Para quem escolhe a variedade de repolho de inverno Kharkiv pela primeira vez, uma descrição de suas necessidades de cultivo ajudará a evitar decepções. Há diretrizes para o cultivo e a colheita de variedades de vegetais de final de temporada, que permitem obter os melhores resultados com o mínimo de esforço e tempo.
Descrição geral da variedade
O repolho de inverno de Kharkiv se destaca entre variedades semelhantes por sua roseta compacta de folhas. Suas folhas são de tamanho médio e praticamente não possuem pecíolos. Elas se elevam acima do solo, permitindo que a planta ocupe uma área relativamente pequena. Comparado à conhecida variedade Moskovskaya Pozdnyaya, o repolho de inverno de Kharkiv pode ser plantado em áreas mais densas, com 4 a 5 plantas por metro quadrado.

O repolho de inverno de Kharkiv é uma variedade de maturação tardia, atingindo a maturidade técnica 150 a 170 dias após a semeadura das mudas. As espigas só devem formar-se em meados do verão, mas as plantas podem permanecer no jardim até a geada, sem sofrer muito com ondas de frio e chuva. Durante esse período, as espigas acumularão nutrientes valiosos necessários para a hibernação e, na época da colheita, o vegetal terá adquirido a firmeza e o sabor pelos quais todas as variedades de inverno são apreciadas.
A planta é resistente a muitas doenças comuns do repolho. A descrição da variedade Kharkiv Winter indica sua resistência à murcha de Fusarium em tenra idade. O repolho raramente é afetado pela podridão. As folhas em roseta cerosa não atraem pulgões ou besouros-pulga. A variedade Kharkiv Winter pode ser suscetível à hérnia-das-crucíferas quando cultivada em solos ácidos e pesados. A prevenção requer seleção cuidadosa do local e preparo do solo.

Avaliações de jardineiros destacam a capacidade da variedade de resistir a ondas de frio e geadas de primavera. As mudas podem até tolerar temperaturas abaixo de zero (até -3°C) sem danos, mas ao plantar cedo em campo aberto, é melhor evitar esses riscos e, se a previsão for desfavorável, tentar fornecer abrigo às plantas. As primeiras geadas de outono não prejudicam a colheita. Acredita-se que a geada apenas torna o repolho mais doce, portanto, não há necessidade de apressar a colheita.
Qualidades de consumo de vegetais
O repolho de inverno de Kharkiv produz espigas densas, não muito grandes, mas pesadas, com aproximadamente 30 a 40 cm de diâmetro. São redondas, às vezes ligeiramente achatadas. O peso médio de um repolho totalmente maduro chega a 4 kg.
As brácteas estão firmemente presas à cabeça do repolho. Elas protegem completamente a cabeça da geada ou do calor. As bordas das brácteas podem ser ligeiramente elevadas. Esta bráctea tem uma cor verde intensa com uma camada cerosa azulada.

A parte comestível do vegetal fica abaixo das folhas externas. Quando cortada, a couve-de-inverno de Kharkiv é branca, desbotando para uma tonalidade ligeiramente cremosa no centro da cabeça. A parte adjacente às folhas externas pode ser esverdeada. O caule é bastante grande, atingindo 15 a 20 cm, mas não muito grosso. Dentro da cabeça, praticamente não há nervuras duras ou bases foliares. Cerca de 93% do vegetal é comestível, com pouco desperdício.
As características do vegetal são particularmente notáveis pelo seu sabor adocicado e alto teor de açúcar. As folhas de repolho são macias e crocantes, ricas em suco e possuem um aroma forte e característico. O repolho é rico em vitamina C, fibra alimentar e um rico perfil de micronutrientes (potássio, enxofre e zinco).

O principal objetivo do repolho de inverno de Kharkiv é o armazenamento fresco e a conserva. No entanto, também pode ser usado para fazer deliciosas saladas. Para consumo fresco, é melhor escolher a parte superior da cabeça: é onde se concentram as partes mais tenras das folhas. Elas podem ser picadas finamente ou cortadas em fatias, dependendo da receita da salada ou do aperitivo. A parte inferior, mais grossa, é adequada para pratos quentes.
O repolho rende excelentes ladi (alojamentos) e caçarolas, pode ser usado para fazer sopa de repolho ou borscht, cozido e usado como recheio de torta. Folhas inteiras rendem excelentes rolinhos de repolho, já que praticamente não têm talo duro.
Esta variedade é ideal para conservas. Seu alto teor de açúcar promove uma fermentação rápida e a grande quantidade de suco evita a deterioração durante o armazenamento. O chucrute pode ser armazenado até a próxima colheita, atendendo a todas as necessidades de vegetais de uma família.

Além do método clássico a frio, o repolho pode ser conservado por meio de outras receitas, como conservar e marinar cabeças fatiadas ou desfiadas. O repolho é usado para fazer uma variedade de saladas de inverno com outros vegetais e também é incluído em lanches enlatados. Cabeças de repolho frescas podem ser armazenadas em uma adega fria por 6 a 7 meses e podem ser consumidas durante todo o inverno.
Tecnologia agrícola para repolho tardio
As mudas são semeadas em março. Se as sementes compradas não estiverem revestidas, elas devem ser embebidas em uma solução rosa de permanganato de potássio ou Fitosporina, diluída de acordo com as instruções, antes da semeadura. O tratamento dura de 30 a 40 minutos, após os quais as sementes devem ser secas até que estejam livres para brotar.
Prepare o solo com partes iguais de húmus, areia e terra fértil. Para reduzir a acidez, adicione 2 colheres de sopa de giz moído, gesso ou cascas de ovo para cada 10 kg da mistura. Você pode desinfetar o solo diretamente no recipiente de semeadura, mergulhando-o completamente em uma solução escura e quente de permanganato de potássio. Mudas de repolho preparadas dessa maneira serão menos suscetíveis à canela-preta. Semeie após o resfriamento do solo.

Espalhe as sementes sobre a superfície e cubra com 0,5 cm de terra seca ou areia. Cubra as bandejas com filme plástico e coloque-as em um local aquecido (+25 °C) para germinar. O repolho germina rapidamente e as mudas podem aparecer 2 a 3 dias após a semeadura. Remova o filme plástico e mova a bandeja para um local bem iluminado.
Não regue o repolho nos primeiros dias: o solo retém umidade suficiente. Você pode determinar a hora de regar quando 1 cm da camada superficial do solo estiver seco. Regue com água morna com permanganato de potássio (uma solução rosa claro) adicionado.
Quando as plantas atingirem 2 a 3 folhas verdadeiras, transplante-as para vasos individuais ou para um vaso grande, com padrão de 10 x 10 cm. Os cuidados consistem em regar regularmente e fornecer luz suficiente. Quando estiverem prontas para serem transplantadas para o jardim, as mudas deverão ter 5 a 6 folhas verdadeiras.

Adicione 1 balde de composto, 2 a 3 baldes de areia e 1 a 1,5 kg de giz ou farinha de dolomita por metro quadrado aos canteiros. Além disso, de acordo com as instruções, adicione misturas minerais como Agricola Vegeta, Kemira Lux ou outras misturas enriquecidas com micronutrientes. Cave a área, misturando todos os ingredientes.
Plante repolho de acordo com o padrão de 40x70 cm. Durante as primeiras 1 a 2 semanas, as mudas precisarão ser regadas diariamente se não houver precipitação e o clima estiver seco e quente. A taxa de rega recomendada é de 1 a 2 litros por planta. Assim que as plantas se estabelecerem, elas devem ser cobertas com terra para evitar que a roseta em crescimento derrube o caule. A cobertura com terra é repetida conforme necessário. Posteriormente, a rega pode ser feita em intervalos de 5 a 7 dias, aplicando-se 15 a 20 litros de água por planta.












Gosto que este repolho tenha folhas bem grandes, então tenho cultivado apenas esta variedade nos últimos anos. As mudas não reagem a pequenas flutuações de temperatura e não requerem fertilizantes especiais.