Uso de nitrato de cálcio para repolho, como alimentá-lo e a taxa de aplicação

O nitrato de cálcio é usado na agricultura para melhorar a qualidade de solos ácidos. Um fertilizante nitrogenado, essencial para o desenvolvimento da massa verde das plantas. A aplicação de nitrato de cálcio no repolho promove um crescimento rápido. A combinação de nitrogênio e cálcio no fertilizante ajuda a planta a absorver nutrientes facilmente.

Descrição do nitrato de cálcio

O nitrato de cálcio Ca(NO3)2 está disponível na forma de pó cristalino ou grânulos. Sua cor pode variar do branco ao cinza claro. Um quilo do fertilizante contém 155 g de nitrogênio e 130 g de cálcio. Para reduzir a higroscopicidade, o nitrato de amônio é adicionado aos componentes principais em uma concentração de até 7%.

Vantagens e desvantagens do medicamento

Ao usar nitrato de cálcio, a produção de repolho pode ser aumentada várias vezes.

  1. O fertilizante é feito de substâncias naturais contidas no solo.
  2. O nitrato de cálcio não se acumula nas cabeças de repolho.
  3. O cálcio ajuda o nitrogênio a ser absorvido e distribuído uniformemente por toda a planta, das raízes às folhas.
  4. Aumenta a resistência do repolho à seca.
  5. Acelera o crescimento e a formação do sistema radicular.
  6. Aumenta a resistência das culturas a doenças.
  7. Melhora o sabor e a aparência das cabeças de repolho.

A alta higroscopicidade do nitrato de cálcio pode ser considerada uma desvantagem. Quando exposto à umidade durante o armazenamento, o fertilizante endurece e perde seu valor. A aplicação excessiva ou tardia de nitrato de cálcio pode retardar o crescimento das plantas.

nitrato de cálcio

Tipos do medicamento e suas propriedades benéficas para o repolho

Vários tipos de fertilizantes nitrogenados são usados ​​na agricultura.

Nitrato de cálcio

Ao contrário de outros fertilizantes minerais nitrogenados, o nitrato de cálcio não acidifica o solo. Essa propriedade é essencial para o desenvolvimento normal do repolho. O cálcio previne o acúmulo de nitratos nas células vegetais. Isso acelera a formação de espigas, acelera o processo de amadurecimento e melhora a comercialização do repolho. O vegetal tem uma vida útil mais longa após a colheita.

Nitrato de amônio

O nitrato de amônio contém até 35% de nitrogênio na forma de nitrato de amônio. Na produção de fertilizantes, minerais são adicionados ao nitrato de amônio padrão.

  1. O potássio contém mais de 40% de potássio e é usado em vegetais que requerem esse componente.
  2. O azotossulfato contém enxofre, que, embora participe de processos metabólicos, inibe o desenvolvimento dos vegetais quando utilizado.
  3. O fertilizante de sódio não é usado em solos solonetz. É usado para o cultivo de raízes.
  4. O fertilizante de nitrogênio e magnésio é usado em solos ácidos e encharcados. Contém magnésio.
  5. O hidróxido de cálcio e amônio é usado como fertilizante complexo. Ele corrige deficiências de magnésio, potássio e cálcio. É o menos higroscópico e se conserva melhor em condições úmidas.

nitrato de cálcio

Durante o cultivo, todos os tipos de fertilizantes são utilizados de acordo com as necessidades do solo e da cultura. Fertilizantes à base de cálcio são especialmente adequados para fertilizar repolho.

Especialistas recomendam o uso de salitre em solos onde fertilizantes contendo magnésio e sódio foram aplicados anteriormente.

O nitrato de cálcio ajuda a remover o excesso de minerais prejudiciais ao repolho.

Em que casos a alimentação complementar é necessária?

A fertilização com nitrogênio na hora certa ajudará o repolho a formar uma cabeça forte. A condição das folhas pode ajudar a determinar quando a fertilização é necessária.

Sinais de deficiência de nitrogênio:

  • subdesenvolvimento das folhas;
  • o aparecimento de manchas e veias claras;
  • enrolamento das folhas superiores;
  • retardo de crescimento.

nitrato de cálcio

Quando há deficiência de cálcio, as folhas ficam azuis.

Quando fertilizar canteiros de repolho

O nitrato de cálcio se decompõe facilmente quando exposto à umidade e é removido do solo pela água. Portanto, aplicar fertilizante de cálcio no outono é inútil. Além disso, o cálcio é pouco solúvel, permanecendo no solo e mal absorvido pelas plantas. Sem nitrogênio, o mineral afeta negativamente o crescimento do repolho.

Recomenda-se a aplicação de salitre no plantio. Para garantir um uso eficiente, adicione o fertilizante diretamente nas covas de plantio. Em solos arenosos, aplique o fertilizante em pequenas doses, várias vezes. Este método ajudará a reduzir a infiltração de fertilizante nas camadas mais baixas do solo. Em solos argilosos e franco-argilosos, é possível uma única aplicação no plantio.

fertilização do solo

Durante o crescimento do repolho, é necessária a fertilização repetida com uma solução aquosa de nitrato de cálcio. A condição e a aparência das plantas ajudarão a determinar o momento certo para aplicações adicionais de nitrogênio e cálcio.

Métodos de aplicação

Na primavera, ao plantar as mudas, adicione nitrato de cálcio seco aos buracos. Para proteger as raízes jovens de queimaduras quando expostas ao nitrogênio, polvilhe os grânulos com uma camada de solo solto. Quando regado, o fertilizante se dissolve e chega às raízes de forma acessível.

Além disso, o fertilizante é aplicado regando as raízes ou pulverizando as folhas quando uma deficiência de nutrientes é detectada.

Alimentando mudas

Se o fertilizante não tiver sido aplicado ao solo previamente durante o cultivo das mudas de repolho, os brotos jovens podem ser alimentados uma semana após a germinação. O pó ou os grânulos devem ser diluídos em água na proporção de 1 g por litro. Para uma área de plantio de 1 metro quadrado, 5 litros de solução são suficientes.

nitrato de cálcio

Fertilizar ao plantar em terreno aberto

Ao plantar no solo, recomenda-se aplicar nitrato de cálcio seco sob cada planta. Polvilhe meia colher de chá do pó no buraco da planta e cubra com pelo menos 3 cm de terra solta. Posicione a muda de forma que o fertilizante não toque as raízes. Regue abundantemente após o plantio.

Em grandes áreas, é possível aplicar fertilizante no solo na proporção de 20 g de salitre por 1 m² antes da aração.A introdução de solução nutritiva líquida é possível após 2 semanas.

Estimulando o crescimento ativo

As necessidades de fertilizantes nitrogenados variam em diferentes estágios de desenvolvimento do repolho. A dose mais alta deve ser aplicada no início da formação da espiga. Este é o período de crescimento intensivo das folhas e maior consumo de nitrogênio.

fertilizante cáustico

A fertilização é feita regando sob o arbusto. Esta é a maneira mais rápida e conveniente de levar nutrientes às raízes. A pulverização é menos eficaz para promover o crescimento. Cada planta precisará de até 2 litros de uma solução de concentração padrão (1 g por 1 litro). A soltura preliminar e a cobertura morta após a rega ajudarão a reter a quantidade máxima de nutrientes sob cada muda.

Para formar a cabeça

As variedades precoces de repolho não requerem fertilização adicional se a folhagem estiver em boas condições. Uma terceira fertilização é aplicada às variedades tardias e meio-tardias para promover a formação de espigas e o crescimento. O intervalo entre as regas deve ser de pelo menos duas semanas. Recomenda-se suplementar o nitrato de cálcio com fertilizantes de sódio e potássio em proporções iguais.

nitrato de cálcio

Durante esse período, você pode fornecer nutrição pulverizando e regando as raízes.Para evitar o crescimento excessivo das folhas do repolho em detrimento da formação das cabeças, é necessário interromper a fertilização na segunda metade do verão.

Características de uso do site

O nitrato de cálcio é adequado para todas as culturas. No entanto, não deve ser aplicado em excesso. Não é recomendado aplicá-lo em áreas onde fertilizantes orgânicos contendo nitrogênio foram utilizados. Pepinos e melões acumulam nitrogênio em seus frutos. A fertilização excessiva do solo em canteiros onde essas culturas são planejadas levará à deterioração da qualidade dos frutos.

A necessidade de fertilizantes para diferentes culturas

Diferentes tipos de repolho consomem fertilizantes nitrogenados de acordo com suas características de desenvolvimento.

repolho maduro

Colorido

Fertilize mudas de couve-flor com uma solução de salitre (10 g por balde de água) 10 dias após o plantio em campo aberto. A adição de molibdato de amônio e ácido bórico em proporções iguais à solução melhorará o crescimento da couve-flor.

Uma segunda aplicação de fertilizante complexo com adição de fósforo e potássio em proporções iguais deve ser feita 3 semanas após a primeira aplicação de fertilizante nitrogenado.

Pequinês

O repolho chinês é caracterizado por suas cabeças alongadas e soltas, ricas em vitaminas e minerais. Esta variedade é considerada uma variedade de maturação precoce. Portanto, para desenvolver cabeças grandes e saborosas, basta aplicar fertilizante de nitrogênio ao solo antes do plantio e aplicar um suplemento de fósforo e potássio 2 a 3 semanas após o plantio.

repolho chinês

Brócolis

As necessidades nutricionais do brócolis são semelhantes às da couve-flor. Para essas variedades, a deficiência de boro e molibdênio é mais importante. A fertilização com nitrogênio deve ser realizada no máximo duas vezes, em intervalos de 10 a 14 dias.

repolho branco

No cultivo de variedades tardias de repolho branco O nitrato de amônio é recomendado para uso antes do plantio e como o primeiro fertilizante abrangente aplicado sob o arbusto. Aplicar o fertilizante mais tarde pode atrasar a formação das espigas. Para a terceira aplicação de fertilizante, se as plantas estiverem subdesenvolvidas, é melhor usar um fertilizante complexo contendo cálcio, fósforo e potássio.

repolho branco

Tipos de solo

O repolho é exigente em termos de composição e qualidade do solo. Uma boa colheita é obtida em solo preto fértil. Em solos argilosos, a colheita de repolho pode não ser muito alta, mesmo com o uso de fertilizantes. Ao cultivar repolho em solo arenoso, é necessária uma fertilização mais intensa.

Dosagem e preparação da solução de trabalho

Para preparar uma solução de irrigação, adicione a quantidade necessária de pó ou grânulos à água e mexa. Use a solução no mesmo dia do preparo. O fertilizante perde sua potência durante o armazenamento.

Pode ser combinado com outros medicamentos?

O nitrato de amônio é misturado em uma solução com quaisquer fertilizantes de fósforo, potássio e enxofre, de acordo com as instruções de preparação.

nitrato de cálcio

Precauções de segurança

Ao trabalhar com salitre, use proteção respiratória e para as mãos. Ao armazenar o produto, é importante evitar a ingestão acidental da substância açucarada. Em caso de ingestão, procure atendimento médico imediatamente.

Avaliações de jardineiros sobre salitre

Vasily Mikhailovich, região de Novgorod

Salitre é bom para repolho. Mesmo mudas fracas rendem uma colheita maravilhosa se você pulverizá-las na hora certa. Mas sempre tenho cuidado para não exagerar. Ouvi dizer que nitratos são muito prejudiciais à saúde.

Marina, Oblast de Kemerovo

Sempre fertilizo o solo com salitre ao plantar mudas. Nunca fiquei sem repolho. Ao contrário do esterco, tão elogiado pelos jardineiros, o salitre custa centavos. E não notei nenhuma mudança no sabor. Este não é o primeiro ano que o cultivo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata