Plantio e cuidado de repolho roxo em campo aberto, descrição das variedades

O repolho roxo é uma cultura rara, embora plantá-lo e cuidar dele ao ar livre exija pouco esforço. Esta planta exótica requer os mesmos cuidados que o repolho branco comum. As mudas são primeiro cultivadas, depois transplantadas para o canteiro e, em seguida, regadas e fertilizadas regularmente. Este repolho tolera bem geadas leves, mas não se desenvolve bem em climas quentes.

Descrição da cultura

O repolho roxo é uma variedade de repolho branco cultivada seletivamente. Uma única cabeça redonda ou oblonga de folhas se forma em um caule curto e grosso (toco). É uma planta bienal com raízes fortes. Sua cor roxa apresenta uma variedade de tons graças ao pigmento antocianina encontrado em suas folhas.

Histórico de melhoramento e descrição externa da planta

O repolho roxo foi desenvolvido por botânicos europeus já no século XVI. Gozava de grande popularidade nos países mediterrâneos. No século XVII, essa cultura exótica chegou à Rússia vinda da Europa Ocidental. Lá, ficou conhecido como repolho azul. É muito semelhante ao seu parente, o repolho branco. No entanto, produz cabeças menores e tem folhas com uma tonalidade roxa distinta. O repolho azul não é tão suculento quanto o repolho branco. No entanto, tem um sabor interessante e picante, e as cabeças são armazenadas por mais tempo e são menos suscetíveis a doenças.

Características de crescimento

O repolho roxo tem uma característica única: sua cor depende da acidez do solo. Solo alcalino produz espigas azuis, enquanto solo ácido produz espigas vermelhas. Esta planta bienal desenvolve um caule curto, grosso e frondoso em seu primeiro ano, formando a espiga. A espiga emerge de um broto apical alargado.

repolho roxo

A formação da cabeça passa por duas fases. Primeiro, as folhas externas crescem, aumentando o volume da cabeça do repolho. Em seguida, elas param de crescer e a segunda fase começa — um período de crescimento ativo das folhas internas. Durante esse período, a maior parte da cabeça ganha massa. Sob a pressão das folhas internas em crescimento, as folhas externas são comprimidas e envolvem firmemente a cabeça. A primeira fase dura cerca de 16 dias, a segunda, 11, mas é durante este último período que 65% da massa do repolho roxo cresce.

No segundo ano, um longo pedúnculo com folhas e flores cresce a partir dos brotos apicais ou laterais do toco de repolho. As flores aparecem, reunidas em inflorescências. No outono, essas vagens amadurecem e se transformam em frutos — vagens longas contendo sementes.

Benefícios do repolho roxo para a saúde

A composição nutricional do repolho-azul é muito semelhante à do repolho-branco. Esta cultura contém vitaminas (C, A, B1, B2, B6, E, K, PP) e oligoelementos. No entanto, em comparação com o repolho-branco, contém significativamente mais caroteno e ácido ascórbico.

repolho roxo

Os glucosinolatos encontrados no repolho conferem um sabor picante. O vegetal possui propriedades antioxidantes e é baixo em calorias (25-31 quilocalorias por 100 gramas), tornando-o adequado para dietas terapêuticas. Os fitoncidas encontrados nas folhas matam a bactéria da tuberculose.

O repolho é benéfico para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares graças à antocianina, que reduz a fragilidade vascular e diminui a pressão arterial.

Este vegetal é recomendado para mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, pois o repolho azul é uma rica fonte de proteínas e vitaminas.

Condições de crescimento

O repolho roxo prefere solo fértil, neutro ou levemente ácido. Se necessário, calce o solo antes do plantio no outono. Adubo e suplementos minerais são mais indicados na primavera, ao plantar mudas ou semear.

repolho roxo

O local ideal para pouso

O repolho se desenvolve bem no solo depois de cenouras, cebolas, tomates, batatas e pepinos. Não plante repolho na mesma área por vários anos seguidos, pois ele pode se tornar suscetível à hérnia das crucíferas. O repolho é uma planta que adora umidade. No entanto, não tolera solo encharcado.

Composição do solo necessária

O repolho-azul prefere solo leve, solto e fértil. Cresce bem em solo argiloso que retém umidade. Esse tipo de solo simplifica os cuidados com a planta, pois o repolho requer muita água durante o crescimento.

Pouco antes do plantio, fertilize o solo com húmus ou composto bem curtido (6 kg por metro quadrado) e suplementos de potássio, nitrogênio e fósforo (35 gramas de cada por metro quadrado). Para reduzir a acidez, adicione cinzas de madeira ou cal (300 gramas por metro quadrado).

solo nas mãos

Condições de temperatura e iluminação

O repolho-azul é uma cultura resistente ao frio. As sementes germinam em temperaturas de até 2°C (3°F). As cabeças maduras podem sobreviver no campo até as primeiras geadas de outono e podem suportar temperaturas de até -5°C (-4°F). As mudas podem sobreviver a temperaturas de primavera de até 0°C (32°F). Geadas curtas não causam danos significativos à cultura. A temperatura ideal para o cultivo deste vegetal é de -15-20°C (59-68°F).

Em temperaturas de trinta graus, as cabeças de repolho não se formam bem e as maduras começam a rachar.

É melhor escolher uma área bem iluminada no jardim para o repolho-azul. Ele não se desenvolve bem à sombra de plantas mais altas. Mudas cultivadas no parapeito da janela também precisam de luz. Mudas jovens precisam de dias longos (pelo menos 12 horas).

repolho roxo

As melhores variedades para campo aberto

Variedades precoces, de meia estação ou tardias são normalmente plantadas na horta. Recentemente, foram desenvolvidas novas culturas híbridas resistentes a doenças fúngicas e condições climáticas adversas. Os vegetais precoces amadurecem em 72 a 92 dias, as variedades de meia estação em 120 dias e as variedades tardias em 130 a 160 dias.

As variedades de maturação precoce incluem Primero F1, Mars MS e Mikheevskaya. Os vegetais de maturação precoce são consumidos frescos. Essas variedades têm menor probabilidade de rachar e maior prazo de validade.

Variedades de meia estação: Vorok's F1, Avangard F1, Autoro F1, Rubin MS. Essas variedades levam cerca de quatro meses para amadurecer. As variedades de fim de estação são cultivadas para repolho fresco após as festas de fim de ano. Esses vegetais só estragam em fevereiro ou março. As culturas de fim de estação são plantadas na horta no final de maio ou início de julho. As variedades mais comuns são Gako e Rodima F1. As variedades de fim de estação não racham, são fáceis de armazenar e transportar.

repolho roxo

Como plantar repolho em um jardim

O repolho roxo é cultivado a partir de sementes ou mudas. No entanto, se você semear as sementes diretamente na horta, terá que esperar muito tempo para que as cabeças apareçam. É melhor cultivar as mudas primeiro e transplantá-las para a horta no final de maio. O repolho roxo pode ser colhido mais perto de julho.

Semeadura direta: época e tecnologia de semeadura

Recomenda-se semear sementes de repolho no jardim no final de maio ou início de junho. Antes da semeadura, as sementes precisam ser preparadas: endurecidas e colocadas em uma solução nutritiva.

Primeiro, as sementes são imersas em água quente a 50 graus Celsius por vinte minutos. Em seguida, são imersas em água fria por dois minutos. Pouco antes do plantio, as sementes endurecidas são imersas em uma solução nutritiva (uma colher de chá de nitrophoska por litro de água) por 12 horas. Após a estimulação, as sementes são mantidas na geladeira por mais 24 horas.

sementes de repolho

Plante as sementes em faixas em solo previamente escavado, solto e fertilizado. Cave buracos rasos com 60 centímetros de distância entre si. Coloque de 3 a 4 sementes em cada buraco e cubra-as com terra. Quando as mudas jovens crescerem um pouco, remova os brotos fracos, deixando o mais forte.

Através de mudas

Para cultivar mudas, prepare a mistura de solo e o material de semeadura com antecedência. As culturas de maturação precoce são semeadas entre 7 e 17 de março. As variedades de maturação intermediária e tardia são plantadas do final de fevereiro a meados de abril. A semeadura geralmente é feita em pellets de turfa (vasos) ou copos plásticos.

mudas de repolho

A mistura de solo deve ser composta de terra de jardim, turfa, areia, húmus, suplementos minerais e cinzas de madeira. Antes da semeadura, as sementes são endurecidas e embebidas em uma solução nutritiva por 12 horas. Várias sementes são colocadas em um buraco raso em cada recipiente. A muda mais fraca é então removida.

As mudas de repolho devem ser cultivadas em temperaturas não superiores a 15-17 graus Celsius. Nessas condições, as mudas não crescerão muito. Regue as mudas regularmente e forneça iluminação adicional à noite. O período de luz do dia deve ser de 12 horas.

Quando duas folhas verdadeiras aparecem, as mudas são repicadas e transplantadas para recipientes maiores. No final de maio, as mudas são transferidas para o canteiro. Nessa época, cada planta deve ter de 5 a 8 folhas verdadeiras. As mudas devem ter pelo menos 45 dias de idade no momento do transplante. As plantas são plantadas em um buraco, enterrando o caule 2 centímetros abaixo do nível anterior. Não cubra o ponto de crescimento com terra. As mudas são plantadas a 60 centímetros de distância, deixando um espaço de 0,7 metro entre as fileiras.

plantando repolho

Regras para cuidar do repolho roxo

À medida que a planta cresce, ela requer cuidados constantes. Recomenda-se que o repolho roxo seja regado, amontoado e fertilizado regularmente com nutrientes orgânicos e minerais várias vezes por estação.

Regularidade da rega

Recomenda-se regar o repolho apenas com água morna e sedimentada. Esta regra deve ser seguida para qualquer cultura. Água fria pode causar doenças e até mesmo a morte. Regue abundantemente após o plantio das mudas no jardim e quando as cabeças de repolho estiverem se formando. Durante esses períodos, regue o repolho todas as noites durante várias semanas.

regando repolho

Após cada rega, solte o solo ao redor da planta. Para mudas, use cerca de 5 litros de água; para uma planta adulta, de 10 a 15 litros. O repolho não precisa ser regado durante a estação chuvosa. Um mês antes da colheita, regue as cabeças apenas uma vez por semana para evitar que se partam. Evite regar em excesso ou deixar o solo encharcado, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes do repolho.

O que e quando alimentar a planta

A primeira fertilização é feita quatorze dias após o transplante das mudas para o jardim. As mudas são regadas com fertilizante orgânico líquido. Para isso, dilui-se um quilo de esterco apodrecido em 10 litros de água. Em vez de fertilizante orgânico, pode-se usar 40 gramas de fertilizante nitrogenado (salitre).

repolho roxo

No final de junho, quando as espigas estão se formando, o repolho é fertilizado novamente. Adicione 45 gramas de salitre, superfosfato e sulfato de potássio para cada 10 litros de água. Para reduzir a acidez do solo e controlar insetos, o repolho é pulverizado com uma solução de cinzas (2 xícaras de cinzas de madeira para cada 2 litros de água).

Soltar e amontoar o canteiro

A cultura requer cuidados durante toda a estação. Após a rega, é aconselhável soltar o canteiro e remover as ervas daninhas. A cultura é amontoada duas semanas após o transplante das mudas para o jardim. Este procedimento ajuda a sustentar os caules finos. Durante o período de crescimento ativo e formação de espigas, outra amontoa é necessária. Esta técnica agrícola fortalece o sistema radicular, protege a cultura de ser levada pelo vento e drena o excesso de umidade do solo.

repolho roxo

Tratamento contra doenças e pragas

O repolho roxo raramente adoece. No entanto, lesmas podem infestar suas folhas. Para combater esses insetos, use Groza ou Meta. Você pode proteger seu repolho de pragas plantando alho, cebola, endro, manjericão, tomate e ervas no canteiro adjacente. Urtiga e borragem plantadas perto do repolho repelirão lesmas.

Colheita

As cabeças de repolho são colhidas no campo no verão ou no outono e cortadas seletivamente à medida que amadurecem. É melhor deixar um talo de 2 centímetros de comprimento e algumas folhas adjacentes ao cortar o repolho. O repolho pode ser armazenado em local fresco e escuro até a primavera. O repolho roxo é usado para fazer saladas frescas e pratos de vegetais. Embora não deva ser fermentado, pode ser conservado em vinagre.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata