- Vantagens e desvantagens
- Qual vinagre é melhor escolher?
- É possível usar essência de vinagre?
- Receitas para preparar uma solução de trabalho
- Métodos para controlar insetos em repolho
- Destruição de pulgões
- Combatendo pulgas
- Livrando-se de lagartas
- Ácido acético para lesmas e caracóis
- Precauções de segurança ao trabalhar com ácido
- O produto pode ser usado como medida preventiva?
- Avaliações do produto por jardineiros experientes
Jardineiros frequentemente encontram doenças e ataques de insetos em plantações de hortaliças. Para eliminá-los, utilizam-se métodos não convencionais e conservadores. O ácido acético é amplamente utilizado como uma forma econômica e eficaz de se livrar de insetos e doenças permanentemente. Use com cautela para evitar danos a você e às suas plantas. controle de pragas do repolho e se você deseja tratar doenças com sucesso com vinagre, é importante se familiarizar com uma série de regras.
Vantagens e desvantagens
O vinagre é eficaz no combate a diversas pragas que infestam o repolho na horta, mas também apresenta algumas desvantagens. As informações abaixo ajudarão você a fazer sua escolha.
| Composição natural | Aroma pungente |
| Preço acessível | A necessidade de usar a solução imediatamente após a preparação |
| Ausência de substâncias tóxicas | Risco de queimaduras se a dosagem for calculada incorretamente |
| Resultados rápidos | |
| Proteção eficaz contra doenças/pragas | |
| Preço acessível |
Existem poucos aspectos negativos, e eles podem ser atenuados seguindo as instruções à risca.
Qual vinagre é melhor escolher?
É melhor comprar vinagre com 9%. Evite vinagre com 30%, pois pode causar queimaduras imediatas se entrar em contato com a pele.

É possível usar essência de vinagre?
Você pode usar essência de vinagre para matar pragas e doenças do repolho, mas somente se diluída em água. Não use concentrado puro, pois pode corroer as folhas do repolho.
Receitas para preparar uma solução de trabalho
Para preparar uma solução de vinagre, você precisa seguir estas instruções:
- despeje 200 ml de vinagre em um balde de água e mexa;
- Se você tiver apenas 70% de essência de vinagre em casa, dilua-a na proporção de 2 colheres de sopa para cada balde de água.
A solução deve ser preparada imediatamente antes do uso, pois suas substâncias podem se dissolver e o produto não será eficaz.

Métodos para controlar insetos em repolho
O vinagre mata eficazmente lagartas, pulgas e pulgões. Para aumentar sua eficácia, use-o em combinação com sabão em pó, mostarda e amônia.
- Ao regar, molhe generosamente as cabeças de repolho com vinagre. Use um borrifador ou regador para isso.
- É melhor pulverizar o vegetal pela manhã, depois que o orvalho tiver dissipado, mas antes do pôr do sol. Você também pode pulverizar a plantação à noite.
No total, são realizados 3 procedimentos.

Destruição de pulgões
Jardineiros experientes acreditam que usar vinagre para controlar pulgões é benéfico. Depois que as cabeças de repolho crescerem, não é mais aconselhável usar produtos químicos, mas você pode recorrer a remédios populares. Para preparar uma solução, dilua 15 ml de vinagre em 1 litro de água morna. Se usar essência de vinagre, use 15 ml para cada 10 litros de água.
Trate o repolho 2 a 3 vezes por semana até que todos os pulgões sejam mortos. O horário ideal para pulverizar é de manhã cedo, depois que todo o orvalho tiver secado. Regue a planta generosamente, de preferência com um regador. Aplique a mistura preparada imediatamente. Se sobrar uma pequena quantidade, a solução não poderá mais ser usada no dia seguinte.

Combatendo pulgas
As pulgas da couve frequentemente atacam o repolho, especialmente as folhas suculentas e as raízes. Colônias de insetos podem destruir completamente o vegetal em 2 a 3 dias. Estas são as pragas mais perigosas.
As pulgas se tornam mais ativas na primavera, quando o ar esquenta mais de 17 graus Celsius.
Borrife a planta com vinagre imediatamente, pois os besouros põem ovos rapidamente. Trate todos os canteiros de crucíferas ao mesmo tempo para evitar que as colônias se "movam". Remova os besouros-pulga com a seguinte solução:
- pegue 200 ml de vinagre, 9%, despeje em um balde de água morna, misture bem a mistura;
- Ao usar essência, tome 2 colheres de sopa de concentrado 70% por balde de água.
É melhor borrifar o repolho pela manhã, depois que o orvalho tiver dissipado. As larvas podem permanecer no solo, por isso é aconselhável regar generosamente o solo ao redor das raízes da planta com vinagre.

Livrando-se de lagartas
Quase todos os jardineiros precisam lidar com lagartas de repolho. Os insetos fazem buracos de tamanhos variados nas folhas de repolho, deixando resíduos tóxicos. São vorazes e podem destruir uma cabeça inteira de repolho. Os besouros-pulga são difíceis de controlar porque se desenvolvem em colônias nos vegetais. São pequenos e difíceis de ver.
Os ataques da lagarta da couve geralmente ocorrem em julho. O vinagre de maçã é a melhor opção para pulverizar.
Como combater adequadamente as lagartas:
- Aqueça a água, dilua 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 1,5 litro, mexa e despeje em um regador;
- processe as cabeças de repolho e as folhas à noite, após o pôr do sol;
- Se chover após o procedimento, repita o procedimento no dia seguinte.
O vinagre de maçã pode ser usado no máximo três vezes por semana até que as lagartas sejam completamente eliminadas. O clima deve estar calmo e sem vento.

Ácido acético para lesmas e caracóis
Lesmas são comuns em cabeças de repolho. Esses insetos se assemelham a caracóis, mas em vez de uma casca dura, têm uma cobertura viscosa. Elas aparecem no vegetal ao entardecer, quando o sol se põe. Vinagre ou infusão de valeriana são eficazes para matá-las.
As cabeças de repolho são processadas usando este método:
- tome 15 ml de vinagre 9%, raízes de valeriana e 2 litros de água;
- Pique a raiz, despeje 200 ml de água, deixe ferver e desligue.
Deixe a decocção em infusão por 12 horas. Em seguida, dissolva 15 ml de vinagre e decocção de valeriana em 2 litros de água e mexa. Regue as cabeças de repolho com um borrifador, de preferência à noite. Repita esse processo a cada 3 dias até que as lesmas desapareçam completamente.

Precauções de segurança ao trabalhar com ácido
É importante tomar precauções ao trabalhar com vinagre. Após o uso do ácido, ocorre dor aguda na boca, garganta e trato digestivo, dependendo da extensão da queimadura. O estômago queima e ocorre vômito com sangue. Quando a essência entra na garganta, além da dor, a voz fica rouca. O inchaço intenso pode causar dificuldade para respirar, podendo levar à asfixia. Lesões e úlceras na pele podem se desenvolver.
Como evitar consequências negativas do uso de vinagre.
- Use luvas e mangas compridas. Proteja sua pele do contato com a substância.
- Após manusear vegetais, você deve lavar bem as mãos.
- Evite ao máximo o contato do vinagre com as mucosas.

É proibido usar essência não diluída.
O produto pode ser usado como medida preventiva?
Vinagre ou essência diluída são excelentes para prevenir doenças do repolho e ataques de besouros nocivos. É um poderoso protetor de cultivos e, o mais importante, tem um ótimo custo-benefício. Como o vinagre contém apenas ingredientes naturais, ele não prejudica o repolho, ao contrário dos produtos químicos.
Avaliações do produto por jardineiros experientes
Abaixo, você encontrará avaliações de pessoas que experimentaram o vinagre para combater doenças e pragas do repolho. Essas avaliações ajudarão você a confirmar a eficácia do remédio e a identificar possíveis armadilhas.
- Anna Bogdanova, 59, Dnipro. Olá! Meu repolho foi atacado por pulgões. Assim que os notei, o vegetal ficou coberto deles. Venho à minha dacha nos fins de semana, então decidi me livrar deles rapidamente com vinagre. Apliquei os pulgões duas vezes, à noite. Usei uma solução a 9% diluída em um balde de água. Consegui matar completamente os pulgões. Lavei o repolho e não ficou muito danificado.
- Kirill Potapov, 67, Lviv. Saudações! Neste verão, notei muitas lesmas no meu repolho — uma visão repugnante. Um amigo recomendou usar essência de vinagre. Diluí em água e reguei o repolho três vezes ao dia. Quando voltei para a dacha, uma semana depois, as lesmas haviam sumido. Recomendo este remédio a todos. É barato e, o mais importante, eficaz.












Esta solução pode ser usada nos estágios iniciais de uma infestação de pragas. Tem um aroma bastante forte, por isso funciona bem para pequenas quantidades de pragas. Eu a uso há vários anos.