- Vantagens e desvantagens das variedades de repolho de maturação tardia
- As melhores variedades: descrição e características
- Agressor
- Mara
- Moscou no final das 9
- Amager 611
- Branca de Neve
- Megaton F1
- Kolobok
- Inverno de 1474
- Langedijker
- Turco
- Inverno de Kharkiv
- Mãe F1
- Valentina F1
- Pão de Açúcar
- Orion F1
- Lennox F1
- Átrios
- Crumont
- Cabeça de pedra
- Ls 251 F1
- Extra
- Plantio e cuidados com culturas tardias em campo aberto
- Época e tecnologia de plantio em campo aberto
- Sementes
- Mudas
- Características de cuidado
- Umedecimento do solo
- Modo claro
- Afrouxamento e capina
- Cobertura superior
- Colheita e armazenamento de culturas
Esta planta da família das crucíferas é rica em micronutrientes, contém uma série de vitaminas, limpa os intestinos e estimula o fígado e o estômago. Algumas variedades tardias de repolho levam quase seis meses para amadurecer, mas as cabeças são armazenadas por muito tempo, retêm suas propriedades benéficas, suportam bem o transporte e não acumulam substâncias nocivas. Amadurece em apenas três meses. repolho precoce, mas suas cabeças estragam rapidamente e não são adequadas para conserva.
Vantagens e desvantagens das variedades de repolho de maturação tardia
Jardineiros cultivam vegetais para consumo fresco, armazenamento e enlatamento. As variedades precoces não são adequadas para armazenamento no inverno e são consumidas imediatamente. O repolho tardio, embora leve mais tempo para amadurecer, oferece muitas vantagens em relação às variedades de maturação rápida. Suas vantagens incluem:
- alta produtividade;
- longa vida útil;
- excelente transportabilidade.
As cabeças de repolho tardias mantêm o sabor quando fermentadas, em conserva ou conservadas com vinagre. Os nitratos não se acumulam nas cabeças ou folhas durante o armazenamento.
As melhores variedades: descrição e características
O repolho tardio geralmente não estraga até a primavera, mas os criadores já criaram híbridos cujas cabeças duram até a próxima colheita sem perder o sabor ou a firmeza, mantendo suas características varietais, e a planta é resistente a doenças e insetos.
Agressor
Este repolho híbrido de origem holandesa prospera em uma variedade de climas e é fácil de cuidar. As cabeças amadurecem lentamente e não racham, mesmo com excesso de umidade. A variedade Agressor é resistente à requeima, à canela preta e à pulga. As cabeças firmes duram muito tempo e mantêm um bom sabor quando em conserva.

Mara
O repolho branco, cultivado na Bielorrússia, é colhido após cinco meses e meio, quando cultivado a partir de mudas. As folhas são verde-escuras e revestidas por uma camada de purina. Uma cabeça madura não pesa mais de 4 kg, permanece fresca até maio se armazenada em local fresco e não se deforma durante o transporte.
A variedade não é afetada pela podridão e cria raízes em climas úmidos com chuvas frequentes e prolongadas.
Moscou no final das 9
Esta variedade híbrida de origem russa é surpreendentemente grande em tamanho. Produz altos rendimentos. As cabeças achatadas e densas duram até junho, e alguns exemplares pesam de 9 a 10 kg quando maduros. A variedade é imune a infecções fúngicas, que causam a parada do crescimento, ressecamento e morte das plantas. Não há avaliações negativas sobre o repolho tardio de Moscou. Jardineiros afirmam que as cabeças se recuperam após uma geada de -7 °C (-4 °F).

Amager 611
Esta variedade de guerra tolera bem baixas temperaturas e amadurece em 160 dias. As espigas, que raramente pesam mais de 5 kg, são armazenadas por seis meses sem rachar e são muito fáceis de processar. As espigas densas com folhas verde-glaucas são adequadas para conserva e fermentação. A planta é resistente a fungos, as raízes não apodrecem em alta umidade e o Amager responde mal ao calor e à seca.
Branca de Neve
A estação de crescimento do híbrido dura no máximo 160 dias. Produz uma colheita abundante de cabeças de repolho redondas e deliciosamente saborosas, pesando em média 3,5 kg. Cabeças maiores, mais densas e de coloração bem clara também crescem. A Branca de Neve não racha, o que a torna ideal para conservas.

Megaton F1
Este híbrido de repolho de maturação tardia, pouco conhecido entre os jardineiros, amadurece em 100 dias. Tolera plantações densas, possui folhas grandes e bem desenvolvidas e é resistente à fusariose. As cabeças densas e achatadas do Megaton pesam entre 4 e 9 kg.
Kolobok
Jardineiros plantam esta variedade altamente produtiva para armazenamento a longo prazo. Este repolho, que amadurece em 150–155 dias, é valorizado por:
- não tem medo de infecção bacteriana;
- não sofre de fusarium;
- não afetado pela podridão.
As cabeças verdes e densas do repolho Kolobok ficam quase brancas quando cortadas. São ligeiramente amargas, mas em janeiro o sabor desagradável desaparece.

Inverno de 1474
Esta variedade cultivada internamente tem uma vida útil muito longa; o repolho permanece fresco até junho e não racha durante períodos chuvosos prolongados. As folhas, formando uma cabeça densa, são cobertas por uma flor. A Zimovka é cultivada no Extremo Oriente, Cazaquistão e Rússia Central.
Langedijker
Uma variedade de repolho branco desenvolvida na Alemanha, amadurece tarde. É plantada para armazenamento, embora as cabeças também sejam consumidas frescas e adequadas para conservas. Elas não se partem facilmente e têm uma textura firme, mas as folhas superiores tendem a amarelar na primavera.
Turco
Esta variedade de repolho de maturação tardia é colhida 120 dias após o estabelecimento das mudas. As cabeças são bem formadas, pesam no máximo 3 kg e duram de 7 a 8 meses. O repolho turco é resistente à seca e prospera no sul.

Inverno de Kharkiv
Um híbrido obtido pelo cruzamento do Amager com a variedade de repolho Dauerweiss, é cultivado tanto na Europa quanto na Ásia porque a planta tolera altas temperaturas, e as mudas sobrevivem a temperaturas tão baixas quanto -2 °C (33 °F) e podem suportar temperaturas de até 40 °C (100 °F). Mesmo com a falta de umidade, cabeças suculentas pesando de 2 a 3,6 kg (4,5 a 8,8 libras) amadurecem. Os jardineiros adoram. Repolho de inverno de Kharkiv:
- para alta produtividade;
- bom gosto;
- excelente transportabilidade.
Quando armazenadas, as cabeças são resistentes a doenças e infestações de insetos. As folhas são usadas para fazer rolinhos de repolho, e as cabeças são fermentadas e conservadas em conserva.
Mãe F1
Esta variedade híbrida é cultivada na região do Volga, Moldávia e Ucrânia. Distingue-se por uma roseta ligeiramente elevada de folhas verde-glaucas. As cabeças achatadas pesam 2,5 kg quando maduras e podem ser armazenadas sem se deteriorar por até seis meses.

Valentina F1
Um híbrido popular entre jardineiros, sua estação de crescimento se aproxima de 180 dias. Folhas pequenas formam uma roseta robusta. As cabeças de 3,5 kg têm formato oval. O repolho tem um sabor adocicado e fica crocante em picles e marinadas. Não apodrece nem seca por mais de 7 meses.
Pão de Açúcar
Esta variedade, desenvolvida na Rússia e adaptada ao clima siberiano, é resistente a fusarium, crucifixo e infecções bacterianas. A variedade Sugarloaf produz espigas esféricas apreciadas por seu sabor adocicado e, embora não sejam muito densas, conservam-se até junho.
Orion F1
Este híbrido, que amadurece em 170 dias, proporciona uma colheita consistente e abundante, mesmo em condições desfavoráveis. Uma roseta compacta de folhas redondas se forma em um caule alto. As cabeças pequenas e alongadas duram até abril, começando a se deteriorar ligeiramente em maio.

Lennox F1
Este híbrido, com seu poderoso sistema radicular, é adequado para cultivo em climas secos e úmidos, produzindo até 9 kg de repolho por metro quadrado. As cabeças, que pesam no máximo 2 kg, são ricas em açúcares e ácido ascórbico. As folhas grandes são ideais para enroladinhos de repolho, e as cabeças densamente texturizadas têm uma vida útil de aproximadamente 250 dias.
Átrios
Uma variedade desenvolvida na Holanda há um quarto de século, que se consolidou na Sibéria e nos Urais. Na Moldávia e na Ucrânia, os agricultores colhem até 100 toneladas de repolho Atria por hectare. As cabeças têm um talo pequeno, não racham durante o armazenamento e são boas para conserva, fermentação e consumo fresco.

Crumont
Na década de 1990, os criadores da Academia Timiryazev criaram um híbrido de repolho branco com uma roseta compacta de 25 a 30 folhas verde-acinzentadas, densamente cobertas por uma flor. As cabeças arredondadas, pesando até 2 kg, são colhidas em outubro e armazenadas. A planta é imune a doenças bacterianas e não sofre de necrose.
Cabeça de pedra
O repolho branco, desenvolvido por criadores poloneses, é cultivado comercialmente e plantado por jardineiros em muitos países europeus. As folhas do repolho-de-pedra são um pouco duras, mas as cabeças não se partem, são facilmente transportadas e são ricas em açúcar. As vantagens desta variedade incluem:
- alta produtividade;
- resistência a condições adversas;
- versatilidade de uso.

A planta tolera calor e seca e não morre em baixas temperaturas. As espigas densas e saborosas são colhidas em outubro e podem ser armazenadas até o verão sem estragar.
Ls 251 F1
Este repolho híbrido com grandes folhas em roseta forma cabeças achatadas, brancas por dentro. Pesam de 2 a 3,5 kg, duram até 5 meses e são consumidas frescas, fermentadas e em conserva.
Extra
As cabeças híbridas de primeira geração, que amadurecem no final do outono, são utilizadas em diversas preparações culinárias. As cabeças verdes não se partem, têm textura firme e são deliciosas frescas, mas são processadas com mais frequência.

Plantio e cuidados com culturas tardias em campo aberto
Nas regiões do sul, os agricultores costumam semear sementes de repolho diretamente em campo aberto, colhendo-as 5 ou 6 meses depois. Em climas temperados, cultivar hortaliças de fim de estação dessa maneira é impossível, pois o clima já é frio em outubro, quando elas amadurecem.
Época e tecnologia de plantio em campo aberto
Os jardineiros determinam a época de semeadura com base no clima local. Isso é especialmente importante no cultivo de hortaliças ao ar livre.

Sementes
Para garantir o bom crescimento e a formação de espigas do repolho, o terreno deve ser preparado e fertilizado. A semeadura começa no final de abril ou início de maio. As sementes são desinfetadas em uma solução quente de permanganato de potássio, embebidas em um estimulante de crescimento e plantadas em solo aberto a uma profundidade de 30 mm, com espaçamento de 50 cm.
Mudas
Como a semeadura direta em campos ou canteiros só é possível nas regiões do sul, os produtores de repolho em climas temperados precisam determinar a época certa para semear. As mudas são plantadas ao ar livre com 45 dias de idade. O substrato é preparado combinando grama, composto, areia e húmus. O solo é vaporizado ou regado com uma solução de permanganato de potássio. A semeadura começa em março, com as mudas endurecidas prontas para serem transplantadas para o canteiro em meados de maio.

As sementes são colocadas em uma caixa cheia de substrato em um padrão de 3 x 5, e o recipiente é coberto com polietileno ou vidro por 4 a 5 dias até que os brotos apareçam.
Características de cuidado
As mudas são movidas para um local bem iluminado, onde a temperatura não exceda 15 °C. É preciso ter cuidado para que elas não fiquem muito altas ou cresçam demais.
Umedecimento do solo
As mudas devem ser regadas com água morna, de preferência com borrifador. É importante monitorar as condições do substrato para garantir que a camada superior não seque, mas permaneça sempre úmida.

Modo claro
Em março, quando as sementes de repolho são semeadas, os dias ainda são curtos, exigindo que uma lâmpada fluorescente fique acesa de 6 a 8 horas por dia. As mudas precisam de bastante luz. Em maio, elas são endurecidas e movidas para o canteiro.
Afrouxamento e capina
O repolho cresce bem em locais ensolarados; as cabeças não se formam na sombra. As rosetas grandes requerem bastante umidade; a planta deve ser regada a cada dois dias ou uma vez por semana em clima frio. Após a rega, recomenda-se soltar bem o solo para melhorar o fluxo de ar para as raízes. Capine o canteiro regularmente para evitar que as ervas daninhas se espalhem e atrapalhem o desenvolvimento do repolho.

Variedades de hortaliças de final de estação precisam ser amontoadas pelo menos duas vezes por estação. O solo é revolvido para não cobrir as folhas inferiores. Na primeira vez, as mudas criam raízes e começam a crescer, e então o solo é amontoado enquanto as cabeças se formam, o que ajuda a estabilizar os brotos.
Cobertura superior
O repolho tardio requer mais nutrientes do que as variedades precoces. Duas semanas após o transplante, as plantas são regadas com excrementos de pássaros ou esterco bovino, diluídos em água na proporção de 1 para 10. Os jardineiros não têm dúvidas sobre como alimentar o repolho na segunda vez; muitos usam ureia ou nitrato de amônio para esse fim.

Quando as cabeças de repolho começam a se formar, o que ocorre em julho, é recomendável fertilizar o repolho com os preparados "Ovário" e "Teraflex", pois as plantas precisam de microelementos na forma de:
- potássio;
- fósforo;
- selênio;
- magnésio.
Quando as cabeças estão definidas, o nitrogênio não é adicionado, sua formação diminui e o repolho começa a apodrecer, perdendo a imunidade à infecção bacteriana.Em meados de setembro, cada arbusto vegetal é alimentado com sal de potássio.

Colheita e armazenamento de culturas
O momento da colheita do repolho é influenciado tanto pelo clima quanto pelo tempo. Em climas temperados, as cabeças são colhidas no início de outubro; no sul, onde o outono é seco e quente, a colheita é adiada para o final do mês ou início de novembro. Cabeças de repolho expostas a temperaturas abaixo de 6 °C (41 °F) deterioram-se rapidamente.
Recomenda-se colher as cabeças de repolho durante o dia, quando estiverem secas devido ao orvalho da manhã. Ao cortar o repolho para armazenamento de longo prazo, deixe o talo e 3 a 4 folhas. Antes de armazená-lo no porão ou adega, as cabeças são secas; quaisquer cabeças rachadas, deformadas ou podres são limpas, salgadas e fermentadas.
O repolho é colocado em caixas cheias de areia seca. Se as cabeças não se tocarem, elas durarão pelo menos até a primavera. O repolho permanecerá fresco por muito tempo se pendurado pelos talos em um local fresco e escuro. A temperatura na adega onde as cabeças são armazenadas não deve exceder 5 °C. As cabeças que começarem a estragar são tratadas com sal ou vinagre.











