O repolho branco Megaton F1, descrito abaixo, faz parte de uma coleção de variedades híbridas holandesas fornecidas à Rússia pela Bejo Zaden. Esta variedade foi desenvolvida há mais de 20 anos e é recomendada para cultivo nas regiões de Volga-Vyatka, Cáucaso do Norte e Centro do país. Produtores amadores de vegetais apreciaram todas as vantagens deste repolho holandês e o cultivam em quase todos os lugares.
Características gerais da variedade
O arbusto forma uma roseta extensa de folhas. Seus pecíolos não são muito longos, mas a planta ocupa uma área bastante grande (até 1 m de diâmetro). O sistema radicular é bem desenvolvido, mas às vezes os arbustos ainda tombam durante a formação da cabeça e o crescimento. Para evitar isso, a base do caule deve ser coberta com terra.

A variedade de repolho Megaton é resistente ao míldio e não é suscetível à podridão bacteriana. A colheita deste repolho é quase totalmente preservada. A descrição da variedade indica que o repolho não é afetado pelas altas temperaturas do verão e pode suportar geadas de outono de até -8 °C sem perder sua aparência comercial ou valor nutricional.
Após o plantio em local permanente, as mudas às vezes são atingidas pela última onda de geadas recorrentes, mas elas resistem bem.
O híbrido de repolho Megaton rende aproximadamente 20 kg por metro quadrado. O fabricante afirma que o peso médio da cabeça pode chegar a 15 kg. Jardineiros relatam que, com os devidos cuidados, 12 a 14 kg podem ser facilmente visualizados na balança durante a colheita. O peso médio da cabeça é de aproximadamente 10 a 11 kg.
Qualidades de consumo do repolho
A variedade de repolho Megaton produz cabeças redondas, densas e muito pesadas. Quando pressionada sobre a superfície de uma cabeça de repolho que atingiu a maturidade técnica, ela parece uma bola sólida e firme. Cada cabeça é coberta por brácteas bem ajustadas, ligeiramente curvadas nas bordas, e acima delas há 2 a 3 folhas em roseta, que fornecem proteção adicional contra danos mecânicos ou geadas.

Ao cortar, numerosas folhas tenras, compactadas e da parte comestível são visíveis dentro da cabeça. São brancas como a neve, mas a camada de 2 a 3 mm de espessura adjacente às folhas externas pode ser esverdeada. O caule interno é relativamente curto, não atingindo nem o meio da cabeça. Cerca de 7% da massa total é descartada durante o processamento.
As avaliações dos produtores de vegetais destacam o sabor característico da variedade: alto teor de açúcar e o sabor adocicado do repolho maduro e sem geadas. Sua textura densa e crocante não agrada a todos se for consumido fresco. A maioria dos jardineiros também elogia a excelente durabilidade do repolho: ele pode ser armazenado até janeiro ou fevereiro em um porão fresco e seco.

O repolho Megaton é classificado como um híbrido médio-tardio em termos de tempo de maturação. A maturidade técnica ocorre de 125 a 140 dias após a semeadura das mudas. O repolho pode ser colhido do final de setembro ao início de outubro; não é propenso a rachaduras e pode ser colhido na horta por cerca de 2 a 3 semanas.
Seus principais usos são conservas, conservas e armazenamento fresco. Saladas de repolho fresco podem ser feitas usando a metade superior da cabeça: as folhas ali são mais finas e macias do que as partes inferiores. As partes inferiores, grossas e suculentas, podem ser usadas para fazer deliciosos bigos ou borscht, repolho cozido para recheio de tortas ou moído para fazer hambúrgueres e panquecas de repolho.

Tanto o repolho picado quanto o cortado em quatro partes são usados para conserva. Seu alto teor de açúcar o torna uma das melhores variedades para esse método de conservação. Você pode adicionar maçãs ácidas, melancias pequenas inteiras ou pepinos ao repolho. O ácido lático produzido durante o processo de conserva preserva esses vegetais de forma confiável, transformando-os em uma iguaria.
Além da fermentação, o repolho é conservado em marinadas rápidas com vinagre e usado para fazer saladas e aperitivos de inverno, combinando-o com fatias de tomate, cenoura, pepino e assim por diante. Essas preparações diferem dos produtos fermentados por passarem por tratamento térmico, como pasteurização ou imersão em uma marinada quente.

Armazenar repolho fresco é muito simples. Não corte as cabeças; desenterre-as pela raiz e retire todas as folhas em roseta do caule. Deixe apenas as folhas verdes externas, firmemente presas à cabeça. Nesse estado, o repolho é pendurado pelo caule em um porão seco e fresco.
Tecnologia agrícola da variedade
O repolho de maturação tardia deve ser semeado para mudas aproximadamente 1,5 a 2 meses antes do plantio na horta. As sementes da variedade híbrida Megaton devem ser compradas em lojas; a autopropagação não preserva as qualidades da planta-mãe. As mudas holandesas geralmente são preparadas para a semeadura e tratadas com antissépticos e estimulantes de crescimento. Essas sementes lembram contas coloridas, pois são revestidas com um revestimento especial. Não requerem nenhum tratamento antes da semeadura.

Para a semeadura, prepare um substrato com partes iguais de areia, húmus e solo fértil. Adicione 2 colheres de sopa de casca de ovo moída, giz ou gesso para cada 10 kg de mistura. Você pode desinfetar o solo diretamente nas caixas, saturando-o completamente com uma solução escura e quente de permanganato de potássio. Semeie as sementes após o solo esfriar.
Coloque as sementes a 2-3 cm de distância uma da outra e polvilhe com uma fina camada do substrato seco reservado ou areia fina. A camada não deve ter mais de 0,5 cm de espessura. Cubra o recipiente com filme plástico, fazendo 2-3 furos para circulação de ar. Coloque o recipiente em um local aquecido. A uma temperatura de 25 °C (77 °F), as sementes brotarão em 2-3 dias. Retire o filme plástico do recipiente com os primeiros brotos e coloque-o em um local bem iluminado.

O cuidado com as mudas consiste em regar na hora certa. Não é necessário fertilizante adicional, pois uma mistura bem formulada contém todos os nutrientes necessários. Quando 2 a 3 folhas verdadeiras aparecerem no repolho, ele deverá ser plantado em vasos separados com capacidade para cerca de 0,5 l ou em uma caixa comum a uma distância de 10 cm uma da outra.
Para o plantio, escolha um local bem iluminado, com sol pleno durante todo o dia. Solo leve e fértil é preferível. O repolho não cresce bem em solo denso e ácido, e seu sistema radicular é suscetível à hérnia-das-crucíferas.
Para evitar essa condição, adicione 1-1,5 kg de giz, gesso, farinha de dolomita ou outra substância que contenha cálcio por 1 m², adicione 1-2 baldes de húmus e areia ou serragem.
As plantas são plantadas em um padrão de 40 x 70 cm. Durante os primeiros 10 a 14 dias, o repolho precisará ser regado diariamente para garantir que as plantas jovens recebam a umidade necessária. Pelo menos 1 a 2 litros de água devem ser despejados sob cada arbusto.

Quando a roseta começa a se formar, as mudas são cobertas com terra. A partir daí, a rega é feita por gotejamento ou em uma vala entre as fileiras cobertas com terra. Posteriormente, a rega é feita a cada 5 a 7 dias, mas de forma completa.
Para fornecer ao repolho o potássio necessário, 2 a 3 semanas após o plantio das mudas, regue a plantação com uma solução de cinzas de madeira (500 g por 10 litros) ou um fertilizante complexo para repolho (Agricola Vegeta, Kemira, etc.). A fertilização é repetida em intervalos de 15 a 20 dias até o final do verão. A fertilização deve ser interrompida aproximadamente um mês antes da colheita.











