A abobrinha, um tipo de abóbora, chegou à Europa vinda do México e rapidamente se enraizou em muitos países. Ela é plantada em casas de veraneio, terrenos rurais e campos. Embora se acredite que qualquer jardineiro possa cultivar essas frutas oblongas, às vezes surgem problemas: as folhas da abobrinha se enrolam e os caules começam a secar. Isso pode ocorrer em vários estágios de desenvolvimento da planta, deixando você sem vegetais saborosos e nutritivos. Se você identificar imediatamente por que as folhas da abobrinha estão amarelando em campo aberto e tomar medidas para salvar a planta, o problema pode ser resolvido.
Rega incorreta de culturas de jardim
Nem todos podem se dar ao luxo de passar o verão inteiro em sua dacha. Depois de plantar os vegetais, muitos jardineiros visitam seus canteiros algumas vezes por semana. Chegando ao meio-dia em clima quente, eles imediatamente ligam a bomba e começam a regar os canteiros. Esse tipo de irrigação faz com que as folhas da abobrinha se enrolem e sequem devido à queimadura de sol. Para irrigar, eles precisam encontrar tempo pela manhã ou ficar na dacha até tarde da noite.
Após regar e capinar, o canteiro deve ser coberto com palha ou coberto com turfa, assim menos água evaporará.
As folhas das mudas de abobrinha estão ficando amarelas
Embora a família das abóboras exija muita luz, a parte aérea da planta muda de cor se exposta ao sol escaldante por mais de seis horas. Uma cobertura ajuda a proteger as abobrinhas das queimaduras solares em calor extremo. Se plantadas em áreas muito densas, elas perdem a circulação de ar, fazendo com que as plantas amarelem prematuramente e percam as folhas. Para evitar a morte das abobrinhas, desbaste os canteiros.

Nem todas as regiões têm tempo para amadurecer vegetais em campo aberto. Por isso, as sementes de abobrinha são semeadas primeiro em uma estufa ou em caixas colocadas em uma varanda ou galeria. Os brotos aparecem em poucos dias, deliciando-se com seus brotos jovens. No entanto, alguns jardineiros costumam reclamar do amarelamento das mudas de abobrinha.
Este fenômeno é observado:
- quando há falta de espaço;
- devido à iluminação deficiente;
- devido à deficiência de microelementos no solo.
Mudas que não tiveram tempo de ficar mais fortes geralmente sofrem de oídio. doença da abobrinha Ela se desenvolve quando fungos começam a proliferar em ambientes com alta umidade. As folhas jovens ficam cobertas de manchas amarelas, causando seu murchamento rápido. Se as plantas de abobrinha afetadas não forem tratadas com oxicloreto de cobre, elas morrerão. Para prevenir o míldio, as sementes de abobrinha devem ser desinfetadas antes da semeadura.
Se suas mudas tiverem folhas amareladas, a cor pode ser simplesmente devido à falta de luz. Instalar uma luz suplementar pode resolver esse problema.
Os arbustos jovens precisam ser ventilados e alimentados regularmente; um borrifador deve ser comprado para regar o solo em uma caixa ou estufa.
Por que as abobrinhas ficam amarelas?
Em algumas regiões, chove constantemente quando os vegetais começam a amadurecer. O crescimento das plantas é significativamente atrasado e os frutos podem apodrecer. As abobrinhas prosperam na água, mas se os frutos ficarem amarelos prematuramente, é provável que o solo esteja muito úmido e a rega deve ser interrompida.

Os vegetais maduros têm uma tonalidade verde; quando maduros demais, a abobrinha:
- ficar amarelo;
- alterar a densidade;
- perdem o sabor.
A abobrinha responde bem à matéria orgânica, acelerando o crescimento, mas exceder a taxa de aplicação de fertilizante recomendada impacta negativamente a qualidade da fruta.
Míldio nas folhas
O clima frio e úmido favorece o desenvolvimento de doenças fúngicas em tomates e abobrinhas. Após uma chuva tão esperada, plantas verdes e saudáveis às vezes ficam amareladas de repente e assumem uma aparência lamentável. Pequenas manchas aparecem na parte inferior das folhas e se espalham rapidamente por toda a folha. Este é um sinal claro de que a abobrinha está desenvolvendo oídio.

Se medidas urgentes não forem tomadas, plantações inteiras podem ser destruídas. Manchas amarelas nas folhas da abobrinha se espalham rapidamente e as plantas murcham rapidamente.
Além da chuva, os seguintes fatores contribuem para o aparecimento do míldio na abobrinha:
- orvalho pesado;
- neblina frequente;
- canteiros de jardim não limpos de ervas daninhas.
Se as abóboras forem cultivadas em condições de chuva constante e solo encharcado, as sementes devem ser embebidas em água morna antes do plantio. O oídio pode afetar as abóboras não apenas no jardim, mas também em estufas, muitas vezes matando as mudas por esse motivo.

Controlar o míldio da abobrinha é muito difícil. A pulverização com calda bordalesa só é eficaz nos primeiros dias do início da doença. Plantas mais fortes são menos suscetíveis.
Necessário alimente a abobrinha, se as folhas ficarem amarelas devido à falta de nitrogênio, fósforo ou outros microelementos, o que é observado quando são cultivadas em solo pobre e esgotado.
Alta umidade e mudanças climáticas repentinas enfraquecem a imunidade das plantações de abóbora. Nessas condições adversas, a abobrinha deve ser fertilizada e pulverizada com oxicloreto de cobre antes que as folhas fiquem amarelas; caso contrário, não há chance de colheita.
As abobrinhas sofrem com infestações de pulgões e ataques de vermes-arame. Ao primeiro sinal de presença de pragas, elas devem ser tratadas imediatamente, caso contrário, as plantas morrerão em poucos dias.
Por que a abobrinha tem gosto amargo?
Quando maduras, as abóboras tornam-se suculentas, e sua polpa doce rende deliciosas panquecas, caviar, saladas e caçarolas. Os vegetais são usados em uma variedade de pratos, enlatados e em conserva.
Mas às vezes são impossíveis de comer, mas os jardineiros não entendem, Por que a abobrinha tem gosto amargo?No cultivo deste vegetal popular, a perda de sabor é frequentemente atribuída aos verões quentes e secos, quando o número de flores femininas aumenta. Nem todo mundo sabe como lidar com esse problema. As recomendações de cuidado, por algum motivo, ignoram pontos-chave. Se plantas da mesma família forem plantadas próximas, elas polinizam umas às outras, substituindo o trabalho das abelhas.

Abobrinhas amargas não devem ser descartadas. Elas podem ser consumidas após serem deixadas de molho em água salgada. As causas da perda de sabor incluem excesso de água, falta de água e nutrientes insuficientes, que podem prejudicar o crescimento e impedir o amadurecimento da abobrinha.
O excesso de fertilização faz com que as plantas fiquem amarelas e os frutos fiquem aquosos e sem sabor. É útil borrifar as abóboras com "Zavyaz" (fertilizante) e regar as abobrinhas com uma solução à base de ureia, ácido bórico e oxicloreto de cobre. Uma colher de chá de cada uma dessas substâncias por balde de água é suficiente.
Métodos para combater o amarelamento
Para resolver o problema, primeiro você precisa determinar a causa. Mudas de abobrinha descolorem e morrem se colocadas em solo ácido, então é melhor comprar terra em uma loja especializada. Brotos jovens ficam amarelos quando há pouca luz. Não há necessidade de tratar isso; basta mover a caixa com as mudas de abobrinha para uma janela ensolarada.

Para ajudar as abobrinhas a se estabelecerem rapidamente no jardim, elas precisam de muitos nutrientes. Portanto, adicione composto no buraco. Plantas maduras também precisam ser fertilizadas várias vezes por estação.
Se houver falta de umidade, as abobrinhas ficam amarelas, mas também secam se houver água parada ou se forem expostas a gotas em clima quente.
A remoção oportuna de ervas daninhas não só acelera o crescimento dos vegetais, mas também os protege de doenças causadas por patógenos que vivem nos caules das ervas daninhas.
As abobrinhas ficam amarelas uniformemente quando há deficiência de nitrogênio. Você pode alimentar as plantas com cinzas; a matéria orgânica também combate pragas e reduz a acidez do solo.
Muitos problemas podem ser resolvidos com remédios populares. Em caso de amarelecimento das folhas ou formação de buracos, como ocorre com a antracnose, as plantas de abobrinha são tratadas com calda bordalesa ou pulverizadas com uma solução de enxofre coloidal. As plantas afetadas são arrancadas e destruídas.

Se aparecerem manchas oleosas cobertas por uma camada esbranquiçada, pare de regar a abobrinha, pois isso indica o desenvolvimento de míldio. Oxicloreto de cobre ou preparações químicas como Policarbocina, Oxychom ou Topázio são usados para tratar a doença. As abobrinhas são alimentadas com fertilizantes complexos contendo:
- molibdênio e zinco,
- fósforo e boro;
- potássio e nitrogênio.
Em caso de danos significativos às plantas causados pelo oídio, alterne fungicidas sistêmicos e de contato.

Os ácaros adoram se alimentar da seiva das folhas, fazendo com que elas fiquem amareladas e secas. Vários métodos de controle de pragas são usados para eliminá-las:
- Misture 1 kg de cinzas e uma barra ralada de sabão em pó em 10 litros de água. Aplique a solução nas partes aéreas da abobrinha.
- As pontas picadas de batatas saudáveis são deixadas de molho por 10 dias sob uma tampa. As plantas de abobrinha são pulverizadas diariamente.
- Faça uma decocção com flores de camomila e um balde de água, adicionando cinzas de madeira e alguns dentes de alho. Use após uma semana.
As abobrinhas ficam amarelas e enrolam quando os pulgões do melão se acumulam. Pequenos insetos se alimentam da seiva dos caules e ovários, causando a rápida secagem das plantas. Para combater as pragas, os canteiros são pulverizados com fungicidas como Intavir, Decis e Iskra, e tratados com infusões de mil-folhas e tabaco.
Medidas preventivas
Evitar que as folhas sequem é mais fácil do que lidar com doenças e pragas. O solo e os fertilizantes influenciam o crescimento e o desenvolvimento da abobrinha, e o clima também tem efeitos variados na condição da planta.
Fertilizar os brotos ajuda a desenvolver o sistema radicular e a fortalecer a imunidade da planta. Para reduzir o risco de doenças na abobrinha, que causam amarelecimento e ressecamento, é importante seguir as diretrizes de rotação de culturas, remover restos do caule e remover ervas daninhas.

Dicas de um jardineiro experiente
Proprietários de terras que cultivam abobrinha há anos afirmam que uma boa colheita só pode ser alcançada com técnicas e cuidados adequados. Para quem está plantando vegetais pela primeira vez, algumas dicas de especialistas serão úteis:
- Antes de plantar as sementes, você precisa preparar seu jardim. O solo e o fertilizante afetam o sabor e o tamanho dos frutos.
- As plantações de abóbora respondem bem à adição de matéria orgânica.
- A abobrinha precisa de rega, mas não tolera umidade estagnada.
- Para irrigação, você deve usar água aquecida e sedimentada.
As folhas ficam amarelas e os caules secam quando as plantas são subnutridas ou cultivadas em solo ácido e pobre. A falta de cuidados adequados pode levar à infecção da abobrinha por doenças fúngicas e virais, além de infestações de pragas.











