A variedade híbrida Centurion é um repolho que atende às necessidades de jardineiros e agricultores. Suas cabeças densas e compactas são ideais para venda ou armazenamento de inverno em sua própria adega. Este híbrido produtivo foi adicionado ao Registro Estatal de Conquistas de Melhoramento da Rússia em 2010 e é recomendado para cultivo em diversas regiões do país.
Características gerais da planta
A planta do repolho possui um sistema radicular bem desenvolvido e se mantém firme no solo, sem ceder com o próprio peso. Isso é ainda mais reforçado por seu caule curto com uma roseta compacta de folhas. O porte rasteiro da planta permite um plantio denso, com espaçamento de 40 cm entre as mudas e plantio de 4 a 5 plantas por metro quadrado.

As folhas em roseta são de coloração glauca, possuem pecíolos curtos e não caem ao solo com o envelhecimento. As folhas inferiores não precisam ser removidas, protegendo a cultura de lesmas e doenças. Além dessa vantagem, os pecíolos curtos também garantem alta qualidade de consumo das cabeças de repolho.
A variedade Centurion é resistente à murcha de fusarium e ao míldio, e é levemente afetada por tripes.
O repolho é pouco exigente em termos de condições de cultivo e irrigação, tolerando facilmente calor intenso e solo seco. O verão russo, com chuvas abundantes e temperaturas relativamente baixas, é ideal para ele, mas também pode ser cultivado em regiões do sul. Uma vez que o repolho atinge a maturidade técnica, ele pode suportar até as primeiras geadas de outono.

O rendimento da variedade é inferior ao de variedades nacionais comprovadas, como Moskovskaya Pozdnyaya ou Nadezhda, mas permanece estável ao longo dos anos e é bastante alto. Até 20 kg de produtos comercializáveis podem ser obtidos em 1 m².
Qualidades do consumidor
As primeiras espigas com maturidade técnica são colhidas 120 a 130 dias após a semeadura. Nesse momento, o repolho Centurion F1 atinge uma consistência firme; sua superfície não se expande quando pressionado. É melhor adiar a colheita por alguns dias para permitir que o repolho desenvolva um sabor mais doce.
As cabeças são redondas. O peso médio é de 2 a 2,5 kg, mas com os devidos cuidados e rega, os jardineiros podem cultivar repolhos maiores — até 5 kg. As cabeças são cobertas por folhas verdes bem ajustadas, que protegem as delicadas partes internas da geada e do murchamento durante o armazenamento.

O sabor é excelente. Os jardineiros descrevem o sabor do repolho Centurion como doce, sem amargor. Eles apreciam especialmente o caule curto da planta, que ocupa uma porção muito pequena da cabeça e nem chega ao centro. A maior parte do vegetal consiste em folhas tenras, brancas ou levemente creme, com praticamente nenhuma parte dura. O processamento deste repolho deixa muito pouco desperdício, e a maior parte do vegetal é comestível.
O alto teor de vitaminas e microelementos faz com que O repolho centurião é uma das melhores variedades para consumo humano.
Sua principal função é preparar pratos com vegetais frescos. Este repolho delicioso e macio pode ser incluído em qualquer salada e aperitivo e, em alguns casos, pode até substituir o repolho chinês. A ausência de talos duros e veias grossas permite um repolho macio e finamente picado ou grandes saladas com uma textura agradavelmente crocante.
O repolho centurião é perfeito para rolinhos de repolho recheados com qualquer recheio: basta separar as folhas, sem perder tempo descascando as partes mais duras. Este vegetal, com seu rico aroma de repolho, também é perfeito para pratos quentes, borscht ou bigos.

Variedades de repolho de maturação intermediária ou tardia, incluindo a Centurion, também são usadas para conservação no inverno. Cabeças de repolho firmes e compactas, bem cobertas pelas folhas externas, podem ser armazenadas até fevereiro sem nenhum tratamento especial. Basta puxá-las pela raiz e remover as folhas em roseta dos talos. Pendure o repolho dessa forma, com a raiz para cima, em um porão fresco e seco.
O repolho-centurião também é bom para conservas. Seu alto teor de açúcar garante um processo de fermentação mais completo, permitindo que o repolho em conserva dure até a próxima colheita. Ele pode ser conservado em tiras, inteiro ou cortado ao meio. O repolho-centurião também pode ser conservado de outras maneiras: marinado ou usado em saladas e aperitivos. Rolinhos de repolho caseiros também são feitos com as folhas grandes, que são então congeladas.

Tecnologia agrícola da variedade
O repolho de meia-estação é melhor cultivado a partir de mudas. Dessa forma, atingirá a maturidade técnica ao final da temporada de cultivo. Para evitar que as cabeças se partam, a variedade Centurion não deve ser semeada muito cedo. Isso pode ser feito no final de março ou início de abril, aproximadamente 1 a 1,5 mês antes da data prevista para o plantio. As mudas devem ter tempo para formar de 5 a 6 folhas verdadeiras e um sistema radicular bem desenvolvido.

Se as sementes não tiverem sido tratadas pelo fabricante contra doenças, deixe-as de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio ou Fitosporina por 30 a 40 minutos. Isso matará os esporos de fungos e bactérias e permitirá que você salve a maioria das plantas jovens. As sementes tratadas não precisam ser demolhadas. Elas podem ser distinguidas pela cor de cada semente.
Prepare o substrato com partes iguais de areia, terra de jardim e húmus, adicionando 1 colher de sopa de giz moído ou farinha de dolomita para cada 5 kg da mistura. Coloque a mistura em um recipiente para sementes e mergulhe-o em uma solução quente e escura de permanganato de potássio. Assim que o solo esfriar, você pode semear o repolho Centurion.
As sementes embebidas devem estar ligeiramente secas para facilitar a distribuição uniforme. Aplique uma camada fina (0,5 cm) de areia seca ou terra sobre as sementes. Cubra a caixa com filme plástico e coloque-a em um local aquecido para a germinação. O repolho brota em 1 a 3 dias, portanto, fique de olho na semeadura. Assim que os primeiros brotos aparecerem, remova o filme plástico.

Durante os primeiros dias de crescimento, as mudas precisam de pouca ou nenhuma rega. As condições do solo podem ser usadas para determinar quando regar: se estiver seco a uma profundidade de 0,5 cm, regue suavemente as mudas com água morna e permanganato de potássio (uma solução rosa claro).
Quando as mudas desenvolverem 2 a 3 folhas verdadeiras, elas devem ser transplantadas para vasos individuais ou para um recipiente comum, com 7 cm de distância entre si. As plantas devem ser plantadas a uma profundidade suficiente para atingir as folhas cotiledonares em formato de coração. Após o transplante, os cuidados com o repolho consistem em regá-lo regularmente. Não é necessário adubar.
O local de plantio no jardim é escolhido com base na disponibilidade de luz. A couve-centurião requer dias longos e bastante sol. Não é recomendado plantá-la em locais com solo pesado e ácido ou em locais previamente ocupados por vegetais crucíferos (nabos, rutabagas, mostarda, etc.).

Para preparar o solo para o repolho, você precisa adicionar 1-2 baldes de húmus com serragem, 1-1,5 kg de farinha de dolomita ou outro material calcário e fertilizantes complexos com alto teor de potássio e fósforo (Agricola Vegeta, Kemira e outros) por 1 m².
Não se deve abusar de misturas nitrogenadas e matéria orgânica: isso levará ao aumento da massa verde e à falta de cabeças de repolho.
As plantas são espaçadas a 40 cm de distância. 10 a 15 dias após o plantio, o repolho deve ser coberto com terra para evitar que a massa crescente de folhas derrube o caule frágil.












Uma variedade excelente; cultivo este repolho exclusivamente em campo aberto. Os frutos são grandes, então as folhas são fáceis de separar. Este repolho rende deliciosos rolinhos de repolho.