Instruções de uso e composição do fungicida Tsikhom, dosagem e análogos

O uso de produtos químicos é comum há muito tempo, tanto em fazendas quanto em jardins particulares. Distinguir uma doença da outra requer alguma experiência. A maioria dos proprietários cultiva uma variedade de culturas em suas terras. Portanto, um produto que cura uma ampla gama de doenças em quase todas as culturas de jardim, como o fungicida "Tsikhom", com instruções de uso claras, é muito atraente.

Composição, formas de liberação existentes e finalidade

O Tsikhom, um fungicida de produção nacional para proteger hortaliças, árvores frutíferas e arbustos de frutas vermelhas contra doenças, está disponível na forma de pó molhável. Os ingredientes ativos deste fungicida são oxicloreto de cobre e zinebe. Ele também contém cargas e surfactantes. Quando diluído em água, forma uma suspensão estável. A Agrorus embala o Tsikhom em sacos de 10 kg.

Mecanismo de ação

O fungicida atua na superfície, destruindo patógenos que tentam invadir plantas benéficas. O oxicloreto de cobre interrompe a decomposição e a absorção de matéria orgânica. O Zineb inibe o metabolismo do carbono em patógenos e bloqueia a atividade enzimática nas células fúngicas.

Prós e contras

A desvantagem do fungicida "Tsikhom" é seu alto risco para humanos e extremo risco para abelhas. É proibido pulverizar com o produto durante a floração. O produto é levado pela chuva.

fungicida tsikhom

Prós e contras
promove maior crescimento do sistema radicular;
aumenta o tamanho da folha;
aumenta a taxa de sobrevivência dos enxertos;
aumenta o número de ovários;
torna as frutas maiores;
começa a agir imediatamente após o tratamento;
aumenta o teor de vitamina C nas frutas;
os microrganismos requerem um longo período de tempo para desenvolver mecanismos para neutralizar o medicamento;
não tem efeito tóxico na cultura.

O uso de oxicloreto de cobre em combinação com zineb reduz o risco de queimaduras e aumenta os efeitos positivos de cada componente.

Cálculo do consumo

O fungicida "Tsikhom" trata solanáceas e cucurbitáceas, beterrabas, árvores frutíferas e arbustos. As dosagens listadas na tabela se aplicam a plantas com massa vegetativa semelhante.

Cultura Doença Sintomas A taxa de preparação (kg/ha) e líquido de trabalho (l/ha) Tempo de pulverização
Maçã, pêra, damasco Sarna Crescimentos elevados, marrom-escuros, nos frutos. Frequentemente racham. Manchas redondas e escuras aparecem nas folhas. 2.4 300-400 A primeira é antes da floração; as próximas são de 7 a 12 dias depois da anterior.
Groselhas, framboesas, groselhas 1. Antracnose.

2. Septoria.

1. Pequenas manchas marrom-amareladas com uma borda cinza estão crescendo nas folhas. As folhas estão secando e caindo, começando pela base do arbusto. Manchas roxas estão aparecendo nos brotos de framboesa.

2. Pontos claros com borda preta nas folhas.

3-4 600-800 Antes da floração e depois da colheita.
Uva Mofo Grandes manchas multicoloridas aparecem na superfície superior da folha e esporos brancos na parte inferior. As inflorescências são cobertas por uma camada branca. Os frutos ficam marrons e morrem. 4-6 800-1000 Antes, depois da floração e depois em intervalos de 7 a 10 dias.
Batatas, tomates 1. Alternaria. 2. Requeima tardia. 1. Manchas circulares marrons ou cinza-escuras de até 1,5 cm nas folhas. Nos frutos, são maiores e se expandem. Círculos concêntricos são visíveis. 2. Manchas amarronzadas nos caules, folhas e frutos. Começam nas camadas mais baixas da planta. Nos frutos, as manchas são duras e se estendem até a polpa. 2.4 300-400 12 a 15 dias após o plantio das mudas ou a emergência. Repita a cada 20 dias em clima quente e a cada 5 a 7 dias em clima chuvoso.

fungicida tsikhom

Preparação da mistura de trabalho

Encha o tanque do pulverizador até a metade com água. Prepare uma solução concentrada do fungicida "Cichom" em um recipiente específico para diluição de produtos químicos. Despeje no tanque e mexa por 7 minutos. Continue mexendo enquanto adiciona o restante da água. A água deve estar em temperatura ambiente.

Instruções de uso

É melhor iniciar o controle da doença na fase de seleção das sementes. Elas são tratadas com o fungicida "Tsikhom". Durante a estação de crescimento, as plantas são tratadas pulverizando as partes aéreas. Aplique a solução com cuidado especial nas folhas inferiores, pois é fácil deixar manchas secas ali, o que abrirá caminho para a infecção. A pulverização preventiva é realizada em intervalos de 2 a 4 semanas. Se forem detectados sinais de doença, o tratamento com o fungicida "Tsikhom" deve ser iniciado imediatamente na frequência indicada na tabela acima.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
A solução não deve ser deixada durante a noite, pois a água pode ficar muito alcalina, o que reduzirá a eficácia do fungicida Tsikhom.

Precauções de segurança durante o processamento

O corpo e o trato respiratório devem ser protegidos de gotículas da suspensão durante a pulverização. Para isso:

  • coloque luvas resistentes a produtos químicos;
  • roupas e calçados fechados;
  • respirador.

cultivo de campo

Antes dos intervalos e após terminar o trabalho com o fungicida "Tsikh", lave-se com bastante água. Mantenha as roupas de trabalho longe de utensílios domésticos.

Mulheres grávidas são proibidas de trabalhar com produtos químicos.

Grau de toxicidade

O fungicida "Tsikhom" se degrada no ambiente em um mês. É tóxico para insetos em graus variados. As abelhas não devem ser soltas das colmeias durante a pulverização e por até 10 horas após a aplicação. O "Tsikhom" é um irritante leve da pele e das mucosas. Respiradores devem ser usados ​​nas áreas afetadas durante os primeiros dias após a pulverização. O "Tsikhom" pode ter efeito tóxico e mutagênico em animais. Também afeta as funções reprodutivas de aves e mamíferos.

Possível compatibilidade

"Tsikhom" combina bem com substâncias organocloradas e organofosforadas. Não é recomendado misturá-lo com preparações alcalinas.

fungicida tsikhom

Termos e condições de armazenamento

Armazene o fungicida "Tsikhom" em um recipiente hermeticamente fechado, longe de alimentos, água e ração. O prazo de validade é de 3 anos. Mantenha longe de fontes de calor e chamas.

Meios semelhantes

É aconselhável alternar frequentemente medicamentos antifúngicos e antibacterianos com aqueles com eficácia semelhante contra patógenos. Uma lista de possíveis substitutos para Tsikhoma está listada na tabela.

Cultura Doença Medicação
Tomate, batata Alternaria "Kuproksat", "Polyram", "Acrobata".
Uva Mofo “Consento”, “Topázio”, “Abiga-Peak”, “Hom”.
Maçã Sarna, moniliose "Gamair", mistura bordalesa, "Horus".
Groselhas, framboesas, groselhas Antracnose "Topsin-M", "Zircão", "Fitosporina", "Epin".

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata