Existem várias razões pelas quais a abobrinha cresce de forma anormal. Resolver o problema requer entender cada uma delas e como corrigir a situação. Isso não exigirá muito tempo ou esforço, e o jardineiro será recompensado com vegetais macios e saborosos, que podem ser usados tanto em pratos de inverno quanto de verão.
Formas irregulares
Se seus vegetais estiverem crescendo barrigudos ou com uma cauda longa, primeiro você precisará descobrir os motivos disso.
Curvas
As abobrinhas estão crescendo e se desenvolvendo bem, mas seu formato é desagradável à vista. Há várias explicações para esse padrão de crescimento, todas relacionadas à má preparação antes do plantio das sementes. Em condições ideais, o formato dos vegetais deve ser liso e cilíndrico. A falta de minerais causa crescimento atrofiado e torto.
Se uma abobrinha jovem começar a crescer torta ou seu desenvolvimento diminuir, preste atenção ao nível de iluminação no canteiro.
Para o plantio, selecione uma área ensolarada com nutrientes adequados ao solo. Para isso, adicione uma quantidade adequada de minerais e matéria orgânica com antecedência, cave e deixe o canteiro até a hora do plantio.

Em forma de pêra
As abobrinhas estão crescendo com a base estreita e o formato de uma pera — um sinal para um jardineiro experiente de que os vegetais estão com deficiência de potássio. Para remediar isso, basta aplicar um fertilizante comercial balanceado.
Uma receita popular é polvilhar uma fina camada de cinzas de madeira no solo sob as plantas após a rega.
ponta fina
As pontas ralas da abobrinha mudam de cor, passando de verde-claro ou escuro para um verde-claro desbotado. Esse problema ocorre quando as plantas não recebem fertilizantes nitrogenados suficientes. Para "resolver" o problema, você pode usar matéria orgânica rica em nitrogênio ou um fertilizante comercial.
Importante! O principal é detectar o defeito a tempo e realizar fertilizando abobrinha solução nutritiva e fornecer aos arbustos condições ideais para o crescimento.
As principais causas de frutas anormais
Vamos analisar mais de perto as razões para a manifestação do crescimento lento e da curvatura das formas:
- A planta requer minerais de vários grupos. Isso é indicado pelo seu formato curvo. Os fertilizantes necessários estão descritos acima.
- Compostos e elementos industriais podem ser substituídos com sucesso por matéria orgânica ou infusões de ervas. Basta mergulhar urtigas em água ou folhas podres e despejar a solução no solo ao redor da planta. Este tratamento substitui com sucesso o uso de minerais nitrogenados.
- A qualidade e a vida útil das sementes impactam diretamente no retardo do crescimento e na possível deformação do formato dos vegetais.
- A preparação e seleção incorretas do local de plantio podem levar a formas distorcidas dos vegetais e a um crescimento mais lento.
Descobrimos o que falta nas plantas, agora resta explicar como resolver o problema.

Como fertilizar arbustos de abobrinha
O trabalho de cuidado com os vegetais é dividido em várias etapas:
- Abobrinhas não gostam de crescer em solos pesados e muito ácidos. Para resolver esse problema, adicione areia de rio peneirada e cal virgem ao solo rico em nutrientes do canteiro.
- Ao preparar o local de plantio, o solo é fertilizado com uma solução nutritiva na proporção de 5 a 7 kg de esterco ou composto, 200 gramas de superfosfato e 300 gramas de cinza de madeira peneirada por metro quadrado. Este canteiro não precisará ser fertilizado até que o primeiro ovário de abobrinha seja colhido;

- Não é recomendado regar demais as plantas de abobrinha, pois isso pode causar o apodrecimento das pontas e tornar os caules suscetíveis ao mofo cinzento e outras doenças fúngicas. No entanto, regar de menos também causa crescimento atrofiado e formas distorcidas. Soltar o solo regularmente e aplicar cobertura morta ao redor das plantas ajudará a resolver o problema de irrigação.
- 2. A fertilização é realizada imediatamente após a colheita do primeiro ovário. Nesse momento, concentre-se em fertilizantes de potássio e fósforo, mas se a ponta da abobrinha começar a afinar, será necessário adicionar fertilizante de nitrogênio ou matéria orgânica;
- Se a abobrinha assumir o formato de uma bola, adicione potássio. Recomenda-se usar uma solução de "Uniflor-bud" dissolvendo 2 colheres de chá do fertilizante em um balde de água;
- Se o crescimento do arbusto e dos vegetais diminuir, neste caso, aplique uma composição fertilizante, como no plantio de arbustos.

Conclusão
Concluindo, aqui estão algumas dicas de jardineiros experientes.
Não é recomendado colher abobrinhas pequenas e pouco desenvolvidas, pois elas contêm altos níveis de nitratos e substâncias nocivas.
Ao cultivar abobrinhas, preste atenção à cor delas. Abobrinhas mais escuras contêm mais vitaminas. Abobrinhas amareladas têm níveis mais altos de caroteno.

Recomenda-se colher ao amanhecer – isso ajudará a preservar o frescor dos vegetais por muito tempo.
Seguindo as regras de preparação do local de plantio, rega e fertilização, todo jardineiro pode contar com uma alta produção de abobrinhas com formato uniforme.










