O que fazer com flores estéreis na abobrinha, elas devem ser colhidas e como polinizar manualmente

A abobrinha é considerada uma das culturas mais populares para cultivo em hortas. É usada para cozinhar e conservar para o inverno. No entanto, se não for devidamente cuidada, a abobrinha produz uma colheita escassa, e os próprios frutos crescem pequenos. Há muitas razões para o fracasso da colheita, mas a mais comum é a formação de flores estéreis nos arbustos de abobrinha. Muitos jardineiros se perguntam o que fazer se suas plantas de abobrinha apresentarem flores estéreis.

Razões para o crescimento de flores estéreis nas plantas

Entre os motivos que influenciam na formação de flores estéreis, destaca-se a polinização insuficiente da abobrinha pelas abelhas. A estrutura da inflorescência da abobrinha é tal que é difícil para os insetos entrarem e transferirem o pólen de uma flor para outra. As abelhas não podem voar até a flor e polinizá-la.

Outras causas comuns de flores estéreis em abobrinhas incluem:

  • condições climáticas desfavoráveis;
  • o solo nos canteiros com abobrinha tem alta acidez;
  • padrão de plantio incorreto ou local desfavorável para o plantio de sementes;
  • propagação de doenças;
  • plantando as sementes do ano passado;
  • há poucos insetos polinizadores na área;
  • errado cuidando de abobrinha em campo aberto.

Antes de tudo, as abelhas são essenciais para o cultivo da abobrinha. Elas precisam de condições favoráveis ​​para polinizar as flores femininas.

abóbora estéril

A causa das flores estéreis é uma doença nas plantas.

A principal razão pela qual a abóbora produz flores vazias são as doenças das plantas. Se o arbusto produz poucos frutos, é bem possível que a abóbora esteja infectada com algum tipo de doença agrícola.

Entre as doenças que causam flores estéreis na abobrinha, destacam-se:

  • O oídio frequentemente ataca os vegetais, fazendo com que os arbustos desenvolvam inúmeras flores vazias que não produzem frutos. O primeiro sinal de oídio nos vegetais é a disseminação de uma camada branca nas folhas e caules. Gradualmente, os arbustos começam a secar e murchar.
  • O míldio também causa flores vazias e murcha de vegetais.

flores de abobrinha estéreis em terreno aberto

  • Jardineiros frequentemente enfrentam a podridão branca. Este vírus afeta não apenas as folhas, mas também as inflorescências e até mesmo o sistema radicular. Controlar esta doença é difícil.
  • O mosaico de manchas na abobrinha é outra doença que afeta a abobrinha. O fungo se espalha rapidamente por meio de insetos ou do vento, afetando praticamente todas as culturas da horta. Os sinais característicos da doença incluem manchas brancas nas folhas e a formação de numerosas inflorescências masculinas que não produzem frutos.

Para evitar o desenvolvimento de doenças na abobrinha, é preciso monitorar cuidadosamente a condição dos arbustos e cuidar deles adequadamente.

Outras razões para a formação de flores estéreis

Além das doenças, há outros motivos pelos quais as flores de abobrinha são estéreis. Entre eles está a presença de insetos nocivos nos vegetais. Os insetos mais comuns encontrados em abobrinhas são:

  • pulgão;
  • ácaro-aranha;
  • mosca do broto.

O controle dessas pragas é quase o mesmo que o de todas as outras. As pragas no jardim devem ser controladas por meio de cuidados regulares. Cuidar regularmente da abobrinha evitará o aparecimento de insetos. É importante tratar as plantas imediatamente com produtos químicos ou remédios naturais contra pragas.

Se você tratar a plantação imediatamente, os insetos praticamente não aparecerão.

pulgões na vegetação

As medidas preventivas incluem:

  • pulverizar abobrinha com produtos químicos;
  • capina regular dos canteiros e remoção de ervas daninhas da área;
  • rega bem organizada (os arbustos devem ser regados apenas com água morna, aquecida pelo sol, sem inundar os canteiros, mas também sem deixar o solo secar);
  • Inspecione regularmente os arbustos (se houver folhas e caules danificados ou secos nos canteiros, eles devem ser imediatamente cortados e jogados fora da área).

Todas essas medidas ajudam a garantir que insetos e doenças não apareçam na abobrinha.

Como ajudar a abobrinha durante o período de frutificação

Você pode remediar a situação com abobrinha usando vários métodos. Flores estéreis desaparecem rapidamente e seu número diminui. Antes de mais nada, é importante lembrar que é impossível eliminar completamente as flores estéreis da abobrinha. Flores estéreis contêm pólen necessário para a polinização de flores saudáveis. No entanto, o cuidado adequado promoverá a formação de flores saudáveis.

  • Alguns jardineiros preferem polinizar as flores manualmente. Esse método é trabalhoso e ineficaz.
  • Fertilizantes devem ser adicionados ao solo regularmente. Por exemplo, fertilizantes minerais (mas o uso de grandes quantidades de nitrogênio não é recomendado). Fertilizar arbustos de plantas com esterco é especialmente benéfico; isso eliminará imediatamente as flores estéreis.

fertilizante em um balde

  • As plantas devem ser regadas com uma solução de ácido bórico (o ácido bórico deve ser pulverizado nos arbustos, especialmente nas inflorescências).
  • Usar uma solução de açúcar pode ajudar. Para prepará-la, dissolva 5 colheres de sopa de açúcar em 2 litros de água. Mexa a solução até que o açúcar se dissolva e borrife nas inflorescências. O aroma doce atrairá as abelhas para as plantas.

Além de aplicar fertilizantes minerais e orgânicos, você precisa prestar atenção à rega dos seus canteiros. Antes de mais nada, use apenas água morna. Usar água fria pode causar o desenvolvimento de fungos nas plantas e o sistema radicular pode apodrecer.

Medidas preventivas para floração intensa

As plantas de abobrinha geralmente exigem pouca manutenção, portanto, não exigem muita atenção. Um conjunto mínimo de cuidados será suficiente. Se você negligenciar as plantas, gastará mais tempo combatendo pragas e doenças.

Se os arbustos estiverem produzindo poucas inflorescências, regue-os com uma infusão de cinzas de madeira, esterco de galinha e fósforo, o que incentivará o crescimento de mais inflorescências. Você também deve regar os canteiros com uma solução de nitroammofoska.

Em climas quentes, as inflorescências tornam-se estéreis. Para evitar inflorescências estéreis, os arbustos devem ser pulverizados com uma solução fraca de ácido bórico ou água.

fertilizante

Dicas de um jardineiro experiente

Se suas plantas de abobrinha estiverem produzindo flores vazias, você precisará recorrer a uma série de truques, como remédios populares. Jardineiros experientes revelam segredos para o cultivo de abobrinha.

  • Flores estéreis crescem devido ao solo ácido, então é necessário espalhar cal na área.
  • Durante o período de floração, a abobrinha requer uma grande quantidade de potássio, nitrogênio e fósforo.
  • É útil regar os canteiros com uma infusão de cascas de cebola. Despeje 1 kg de cascas de cebola em 5 litros de água e deixe em infusão por uma semana.
  • Regue as plantas regularmente com Effecton, Baikal ou Biosporin.
  • Dissolva 100 g de fermento em 10 litros de água morna. Mexa bem para dissolver o fermento e deixe em infusão por 24 horas. Você pode adicionar urtiga fresca à infusão para aumentar sua eficácia.

Combater flores murchas em canteiros de abobrinha não é difícil. O segredo é cuidar regularmente dos vegetais, prevenir insetos ou doenças e garantir que o solo esteja fértil e não muito ácido antes do plantio. Essas medidas multiplicarão a produção de abobrinhas por várias.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata