- Composição e conteúdo calórico das tangerinas
- Vitaminas
- Micro e macroelementos
- Você pode comer tangerinas durante uma dieta?
- De que forma é preferível comer?
- Em fresco
- Em seco
- Suco
- Usos de sementes e cascas
- Regras para comer
- Ingestão diária
- É saudável comer muitas tangerinas?
- Tangerinas em jejum: benefícios e malefícios
- É prejudicial comer tangerinas à noite?
- Propriedades benéficas
- Para adultos
- Para crianças
- Durante a gravidez e amamentação
- As propriedades curativas da fruta
- Prevenção do câncer
- Saúde óssea
- Melhora a digestão
- Acelera o crescimento do cabelo e tem um efeito benéfico na condição da pele
- Melhora a saúde do corpo
- Normaliza a função cardíaca
- Mantém a pressão arterial normal
- Estimula a função cerebral
- Uso da tangerina na medicina popular
- Para resfriados
- Para flatulência
- Para gota
- Para gastrite e úlceras estomacais
- Para diabetes
- Para pancreatite
- Danos e contra-indicações
Muitas pessoas se perguntam quais são exatamente os benefícios da tangerina para a saúde. Esta fruta única contém uma grande quantidade de vitaminas, micro e macronutrientes valiosos, além de ser rica em aminoácidos benéficos e fibras. Graças à sua rica composição, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o desenvolvimento de muitas doenças. Para garantir que a fruta cítrica ofereça apenas seus benefícios, é importante consumi-la corretamente.
Composição e conteúdo calórico das tangerinas
As tangerinas contêm muitas vitaminas e elementos valiosos. Elas contêm uma grande quantidade de vitamina C e também são ricas em vitaminas do complexo B.
A polpa da tangerina é rica em ácidos, minerais e fitoncidas. A casca contém um óleo único, que inclui uma mistura de ésteres e outros componentes aromáticos. A tangerina é considerada um produto dietético. 100 gramas da fruta contêm apenas 53 quilocalorias.
Vitaminas
A vitamina C é considerada o componente mais valioso das tangerinas. O ácido ascórbico fortalece o sistema imunológico, o que ajuda a combater infecções virais. Além disso, a fruta contém vitaminas B, K, E e D, que têm efeitos benéficos para o corpo.
Micro e macroelementos
100 gramas de polpa de tangerina contém as seguintes substâncias:
- 37 miligramas de cálcio;
- 42 microgramas de cobre;
- 0,15 miligramas de ferro;
- 12 miligramas de magnésio;
- 0,039 miligramas de manganês;
- 0,07 miligramas de zinco.

Você pode comer tangerinas durante uma dieta?
Este produto é considerado dietético. 100 gramas de polpa de tangerina contêm apenas 53 quilocalorias. A fruta é composta principalmente de água. O teor de carboidratos é de 13 gramas. Portanto, as tangerinas podem ser uma parte adequada de uma dieta para perda de peso.
Frutas contêm flavonoides e fibras. Esses componentes têm um efeito de queima de gordura no corpo. Portanto, as frutas podem ser um complemento à dieta principal. Algumas pessoas até as tornam a base dos dias de jejum.
É importante lembrar que o uso de frutas cítricas para perda de peso só é permitido se não houver problemas digestivos.
Caso contrário, há uma alta probabilidade de consequências negativas.
De que forma é preferível comer?
As tangerinas podem ser consumidas de diversas maneiras: frescas ou usadas em diversos pratos.
Em fresco
As tangerinas frescas são consideradas as mais saudáveis. Elas contêm a maior quantidade de vitaminas e microelementos valiosos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a saúde geral.

Em seco
Fatias frescas de tangerina podem ser secas ou murchas. Isso prolonga a vida útil do produto, mantendo a maioria de suas propriedades benéficas. Tangerinas secas ou murchas ajudam a combater resfriados e fornecem ao corpo vitaminas e minerais valiosos.
Quando consumidas corretamente, as frutas secas são inofensivas ao organismo. No entanto, não devem ser consumidas por pessoas com gastrite, pancreatite ou úlceras pépticas. Outros distúrbios digestivos agudos também são contraindicados. Até mesmo as tangerinas secas são altamente ácidas.
Suco
O suco de tangerina fresco é um ótimo saciante. Ajuda a proteger contra infecções virais e até mesmo a aliviar seus sintomas. A bebida é benéfica para quem tem baixa acidez estomacal. O suco de tangerina é frequentemente incluído em dietas depurativas. Ele também contém substâncias que ajudam a combater a depressão.
Usos de sementes e cascas
A casca e as sementes da fruta também são benéficas para o corpo. A casca da tangerina contém vitaminas, óleos essenciais e ácidos orgânicos. Por isso, é frequentemente usada para fazer diversas infusões. Esses remédios ajudam a tratar tosse e asma, normalizar a febre, parar de vomitar e aliviar os sintomas de intoxicação.
As sementes da fruta contêm muitos antioxidantes. Por isso, produtos que as contêm são amplamente utilizados para prevenir processos malignos no corpo. O óleo de tangerina é comumente feito a partir das sementes.
Regras para comer
Para garantir que o consumo da tangerina traga apenas benefícios, é importante considerar a ingestão diária e as regras de consumo dessa fruta cítrica.

Ingestão diária
Todos os alimentos só são benéficos quando consumidos corretamente e com moderação. A ingestão diária recomendada de tangerinas é de 2 a 4 frutas.
É saudável comer muitas tangerinas?
O consumo excessivo de tangerinas não é benéfico para o organismo. Exceder a dose diária recomendada pode causar reações alérgicas ou problemas digestivos.
Tangerinas em jejum: benefícios e malefícios
Evite comer a fruta com o estômago vazio. Isso pode irritar as mucosas do trato digestivo e causar desconforto.
É aceitável comer frutas pela manhã. No entanto, recomenda-se fazê-lo somente após o café da manhã.
É prejudicial comer tangerinas à noite?
Frutas sem açúcar são ótimas para comer à noite. Elas têm baixo índice glicêmico, o que previne flutuações nos níveis de açúcar no sangue e depósitos de gordura. Para maximizar seus benefícios, combine-as com proteínas, como queijo cottage.
Propriedades benéficas
A tangerina possui propriedades únicas e traz grandes benefícios ao organismo, por isso é recomendada tanto para adultos quanto para crianças.

Para adultos
As frutas cítricas têm um efeito complexo no corpo:
- melhorar a digestão dos alimentos com baixa acidez estomacal;
- ajuda a fortalecer o sistema imunológico devido ao alto teor de vitamina C;
- promover a limpeza do corpo e melhorar a função hepática;
- fortalecer as paredes vasculares;
- melhorar a acuidade visual e auditiva;
- melhorar a função da tireoide;
- ativar a função cerebral e aumentar a concentração;
- lidar com o inchaço;
- aliviar a inflamação.
As tangerinas são extremamente benéficas para as mulheres. Elas melhoram os sintomas menstruais e normalizam o ciclo. A fruta também ajuda a melhorar a menopausa.
Os homens frequentemente sofrem de problemas no fígado, por isso as propriedades depurativas das tangerinas são especialmente importantes para eles. A fruta melhora a função reprodutiva e tem um efeito benéfico na potência. Também normaliza o sistema nervoso.
Para crianças
Esta fruta cítrica é muito benéfica para crianças, pois contém muito potássio e vitaminas C e D. No entanto, não é recomendado dar tangerinas a crianças menores de 1 ano. Recomenda-se começar a introduzir alimentos sólidos com algumas gotas de suco. Crianças menores de 3 anos podem consumir no máximo 2 tangerinas por dia.
A fruta pode irritar gravemente o estômago e causar dermatite grave. Portanto, é melhor consultar um pediatra antes de dá-la ao seu bebê.

Durante a gravidez e amamentação
Comer tangerinas é muito benéfico para gestantes. Elas ajudam a controlar o inchaço, melhorar o humor, aliviar a constipação e reduzir a gravidade dos enjoos matinais. No entanto, o consumo deste produto só é permitido na ausência de problemas estomacais agudos.
Durante o terceiro trimestre da gravidez, recomenda-se limitar o consumo de tangerinas. Essas frutas podem aumentar o tônus uterino e até mesmo causar parto prematuro.
Durante a lactação, recomenda-se o consumo de tangerinas com cautela. É importante considerar o risco de alergias ou problemas digestivos no bebê.
Se um dos pais tiver reação alérgica a frutas cítricas, o risco de problemas semelhantes na criança aumenta. Nessa situação, a mãe que amamenta deve consumir tangerinas com extrema cautela, começando com apenas uma fatia.
As propriedades curativas da fruta
Esta fruta milagrosa tem um efeito complexo no corpo e ajuda a lidar com vários problemas no funcionamento do corpo.
Prevenção do câncer
As tangerinas podem prevenir o desenvolvimento de tumores malignos no corpo. Esse efeito se deve às seguintes propriedades da fruta:
- melhorando a função hepática;
- ativação de processos de recuperação a nível celular;
- efeito positivo nos processos metabólicos.
A casca da tangerina é particularmente benéfica. Para o desenvolvimento de tumores malignos, este produto deve ser adicionado ao chá ou outras bebidas. A casca contém uma substância única chamada salvestrol, que ajuda a prevenir a proliferação de células malignas.

Saúde óssea
As tangerinas têm um efeito benéfico na saúde óssea. Isso se deve ao seu alto teor de potássio e vitamina C. Essas substâncias aumentam a densidade óssea e reduzem o risco de fraturas.
Melhora a digestão
As tangerinas contêm muita fibra. Portanto, a fruta proporciona uma limpeza intestinal suave. Essa substância remove eficazmente resíduos e elementos tóxicos do corpo.
Para problemas digestivos graves, recomenda-se beber suco de tangerina espremido na hora. Os médicos recomendam beber 100 mililitros da bebida, de preferência pela manhã ou à noite.
Acelera o crescimento do cabelo e tem um efeito benéfico na condição da pele
A ingestão moderada de vitamina C tem um efeito benéfico na função imunológica e ajuda a criar e manter as fibras de colágeno. Esta substância é uma proteína valiosa encontrada na estrutura da pele e do cabelo.
Além disso, as tangerinas contêm vitamina B12. Isso ajuda a reduzir a queda de cabelo, promove o crescimento capilar e previne o envelhecimento precoce. As tangerinas também contêm vitamina A, que estimula a produção de sebo e deixa o cabelo mais saudável e brilhante.
Desde os tempos antigos, as tangerinas são usadas para combater problemas de pele, incluindo acne, espinhas e feridas. O teor de vitamina A da fruta acelera significativamente a regeneração dos tecidos.

Melhora a saúde do corpo
As tangerinas estimulam os processos metabólicos e fornecem ao corpo vitaminas e minerais, o que é especialmente importante no inverno. A vitamina C, encontrada na fruta, possui propriedades antioxidantes pronunciadas. Promove resistência a infecções, bactérias e vírus.
Portanto, a fruta e o suco dela extraídos possuem propriedades fortalecedoras, antivirais e antibacterianas. O produto possui alta atividade fitoncida, o que ajuda a combater fungos na pele.
Normaliza a função cardíaca
As tangerinas contêm alto teor de potássio e baixo teor de sódio. Essa proporção ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e a manter a pressão arterial normal.
As frutas também contêm fibras, vitaminas B6 e C e potássio. Isso ajuda a normalizar a função cardíaca. O consumo regular de frutas ajuda a prevenir o desenvolvimento de patologias como derrame, ataque cardíaco, hipertensão e aterosclerose.
Vale a pena considerar que as películas brancas da fruta contêm a quantidade máxima de glicosídeos, importantes para o funcionamento normal do sistema cardiovascular.
Mantém a pressão arterial normal
O produto contém alto teor de potássio, razão pela qual possui propriedades diuréticas pronunciadas. Seu baixo teor de sódio ajuda a relaxar a musculatura lisa das paredes vasculares, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Estimula a função cerebral
Frutas cítricas contêm potássio, ácido fólico e vários antioxidantes. Esses componentes têm um efeito benéfico no sistema nervoso. O ácido fólico ajuda a minimizar o risco de Alzheimer e declínio cognitivo. O potássio melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro e promove a melhora da função nervosa.
Além disso, as tangerinas são ricas em vitamina B6. A deficiência desse elemento pode desencadear depressão e náuseas.
Uso da tangerina na medicina popular
Esta fruta é frequentemente utilizada na medicina popular. Pode ajudar a superar diversos problemas de saúde. No entanto, é importante familiarizar-se com as principais regras de consumo do produto.
Para resfriados
Cascas de tangerina podem ajudar a aliviar rinite, tosse e febre. Para isso, pegue uma casca de tangerina fresca, triture-a e adicione 500 ml de água. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Beba morna ao longo do dia. Recomenda-se tomar alguns goles.

Para flatulência
Se você tem tendência a ter gases, experimente secar a casca de uma tangerina. Depois, triture-a até virar um pó e adicione meia colherada a vários pratos.
Para gota
A principal característica da gota é o aumento do acúmulo de ácido úrico no organismo. Além disso, a fruta possui fortes propriedades diuréticas, sendo, portanto, benéfica para pessoas com essa condição. É importante ressaltar que não é permitido consumir mais de cinco frutas por dia.
Para gastrite e úlceras estomacais
Frutas cítricas irritam as mucosas. Portanto, são estritamente proibidas durante recidivas de úlceras pépticas ou gastrite. No entanto, durante períodos de remissão, a fruta é permitida. No entanto, é importante lembrar da moderação. Caso contrário, há um alto risco de recaída.
Para diabetes
Esta fruta é segura para pessoas com essa condição. Ela não contém muito açúcar, o que pode causar aumento dos níveis de glicose no sangue. Seu índice glicêmico não excede 50-100 unidades. São permitidas de duas a cinco frutas por dia.
No entanto, esta recomendação se aplica apenas a frutas frescas. Fatias ou suco de tangerina desidratada são proibidos, pois contêm significativamente mais açúcar.

Para pancreatite
O consumo da fruta estimula a secreção pancreática. Portanto, durante períodos de exacerbação da doença, ela deve ser completamente evitada.
Mesmo durante a remissão, as tangerinas só devem ser consumidas com o estômago cheio. Não se deve consumir mais de uma fruta por vez. Durante a remissão, compotas e geleias de tangerina são permitidas.
Danos e contra-indicações
O consumo de tangerinas nem sempre é permitido. As principais contraindicações incluem:
- exacerbação de pancreatite, úlcera péptica, gastrite com alta acidez ou colecistite;
- hepatite;
- nefrite;
- lesões intestinais agudas;
- alergia a frutas cítricas.
As tangerinas são consideradas uma fruta saudável, contendo muitos componentes valiosos. No entanto, também apresentam muitas contraindicações que devem ser consideradas antes de consumi-las.











