Por que os ovários da abobrinha ficam amarelos e caem, e o que devo fazer?

Existem vários motivos pelos quais os ovários da abobrinha podem cair. Se a causa do problema não for identificada e tratada prontamente, a colheita pode ser perdida. A queda dos ovários pode ser causada por preparo inadequado do material de plantio, deficiências de nutrientes no solo, horta inadequada ou doenças. Se nem todos os ovários caírem, a planta pode ser salva.

Tudo começa seguindo as regras de plantio

Depois de escolher a variedade certa de abobrinha, você precisa aprender os detalhes do plantio e do cultivo. As sementes devem ser plantadas no máximo na primeira quinzena de maio, quando o clima quente chega e o solo atinge 12 graus Celsius.

Abobrinha de diferentes variedades

Regras para escolher o melhor local para abobrinha:

  • Para plantar, escolha um local bem iluminado, onde não haja água subterrânea por perto.
  • O solo deve ser solto, levemente ácido e bem arejado. Se o solo for muito ácido, recomenda-se a calagem.
  • Os melhores predecessores para esta cultura são batatas, cenouras, ervas, cebolas e beterrabas.
  • O solo da área onde a abobrinha será plantada é revolvido no outono e fertilizado com composto e superfosfato. Em maio, o solo é revolvido novamente e é adicionado salitre.
  • É útil adicionar serragem, húmus e turfa ao solo.

Flores de abobrinha

As abobrinhas são plantadas em fileiras. Os buracos são cavados a 58 cm de distância, com pelo menos um metro de distância entre as fileiras. As sementes são plantadas a 5-6 cm de profundidade, cobertas com terra e, em seguida, os sulcos são regados.

Se todas as instruções de plantio foram seguidas, mas a fruta ainda está caindo, a causa é cuidado inadequado. Se a abobrinha já desenvolveu um broto e ainda resta uma flor, isso indica que a fruta começou a apodrecer. A umidade se acumula nas flores, o que causa o apodrecimento.

Razões para a queda dos ovários da abobrinha

Se o ovário seca e cai, a colheita também diminui. Por isso, os jardineiros se perguntam por que isso acontece. Uma causa comum é a falta de práticas agrícolas adequadas durante o período de floração da planta. Isso enfraquece o sistema imunológico da planta, aumenta o risco de infecção, perturba o equilíbrio de nutrientes no solo e impede a polinização.

Razões para a deterioração da condição dos ovários da abobrinha:

  • excesso de umidade, problema que muitas vezes afeta plantas plantadas em campo aberto devido às fortes chuvas (neste caso, recomenda-se soltar o solo e remover as folhas inferiores);
  • interrupção do processo de polinização;
  • doenças fúngicas, virais e bacterianas;
  • deficiência ou excesso de microelementos;
  • plantações densas.

Ao eliminar todos esses fatores desfavoráveis, você pode obter ovários saudáveis ​​e colher uma boa safra.

Abobrinha jovem

Excesso de umidade e nutrientes

A queda de frutos pode ser causada por um regime de rega inadequado. Isso geralmente ocorre devido ao excesso de rega devido a chuvas frequentes ou à falta de irrigação. Portanto, é importante saber como regar corretamente sua horta:

  • a água para irrigação deve ser morna e estável;
  • basta regar uma vez a cada duas semanas;
  • uma raiz requer 12 litros de água;
  • Evite que a parte verde da planta fique úmida.

Após cada rega, recomenda-se soltar o solo para melhorar o suprimento de oxigênio às raízes. Recomenda-se a fertilização com fertilizantes orgânicos.

Cultivo de abobrinha

O murchamento das plantas pode ser causado por deficiência de nutrientes. Boro e iodo são especialmente importantes para o desenvolvimento da abóbora. Para compensar, a pulverização com soluções especiais à base de ácido bórico e iodeto de potássio é útil.

O excesso de micronutrientes também afeta negativamente o crescimento. Portanto, recomenda-se aplicar fertilizante no máximo três vezes durante a estação de crescimento, mantendo dosagens precisas.

O problema está na flor

Os ovários da abóbora podem cair mesmo após o embrião ter se formado. Isso ocorre devido ao apodrecimento. Portanto, assim que os primeiros ovários aparecerem, recomenda-se remover todas as flores restantes. Desinfete a área cortada com cinza de madeira. A não remoção das flores aumenta o risco de apodrecimento, pois gotículas de umidade começam a se acumular nelas.

Flores de abobrinha

A polinização insuficiente das flores femininas também pode causar a queda de ovários na planta. Esse problema pode ser resolvido por polinização artificial. Flores masculinas com pólen maduro são colhidas da abóbora e cuidadosamente aplicadas nas flores femininas.

Para atrair a atenção dos insetos polinizadores, é necessário tratar as plantas com flores com uma solução especial (feita de mel, açúcar e óleos aromáticos).

Infecção por oídio

A causa da queda dos ovários é uma infecção fúngica chamada oídio. Manchas brancas e pulverulentas aparecem nos caules e folhas da planta. Nos estágios iniciais da doença, as fileiras inferiores de folhas são afetadas e, em seguida, a infecção se espalha para todas as partes verdes. As folhas ficam marrons.

Cuidando da abobrinha

Os seguintes fatores podem provocar a proliferação de fungos:

  • excesso de nitrogênio no solo e falta de cálcio;
  • rega excessiva ou tempo chuvoso;
  • pequena distância entre arbustos plantados;
  • crescimento de ervas daninhas.

Se o solo em campo aberto estiver infectado com fungos, ele precisa ser desinfetado. Remova a camada superior do solo e regue a área com uma solução de cinzas ou sabão. Desinfetantes prontos, como "Kefalon" e "Carborane", podem ser usados.

Uma solução à base de sabão e bicarbonato de sódio pode ser usada tanto para prevenção quanto para tratamento. Para preparar a solução, dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em dois litros de água morna. Para garantir que a solução adira às folhas e não saia na chuva, adicione 5 ml de sabão líquido. Borrife os canteiros com a solução preparada em tempo seco e sem vento.

Floração de abobrinhaPara prevenir a doença, você precisa remover imediatamente as folhas doentes e secas do arbusto, regá-lo adequadamente, aplicar fertilizantes de potássio e fósforo e evitar o uso excessivo de componentes de nitrogênio.

O que fazer

O que fazer se seus ovários estiverem amarelando e caindo? Para garantir uma boa colheita, jardineiros experientes recomendam seguir algumas regras:

  • Recomenda-se adicionar esterco podre, cinzas de madeira ou turfa ao solo antes do plantio;
  • Após o plantio, recomenda-se adicionar ao solo um complexo de fertilizantes, incluindo componentes orgânicos e minerais (a fertilização é realizada em 2 etapas);
  • É útil cobrir o solo com palha (palha, serragem e capim picado são adequados como cobertura morta);
  • Solte o solo regularmente e estabeleça um regime de rega.

A primeira fertilização é feita após a formação das primeiras folhas. A próxima fertilização coincide com o período de formação dos brotos, antes da floração. Fertilizantes orgânicos (esterco de galinha, verbasco) são ideais.

Para evitar a quebra da colheita, você precisa saber o que fazer na situação atual. Depois de identificar a causa, você poderá escolher as medidas de controle corretas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata