Qual é a melhor maneira de tratar a couve chinesa para combater pragas e doenças?

Ao decidir como tratar a couve-chinesa contra doenças e pragas, é importante ter em mente que as práticas agrícolas modernas não conseguem proteger a planta de todos os insetos que tentam danificá-la. Mas não se desespere: se você começar o controle de pragas cedo, poderá salvar sua colheita. Para isso, você precisa aprender mais sobre os insetos que podem causar sérios danos à hortaliça e destruir suas plantações.

Pragas do repolho: sintomas e sinais

Se você cultiva repolho chinês em seu jardim, com suas folhas lindas e suculentas, os insetos certamente vão querer se banquetear com ele. Ao plantar esse tipo de plantação, preste atenção a pequenos detalhes; eles indicam que pragas surgiram na área e estão prontas para causar sérios danos.

Como entender que uma planta está “doente”:

  1. Começou a ficar para trás no crescimento.
  2. As folhas ficaram amarelas, manchas e placas apareceram nelas.
  3. As cabeças de repolho não se formam ou esse processo ocorre de forma extremamente lenta.

Mas mesmo quando o repolho atinge a maturidade, não relaxe – as cabeças de repolho podem ser afetadas por:

  • podridão branca;
  • podridão seca;
  • fusário;
  • podridão cinzenta.

A planta pode ser infectada no jardim se chover por muito tempo. No entanto, os sintomas da doença aparecem após a colheita, durante o armazenamento. Nesse caso, é impossível tratar o repolho com qualquer coisa. O vegetal simplesmente apodrece.

repolho chinês

Existem vários insetos que podem causar sérios danos à couve-chinesa. Vejamos os principais sinais da presença deles no seu jardim.

Pulgão comum

O inseto pode não ter asas e pode ser encontrado na região no início do verão. Esses indivíduos não precisam de fertilização e produzem lagartas.

Os insetos gostam de fazer ninhos no interior das folhas; eles se alimentam do suco do repolho.

Mais tarde, mais perto de agosto, você poderá ver insetos vermelhos no seu jardim — também são pulgões. Esses insetos se reproduzem rapidamente, produzindo até 100 larvas durante seu ciclo de vida. Os pulgões formam colônias que podem rapidamente deixar um jardineiro sem colheita, e não apenas repolho.

O que fazer:

  1. Inspecione periodicamente as folhas do repolho em busca de insetos.
  2. Se detectado, tome as medidas necessárias imediatamente.

repolho chinês

Tripes

Tripes são pequenos insetos que se reproduzem rapidamente. Uma fêmea pode produzir até 15 gerações de pragas por estação. O problema é que, embora os tripes se reproduzam rapidamente, detectá-los em um lote é um grande desafio devido ao seu pequeno tamanho.

Como entender que a couve chinesa foi afetada por essas pragas:

  • inspecione as folhas - você poderá encontrar pequenas perfurações nelas - vestígios da presença de tripes no local;
  • Gradualmente, o amarelamento aparece nos locais das perfurações; os insetos também são perigosos porque são considerados portadores de doenças fúngicas.

tripes no repolho

Lesmas e caracóis

Todo jardineiro já se deparou com lesmas e caracóis. Eles são perigosos porque são extremamente vorazes e é praticamente impossível avistá-los durante o dia. Procure em cantos escondidos, em arbustos, atrás de ardósia ou em áreas úmidas.

Mosca da couve

É representado por duas variedades. É um inseto cinza de tamanho médio com duas listras nas costas. Os primeiros exemplares aparecem no jardim no final de abril. A mosca também pode ser encontrada durante o período de floração das crucíferas.

Mosca da couve

As pragas são perigosas porque depositam larvas que se alimentam do sistema radicular do repolho, causando a morte da planta por não receber nutrição adequada do solo.

Cuidado! Mesmo que as raízes do vegetal estejam apenas levemente danificadas, elas começarão a apodrecer.

Besouro-pulga crucífero

Pequenos besouros com duas listras amarelas nas costas que pulam pelo terreno são os besouros-pulga-do-repolho. Eles são perigosos porque se alimentam da seiva das plantas, atacando principalmente as folhas inferiores do repolho. O inseto aparece na primavera. Após devorar os restos das plantas mais velhas, ele rapidamente se move para as mudas. As plantas de repolho não conseguem resistir a esse ataque, resultando na morte das mudas.

Besouro-pulga crucífero

Inseto crucífero

Este inseto vermelho e preto, altamente prolífico, alimenta-se da seiva da couve-chinesa, sugando o suco da planta através de pequenos furos. A secreção que absorve tem propriedades específicas; a exposição repetida a ela leva à morte da planta.

Traça da couve, lagarta-cortadeira e borboleta branca da couve

Essas pragas aparecem no local graças às borboletas que depositam larvas, que devoram avidamente as folhas da couve chinesa.

Como identificar uma praga:

  1. Se você avistar uma pequena mariposa com asas e franjas cinzentas no seu jardim, não baixe a guarda. Essa mariposa não representa perigo algum, ao contrário de suas larvas, que são extremamente vorazes. Essas lagartas verdes podem destruir rapidamente uma plantação inteira de repolho.
  2. Em maio e julho, a traça-da-couve — uma mariposa noturna que deposita ovos nas folhas da couve — aparece na região. Ela começa com pequenos buracos, mas gradualmente as larvas da traça roem túneis através das folhas.
  3. A borboleta-branca-da-couve, ou borboleta-branca, pode botar até 100 ovos por temporada. As lagartas são grandes e primeiro comem as folhas, depois passam para os garfos. Elas as mastigam, privando os jardineiros de suas colheitas.

Traça da couve, lagarta-cortadeira e borboleta branca da couve

Verme do caule

O besouro em si não representa perigo, mas suas larvas, que penetram nos caules da planta, os devoram, causando sérios danos ao sistema radicular. As larvas são difíceis de detectar, mas suas características incluem:

  • a planta começa a ficar para trás no crescimento;
  • as cabeças de repolho perdem gradualmente sua elasticidade;
  • As folhas do repolho estão ficando amarelas e murchas.

Métodos para controlar pragas na couve chinesa

Após plantar repolho em seu jardim, certifique-se de tratá-lo contra pragas e doenças. Você pode tomar medidas preventivas usando métodos tradicionais ou optar por outros métodos, como produtos químicos.

Traça da couve, lagarta-cortadeira e borboleta branca da couve

Métodos populares

Esses métodos são usados ​​para se livrar de vários insetos que podem danificar as plantações. Vejamos algumas maneiras de ajudar a resolver o problema:

  1. Jardineiros experientes capturam lesmas criando armadilhas. Eles colocam ardósia e tábuas ao redor de seus canteiros e regam o solo sob esses abrigos. Em climas quentes, as pragas se aglomeram na armadilha; basta destruir o abrigo e recolhê-las. As lesmas também têm dificuldade para escalar tijolos quebrados ou entulho, e também não toleram sal. Basta polvilhar sal na lesma para matá-la.
  2. O absinto é um bom repelente de insetos; seus galhos são colocados perto das plantações para repelir pragas. É um bom método, mas você precisará replantar a grama regularmente.
  3. Pique 10 cabeças de alho, despeje 5 litros de água sobre elas, deixe descansar por 4 horas, depois ferva por 20 a 25 minutos, deixe esfriar, coe e use a decocção para borrifar.
  4. Uma mistura de cinzas de madeira e pó de tabaco protegerá a plantação de pulgões e outras pragas.

Os insetos depositam ovos com sucesso nas folhas inferiores das plantas. Este fato deve ser levado em consideração ao realizar o tratamento.

Traça da couve, lagarta-cortadeira e borboleta branca da couve

Preparações químicas e biológicas

Ao usar essas soluções para tratar plantações, lembre-se de realizar os procedimentos prontamente, caso contrário, as toxinas permanecerão na planta e poderão prejudicar a saúde humana.

As seguintes preparações são as mais populares entre os jardineiros:

  • Salvador;
  • Aktara;
  • Fagulha.

Método de processamento mecânico

Isso envolve manter as condições ideais para o crescimento das plantas. Mas mesmo o cultivo regular, a rega e a soltura do solo não livrarão a plantação de lesmas e lagartas.

repolho chinês

Por isso, se aparecerem insetos no seu jardim, colete-os, geralmente à mão, o que ajuda a preservar o repolho. Este método é eficaz contra lagartas que já cresceram e começaram a devorar o repolho, bem como contra caracóis e lesmas, mas apenas se a plantação estiver biologicamente saudável.

A que doenças a planta é suscetível?

Há uma série de doenças que podem afetar os vegetais, causando sérios danos e resultando em perdas nas colheitas.

Alternaria

No caso da Alternaria, manchas escuras podem ser vistas nas folhas da planta; com o tempo, elas ficam cobertas por uma camada cinza - esses são os esporos do fungo que causa a infecção.

Peronosporose

Outra doença que pode afetar a couve-chinesa é o míldio. Nesse caso, manchas escuras e irregulares aparecem na parte inferior da folha, seguidas de uma floração. As folhas afetadas morrem rapidamente.

Míldio da couve chinesa

Bacteriose mucosa

Afeta muitas culturas e seus sintomas podem ser notados já na segunda metade da estação de crescimento. As folhas da planta são inicialmente afetadas, mas a podridão se espalha gradualmente para o caule. A doença frequentemente se manifesta após a colheita, durante o transporte.

Perna Preta

Se o caule escurecer, ficar preto e começar a apodrecer, a muda provavelmente morrerá. Isso geralmente ocorre devido ao excesso de água no solo.

Queimadura marginal ou apical

Acredita-se que o amarelecimento das folhas seja causado por deficiência de cálcio; se a condição for grave, a cabeça do repolho não se forma, perde a elasticidade e acaba morrendo. Como medida preventiva, adicione giz triturado ou gluconato de cálcio moído ao buraco, mas faça isso apenas no dia do plantio.

Queimadura marginal ou apical

Necrose pontual

Não é considerada uma doença infecciosa, mas surge após a colheita ou durante o amadurecimento. Manchas de necrose aparecem na superfície das folhas da planta. A causa é o excesso de nitrogênio no solo. Fertilizantes à base de potássio podem ajudar a corrigir o problema.

Uma abordagem integrada para o tratamento de doenças

Para evitar que a cultura fique doente, é recomendável seguir algumas regras:

  1. Se você está preocupado com pragas e doenças, trate suas plantas imediatamente e use remédios populares como medida preventiva.
  2. Forneça ao repolho chinês as condições necessárias, monitore a temperatura, regue e solte o solo em tempo hábil.
  3. Não se esqueça de fertilizar e tratar as sementes antes do plantio.
  4. Certifique-se de que não haja pragas na área, pois elas podem se espalhar facilmente de uma cultura para outra.

Uma abordagem integrada envolve seguir regras gerais para o cuidado de vegetais, o que ajuda a minimizar riscos.

repolho chinês

Medidas preventivas no jardim: quando e como realizá-las?

Um jardineiro experiente sempre protege suas plantas antes que pragas ou os primeiros sinais de doenças apareçam. Salvar e proteger uma planta são duas coisas diferentes, enquanto erradicar lesmas, pulgões ou lagartas de um canteiro é uma tarefa complexa. O segredo é iniciar os tratamentos cedo, caso contrário, eles serão de pouca utilidade.

Então, o que você precisa fazer:

  1. Antes de plantar as sementes, coloque-as em água quente (temperatura de pelo menos 50 graus), mantenha as sementes na água por 20 minutos, enquanto a temperatura deve se manter estável, e então resfrie-as imediatamente colocando-as na água.
  2. Antes de semear ou plantar mudas (como último recurso), trate a cultura com um estimulante de crescimento.
  3. Ao plantar no solo, não se esqueça de regar o repolho com uma solução fraca de permanganato de potássio - esta é uma boa prevenção contra a perna preta.

Outras medidas preventivas são tomadas conforme necessário, mas lembre-se: se houve pragas na área no ano passado, há uma grande probabilidade de que retornem este ano, causando danos às plantas. Portanto, tome medidas com antecedência.

 

A couve-chinesa possui brotos suculentos que são um alvo popular para diversas pragas, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Se notar qualquer alteração na planta, como folhas escurecidas ou revestimento, trate-a imediatamente. Caso contrário, as chances de uma boa colheita são extremamente baixas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata