Receitas deliciosas para conservar rapidamente repolho roxo em potes para o inverno

As folhas roxas ou violetas desta planta da família Brassicaceae, trazida do Mediterrâneo para a Rússia, têm uma tonalidade rica e um aroma picante. Elas ficam únicas em saladas e são muito benéficas para os humanos. Donas de casa que picles ou repolho roxo salgado para o inverno, fornecem às famílias não apenas um produto saboroso, mas também vitaminas, fibras e microelementos. Este vegetal combina bem com raízes e pimentões, resultando em picles suculentos e crocantes.

Benefícios do repolho roxo para a saúde

Embora esta planta crucífera seja originária de países com clima mediterrâneo e tolere bem climas temperados, é muito menos cultivada na Rússia do que o repolho, mas seu valor nutricional é significativamente mais rico. A coloração incomum das folhas se deve às antocianinas. Essas substâncias ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão e a remover toxinas e radionuclídeos do corpo.

O repolho roxo contém selênio, que tem um efeito benéfico na glândula tireoide e acelera a síntese de anticorpos. As fibras normalizam a digestão e limpam o intestino de gorduras e toxinas. O ácido ascórbico fortalece o sistema imunológico. Os fitoncidas presentes nas folhas combatem infecções bacterianas.

O suco do vegetal, conhecido na Rússia como repolho-roxo, é usado há muito tempo para tratar tuberculose, bronquite e úlceras estomacais. As folhas da planta eram usadas para curar feridas, arranhões e cicatrizes. O repolho-roxo é rico em vitaminas como:

  • tocoferol;
  • ácido fólico;
  • riboflavina;
  • retinol.

repolho roxo na mesaEste vegetal é benéfico para gestantes, diabéticos e obesos. O consumo regular melhora a função cardíaca, reduz o risco de câncer e previne a degeneração de células saudáveis.

A coloração roxa fica muito original na salada, e o sabor picante e incomum do repolho fermentado para o inverno agradará toda a família.

Prepare os ingredientes principais

Antes de conservar o vegetal, dependendo da receita culinária, as folhas são picadas ou cortadas em pedaços, uma marinada ou salmoura é cozida e vinagre ou ácido cítrico é adicionado a ela.

O repolho roxo pode ser preparado com maçãs. Lave as maçãs, retire o miolo e as sementes e pique-as. Descasque as cebolas e o alho e corte-os em rodelas. Legumes de raiz, como cenoura e beterraba, raiz-forte e ervas, são bem lavados e picados. Repolho roxo com pimentão é uma combinação deliciosa. Rale ou corte os vegetais em cubos, removendo as sementes.

Os potes nos quais o lanche enlatado é enrolado são lavados com soda e esterilizados.

repolho roxo em cestos

Receitas de culinária

O repolho roxo é conservado em conserva como seu parente branco, mas as folhas roxas ou violetas têm um sabor mais doce e requerem menos açúcar. A tecnologia para armazenamento a longo prazo de ambos os tipos de repolho é essencialmente a mesma.

Clássico com vinagre para o inverno

A marinada tradicional usada para conservar repolho roxo é feita fervendo água, adicionando açúcar, óleo de girassol e sal. Vinagre é adicionado ao líquido quente. Para preparar esta receita clássica, você precisará de:

  • folha de louro - 5 unid.;
  • alho - 1 cabeça;
  • picante e pimenta da Jamaica - 16 ervilhas;
  • 6 cravos.

Esta quantidade de temperos é suficiente para 2 cabeças pequenas de repolho. Corte o repolho em tiras finas. Para evitar que as folhas fiquem duras, amasse-as levemente com as mãos. Descasque os dentes de alho e corte-os em rodelas.

Coloque o tempero e o repolho em potes lavados e secos e complete com a marinada. Para cozinhar, dissolva 2 colheres de sopa de açúcar e sal em um litro de água e adicione 80 ml de vinagre. Feche os potes com tampas de lata.

repolho roxo cozido

Apimentado com beterraba

É improvável que alguém resista ao repolho roxo marinado com raízes no inverno. Ele pode ser servido como salada ou como acompanhamento de carne. Para preparar este prato apimentado, você precisará de:

  • alho;
  • um copo de açúcar;
  • 2 beterrabas;
  • sal - 60 g;
  • cenouras - 2 unid.;
  • óleo de girassol - ½ xícara

Você precisará de ervilhas vermelhas, pretas e pimenta-da-jamaica. O processo de conserva é simples:

  1. Os vegetais de raiz precisam ser lavados e descascados.
  2. As folhas de repolho são separadas e cortadas em pedaços.
  3. Os vegetais são ralados usando um ralador de cenoura coreano.
  4. Os ingredientes são misturados e colocados em uma tigela, onde toda a pimenta é despejada - vermelha, preta e pimenta da Jamaica.
  5. Em outra tigela, coloque água, óleo de girassol, meio copo de vinagre, adicione sal, açúcar e leve para ferver.
  6. A marinada resfriada é despejada sobre os vegetais, a tigela é coberta e um peso é aplicado.

Após 3 a 4 dias, o petisco picante é transferido para potes e o produto picante é levado para a adega.

repolho roxo em uma jarra

Com pimentão

As conservas feitas com folhas roxas são muito bonitas e imediatamente atraem a atenção de convidados e familiares, encantando com seu sabor excelente e aroma picante. Você pode marinar este repolho vibrante com pimentões. Você precisará de cerca de um quilo de cada vegetal, e também precisará de:

  • cebola grande;
  • cravo - 2 gomos;
  • sementes de endro;
  • açúcar - um copo;
  • sal - 2,5 colheres de sopa;
  • vinagre - 40 ml.

Coloque os pimentões em água fervente por 5 minutos e depois retorne à água fria. Corte o repolho em tiras finas. Pique a cebola descascada. Misture todos os ingredientes e tempere com sal, transfira para um recipiente de vidro, pasteurize por cerca de meia hora e feche com tampas de lata.

Em potes com aspirina

Algumas mulheres preferem conservar o repolho com aspirina durante o inverno. Este conservante ajuda a conservar por mais tempo, mantém a cor, a suculência e previne mofo, resultando em uma textura crocante. Para meia cabeça de repolho roxo, você precisará de:

  • aspirina - 1 comprimido;
  • sementes de anis - 7 grãos;
  • sal - 3 colheres.

Para dar ao produto um sabor picante e um aroma interessante, são adicionados mostarda em pó, erva-doce picada, gengibre e pimenta.

repolho roxo em potes pequenos

Retire as folhas externas do repolho, pique as folhas restantes, misture com sal, adicione um litro de água fria e deixe o repolho marinar por cerca de 8 horas. Em seguida, escorra o repolho. Refogue os temperos em uma frigideira, adicione 1/2 litro de água fervente e pimenta e cozinhe em fogo baixo. Encha um pote com a marinada preparada, adicione um comprimido de aspirina e aproveite. Após cerca de 3 semanas, o aperitivo está pronto para servir.

Com passas

O repolho roxo com maçãs é preparado para o inverno bem rápido.

repolho roxo com passas

Para dar um sabor adocicado, adicione uma colher de mel e 2 passas sem sementes, além disso, tome:

  • vinagre de frutas - 40 ml;
  • azeite de oliva - 30 mg;
  • sal;
  • pimenta;
  • folhas de salsa;
  • nozes.

Rale o repolho e a maçã com um ralador grosso, tempere com sal e misture bem. Adicione ervas e passas. Prepare a marinada com vinagre, mel e azeite. O prato pode ser consumido no dia seguinte ou conservado em potes para o inverno.

Pedaços de conserva rápida

Cortar repolho em tiras finas leva bastante tempo. Para conservá-lo para o inverno, você pode simplesmente fatiar a cabeça com uma faca afiada — é muito mais rápido e igualmente saboroso.

Para a marinada, você precisará de 2 xícaras de água, uma xícara de vinagre e uma de açúcar. Para preparar os pedaços de repolho, você precisará de 1 cabeça de repolho, pimenta-do-reino, cravo, louro e canela.

As folhas são separadas da cabeça, cortadas com uma faca e salgadas por pelo menos 2 horas. Em seguida, são colocadas em potes junto com os temperos. A marinada é preparada com água, sal, vinagre e açúcar. O líquido fervente é despejado sobre os ingredientes preparados. O aperitivo é esterilizado por 30 minutos e selado com tampas.

repolho roxo em potes

Crocante

Legumes combinam bem com frutas. Repolho roxo em conserva com maçãs na proporção de 1:5 resulta em um prato delicioso.

As frutas doces e ácidas acrescentam suas próprias notas e dão um aroma de jardim.

Corte a cebola em rodelas (serão necessários 250 gramas para 5 quilos de vegetais). Retire o miolo e as sementes das maçãs e pique-as finamente. Retire as folhas externas e pique o repolho. Coloque todos os ingredientes em uma tigela esmaltada, misture com uma colher de sal e sementes de cominho, tampe e coloque um peso. Deixe a mistura fermentar em um local escuro. O repolho crocante é embalado em potes e armazenado na adega. Fica ainda mais delicioso com azeite de oliva ou de girassol, mas só se conserva na primavera.

Salada de repolho

No inverno, as conservas de vegetais esgotam rapidamente. Muitas famílias adoram tomates em conserva e pepinos em conserva, apreciam caviar de abobrinha ou berinjela e servem saladas feitas de repolho roxo ou roxo e pimentões. Para prepará-las, você precisará de um quilo de cada um desses vegetais e duas cebolas.

A marinada é preparada usando:

  • água - 1 litro;
  • açúcar - 200 g;
  • vinagre - 1/2 xícara;
  • sal - 2 ou 3 colheres;
  • sementes de endro.

salada de repolho roxo

O repolho deve ser cortado em tiras. Os pimentões devem ser colocados em água fervente por cerca de 5 minutos, depois mergulhados em água fria e cortados em rodelas. Faça o mesmo com as cebolas. Coloque os vegetais picados em uma tigela grande e, depois de misturar bem, transfira-os para potes esterilizados, encha-os com a marinada fervente e tempere com vinagre. A salada é selada e coberta com um cobertor quente.

Em conserva

O repolho roxo ou carmesim vai deliciar você com seu sabor delicioso e aparência atraente quando combinado com as ácidas maçãs Antonovka. Um quilo de fruta é suficiente para 5 cabeças de repolho.

Lave as frutas, retire as sementes e corte-as em fatias, corte as cebolas em rodelas e rale o repolho. Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande, adicione as sementes de endro e misture bem com uma xícara de sal fino. Em seguida, transfira para uma panela de esmalte, alternando com as maçãs.

O recipiente com o conteúdo é colocado sob pressão em uma sala aquecida por três dias. O chucrute é então embalado em potes e armazenado na adega. A preparação é consumida imediatamente.

Regras de armazenamento

Legumes marinados em vinagre ou ácido cítrico, selados e hermeticamente, podem ser armazenados em ambientes fechados, longe de radiadores e outros aparelhos de aquecimento. Guarde os potes de repolho esterilizados longe da luz solar direta. Armazene em um porão ou adega ventilada, com temperatura um pouco acima de zero, por um ano ou mais.

Legumes salgados e em conserva são muito mais difíceis de armazenar. Tanto o repolho branco quanto o roxo começam a fermentar em temperaturas tão baixas quanto 10 °C (50 °F), então é melhor armazená-los no porão ou refrigerá-los. Se isso não for possível, guarde os picles na despensa ou na cozinha, adicionando açúcar regularmente. Quando o vinagre se transforma em vinagre, ele atua como conservante, prevenindo o apodrecimento e preservando vitaminas e minerais.

Os vegetais em conserva não estragam por muito tempo quando o óleo de girassol é colocado no recipiente; ele evita o crescimento de bactérias que causam fermentação.

repolho roxo em potes sobre a mesa

Em uma casa particular com adega, você pode armazenar repolho em um barril de madeira. O repolho em conserva manterá seu sabor e não apodrecerá por pelo menos seis meses.

Não é possível drenar a salmoura dos vegetais em conserva, pois o ácido ascórbico se decompõe rapidamente.

Com o tempo, o mofo se formará na superfície do petisco. Sementes de mostarda e raiz-forte ajudam a proteger o produto desse fenômeno desagradável. Os picles se conservam por mais tempo se você adicionar mirtilos vermelhos ao pote ou barril.

repolho roxo em potes

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Lera

    Corto o repolho em pedaços grandes para que fique crocante. Marinei seguindo a receita clássica, mas às vezes adiciono apenas pimenta e alguns dentes de alho.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata