O repolho pode ser pulverizado com valeriana para controlar pragas e quais são as diretrizes de tratamento?

Nem todos os jardineiros iniciantes sabem que existem muitos perigos que afetam negativamente o sabor e a produtividade do repolho. Entre os principais agressores estão as pragas de insetos. Uma infestação maciça de parasitas leva a consequências trágicas, incluindo a morte da planta. Para evitar isso, jardineiros experientes recomendam o uso de métodos tradicionais. A raiz de valeriana é considerada um dos agentes de controle de pragas mais eficazes para o repolho.

A eficácia da infusão de ervas

O repolho é um vegetal popular para muitos insetos. O perigo dessas pragas reside no consumo da superfície e do sistema radicular da planta. Essa perturbação anatômica enfraquece a planta com o tempo, impactando negativamente a produtividade. Além disso, muitos insetos transmitem doenças fúngicas e infecciosas, que podem matar o repolho.

Para evitar tais consequências, mas ao mesmo tempo preservar a qualidade do vegetal, os melhoristas de plantas começaram a desenvolver remédios populares.Ensaios e estudos comprovaram que as infusões de valeriana são os repelentes de insetos mais eficazes. Seus ingredientes ativos têm um efeito prejudicial sobre as larvas dos parasitas. E o aroma forte e característico da valeriana repele insetos adultos.

Vantagens e desvantagens de usar um remédio natural

Em comparação com métodos químicos de controle e prevenção de pragas, os remédios populares à base de valeriana oferecem diversas vantagens. A principal delas é a segurança. A valeriana não contém substâncias altamente ativas, que, na maioria dos casos, interrompem os processos biológicos naturais das plantas. Quando os produtos químicos são usados ​​em excesso, as hortaliças param de absorver a quantidade necessária de nutrientes do solo, o que prejudica seu crescimento e desenvolvimento.

repolho maduro

Além disso, os produtos químicos também são prejudiciais aos seres humanos. Os pesticidas que penetram nas cabeças de repolho causam disfunções orgânicas graves.

Além disso, muitos produtos químicos são bastante tóxicos e podem ser fatais.

A valeriana não apresenta desvantagens para o repolho. No entanto, não é tão eficaz quanto os tratamentos químicos. Portanto, em casos graves, a valeriana deve ser usada em combinação com outros tratamentos.

Quais pragas não toleram valeriana?

O principal problema em eliminar pragas do repolho é que elas rastejam para dentro da cabeça e se escondem sob as folhas. Portanto, o jardineiro pode nem suspeitar de sua presença até que o vegetal esteja severamente danificado. A valeriana pode ajudar a identificar a presença dos insetos. Seu forte aroma atrai as pragas para fora de seus esconderijos, facilitando sua erradicação.

pragas do repolho

As pragas mais comuns do repolho que não toleram valeriana são os seguintes insetos.

Barid

Na aparência, o barídeo é um gorgulho azul-escuro com um brilho esverdeado-metálico. O tamanho médio da praga é de 4 milímetros. Esses insetos costumam passar o inverno no solo de hortas, cavando tocas a uma profundidade de 10 centímetros. Em alguns casos, besouros que passam o inverno podem até ser encontrados em cabeças de repolho. Com a chegada da primavera, quando a temperatura do solo atinge 7 a 9 graus Celsius, os gorgulhos emergem. Inicialmente, eles se alimentam de ervas daninhas e, em seguida, começam a consumir as plantações de repolho.

Barid de repolho

A presença de parasitas pode ser determinada pelos numerosos buracos e passagens nas seções longitudinais do caule e das folhas do repolho.

Mosca branca

As moscas-brancas são pequenas borboletas brancas com corpo amarelo e uma camada de cera nas asas. As pragas não medem mais de 3 milímetros de comprimento. Uma característica distintiva desses insetos é que não apenas os adultos, mas também suas larvas representam uma ameaça para o repolho. Cada fêmea pode botar mais de 200 ovos. Após a eclosão, as larvas se fixam na parte inferior da folha e começam a se alimentar de sua seiva.

Em um único local, o inseto passa por quatro fases do ciclo de vida antes da fase de pupa. Durante esse período, as larvas se alimentam continuamente, o que causa uma grave depleção da planta de repolho. Os danos causados ​​pelos insetos não envolvem apenas danos severos à planta, mas também o desenvolvimento de diversas doenças. As moscas-brancas são portadoras de dezenas de doenças virais.

mosca-branca da couve

Os sintomas de infestação do repolho por esses parasitas incluem a presença de ovos na parte inferior da folha e uma camada branca na superfície.

Besouro-das-folhas

Os besouros-das-folhas são insetos bastante vorazes. São pequenos insetos de cor esmeralda escura com um leve tom roxo. Seus corpos são alongados, medindo apenas 3 a 4 milímetros de comprimento.

Os besouros-da-couve são um petisco saboroso. Inicialmente, os besouros consomem apenas a camada superior da folha, passando depois para a parte inferior. As fêmeas depositam de 10 a 20 ovos nos fragmentos roídos da matéria foliar. Elas depositam ovos diariamente durante 20 dias. Após 12 dias, os ovos eclodem. As larvas dos besouros-da-couve, assim como seus progenitores, são muito vorazes. Em poucos dias, podem destruir completamente uma folha, deixando apenas cortes longitudinais.

Besouro da folha da couve

Folhas de repolho roídas serão um sintoma do aparecimento desses insetos.

Mosca da couve

A mosca-da-couve é considerada a praga mais perigosa do repolho. Durante grandes infestações, esses insetos podem destruir completamente a plantação. As moscas-da-couve adultas são muito semelhantes às moscas domésticas. No entanto, existem certas características que as distinguem. As características distintivas da mosca-da-couve incluem listras longitudinais. Essas listras estão localizadas no abdômen e no dorso do inseto. As moscas-da-couve também são maiores. Em média, as fêmeas têm 6,5 milímetros de comprimento, enquanto os machos têm 7,5 milímetros.

Mosca da couve

Os ataques de insetos às plantações de repolho ocorrem durante o período de floração dos lilases. Durante esse período, as pragas depositam seus ovos, que estragam os vegetais ao comer suas raízes e os núcleos moles dos caules.

Os sintomas das moscas do repolho e suas larvas incluem passagens roídas nas partes superior e inferior do repolho.

Usos da valeriana

A valeriana pode ser usada tanto para controle de pragas quanto para fins preventivos. Para evitar infestações de insetos, recomenda-se plantar a erva medicinal ao longo dos canteiros de repolho. Se os insetos já estiverem instalados nos vegetais, as próprias plantas precisarão ser tratadas. Aqui estão alguns exemplos dos produtos mais eficazes para o controle de pragas.

valeriana para repolho

Formulações à base de suco puro

Este método requer caules e folhas frescas da planta medicinal.

Prepare a composição pura da seguinte forma:

  1. As folhas de valeriana são bem lavadas e passadas por um moedor de carne.
  2. A massa de ervas é espremida através de um pano de algodão.
  3. 10 gotas do suco resultante são dissolvidas em 10 litros de pesticidas.

A composição resultante é usada para tratar folhas de repolho.

Valeriana para repolho contra pragas

Dica! Se você não encontrar folhas frescas de valeriana, pode comprar um frasco de infusão de valeriana pura em uma farmácia.

Tintura com sabão

Preparar esta infusão perfumada não leva muito tempo. Para tratar as plantas com a solução líquida, basta dissolver um frasco de suco natural de valeriana e uma colher de sopa de raspas de sabão em pó em um recipiente de 3 litros de água.

Uma decocção de rizomas com tabaco

Uma decocção de raiz de valeriana e folhas de tabaco ajudará a livrar o repolho rapidamente das pragas. O concentrado líquido é preparado da seguinte forma:

  1. Adicione 200 gramas de rizomas de valeriana e 500 gramas de folhas de tabaco trituradas em um recipiente com 5 litros de água.
  2. O recipiente com a mistura líquida é colocado no fogo.
  3. Após a fervura, retire o recipiente do fogo e coloque-o em um local escuro.

Valeriana para repolho contra pragas

Após 24 horas, a decocção está pronta para tratar plantas.

Decocção de valeriana com tabaco

Nos casos em que o repolho for severamente danificado por pragas adultas e suas larvas, recomenda-se usar uma decocção de valeriana com tabaco e sabão para combatê-las.

Prepare a solução na seguinte sequência:

  1. Em um recipiente, misture 10 litros de água fervente e 200 gramas de folhas de tabaco amassadas.
  2. A mistura resultante é infundida por 2 a 3 horas.
  3. Após o tempo especificado, o concentrado é filtrado através de gaze.
  4. Adicione 1 colher de sopa de suco de valeriana e sabão líquido à solução.

Valeriana para repolho contra pragas

Depois de misturar bem a decocção, use conforme as instruções.

Regras para tratar repolho com valeriana

A eficácia de cada método de controle de pragas depende das regras do trabalho.

Requisitos para processamento de repolho com valeriana:

  1. As plantas devem ser pulverizadas ao primeiro sinal de insetos.
  2. O processamento do repolho deve ser realizado no período da manhã e da noite.
  3. Recomenda-se que as operações de controle de pragas sejam realizadas pelo menos duas vezes por semana.
  4. Borrife as folhas de repolho na parte superior e inferior das lâminas foliares.

Valeriana para repolho contra pragasComo você pode ver, as diretrizes de tratamento não são tão complicadas. No entanto, seguindo-as, qualquer jardineiro pode eliminar rapidamente os parasitas do repolho.

Comentários de jardineiros experientes sobre o uso do produto

Smirnova Elena, Perm

Para evitar insetos, planto valeriana todos os anos ao redor do meu jardim. Posso dizer que o efeito medicinal da planta é bastante perceptível. Comparado aos meus vizinhos, tenho menos pragas no meu jardim. Mesmo assim, minha colheita é sempre maior.

Kretov Stepan, Biysk

"Há muitos anos, li em um jornal local sobre a eficácia da valeriana contra pragas. Naquele mesmo ano, decidi experimentar os métodos descritos. Os resultados foram surpreendentes. Depois de borrifar meu repolho com infusão de valeriana e sabão, me livrei praticamente de todas as pragas."

Stepankova Kristina, região de Voronezh

"Por vários anos, usei apenas tratamentos químicos contra parasitas no meu repolho. O problema era que eu nem sempre conseguia chegar à minha dacha a tempo. No entanto, depois de aprender sobre as propriedades da valeriana, decidi experimentá-la. Não diria que as infusões são particularmente eficazes. Mas pelo menos não são tão prejudiciais."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata