Qual é o melhor remédio popular para tratar repolho contra mosquitos?

Entre as pragas do repolho, a pulga crucífera é uma das mais perigosas. Os ataques desse inseto são rápidos e podem causar danos significativos ou até mesmo destruir completamente uma plantação em um curto período de tempo. Para combater essa praga, são utilizados remédios químicos e populares. A decisão sobre qual tratamento utilizar depende da infestação da praga e da extensão dos danos causados.

Que tipo de inseto é esse?

O besouro-pulga crucífero é um pequeno besouro-das-folhas (2,0 a 3,5 milímetros de comprimento) com uma variedade de cores corporais (do branco-sujo ao bicolor) e patas traseiras poderosas para saltar. Alimenta-se exclusivamente de ervas daninhas e plantas cultivadas da família das crucíferas, causando danos significativos a estas últimas.

Observação: você pode distinguir os besouros-pulgas de outros besouros pequenos pelos seus grandes saltos característicos, acompanhados por um som de clique característico.

Que tipos de mosquitos parasitam o repolho?

As seguintes espécies de pulgas parasitam o repolho:

  1. Besouros pretos são besouros pequenos com élitros pretos ou azul-escuros com um brilho metálico.
  2. Os besouros de pernas claras (brancos) são besouros relativamente grandes (até 3,5 milímetros de comprimento) com patas (pernas) de cor amarela.
  3. Onduladas e entalhadas - ao contrário das espécies anteriores, essas pulgas têm listras longitudinais únicas e claramente visíveis de cor esverdeada ou amarela em cada élitro.

mosquito no repolho

Entre essas espécies de pragas, as mais comuns são os besouros-pulga ondulados e pretos.

Sinais de danos ao canteiro de repolho

Os principais sinais de danos causados ​​pelo besouro-pulga crucífero em uma plantação de repolho são os seguintes:

  • alimentação perfurada de folhas jovens de mudas de repolho;
  • murcha e secagem das folhas.

Outro sinal de infestação do repolho por essa praga é a presença de um grande número de pequenos insetos que dão grandes saltos nas folhas e no solo ao redor das plantas.

mosquito no repolho

Quais são os perigos?

O perigo dessas pragas reside nos seguintes impactos negativos sobre as plantas cultivadas:

  • em danos severos às lâminas das folhas, levando ao seu murchamento e ressecamento;
  • redução da área das folhas envolvidas na fotossíntese, o que reduz significativamente o acúmulo de nutrientes nas cabeças;
  • redução no rendimento e na qualidade das cabeças de repolho;
  • destruição completa das mudas e morte de toda a plantação.

Ao se instalarem nas plantas de sementes de repolho, os besouros-pulga danificam as folhas e causam uma diminuição no rendimento e na qualidade das sementes.

mosquito no repolho

Observação: ao contrário da crença popular, os besouros-pulgas não causam danos sérios ao sistema radicular — suas larvas, que se desenvolvem no solo, comem as raízes, mas não causam danos significativos às plantas.

Métodos tradicionais de controle: todos os prós e contras

As principais vantagens dos remédios populares contra pulgas no repolho são as seguintes:

  • facilidade de preparação;
  • acessibilidade;
  • baixo custo;
  • respeito ao meio ambiente.

A principal desvantagem desses produtos é sua baixa eficácia quando há um grande número de pragas nas plantas afetadas.

pragas do repolho

O que as pessoas usam?

Os remédios populares incluem decocções e infusões de várias plantas, pó de tabaco, cinzas de madeira (fogão), soluções de amônia, valeriana e iodo.

Solução de amônia

Dilua 20 a 25 mililitros de uma solução de amônia à base de álcool (40 a 45 gotas) em 10 a 12 litros de água da chuva, despeje em um regador e despeje a solução resultante sobre as folhas das plantas afetadas pela praga e o solo ao redor. Ao usar este remédio popular, evite usar pulverizadores ou atomizadores — a amônia na solução evaporará muito rapidamente quando pulverizada sobre as plantas, tornando o tratamento ineficaz.

amônia

Caldo de batata

Este remédio é preparado da seguinte forma:

  1. Coloque 4-4,5 kg de folhas verdes picadas e pontas de batata saudáveis ​​em um balde de esmalte.
  2. As tampas são despejadas com 10 litros de água, colocadas no fogo e levadas à fervura, cozinhando por 15 a 20 minutos.
  3. A decocção quente é deixada esfriar até a temperatura ambiente por algum tempo, após o que é diluída na proporção de 1:1 com água fria.

A decocção diluída é pulverizada em plantações de repolho afetadas por besouros-pulgas.

Caldo de batata

Pó de tabaco e cinzas de madeira

Misture cinzas de fogão a lenha ou lareira com pó de tabaco na proporção de 2:1. Polvilhe o pó resultante sobre as folhas infestadas de pulgas e polvilhe também no solo ao redor das plantas.

A quantidade dessa mistura seca é calculada levando em consideração que 1 cabeça de repolho requer, em média, 200-250 mililitros de pó.

Celandine

As folhas de celidônia, colhidas durante as fases de floração e brotação, são secas à sombra e moídas à mão ou em um moedor de café. O pó resultante é usado para polvilhar as folhas e o solo ao redor das plantas. A dose recomendada de celidônia moída por planta é de 10 a 15 gramas. Para garantir melhor aderência do pó, as folhas da planta devem ser previamente borrifadas com uma solução de sabão.

erva celidônia

Decocção de talo de aipo

Pique 4 kg de talos de aipo verde, adicione 10 litros de água, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 0,5 hora. Deixe a mistura esfriar e infundir por 3 horas, coe e dilua com água limpa na proporção de 1:5.

Antes de regar as plantas afetadas com a decocção resultante, adicione uma pequena quantidade de sabão líquido (40-45 gramas).

Pimentão vermelho

Moa uma pimenta média, adicione 1 litro de água e deixe em infusão por 3 a 3,5 horas. Antes de pulverizar as plantas afetadas, coe a infusão em um pano de algodão ou peneira e adicione de 5 a 10 gramas de sabão líquido.

Pimentão vermelho

Agulhas

Para livrar o jardim de um pequeno número de pulgas, dilua de 10 a 15 gotas de óleo essencial de abeto em 10 litros de água e borrife as plantas afetadas e o solo ao redor delas com a solução resultante.

Infusão de pimenta

Moa 100 gramas de vagens de pimenta usando um moedor de carne ou liquidificador, adicione 1 litro de água morna e deixe em infusão em local aquecido e escuro por cerca de 48 horas. Em seguida, coe a infusão e dilua-a com água limpa na proporção de 1:100 (100 gramas da infusão são diluídos em 10 litros de água limpa). Recomenda-se borrifar as folhas e o solo ao redor das plantas com a solução resultante à noite e pela manhã.

Infusão de pimenta

Esterco de galinha

Este remédio eficaz contra pulgas e fertilizante orgânico nutritivo é preparado da seguinte forma:

  • Um barril de 100 litros é preenchido com 1/3 do seu volume com esterco de galinha;
  • o barril está cheio até o topo com água;
  • usando um palito, misture as fezes com água e deixe descansar por vários dias;
  • O concentrado final é diluído com água limpa na proporção de 1:10.

O fertilizante resultante é despejado no solo ao redor das plantas. A solução não só ajuda a eliminar deficiências de macro e micronutrientes durante fases críticas de crescimento, mas também repele pragas com seu aroma.

Esterco de galinha

Alho

Moa 200 mililitros de dentes de alho e folhas de tomate fresco picadas em um moedor manual ou elétrico, adicione 10 litros de água e deixe em infusão por cerca de 2 horas. Borrife a infusão resultante não apenas nas folhas, mas também no solo ao redor das plantas.

Dente-de-leão

Moa 0,5 kg de folhas, caules e raízes de dente-de-leão recém-colhidos em um moedor de carne, adicione 10 litros de água morna e deixe em infusão por 2 horas. Em seguida, coe a infusão, adicione 3 colheres de sopa de sabão líquido e borrife sobre a plantação de repolho afetada.

Dente-de-leão amarelo

Tansy

Esta praga pode ser controlada eficazmente com um pó feito de flores de tansy secas e trituradas. Aplique de 10 a 15 gramas deste pó em cada planta e no solo ao redor.

Solução de vinagre

Vinagre simples ou sua essência podem ajudar a salvar plantações atacadas por pragas. Para isso, adicione 200 mililitros de vinagre simples 9% ou 25 gramas de sua essência 70% a 10 litros de água e borrife imediatamente as plantas com a solução resultante.

Infusão de camomila

Coloque 1 quilo de ervas secas em um recipiente grande, adicione 10 litros de água quente e deixe em infusão por 24 horas. Em seguida, coe a infusão, dilua-a com água na proporção de 1:3 e adicione 40-45 gramas de sabão líquido.

Infusão de camomila

Naftalina com areia ou cinza

O pó de naftalina é misturado com areia fina de rio ou cinzas de madeira na proporção de 1:5. A mistura resultante é polvilhada no solo ao redor das plantas em um raio de 5 centímetros.

Infusão de mil-folhas

Coloque 800 gramas de mil-folhas em um recipiente grande, adicione 2 litros de água fervente e deixe em infusão por 25 a 30 minutos. Em seguida, coe o concentrado resultante, despeje-o em um balde de 12 litros e dilua-o até o volume total com água morna. Antes de pulverizar as plantas afetadas, mantenha a infusão diluída em local aquecido por 4 dias.

Infusão de mil-folhas

Solução de leite com iodo

Adicione 8 a 10 gotas de iodo a 0,5 litro de leite com 1,5% de gordura, misture bem e pulverize imediatamente as plantas afetadas pela praga com a composição resultante.

Solução de valeriana

Dilua 50 mililitros de tintura de valeriana em 3 litros de água. Use a solução imediatamente após o preparo para pulverizar as folhas afetadas da planta.

Época e tecnologia de tratamento de plantio

Os seguintes métodos de tratamento de plantas afetadas por besouros-pulgas são distinguidos:

  1. A pulverização é a aplicação de pó finamente moído de materiais vegetais em folhas infestadas por pragas e no solo ao redor das plantas.
  2. A pulverização é a aplicação de uma solução de um dos remédios populares descritos acima nas folhas na forma de pequenas gotas.
  3. A rega é o tratamento do solo contra pragas através da adição de um inseticida líquido.

cabeça de repolhoA pulverização pode ser feita a qualquer hora do dia, quando não há vento. A rega e a pulverização são feitas à noite ou pela manhã, quando não há vento, não há orvalho nas folhas e a temperatura do ar não ultrapassa 21 °C. COM.

Como prevenir a reinfecção

Para evitar a infestação e os danos às plantações de repolho por besouros-pulgas, são tomadas as seguintes medidas preventivas:

  1. Plantio precoce de mudas em campo aberto.
  2. Rega frequente e abundante durante períodos de seca.
  3. Remover ervas daninhas crucíferas das quais a praga se alimenta antes de plantar mudas.
  4. Escavação profunda e aração da área no outono para destruir besouros que passam o inverno na camada superior.
  5. Cumprimento do princípio de rotação de culturas.

Além disso, ao decidir o que fazer para evitar a infestação de plantações de repolho com besouros-pulga, atenção especial é dada à fertilização oportuna, à soltura do solo e ao controle de ervas daninhas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata