Como alimentar a couve-flor em terreno aberto para o crescimento e como fazê-lo corretamente

As hortaliças requerem solo fértil e irrigação regular, mas a couve-flor, em comparação com outras plantas da família, tem raízes pouco desenvolvidas. Para garantir a formação de folhas em roseta, é necessário criar condições ideais imediatamente após o plantio das mudas no jardim. Além da rega, a fertilização da couve-flor em campo aberto deve ser iniciada imediatamente. As cabeças se formam após o desenvolvimento das folhas, que se desenvolvem de forma irregular e exigem muitos nutrientes.

Quais fertilizantes a couve-flor precisa?

Nos últimos anos, os produtores de vegetais têm adquirido híbridos para suas hortas, que garantem um alto rendimento. Essas plantas resistem facilmente a condições climáticas extremas, toleram o calor e não são danificadas pelo frio. No entanto, essas variedades de couve-flor também apresentam uma desvantagem. Ao cultivar a couve-flor, você precisa de:

  1. Não ignore as datas exatas de plantio.
  2. Coloque os arbustos em montes altos e solte o solo.
  3. Irrigue regularmente.
  4. Selecione os fertilizantes corretamente.

Para desenvolver raízes fortes e formar espigas, o repolho precisa de nitrogênio, potássio e cálcio. Esses nutrientes são necessários tanto durante o desenvolvimento das mudas quanto após o transplante.

Quando a couve-flor cria raízes, ela absorve muito fósforo e, se esse micronutriente não for adicionado em tempo hábil, a fertilização subsequente não resolverá o problema.

Quando há excesso de nitrogênio, as folhas ficam com bolhas e o ponto de crescimento morre. Quando as mudas emergem e são repicadas, fertilizantes contendo potássio e fósforo são usados ​​para fortalecer as raízes e promover o desenvolvimento da roseta. Após a formação de três folhas, a couve-flor também deve receber nitrogênio, além desses nutrientes.

couve-flor

Sinais de deficiência mineral

Para entender a deficiência da planta, é preciso examiná-la atentamente. Uma vez determinada a causa, o solo ao redor da planta é misturado com o fertilizante necessário:

  1. Se houver falta de nitrogênio, as folhas inferiores ficarão azuis ou vermelhas.
  2. Se não houver molibdênio suficiente, a cabeça não se formará.
  3. Com deficiência de magnésio, quase ausente em solo arenoso, o repolho fica amarelo; apenas as nervuras verdes não mudam de cor.
  4. A falta de potássio é indicada pela cobertura da planta com insetos que a impedem de se desenvolver e pela formação de uma cabeça pequena e macia.

Se aparecerem manchas escuras nas folhas, o repolho precisa de suplementação de boro. A formação de rosetas não ocorrerá se houver falta ou deficiência de molibdênio.

couve-flor

Fertilizantes complexos

As hortaliças são alimentadas com matéria orgânica — esterco bovino, esterco e cinzas. Mas isso não é suficiente para que a couve-flor cresça e produza espigas grandes e densas. A Agrícola é excelente para fertilizar mudas e plantas jovens.

O produto está disponível na forma de bastões, concentrado líquido e pó, dissolvidos em água na proporção de 1 para 10 e utilizados no início e no meio da estação de crescimento, quando as folhas do repolho estão ficando amarelas por falta de nutrientes.

Fertilizantes minerais

As cabeças de repolho não se formam quando a cultura carece de molibdênio. Jardineiros experientes alimentam os vegetais com o fertilizante complexo "Ecoplant". Este fertilizante mineral é isento de cloro e feito com ingredientes naturais. O potássio granulado está disponível em uma forma de fácil acesso para o repolho. O complexo contém os seguintes micronutrientes:

  • boro e molibdênio;
  • selênio e ferro;
  • cromo e cálcio.

couve-flor

O Ecoplant previne o acúmulo de radionuclídeos e ajuda a reduzir a acidez do solo. O fertilizante universal Mivena, que pode ser usado em todas as fases do desenvolvimento da couve-flor, é isento de cloro e contém molibdênio, boro e ferro.

Fósforo

As folhas mudam de cor, adquirem uma tonalidade roxa, não formam rosetas e o desenvolvimento da planta é retardado se o fósforo não for fornecido prontamente. Este micronutriente é encontrado no superfosfato, fosfato diamônico, farinha de ossos e sulfato de amônio.

couve-flor

Fertilizantes de potássio

Para ajudar a couve-flor a tolerar o calor e o frio, o calor e as pragas, e reduzir doenças, adiciona-se fertilizante potássico antes de preparar o canteiro. Os principais componentes do fertilizante potássico são:

  1. Acelera a fotossíntese.
  2. Melhora o metabolismo celular.
  3. Promove a formação de cabeças.
  4. Prolonga a vida útil da colheita.

Sais de potássio são aplicados ao solo. Esses fertilizantes não são usados ​​para adubação foliar porque contêm cloro, que tem um efeito negativo nas folhas.

fertilizante para repolho

Azoto

A couve-flor extrai todos os nutrientes do solo e os esgota. Para garantir que a planta se desenvolva rapidamente e produza folhas, essenciais para a formação da cabeça, adiciona-se ureia após o plantio em campo aberto, misturando uma colher de grânulos em um balde de água e fertilizando com nitrato de amônio. O superfosfato é usado para a fertilização subsequente. Todos esses produtos contêm nitrogênio.

Bioestimulantes

O canteiro de couve-flor é fertilizado com húmus no outono e composto é adicionado na primavera. Se o solo estiver infestado de fungos, a mostarda é semeada em setembro e as mudas são desenterradas quando atingem 20 mm de altura. Para evitar que os caules das mudas fiquem mais finos e se estiquem para cima, e para estimular o desenvolvimento de cabeças grandes, são utilizados bioestimulantes como "Viva", "Megafol", "Epin" e "Kornevin". Esses produtos são feitos de materiais naturais.

couve-flor

Remédios populares

Nem todos os jardineiros usam fertilizantes minerais para alimentar a couve-flor; muitos preferem matéria orgânica, como fezes de pássaros, esterco e grama fermentada. Remédios populares também são populares entre os jardineiros.

Fermento seco e cru

Alguns alimentos contêm fungos que, quando liberados no solo, fornecem proteínas e vitaminas à couve-flor e a outros vegetais, além de nitrogênio e fósforo. A levedura contém esses microrganismos. Para nutrição vegetal:

  1. Um pacote de 200 g do produto cru é misturado em um litro de água, a infusão é combinada com outros 9 litros de líquido e usada para fertilizar as mudas.
  2. 20 g de fermento seco, um copo e meio de açúcar granulado são deixados para fermentar por 6 dias, despejados em 5 litros de água fervente resfriada.
  3. Deixe 1/2 pacote de fermento cru em 10 litros de água morna por 24 horas.

fermento, seco e úmido

Tanto as raízes quanto as folhas do repolho são alimentadas com esses fertilizantes. No entanto, as infusões devem ser aplicadas apenas em solo aquecido.

Cinzas

A matéria orgânica tem um efeito positivo no desenvolvimento da couve-flor e melhora a formação de cabeças. Para a segunda e terceira aplicações, 200 gramas de cinzas são misturadas com água e regadas. Este produto também é adequado para polvilhar as plantas contra insetos.

Ácido bórico

Um antisséptico farmacêutico usado na medicina, também funciona como inseticida e fertilizante para hortaliças. Para fertilizar folhas de couve-flor, misture 1 colher de chá de ácido bórico com 15 gramas de bicarbonato de sódio e adicione 3 litros de água. Borrife as partes aéreas das plantas com a solução.

ácido bórico

Cascas de batata

Além do pão de centeio, que fica de molho por dois dias para melhorar o crescimento das folhas e a formação de rosetas, as cascas de batata são um fertilizante eficaz para a couve-flor. Elas são ricas em amido, potássio, fósforo e vitaminas. As cascas são transformadas em uma pasta e colocadas no fundo do buraco onde as mudas de repolho são colocadas.

Geleia estragada

A geleia fermentada é um fertilizante nutritivo e eficaz tanto para árvores frutíferas quanto para hortaliças. A couve-flor adora essa delícia. Coloque duas xícaras de geleia, um pacote de 100 gramas de fermento biológico e água em uma garrafa de 10 litros. A bebida fermentará por uma semana. Misture 200 ml desta infusão com líquido na proporção de 1:20 e use para regar as plantas e borrifar as folhas.

couve-flor

Cobertura com esterco de vaca

Fertilizantes orgânicos, como esterco, aumentam a produtividade das culturas e fortalecem o sistema imunológico das plantas. Não são usados ​​em sua forma pura; em vez disso, são misturados com água na proporção de 1 para 5. Fertilize as plantas com esterco duas semanas após o plantio e novamente um mês depois.

O que escolher: considere as características varietais do repolho

Para garantir espigas grandes e densas, a cultura precisa ser fertilizada durante todo o período de crescimento, caso contrário, as folhas em roseta não se formarão. A preparação do canteiro para a couve-flor começa no outono. Calque o solo altamente ácido e adicione os seguintes fertilizantes por metro quadrado do canteiro:

  • um balde de húmus;
  • meio copo de superfosfato;
  • 100 ou 120 g de sal de potássio.

húmus como fertilizante

Na primavera, cinzas, ureia, ácido bórico e as mesmas substâncias usadas no outono são adicionadas ao solo.

Métodos de aplicação de fertilizantes

Não apenas as raízes do repolho, mas também suas folhas precisam de nutrientes. Tanto as mudas quanto as plantas jovens são alimentadas durante a formação da coroa, formação da espiga e maturação da espiga, utilizando diversos métodos de aplicação.

Tratamento foliar

Para prevenir doenças que afetam a couve-flor, desenvolver resistência a pragas e estimular o desenvolvimento das raízes, as sementes são embebidas e as plantas pulverizadas com ácido bórico. Para preparar uma solução, misture 1 g do pó com um litro de água. A parte aérea do repolho é tratada pelo menos três vezes por estação: antes da formação dos ovários e durante o amadurecimento das cabeças.

couve-flor

Borrife nas raízes

O sulfato de cobre é usado para desinfetar o solo. O iodo ajuda a proteger as plantas de pragas e ervas daninhas. Dissolva 40 gotas do antisséptico em um balde de água e regue as raízes. Borrife o solo sob a planta com amônia diluída.

Época e tecnologia para fertilização de canteiros de repolho

Cuidar de uma planta que necessita de nitrogênio, fósforo, molibdênio e boro para seu desenvolvimento requer o uso de complexos minerais, bem como matéria orgânica, durante toda a estação quente.

couve-flor

Nós alimentamos durante o período de germinação das mudas

Para melhorar a germinação e desinfetar as sementes antes da semeadura, elas são embebidas em ácido bórico. Este tratamento promove o desenvolvimento das plantas. Mudas cultivadas em substrato nutritivo são fertilizadas com:

  • 2 semanas após a colheita;
  • a segunda alimentação é realizada após o mesmo período de tempo;
  • o terceiro - em 10 dias.

Nesta fase do desenvolvimento do repolho, são utilizados complexos minerais na forma de superfosfato, cloreto de potássio e nitrato de amônio, que são dissolvidos em água e utilizados para regar as plantas.

couve-flor

Antes de plantar no solo

Se o canteiro de couve-flor foi fertilizado com esterco ou composto no outono, adicione superfosfato duplo e sal de potássio aos buracos onde as mudas serão plantadas na primavera. Cinzas e ureia também ajudam.

Após o plantio no solo

Depois que as plantas criam raízes, o que geralmente acontece em 2 semanas, 30 g de ureia são dissolvidos em um balde de água e um pote da mistura é despejado sob cada arbusto.

Após o plantio, fertilizantes de nitrogênio são usados ​​para promover o crescimento da folhagem.

Alguns jardineiros regam a couve-flor com uma infusão de levedura. A planta responde positivamente à fertilização foliar com cinzas de madeira. Recomenda-se fertilizar a planta a cada 14 a 16 dias.

 

Durante o período de frutificação

Quando chegar a hora de o repolho se formar, dissolva o verbasco em água na proporção de 1 para 5, deixe em infusão por dois dias e, em seguida, adicione a mesma quantidade de líquido. Adicione 30 gramas de superfosfato a cada balde de fertilizante orgânico e regue as plantas. Fertilize novamente duas semanas após a formação dos ovários.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata