- Pragas do repolho: características e sinais de parasitismo
- Parasitas sugadores de seiva do repolho
- Insetos crucíferos
- Pulgão
- Tripes
- Um grupo de insetos roedores
- Mosca da couve
- Traça do repolho
- Borboleta branca
- Mariposa noctuida
- Pulgas
- Lesmas e caracóis
- Babanuha
- Traça do repolho
- Gorgulho da raiz do repolho
- Grilo-toupeira comum
- Dark Clicker
- Métodos de controle de pragas do repolho
- Técnicas agrotécnicas
- Medidas de proteção química de plantas
- Biopreparações
- Receitas populares
- Solução de vinagre
- Infusão de tomate e alho
- Infusão de folhas de tabaco
- Decocção de talo de aipo
- Caldo de batata
- Infusão de mil-folhas
- Infusão de dente-de-leão
- Solução de amônia
- Infusão de camomila
- Naftalina com areia ou cinza
- Solução de leite com iodo
- Infusão de pimenta
- Valeriana
- Cinzas
- Como proteger as plantações de lebres e outros roedores
- Medidas preventivas
Todo verão, os jardineiros se perguntam como tratar as folhas do repolho contra pragas. O repolho tem muitas. Algumas atacam mudas jovens no início do verão. Outras danificam as cabeças do repolho, fazendo buracos e contaminando-as com seus resíduos.
Pragas do repolho: características e sinais de parasitismo
Diferentes tipos de repolho são cultivados na horta. Todos são atacados pelos mesmos insetos. Portanto, os mesmos métodos de proteção contra insetos são usados para repolho branco, repolho roxo, couve-flor, brócolis e couve-rábano.
Parasitas sugadores de seiva do repolho
Todos os insetos sugadores de seiva se instalam na parte inferior das folhas. Lá, eles se alimentam, depositam ovos e completam todo o seu ciclo de vida (ovo, larva, adulto). Esses parasitas causam danos duplos ao repolho.
Ao danificar as folhas e sugar a seiva, elas enfraquecem a planta e interrompem a fotossíntese. Durante seu ciclo de vida, secretam uma melada doce e pegajosa. Microrganismos patogênicos se multiplicam nessa melada. Ao penetrar no tecido do repolho, elas causam as seguintes doenças:
- podridão (cinza, branca);
- míldio;
- bacteriose;
- mosaico.

Insetos crucíferos
Os percevejos são vermelhos brilhantes com um padrão preto e têm um corpo achatado de 8 a 10 mm de comprimento. Alimentam-se de seiva perfurando as folhas com a probóscide. No início de junho, as fêmeas depositam ovos em folhas de repolho.
As larvas emergem após duas semanas. Elas também se alimentam de seiva e se assemelham aos adultos, mas não voam. Os insetos são repelidos do repolho pelo cheiro de querosene. Panos são embebidos nele e espalhados entre as fileiras. Garrafas plásticas são usadas para proteger as mudas.
Pulgão
Os pulgões da couve causam danos significativos. Eles se reproduzem rapidamente. As folhas das cabeças de couve infestadas ficam pegajosas com a melada secretada pelos pulgões e cobertas por uma massa de pequenos insetos cinzentos. Adultos e larvas se alimentam da seiva. Eles interrompem a fotossíntese e espalham a infecção. As mudas sofrem atraso no desenvolvimento e morrem. As cabeças de couve ficam impróprias para consumo, com folhas retorcidas e escurecidas.

Eles combatem os pulgões usando métodos populares:
- polvilhe a cama com cinzas ou pó de tabaco;
- borrife com uma infusão de absinto ou vinagre (10 litros de água, 100 ml de vinagre 70%);
- lave as folhas com água e sabão.
O tratamento é realizado semanalmente.
Tripes
Os tripes são difíceis de avistar, pois são muito pequenos. Sua atividade aumenta em climas quentes. As folhas danificadas primeiro ficam mais claras, depois ficam marrons e ressecam. O repolho comido pelos tripes fica coberto de resíduos do inseto.
Os tripes são repelidos por infusões de calêndula, celidônia e folhas de tomate. O repolho é regado por aspersão. A praga não gosta de água. Em infestações severas, use pesticidas químicos como Iskra-M e Fufanon-Nova.
Um grupo de insetos roedores
Várias espécies de insetos mastigadores infestam o repolho. No início da estação de crescimento, atacam as plantas jovens. Durante a fase de formação das espigas, prejudicam a aparência e reduzem a qualidade da colheita.
Mosca da couve
Não é a mosca em si que assusta, mas suas larvas. No final de maio e início de junho, elas emergem dos ovos depositados pela fêmea no solo próximo ao colo da raiz. Minúsculos vermes brancos devoram as raízes do repolho. As folhas inferiores adquirem uma tonalidade chumbo. A planta parece murcha e as raízes apodrecem.

Traça do repolho
Inúmeros buracos nas folhas do repolho e os resíduos de lagartas verde-amareladas e finas — esses são os danos causados pela traça-do-repolho. Esta pequena borboleta marrom-acinzentada vive apenas um mês. Ela consegue botar 300 ovos. Estes eclodem em lagartas que se alimentam de folhas de repolho o tempo todo. Um único indivíduo pode produzir cinco gerações de pragas.
Borboleta branca
Borboletas brancas esvoaçam pelo jardim em dias ensolarados. As fêmeas depositam ovos amarelos na parte inferior das folhas de repolho. Cerca de duas semanas depois, surgem lagartas amarelo-esverdeadas com um padrão preto.
O primeiro voo da borboleta começa em maio-junho, o segundo na segunda metade do verão. As lagartas comem as folhas e contaminam as cabeças de repolho com seus excrementos. As lagartas são coletadas manualmente. Durante o voo em massa da borboleta-branca-do-repolho, o repolho é pulverizado com um concentrado de coníferas:
- água quente - 2 l;
- pinhas (abeto) - 200 g.

Mariposa noctuida
Essas borboletas discretas, de coloração marrom-acinzentada e marrom-bege, voam durante todo o verão. São ativas à noite, alimentando-se de néctar. A mariposa deposita ovos brancos na parte inferior das folhas do repolho, de onde eclodem as lagartas.
Elas passam por vários estágios de desenvolvimento. Sua cor muda de verde no início para marrom-escuro. As cabeças, comidas por vermes, apodrecem e exalam um odor desagradável. Todas as folhas são cobertas de buracos.
Pulgas
Pequenos insetos pretos são facilmente visíveis em canteiros de repolho jovem. Eles se movem saltando. Os besouros-pulga-do-repolho têm um apetite voraz. Em poucos dias, podem destruir mudas inteiras. Os besouros-pulga se reproduzem ativamente em climas quentes e secos. A atividade atinge o pico em junho.

Lesmas e caracóis
A superfície de uma folha de repolho comida por lesmas assemelha-se a uma rede. Ela é coberta de buracos. Nela, são visíveis faixas prateadas de muco secretado pelos moluscos à medida que se movem. As lesmas são noturnas e sua atividade diminui em climas quentes. Os danos causados por lesmas e caracóis não se limitam aos buracos nas folhas. Os moluscos também transmitem infecções e infectam o repolho.
Babanuha
Este besouro é preto. Sua casca tem uma coloração esverdeada. Ele emerge de seus abrigos de inverno em junho e come as folhas. Representa uma ameaça real para as mudas de repolho. Os ovos postos pela fêmea eclodem em larvas, que também se alimentam das folhas suculentas do repolho. Para combater o besouro-da-folha-do-repolho, trate as plantações com clorofós (10 g para cada 3 litros de água). Os adultos são destruídos manualmente.

Traça do repolho
As lagartas da traça-da-couve vivem de 14 a 35 dias. São pequenas (19 mm) e amarelo-esverdeadas. Listras claras são visíveis nas laterais e no dorso. As lagartas vivem dentro da cabeça do repolho, comendo túneis dentro dela. As traças-da-couve voam à noite e põem ovos em junho e julho.
Gorgulho da raiz do repolho
Após uma infestação de besouros, você pode ver mudas comidas até as raízes no seu jardim. Os besouros adultos se alimentam das folhas. As larvas da praga devoram e corroem as raízes, causando o surgimento de crescimentos (galhas) nelas.
O repolho não recebe a nutrição necessária, fica atrasado no desenvolvimento e forma pequenas cabeças de repolho.
O gorgulho pertence à família das gorgulhas. É um besouro preto pequeno (2-3 mm). As larvas são carnudas, sem pernas, branco-amareladas e medem 3-4 mm de comprimento.

Grilo-toupeira comum
Besouros grandes (60 mm), marrom-sujos, cavam tocas subterrâneas, mordiscando raízes e consumindo brotos e sementes. As larvas são pequenas (0,15 cm) e se assemelham aos adultos.
Dark Clicker
As larvas do besouro-clicante comem raízes de repolho, reduzindo seus nutrientes. Esses vermes marrom-alaranjados ou amarelo-acastanhados emergem de ovos postos por um besouro marrom-escuro com élitros marrom-avermelhados. O estágio larval dura vários anos. Plantas em solo infestado por vermes-arame se desenvolvem mal e adoecem.

Métodos de controle de pragas do repolho
O controle de pragas deve ser sistemático. O repolho não pode ser salvo de pragas com apenas um ou dois tratamentos durante o verão. Ver folhas danificadas não deve deixar o jardineiro sem saber o que fazer. A partir de junho, ele deve saber exatamente o que e como tratar o repolho.
Técnicas agrotécnicas
Esses métodos previnem o surgimento e a proliferação de pragas e ajudam a minimizar os danos.
| Alvo | Tempo | Evento |
| Destruição de pragas invernantes | Outono | Eliminação de resíduos |
| Removendo as raízes das plantas perenes | ||
| Cavando o solo | ||
| Eliminando locais de postura de ovos | Primavera | Cortar a grama ao redor da dacha |
| Atração de insetos (Nitobia, Trichogramma, Diadromus, Apanteles) que destroem pragas do repolho | Primavera | Semeadura (plantio) de plantas inseticidas (aipo, manjericão, endro, raiz-forte, alho, capuchinha, calêndula) |
| Destruição de larvas | Primavera, verão | Eles compram e liberam insetos que se alimentam de larvas de pragas do repolho (ácaros fitoseídeos, percevejos Orius) no canteiro de repolho. |
Medidas de proteção química de plantas
Em climas secos e quentes, é difícil se livrar das pragas. Elas se reproduzem e se alimentam em ritmo acelerado. Para matar os insetos, os jardineiros são obrigados a recorrer a produtos químicos.
| Nome | Pragas | Preparação | Aplicativo |
| "Efeito Duplo Spark" | Mariposa | Água - 10 l,
ampola - 1 unid. |
A solução é usada para lavar as folhas e regar o solo. 10 litros são suficientes para tratar 2 m². |
| Mosca branca | |||
| Borboleta branca | |||
| Mosca da couve | |||
| Aktara | Pulgão | Água - 10 l | Regue o solo e borrife as folhas. |
| Besouro-pulga da couve | Pó - 3 g | ||
| Iskra-M | Grilo-toupeira | Água - 3 l,
produto - 2 ml |
Pulverização, consumo 5 litros por 50 m² |
| Pulgão | |||
| Mosca branca |
Produtos químicos são usados no início da estação de crescimento. Usar produtos químicos enquanto o repolho está enrolando é indesejável. É difícil para os jardineiros estimar com precisão o tempo de decomposição de substâncias tóxicas. Comer repolho tratado com produtos químicos pode ser prejudicial à saúde.

Biopreparações
Esses produtos podem ser pulverizados no repolho em qualquer estágio de desenvolvimento. Não contêm substâncias sintéticas. Combatem pragas com microrganismos vivos — nematoides, fungos benéficos e bactérias.
Os biopreparados têm efeito neurotóxico sobre insetos nocivos. Eles são de dois tipos:
- sistêmico;
- contato.
Insetos roedores começam a sentir os efeitos após 4 horas, enquanto pragas sugadoras de seiva levam de 8 a 12 horas. Jardineiros preferem tratar o repolho com produtos comprovados:
- "Bicol" (pulgões, percevejos);
- "Bitoxibacilina" (pulgões, percevejos);
- "Nemabakt" (verme, tripes, mosca do repolho, grilo-toupeira);
- "Antonem F" (verme-arame, tripes, mosca-da-couve, grilo-toupeira);
- "Aktofit" para todos os tipos de pragas sugadoras e roedoras.
"Aktofit" e seus análogos ("Avertin N", "Aversectin-C") são usados durante toda a temporada. A solução é pulverizada sobre mudas e repolho durante a formação das cabeças. Elas estão prontas para consumo em até dois dias após o tratamento.
O uso de biopreparações tem características próprias:
- não trabalhar se a temperatura estiver abaixo de 18 °C;
- pode ser usado em misturas de tanque, as soluções são preparadas separadamente e misturadas antes do uso;
- a duração da ação é curta, é preciso pulverizar com frequência;
- perdem sua eficácia após o repolho ser tratado com produtos químicos.
Receitas populares
Os remédios populares são usados durante todo o verão. Eles não prejudicam os microrganismos benéficos do solo nem reduzem a qualidade da colheita. Precisam ser aplicados com frequência. Seu tempo de ação é curto.

É importante entender que o uso indevido de remédios populares pode levar à intoxicação. Nem todas as plantas podem ser usadas para controle de pragas. Evite pulverizar vegetais com cicuta, acônito ou outras ervas venenosas.
Métodos simples e tradicionais são eficazes contra parasitas mastigadores (caracóis, lesmas). Uma breve descrição de vários métodos ajudará a proteger o repolho:
- À noite, regue o canteiro e os espaços entre as fileiras. Molhe um pano em kvass e espalhe-o sobre o solo úmido. De manhã, colete e destrua os parasitas do repolho.
- Mergulhe jornais em limonada e coloque-os entre as mudas. De manhã, destrua quaisquer lesmas que tenham rastejado sob elas.
- Polvilhe agulhas de abeto, conchas esmagadas ou pimenta em pó ao redor do perímetro do canteiro.

Solução de vinagre
Protege as mudas contra pulgas crucíferas. Adicione 1 colher de sopa de vinagre 70% a 10 litros de água. Em junho, borrife o repolho pela manhã ou à noite várias vezes por semana.
Infusão de tomate e alho
Repele borboletas e besouros-pulga. Ao remover os brotos laterais dos tomates e remover parcialmente as folhas, não descarte as pontas. Prepare uma infusão:
- água - 10 l;
- enteados (picados) - 1 colher de sopa;
- alho (picado) - 1 colher de sopa;
- sabonete líquido - 1 colher de sopa.

Infusão de folhas de tabaco
Ajuda a matar pulgas adultas. O preparo leva de 2 a 3 horas:
- aquecer 10 litros de água;
- adicione 200 g de carne moída;
- coe, despeje 1 colher de sopa de sabão líquido.
Decocção de talo de aipo
Esta decocção repele moscas-da-couve fêmeas. Pegue 4 kg de talos de aipo fresco, pique-os e coloque-os em um recipiente de 10 litros. Adicione água e deixe ferver. Retire do fogo após 30 minutos. Após 2 horas, coe a decocção de aipo e adicione 50 ml de sabão líquido.

Caldo de batata
As folhas ajudam a repelir pulgas crucíferas. Para preparar 10 litros de decocção, pegue 4 kg das folhas, ferva por 15 a 20 minutos e deixe esfriar. Antes de pulverizar, dilua com água na proporção de 1:1.
Infusão de mil-folhas
Pique 80 g de mil-folhas em flor. Ferva 10 litros de água. Despeje a mistura sobre as ervas. Deixe em infusão por 4 dias. No dia do tratamento, coe a mistura e adicione 40 g de sabão em pó 72%. Borrife o repolho contra lagartas e pulgões.
Infusão de dente-de-leão
Para preparar a infusão corretamente, use as raízes e as folhas. Moa-as em um moedor de carne, adicione água e deixe em infusão. Coe e adicione sabão líquido antes de usar. Ingredientes:
- água - 10 l;
- dentes-de-leão - 0,5 kg;
- sabão - 1 colher de sopa.

A infusão é usada para repelir parasitas que sugam o suco do repolho.
Solução de amônia
O cheiro de amônia repele lesmas, grilos-toupeira e pulgões. 10 ml da solução por balde de água são suficientes. Para repelir grilos-toupeira, regue as plantas. Borrife-as para repelir pragas mastigadoras e sugadoras de seiva. Para garantir uma boa aderência da solução, adicione 1 a 2 colheres de sopa de sabão.
Infusão de camomila
Pulverize as folhas para controlar lagartas, larvas e pulgões adultos. Pegue 1 kg de caules com flores e folhas. Pique-os e adicione 10 litros de água. Coe após 12 horas. Para a aplicação, dilua a solução 1:3 com água e adicione uma solução de sabão (1 colher de chá para 1 litro de solução de trabalho).

Naftalina com areia ou cinza
Este remédio pode proteger as mudas da lagarta-da-raiz-da-couve. Esmague os comprimidos e misture-os com cinza ou areia (1:5). Polvilhe o pó aromático no solo ao redor dos caules. Tiras de 5 cm de largura são suficientes.
Solução de leite com iodo
O iodo repele pulgões e aumenta a imunidade do repolho. Use 10 gotas por balde de água. Você também pode adicionar 0,5 litro de leite desnatado à solução.
Infusão de pimenta
Ajuda a repelir lesmas dos canteiros. Pegue 100 g de vagens, amasse-as e adicione 1 litro de água. Após 2 dias, a infusão estará pronta. Para tratar folhas de repolho, adicione ½ xícara de infusão de pimenta e 1 colher de sopa de sabão a 10 litros de água.

Valeriana
O besouro-pulga crucífero não gosta do aroma da valeriana. Despeje 1 frasco do produto em 3 litros de água e trate as folhas.
Cinzas
O canteiro deve ser polvilhado com cinzas secas após cada rega. Isso ajuda a repelir lesmas, moscas-da-couve e besouros-pulga.
Como proteger as plantações de lebres e outros roedores
Manter o repolho livre de lebres é difícil. Os vários chocalhos que os jardineiros penduram em seus jardins não as assustam. Elas roem todos os tipos de repolho. Para evitar que as pragas cheguem aos canteiros de vegetais, elas são cercadas por uma cerca alta e sólida, sem frestas.

Jardineiros dizem que fezes secas de cachorro podem ser usadas para repelir lebres. Coloque-as no caminho da lebre. Repelentes ultrassônicos de roedores são usados em jardins para repelir roedores:
- "Graduado";
- Sititek;
- Tecnologia avançada.
Medidas preventivas
Especialistas recomendam o tratamento do repolho com misturas de tanque feitas com vários produtos. Isso aumenta a eficácia do tratamento, pois várias pragas podem ser eliminadas com uma única aplicação.
Todo jardineiro deve manter um calendário sazonal. Para cada mês, registre a época em que as lagartas e larvas aparecem. Liste os possíveis planos de tratamento, usando todas as opções: remédios populares, produtos biológicos, inseticidas e práticas agrícolas.

O diário deve incluir um plano de todas as atividades que protegem o jardim de pragas:
- o solo infestado de vermes-arame é semeado com ervilhas, feijões e feijões-cariocas;
- No outono, para se proteger contra grilos-toupeira, faça armadilhas (50 cm) no jardim, encha-as com esterco fresco, retire-o no inverno e a praga morre de geada;
- a partir de maio, afrouxe o espaço entre as fileiras até uma profundidade de 10 cm;
- No início da estação de crescimento, alimente as mudas com verbasco para aumentar sua resistência;
- Durante o verão da mosca da couve, os canteiros não são regados nem cobertos com material de cobertura.
Para estimular o crescimento do repolho, plantas produtoras de néctar, como a phacelia e a mostarda, são plantadas no jardim. Durante a floração, elas atraem insetos benéficos que destroem as pragas do repolho.











