Às vezes, até mesmo uma planta tão despretensiosa como o repolho pode surpreender o jardineiro com uma doença desconhecida. Por exemplo, a clássica cor verde pode mudar para um tom diferente. No entanto, essas mudanças não são sinais do problema subjacente; em vez disso, indicam sua presença. O que os especialistas pensam sobre o motivo pelo qual as folhas do repolho ficam vermelhas e vale a pena tratar a mudança de cor?
O que significa folhas de repolho roxo?
As folhas de repolho funcionam como uma espécie de indicador, alertando os jardineiros sobre deficiências de fertilização e outros problemas de cuidado. O avermelhamento das camadas superiores da cabeça do repolho indica deficiência de nitrogênio ou fósforo no solo, e ignorar esses sinais pode piorar a situação. Com o tempo, as folhas adquirem tons mais escuros: vermelho e roxo escuro.
Em alguns casos, uma simples mudança nas condições climáticas também leva a uma mudança na cor. No final do outono, isso sinaliza a necessidade de colheita urgente, pois o tempo frio se aproxima.
Causas da mudança de cor
Uma folha rosa em uma cabeça de repolho pode aparecer devido a:
- quantidade insuficiente de fertilizantes aplicados;
- chuvas recentes ou regas intensas, que levam parte do fertilizante para o interior do solo;
- Às vezes, a vermelhidão também acompanha o ataque de pragas, mas neste caso haverá outros sinais: enrolamento das folhas, aparecimento de buracos e assim por diante.

Importante! Escolher a variedade errada de repolho pode frequentemente levar a sintomas indesejados. Antes de comprar, é sempre recomendável verificar com o vendedor se a variedade é adequada para a sua região.
Sintomas associados
Dependendo da causa da mudança de cor, os sintomas que a acompanham também mudam:
- a falta de nitrogênio faz com que as folhas inferiores da cabeça do repolho fiquem vermelhas;
- a falta de fósforo faz com que a parte superior fique rosa;
- se as folhas externas ficarem rosadas e transparentes, significa que a geada está se aproximando rapidamente;
- Vermelhidão combinada com manchas estranhas, buracos, murcha e enrolamento das folhas indicam a presença de doenças ou pragas.

Que perigo isso representa para as plantações de repolho?
O principal perigo representado pelas folhas avermelhadas do repolho é a redução da colheita saudável. A falta de fertilizantes necessários no solo leva ao crescimento mais lento das cabeças e a alterações na cor e no sabor.
Devido à falta de fósforo, a parte da raiz começa a apodrecer, causando a morte das plantas.
A vermelhidão causada por infestações de pragas reduz o valor estético do repolho, reduz ou destrói completamente a colheita sazonal e torna o vegetal impróprio para consumo.
O que fazer?
Assim que os primeiros sinais indesejáveis de descoloração aparecem, e não há sinal de geada, a principal questão que o jardineiro enfrenta é o que fazer. Existem vários métodos eficazes, que variam dependendo da idade das mudas (mudas ou arbustos maduros).

Importante! Plantas jovens têm um sistema imunológico enfraquecido e podem não ser capazes de lidar com pragas. Além disso, se detectadas tarde demais, a fertilização será ineficaz. Portanto, para evitar a prevenção da doença, recomenda-se focar na prevenção.
Salvando mudas
Para evitar o avermelhamento das folhas e outros sintomas característicos, recomenda-se:
- plante as mudas em terreno aberto após cerca de um mês e meio, quando as primeiras 3-5 folhas aparecerem;
- As sementes precisam ser semeadas em solo já fertilizado com alto teor de fertilizantes nitrogenados e, em seguida, adicionar regularmente aditivos ao solo;
- Também é necessário proteger as mudas de possíveis mudanças de temperatura.

Ao cultivar mudas, recomenda-se não apressar o crescimento. A altura de uma muda é inversamente proporcional à força do seu sistema radicular. Plantas pequenas têm raízes fortes e, consequentemente, desenvolvem-se adequadamente, além de terem um sistema imunológico forte.
Tratamos arbustos maduros
O avermelhamento das folhas maduras do repolho costuma ser facilmente remediado com a aplicação de fertilizantes adequados. Os fertilizantes adequados incluem:
- nitrato de amônio;
- ureia;
- solução de amônia;
- Lima;
- excrementos de pássaros.

No entanto, é importante desenvolver um regime de fertilização específico e evitar exageros. A planta também indicará excesso das substâncias mencionadas no solo. Se houver excesso, a folha inteira não mudará de cor, mas ficará coberta com manchas amarelas, brancas ou pretas características.
Prevenção da descoloração das folhas do repolho
Para evitar pragas do repolho, recomenda-se pulverizar os arbustos com uma solução de calda bordalesa.
O produto também possui propriedades desinfetantes e previne o surgimento e o desenvolvimento de doenças tradicionais.
A fertilização também deve ser feita regularmente. É especialmente importante prestar atenção ao período após as chuvas. A chuva transporta o fertilizante da superfície para as profundezas do solo, onde as raízes do repolho não conseguem alcançar.

Dicas e recomendações de jardineiros experientes
Vasily Ivanovich, 46 anos, Novosibirsk
"Meu conselho: além das instruções do vendedor, leia sempre a descrição completa da variedade. Encomendei online e confiei no consultor, que afirmou que as sementes eram perfeitas para a minha região. O repolho acabou amadurecendo tarde e, no outono (com o início da geada), as folhas ficaram rosadas. Tentei tudo o que pude, mas só agora percebi que era tudo culpa do clima."
Mars Igorevich, 52 anos, região de Moscou
"Houve um problema com o fertilizante de nitrogênio, que deu às folhas uma linda tonalidade rosa. Eu nem queria consertar. Mas a razão prevaleceu, adicionei salitre e tudo se encaixou."
Valentina Timofeevna, 58 anos, Chelyabinsk
"Cuidado com os fertilizantes nitrogenados. Corrigi rapidamente a deficiência, mas as folhas ficaram com manchas pretas. Disseram-me que era por uso excessivo."











