- Prós e contras do cultivo de repolho chinês
- Características e características distintivas do vegetal
- Como está crescendo?
- Quando o repolho chinês está maduro?
- Propriedades benéficas e danos
- Possíveis doenças e pragas da cultura
- Condições necessárias para o crescimento e formação da cabeça
- Requisitos para composição do solo
- Condições de iluminação e temperatura
- Sombra ou lugar ensolarado?
- Características de pouso
- Crescendo a partir de sementes
- Método de mudas
- Do talo do repolho
- Cultivo e cuidado em campo aberto
- Momento ideal para a semeadura de mudas
- Quando transplantar para terreno aberto
- A coleta é realizada?
- Fertilização e rega
- Tratamento preventivo contra insetos e doenças
- Afrouxamento e cuidados com camas
- Colheita e armazenamento de repolho chinês
- Variedade de variedades
- Pak choi
- Martin
- Bok choy
- vidro
- Alyonushka
O repolho chinês é às vezes chamado de repolho asiático. Sua origem é a China, daí seu nome comum. A planta é cultivada lá há 3.000 anos. Tornou-se conhecido na Rússia e na Europa no final do século XIX, mas só se difundiu no final do século XX.
Este é um vegetal valioso para quem prefere uma dieta saudável, pois é um produto dietético e contém um grande número de nutrientes. É frequentemente incluído em planos alimentares.
Esta cultura é cultivada atualmente não apenas em países asiáticos, mas também em muitas outras regiões. Diversas variedades do vegetal foram desenvolvidas. A couve-chinesa é frequentemente confundida com a couve-chinesa. No entanto, são bastante diferentes tanto na aparência quanto no sabor. O que é a couve-chinesa, como cultivá-la e como cuidar dela serão discutidos a seguir.
Prós e contras do cultivo de repolho chinês
Esta cultura pode ser cultivada com sucesso não apenas em escala industrial, mas também no campo.
O repolho tem uma série de vantagens óbvias:
- Sabor brilhante e picante.
- Maturidade precoce.
- Relativa despretensão.
- Resistência à geada.
- Alto rendimento.
- Longa vida útil das frutas.
O repolho tem uma linda roseta decorativa, por isso também pode ser usado como decoração para uma casa de veraneio.
Características e características distintivas do vegetal
O repolho chinês maduro é ligeiramente menor que o repolho chinês. A planta tem folhas verde-escuras que não formam uma cabeça densa, mas estão dispostas em caules densos ao redor do tronco principal.
Como está crescendo?
É uma cultura anual, ou menos comumente bienal. As folhas e pecíolos da planta são comestíveis, daí seu outro nome: repolho peciolado. Quando madura, a planta atinge cerca de 30 cm de altura. O diâmetro da roseta é de aproximadamente 20 cm. Possui folhas fortes e carnudas, cuja cor varia do branco ao verde.

Quando o repolho chinês está maduro?
Sob as condições adequadas, a couve-chinesa pode ser colhida o ano todo. O cultivo ao ar livre produz o vegetal no verão e no outono.
Propriedades benéficas e danos
O repolho tem propriedades antibacterianas. Na China, é usado não apenas para cozinhar, mas também para curar feridas e queimaduras. Contém uma grande quantidade de folato e aminoácidos benéficos. É baixo em calorias — apenas 13 kcal por 100 g. As folhas têm sabor semelhante ao do espinafre. Quando consumido cru, o repolho retém a maior parte das vitaminas.
Também é usado no preparo de pratos que exigem tratamento térmico, bem como para conservas.
Incluir folhas de couve-chinesa na sua dieta ajudará a estabilizar a função gastrointestinal. A couve previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer. As folhas mantêm suas propriedades benéficas por toda a sua vida útil.

Folhas frescas de couve chinesa não devem ser consumidas simultaneamente com laticínios. Mesmo em indivíduos saudáveis, essa combinação pode causar problemas digestivos e, em pessoas com doença pancreática, pode desencadear dores intensas. Deve ser excluída da dieta em caso de colite, intoxicação alimentar ou diarreia.
Em grandes quantidades, este vegetal pode causar uma queda significativa na pressão arterial. O repolho também pode causar formação excessiva de gases no intestino.
Uma desvantagem é que os brotos jovens são preferidos para consumo. A parte inferior das folhas fica muito dura com o tempo e imprópria para consumo.
Possíveis doenças e pragas da cultura
Folhas de repolho em canteiros de jardim são frequentemente atacadas pelos seguintes insetos:
- percevejos;
- besouros-pulgas crucíferos;
- grilo-toupeira;
- vaga-lume;
- verme-arame;
- borboleta branca de nabo;
- lesmas;
- pulgão;
- besouro-das-flores;
- mosquitos peciolados.

Pulverizar com clorofós e polvilhar os arbustos com cinzas de madeira ajuda a se livrar das pragas.
A planta pode ser suscetível às seguintes doenças:
- Crustácea. Uma infecção bacteriana das raízes que ocorre em condições de alta umidade ou solo ácido.
- O mofo cinzento é uma doença fúngica que causa o aparecimento de manchas marrons nas folhas.
- Míldio. Inicialmente, uma camada branca aparece nas folhas, que depois caem.
- Bacteriose do muco. Esta doença bacteriana geralmente ocorre quando partes da planta são danificadas mecanicamente.
- Canela preta. Uma doença fúngica que se desenvolve em sementes ou brotos jovens. Como resultado, as folhas caem e a planta morre.
Se doenças fúngicas já afetaram a planta em seus estágios iniciais, basta remover as folhas danificadas e tratar a planta. Se a infestação for grave, a planta precisará ser removida.

Uma boa medida preventiva seria afrouxar regularmente a camada superior do solo e remover ervas daninhas.
Condições necessárias para o crescimento e formação da cabeça
A planta é despretensiosa, mas vale a pena conhecer algumas características da tecnologia agrícola e levá-las em consideração na hora de plantar e cuidar da cultura.
Requisitos para composição do solo
O solo deve ter pH neutro e ser bastante solto, porém fértil. O local de cultivo da planta deve ser escolhido de forma que o excesso de água não fique estagnado. O local também deve ser protegido de correntes de ar fortes, pois a orquídea chinesa tem um sistema radicular frágil.
Condições de iluminação e temperatura
Ao cuidar de plantas, é importante monitorar os níveis de calor e umidade. Idealmente, uma temperatura não superior a 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit) fará com que a planta produza hastes florais.

O repolho tem excelente resistência à geada, mas deve ser plantado em temperaturas não inferiores a 15 graus Celsius. Durante as primeiras semanas, as plantas devem ser cobertas com filme plástico para protegê-las de possíveis geadas de primavera.
Sombra ou lugar ensolarado?
Áreas bem iluminadas são ideais para o cultivo desta cultura. Algumas variedades toleram breves períodos de sombra.
Características de pouso
A couve-chinesa pode ser plantada depois de leguminosas, batatas, cenouras, cebolas e alho. É altamente recomendável não plantá-la onde tomates foram cultivados anteriormente, pois pode ser danificada por pragas e doenças.
Não é recomendado cultivar esta cultura em solo previamente semeado com rabanetes ou qualquer outra variedade de repolho. Nesse solo, o repolho chinês só deve ser plantado após quatro anos. Existem várias maneiras de cultivar vegetais.
Crescendo a partir de sementes
Este método de cultivo de sementes requer preparação prévia. Isso aumenta as chances de germinação bem-sucedida. Coloque as sementes em um pedaço de pano ou gaze, mergulhe-as em água morna por 20 a 30 minutos e, em seguida, resfrie-as na água por 1 a 2 minutos. Em seguida, trate as sementes com uma solução especial por 12 horas. Se não forem plantadas imediatamente após o tratamento, devem ser armazenadas na geladeira a -9 graus Celsius.

As sementes tratadas são colocadas em solo úmido e preparado e enterradas a uma profundidade de 1,5 cm. O repolho cultivado a partir de sementes amadurece mais tarde do que o cultivado a partir de mudas.
Método de mudas
Este método de cultivo reduz o risco de perdas na colheita. A germinação das sementes de repolho é de aproximadamente 70%, enquanto a germinação das mudas é de 90%. Os frutos também aparecem muito mais cedo. As mudas são plantadas em um substrato preparado com os seguintes componentes:
- Solo de coco.
- Húmus.
O melhor é colocar as mudas em um vaso de turfa. A planta deve ser transplantada diretamente para o solo. Isso é muito prático e ajuda a evitar danos às mudas. Plante de 2 a 3 sementes por vaso. Assim que os primeiros brotos surgirem, certifique-se de que recebam luz suficiente.

A rega deve ser moderada, juntamente com uma leve soltura do solo. Dez dias antes do plantio ao ar livre, as plantas devem ser movidas para fora para permitir a aclimatação. Os brotos fracos devem ser removidos, deixando os mais fortes. A rega deve ser interrompida 2 a 3 dias antes do plantio nos canteiros.
Do talo do repolho
O repolho também pode ser cultivado a partir de um talo de repolho. Para isso, corte a parte inferior para que fique com pelo menos 5 cm de comprimento. As folhas cortadas podem ser usadas como alimento. Coloque as folhas restantes em um recipiente com água e mantenha em local fresco, mas não frio. Depois de um tempo, as raízes aparecerão. Transfira a planta com cuidado para um vaso, tomando cuidado para não danificar as raízes. O talo em si deve ficar acima do solo.

Após 7 a 10 dias, as primeiras folhas aparecerão. Elas estarão prontas para uso. O repolho poderá então ser plantado ao ar livre.
Cultivo e cuidado em campo aberto
Seguir algumas práticas agrícolas básicas permitirá que você cultive uma boa colheita de repolho.
Momento ideal para a semeadura de mudas
As mudas devem ser cultivadas um mês antes do plantio ao ar livre. Para garantir uma boa colheita de verão, comece a cultivar mudas a partir de sementes no final de março. Se estiver planejando uma colheita posterior, as mudas devem ser cultivadas no final de junho.
Quando transplantar para terreno aberto
A melhor época para plantar mudas no jardim é maio. Para uma colheita tardia, plante-as em julho.
A coleta é realizada?
A repicagem (transplante das mudas para recipientes maiores) é necessária quando dois brotos fortes crescerem em um único vaso de turfa. Em seguida, separe cuidadosamente as mudas e replante-as em recipientes separados.

Fertilização e rega
A rega deve ser suficiente, mas não excessiva, para evitar o apodrecimento das raízes. Em média, são necessários pelo menos 15 litros de água por metro quadrado. A planta tolera bem fertilizantes orgânicos, mas esterco não é recomendado. Húmus é adicionado ao solo após a última colheita e o solo é arado. O solo estará pronto para a próxima estação.
A cultura deve ser tratada com uma solução de nitrogênio 3 vezes durante toda a estação:
- Após o plantio no solo.
- Durante o período de formação das primeiras folhas.
- Durante o período de formação da cabeça.
Durante a formação da cabeça, é aconselhável amarrar as folhas de repolho formando uma cabeça.

Tratamento preventivo contra insetos e doenças
Os principais danos a esta cultura são causados por besouros-pulga. Para se livrar deles, trate as plantas com uma infusão de tabaco ou solução de vinagre.
Para evitar danos causados por outras pragas de insetos, as plantas devem ser tratadas uma vez por semana com uma mistura de pó de tabaco e cinzas de madeira.
Afrouxamento e cuidados com camas
A soltura do solo é feita simultaneamente à rega. Também é importante remover ervas daninhas do jardim o mais rápido possível. Este procedimento deve ser realizado com muito cuidado, pois pode facilmente danificar a planta.
Colheita e armazenamento de repolho chinês
A colheita é feita de duas maneiras: cortando a cabeça inteira ou removendo folhas individuais. O melhor horário para a colheita é pela manhã, pois é quando as folhas estão mais saturadas de umidade.

Para um armazenamento mais longo, retire as folhas dos talos do repolho colhido e lave-as com água. Enrole-as em um pano embebido em água ou em filme plástico e guarde na geladeira. Este repolho pode ser armazenado na geladeira por até 14 dias. No final do outono, quando as temperaturas caem para -3-4°C (-3-4°F), você pode desenterrar o arbusto de repolho e enterrá-lo em areia úmida no porão, e replantá-lo no jardim na primavera.
Variedade de variedades
Variedades modernas de repolho chinês se adaptaram às novas condições e são bastante adequadas para cultivo na Rússia central.
Pak choi
Esta é a variedade mais comum de repolho chinês. É o ancestral de outras variedades. Distingue-se pelo seu excelente sabor.

Martin
Esta é uma variedade de maturação precoce. Suas folhas são verde-claras e carnudas. Os frutos desta variedade podem pesar até 1 kg. Ao contrário de outras variedades, esta cultivar tolera bem curtos períodos de escuridão, bem como oscilações bruscas de temperatura. Produz rendimentos altos e consistentes.
Bok choy
Os frutos maduros desta variedade são um pouco menores do que os de outras cultivares. Possui folhas verde-escuras que não formam uma espiga densa, mas estão dispostas em caules densos ao redor do tronco principal. Esta variedade é mais comumente cultivada em países asiáticos.

vidro
Seu nome se deve ao formato característico de seus frutos. Como outras variedades de repolho chinês, não forma uma cabeça, mas as folhas têm um formato largo, semelhante a um cálice. As folhas são largas, densas e crocantes, com um sabor agradável e levemente picante.
Alyonushka
Uma das variedades mais populares entre os jardineiros. Os frutos maduros podem pesar até 1,5 kg. É uma variedade de maturação precoce. um tipo de repolho com folhas folhosas Roseta de tamanho médio. Os pecíolos são densos e largos. É especialmente boa porque pode produzir duas colheitas ao longo da estação.
As variedades Lebedushka, Vesnyanka e Pava também são recomendadas para cultivo em hortas. Para concluir, gostaria de destacar que a couve-chinesa é uma ótima opção para jardineiros.











