma solução de mostarda (os ingredientes são misturados em proporções iguais). Regue duas vezes.
Nematóide dos citros
Esses vermes atacam o sistema radicular da planta, o que pode causar a morte. Eles também enfraquecem o sistema imunológico e podem desencadear o desenvolvimento de doenças fúngicas. São tratados da mesma forma que as minhocas.

Medidas preventivas
A maioria das doenças virais que afetam frutas cítricas é incurável. Para preveni-las, siga estas orientações:
- regar a planta corretamente;
- adicione fertilizante periodicamente ao solo;
- Remova regularmente as folhas afetadas da planta.
A planta também pode ser tratada periodicamente com biofungicidas.











