- Causas e sinais característicos do murchamento das folhas
- Falta de nutrientes no solo
- Deficiência de umidade
- Condições climáticas
- Doenças que causam murcha e apodrecimento das folhas do repolho
- Peronosporose
- Kila
- Alternaria
- Parasitismo de pragas
- Pulgões e moscas brancas
- Besouro-pulga crucífero
- Outros insetos
- O que fazer se as folhas do repolho estiverem murchando
- Nós regulamos a rega
- Nós aplicamos fertilizantes
- Protegendo contra doenças
- Nós tratamos insetos
- Prevenção e cuidados adequados são a chave para uma boa colheita.
Por que as folhas do repolho ficam amarelas e murcham? Essa pergunta é frequentemente feita por jardineiros que decidem cultivar essa hortaliça rica em vitaminas. Existem vários fatores que podem causar o amarelamento e o murchamento das folhas. Com os devidos cuidados e tratamentos preventivos, o repolho crescerá saudável e formará uma cabeça grande e firme.
Causas e sinais característicos do murchamento das folhas
As folhas do repolho podem murchar imediatamente após o transplante das mudas para o jardim. Nesse ponto, as plantas jovens são muito vulneráveis. A luz solar direta pode fazer com que percam muita umidade. As raízes ainda estão fracas demais para repor suas reservas de água. Nesse ponto, as mudas precisam de abrigo e bastante rega.
As folhas do repolho podem murchar antes de amadurecerem por vários motivos. A planta pode ser infectada por vírus ou fungos, ou sofrer ataques de insetos. As folhas do repolho murcham devido à falta de nutrientes no solo, condições climáticas desfavoráveis ou práticas agrícolas inadequadas.
Falta de nutrientes no solo
O repolho deve ser cultivado em solo bem fertilizado, neutro ou levemente ácido. A falta de microelementos minerais no solo interrompe o metabolismo da planta e afeta seu crescimento e aparência.
No entanto, as folhas do repolho às vezes murcham devido a infestações de insetos ou fungos, envelhecimento natural, seca ou excesso de cloro, alumínio ou manganês no solo. É importante determinar corretamente a causa do murchamento da planta antes de tomar qualquer medida.

A deficiência de nitrogênio faz com que a planta adquira uma coloração verde-clara anormal, com as folhas ficando completamente amareladas. A deficiência de fósforo faz com que o repolho fique verde-escuro. As folhas permanecem com a mesma cor, mas às vezes aparecem pequenas manchas amarelas.
A deficiência de potássio, magnésio ou zinco é indicada pelo amarelamento de seções individuais da folha, em vez da folha inteira. Por exemplo, as bordas das folhas secam devido à deficiência de potássio.
Os sintomas de murcha devido à falta de nitrogênio, fósforo, zinco, potássio e magnésio podem ser observados inicialmente apenas nas folhas mais velhas do repolho. Quando esses micronutrientes estão deficientes no solo, eles migram das partes mais velhas da planta para as mais jovens, que não apresentam sinais de deficiência mineral.

No entanto, se o repolho for plantado em solo deficiente em cálcio, boro, manganês, cobre, enxofre e ferro, os sinais de murcha são visíveis até mesmo nas folhas jovens. Elas perdem a cor verde total ou parcialmente. Se a fertilização necessária for aplicada, os sinais de deficiência do microelemento mineral dominante desaparecem.
Deficiência de umidade
O repolho é considerado uma planta que gosta de umidade. Sua alta necessidade de água é explicada por suas características morfológicas (raízes rasas, grande superfície de evaporação foliar). O repolho necessita de mais umidade durante a germinação das sementes, o estabelecimento das mudas e a formação dos brotos. Se a umidade for insuficiente, as bordas das folhas ficam rosadas, enroladas e desenvolvem uma flor azulada. Posteriormente, o repolho seca e morre no jardim se não for regado regularmente.
No entanto, o excesso de umidade também pode causar o murchamento das folhas do repolho. O excesso de água pode acidificar o solo, interrompendo o suprimento de oxigênio das raízes. Não regar em excesso e aplicar regularmente a quantidade correta de água pode evitar o murchamento das folhas do repolho.

Condições climáticas
O repolho é uma cultura resistente ao frio. As mudas se desenvolvem bem em temperaturas de -12 a 15 °C (53 a 59 °F). É melhor plantar mudas jovens no jardim em meados de maio, quando o solo atinge 10 °C (50 °F). Uma vez plantado no solo, o repolho prospera em condições frescas de verão. As cabeças se formam bem em temperaturas de 18 a 20 °C (64 a 68 °F).
Em verões secos e excessivamente quentes, as folhas inferiores ficam amarelas e caem, e as cabeças de repolho racham. Plantas maduras não gostam de calor, mas toleram bem geadas de outono de curta duração. Em clima frio e chuvoso, o repolho é frequentemente afetado por infecções fúngicas.

Doenças que causam murcha e apodrecimento das folhas do repolho
Se as práticas agrícolas não forem seguidas, os cuidados forem negligenciados ou ocorrerem condições climáticas adversas, o repolho pode adoecer. Isso pode ser causado por uma infecção fúngica ou viral.
Peronosporose
Esta doença também é conhecida como míldio. Esta infecção fúngica afeta mudas jovens e maduras, mas é mais perigosa para transplantes. Manchas amarelas ou marrons aparecem na superfície superior das folhas, perto das nervuras. O patógeno penetra nas folhas através dos estômatos. Em clima úmido, uma camada acinzentada de esporos fúngicos se desenvolve na parte inferior das folhas de repolho.

Dias chuvosos promovem a rápida disseminação da infecção. As folhas afetadas ficam amarelas e depois murcham. O míldio se desenvolve em temperaturas acima de 15 graus Celsius, em alta umidade, em solos ácidos e em áreas abafadas e sem ventilação.
Kila
Uma doença fúngica que ataca as raízes de plantas jovens e maduras. Diz-se que mudas infectadas com crucíferas morrem completamente. Isso é verdade. O fungo forma crescimentos e inchaços nas raízes que são difíceis de notar. Não importa o quanto você regue o repolho, ele ainda murcha. A crucífera impede que as plantas maduras se desenvolvam normalmente. Suas folhas murcham e ficam amarelas, e as cabeças de repolho ficam pequenas, caem, secam e, às vezes, não se formam. A crucífera é mais frequentemente ativa em climas quentes e úmidos, em solos levemente ácidos.

Alternaria
Esta doença fúngica é chamada de mancha preta. O patógeno ataca culturas jovens e maduras, bem como sementes. Manchas pretas aparecem nas folhas do repolho, que posteriormente caem e formam buracos. A planta afetada forma uma cabeça solta. As folhas do repolho ficam amarelas e murcham. As sementes perdem a viabilidade se o fungo penetrar em seus embriões.
A mancha foliar de Alternaria ocorre em plantações densas durante períodos de chuvas intensas ou regas em temperaturas acima de 25 °C. A fonte de infecção são sementes infectadas ou restos vegetais contendo micélio ou conídios.

Parasitismo de pragas
Durante toda a sua estação de crescimento, o repolho está sujeito a ataques de pragas. Insetos e suas larvas atacam as folhas, caules e raízes da planta, causando murcha, atraso no crescimento e até mesmo a morte da planta.
Pulgões e moscas brancas
Os pulgões da couve são insetos minúsculos, amarelos e de corpo mole que se alimentam da seiva da couve. Colônias dessas pragas se instalam nas folhas da planta. A planta enfraquece, suas folhas murcham e secam, e as cabeças ficam soltas e frequentemente apodrecem. Você pode salvar a colheita começando a controlar os pulgões antes que as cabeças comecem a se formar.
A mosca-branca é uma pequena borboleta com asas brancas e duas manchas escuras, semelhante a uma mariposa. O inseto deposita ovos na parte inferior das folhas do repolho. As larvas então se alimentam da seiva do repolho. A fuligem se desenvolve nas secreções da mosca-branca. As folhas afetadas pelos insetos e pela infecção fúngica perdem a aparência saudável, ficam amareladas e murcham.

Besouro-pulga crucífero
Esses insetos saltadores pretos, azuis ou listrados são, na verdade, pequenos besouros-das-folhas. Essas pragas danificam as folhas do repolho, abrindo buracos através delas. As fêmeas depositam seus ovos no solo, e as larvas eclodidas se alimentam das raízes das plantas.
Os besouros são perigosos para mudas jovens e, se se espalharem em massa, podem destruir plantações maduras.
Outros insetos
Ácaros e moscas-da-couve são prejudiciais ao repolho. Teias na parte inferior das folhas indicam atividade de ácaros. Esses insetos esverdeados ou alaranjados se alimentam da seiva do repolho e causam o ressecamento das folhas.

A mosca-da-couve é muito semelhante à mosca doméstica comum. No entanto, seu dorso cinza apresenta três listras longitudinais pretas. A mosca deposita ovos no colo da raiz das plantas. As larvas eclodidas se alimentam das raízes da couve, causando o murchamento da planta e a coloração cinza-azulada das folhas.
O que fazer se as folhas do repolho estiverem murchando
Para o desenvolvimento normal das plantas, condições favoráveis e cuidados adequados são essenciais. O que fazer se o tempo estiver frio e chuvoso ou, inversamente, quente e seco? Mesmo nesses climas, é possível obter uma boa colheita de repolho. As plantas devem ser tratadas com fungicidas e inseticidas, supridas com minerais, capinadas, regadas regularmente (se necessário) e o solo deve ser solto.

Nós regulamos a rega
O repolho não murcha se for regado corretamente. Use água morna e sedimentada, de preferência água da chuva. Regue o repolho diariamente após o plantio das mudas e à medida que as cabeças se formam. O excesso de água pode causar alagamento, o que pode causar o apodrecimento das raízes do repolho. Evite regar durante o tempo chuvoso. Durante os períodos de seca, despeje 10 litros de água sob as raízes. Regue o repolho uma vez por semana durante um mês antes da colheita para evitar que as cabeças se partam.
Nós aplicamos fertilizantes
O repolho precisa ser alimentado com fertilizantes orgânicos e minerais. Os fertilizantes orgânicos enriquecem o solo com todos os micronutrientes necessários. Os fertilizantes minerais não só enriquecem o solo com nutrientes, como também reduzem o risco de infecções fúngicas.

O solo é preparado para o plantio. No outono, o solo é revolvido e 6 kg de esterco podre ou 300 gramas de esterco de aves são adicionados por metro quadrado. No outono, o solo é enriquecido com nitrogênio, potássio e fósforo. 40 gramas de ureia, sulfato de potássio e superfosfato duplo são adicionados por metro quadrado. Para normalizar a acidez, 300 gramas de cinza de madeira ou cal são adicionados.
Duas semanas após o transplante das mudas para o jardim, fertilize o solo com ureia ou salitre (35 gramas para cada 10 litros de água). Após 14 dias, adicione uma solução de verbasco (0,5 kg de esterco para cada 10 litros de água). Para evitar rachaduras nas cabeças de repolho, borrife-as com uma solução de ácido bórico. Use 5 gramas da solução para cada 10 litros de água.
Durante a formação da cabeça, suplementos de potássio e fósforo são adicionados ao solo (40 gramas de sulfato de potássio, superfosfato e 2 xícaras de cinzas para cada 10 litros de água). Não mais do que 1 litro da mistura de nutrientes é despejado sob cada planta.
Protegendo contra doenças
Infecções podem se espalhar para o repolho a partir do solo, ser transportadas por insetos ou transmitidas por ervas daninhas e plantações próximas. Se notar sinais de murcha ou danos nas folhas, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. É melhor remover mudas mortas ou plantas maduras da área imediatamente e polvilhar o solo com cal.
Uma planta infectada com crucificação não pode mais ser salva. O repolho pode ser amontoado alto para estimular o desenvolvimento de raízes adventícias. Para prevenir a doença, calce o solo antes do plantio. Uma solução de enxofre coloidal pode ser despejada em cada cova antes do plantio das mudas. É aconselhável tratar as mudas com fungicidas (Fitosporina ou Alerina).

Você pode adicionar um pouco de farinha de dolomita ao buraco antes do plantio. Se o solo estiver infestado de crucíferas, você deve plantar tomates, cebolas, alho e berinjela nele pelos próximos anos. Esses vegetais matam o fungo.
Se surgirem sintomas de manchas pretas, as cabeças de repolho são pulverizadas com uma solução fungicida (Antracol, Skor ou Cuproxat). Se surgir míldio, pulverizar com calda bordalesa ou solução de Planriz. Se surgirem rizoctonia (manchas enferrujadas nas folhas), as cabeças de repolho são tratadas com uma solução de cobre.
Pulverizar com uma solução de permanganato de potássio ou Fundazol ajuda contra a perna preta (escurecimento e afinamento do caule das mudas).
Nós tratamos insetos
A maneira mais eficaz de controlar insetos é considerada o uso de inseticidas (Aktara, Match, Enzhio). Em vez de produtos químicos, você pode usar remédios populares (sabão, cinzas, vinagre, soluções salinas, infusões de cebola ou alho, ou uma decocção de folhas de tomate ou batata). Armadilhas e chamarizes podem ser colocados no canteiro. Os insetos serão repelidos pelo cheiro forte de plantas plantadas perto do repolho, como endro, erva-doce, hortelã, cebola e alho.

Prevenção e cuidados adequados são a chave para uma boa colheita.
O repolho prosperará e permanecerá livre de doenças se forem tomadas algumas medidas preventivas. É melhor plantar o repolho depois do tomate, da batata, da cebola e do alho. Antes do plantio, fertilize, calce e trate o solo com uma solução de permanganato de potássio. As sementes devem ser endurecidas e desinfetadas previamente.
Para prevenir doenças, as plantas são pulverizadas com uma solução de permanganato de potássio, sulfato de cobre e calda bordalesa. Uma solução salina é usada como medida preventiva contra pragas. O solo ao redor do repolho é polvilhado com cinzas, serragem e areia. Para garantir uma boa colheita, o repolho precisa de rega e fertilização regulares.











