- Descrição da praga
- Por que ele é tão tenaz?
- Razões para o aparecimento de insetos nas batatas
- Sinais de derrota
- Métodos para controlar o besouro da batata do Colorado em batatas
- Produtos químicos
- Prestígio
- Tabu
- Aktara
- centelha dourada
- Comandante
- Corado
- Tanrek
- Regente
- Uso de inseticidas biológicos
- Colorado Forte
- Bitoxibacilina
- Agravertin
- Nemabact
- Bicol
- Métodos tradicionais
- Pimentão vermelho
- Alcatrão de bétula
- Cinzas
- Mostarda
- Artemísia
- Medidas preventivas
- Variedades resistentes ao besouro da batata do Colorado
- Comentários de moradores de verão
O cultivo de hortaliças frequentemente apresenta desafios. Fertilizar, regar regularmente e monitorar o desenvolvimento dos frutos ou tubérculos são etapas essenciais para garantir uma boa colheita. Um problema comum no cultivo de solanáceas é o besouro-da-batata-do-colorado. Essa praga é particularmente notável entre os insetos, pois pode arruinar uma parte significativa da colheita ou até mesmo causar sua perda total.
Descrição da praga
O surgimento do besouro no sul do Colorado, no século XIX, e a devastação de grandes áreas de cultivo o tornaram mundialmente famoso. Desde então, é conhecido como besouro-da-batata-do-Colorado. Sua primeira aparição está associada à perda da cultura de solanáceas no México, vários anos antes. Esta espécie de besouro pertence à família dos besouros-das-folhas. Suas fontes alimentares preferidas são batatas, pimentões, tomates, tomates-tomatillos e berinjela.
Aparência da praga:
- comprimento do corpo: de 8 a 12 milímetros, largura chega a 5-8 milímetros;
- formato do corpo: oval, aerodinâmico;
- a cor varia do amarelo ao amarelo-alaranjado, com inclusões pretas;
- As asas possuem élitros, são adequadas para voos longos, são densas e desenvolvidas.
A larva do besouro da batata do Colorado assemelha-se a uma larva de joaninha, e as duas são frequentemente confundidas. A larva do besouro tem um corpo alongado de até 15 milímetros de comprimento, com uma cabeça preta e fileiras de pontos pretos nas laterais. Seu corpo é acastanhado no início do desenvolvimento, mas com o tempo, torna-se amarelo. Ao se alimentar de folhas de batata, a larva fica saturada de caroteno, que não consegue digerir. Devido a essa característica, a larva adquire gradualmente uma tonalidade laranja brilhante.

Besouros adultos, ou adultos, conseguem sobreviver ao inverno sem perdas. Para isso, eles se enterram no solo a uma profundidade de cerca de 1 metro e aguardam o clima mais quente. Uma vez aquecido, emergem à superfície, começam a se alimentar de restos de plantas e depositam seus ovos. Uma fêmea pode depositar várias ninhadas em um único dia. Ao longo de uma estação, as fêmeas produzem aproximadamente 1.000 ovos. Nas regiões do sul, onde o clima quente favorece um desenvolvimento mais ativo, podem ocorrer até três gerações de besouros da batata-do-colorado durante o verão.
Informação! As larvas eclodem em 5 a 10 dias e começam a se desenvolver rapidamente. A vida útil do besouro da batata-do-colorado é de 2 a 3 anos.
Por que ele é tão tenaz?
O besouro da batata-do-colorado continua sendo a praga mais perigosa para os membros da família das solanáceas. As plantações de batata são particularmente vulneráveis.

Embora o besouro exista há séculos e os botânicos tenham inventado dezenas de métodos para combatê-lo, livrar-se dele não é tão fácil.
- O corpo do besouro contém substâncias tóxicas que ele acumula deliberadamente, para que não seja destruído por pássaros ou outros indivíduos.
- O besouro é capaz de suportar longos períodos de sono, o que impede sua destruição.
- Os besouros são capazes de se mover rapidamente de um campo para outro, e é impossível rastrear seus movimentos.
- Uma fêmea adulta é suficiente para restaurar a população.
- As larvas só podem ser destruídas por meio de tratamento e desinfecção completos.
Os jardineiros aprenderam a repelir o besouro e forçá-lo a deixar temporariamente as plantações, mas se livrar dele completamente continua sendo uma tarefa difícil.
Razões para o aparecimento de insetos nas batatas
O besouro da batata do Colorado se alimenta de uma variedade de plantas da família Solanaceae, mas o principal alimento da praga são as batatas.

O besouro começa a comer batatas por vários motivos:
- seleciona cílios enfraquecidos;
- instala-se em arbustos plantados em solos esgotados e não cultivados;
- seleciona arbustos de batata que já estão infectados com uma infecção fúngica ou bacteriana;
- aparece onde os arbustos estão excessivamente úmidos e o solo está úmido e duro.
Sinais de derrota
O aparecimento de besouros da batata-do-colorado em plantações de batata pode ser notado imediatamente. Os insetos se movem juntos, infestando vários arbustos ao emergirem. Os besouros são reconhecíveis por sua coloração laranja brilhante. Ninhadas de ovos também podem ser encontradas na parte inferior das lâminas. As pontas das plantas parecem flácidas e as folhas se enrolam.

Métodos para controlar o besouro da batata do Colorado em batatas
Ao longo da longa história do besouro da batata-do-colorado, especialistas desenvolveram uma variedade de métodos sofisticados para controlá-lo. Todos eles apresentam vantagens, mas também desvantagens. Tratamentos químicos podem ser eficazes, mas afetam o sabor e o valor nutricional da batata. Remédios populares nem sempre são eficazes rapidamente, mas não prejudicam a planta como um todo.
Produtos químicos
Inseticidas podem matar besouros adultos e também impedir o desenvolvimento dos ovos. O tratamento nos estágios iniciais do surgimento do parasita é considerado mais eficaz.
Importante! Ao tratar vegetais com produtos químicos, é importante monitorar a concentração das soluções preparadas.
Prestígio
Este produto eficaz é usado para tratar tubérculos antes do plantio. Contém diversos ingredientes ativos. Impede que os besouros se aproximem dos tubérculos tratados por 50 dias. As batatas são consumidas apenas 50 a 60 dias após o tratamento.

Tabu
O ingrediente principal do produto é o imidacloprido. Ele está disponível em suspensão, que pode ser diluída na quantidade necessária de água. Os tubérculos são tratados antes do plantio; o efeito dura até 45 dias. Se o besouro-da-batata-do-colorado aparecer na parte superior das plantas, o Tabu é usado para aplicação foliar. Este tratamento ajuda a eliminar o besouro permanentemente.
Aktara
Um produto à base de tiametoxam. Este inseticida ajuda a eliminar os besouros assim que eles aparecem. Os arbustos são tratados com uma solução de Aksara. Os besouros se alimentam da folhagem tratada e morrem em poucas horas devido aos efeitos dos componentes da solução no sistema nervoso.
centelha dourada
O ingrediente ativo, imidacloprida, torna este produto bastante eficaz. Após a aplicação, não sai das folhas com a chuva e permanece eficaz por um mês. Também pode ser usado para controlar pulgões, tamanduás e moscas-da-batata.

Comandante
Komandor é um verdadeiro veneno para o besouro da batata-do-colorado. Quando aplicado, o ingrediente ativo penetra em todas as camadas da planta, sendo capaz de matar não apenas os adultos, mas também as larvas.
Corado
Dizem que este produto mata instantaneamente. O ingrediente ativo afeta o sistema nervoso do inseto, paralisando-o em minutos. Os efeitos da solução podem durar até três semanas.
Tanrek
A composição contém um veneno eficaz contra besouros. Uma pequena dose de Tanrek é suficiente para pulverizar 100 metros quadrados de plantações.

Regente
O fipronil é o principal ingrediente do produto. Ele vem em ampolas. Algumas gotas são adicionadas a 10 litros de água e pulverizadas nos arbustos. O componente atua como um paralisante do parasita, matando os insetos adultos poucas horas após o consumo das folhas tratadas.
Uso de inseticidas biológicos
Produtos biológicos são mais seguros do que os químicos. Após o tratamento com agentes biológicos, não é necessário esperar que as substâncias desapareçam.
Colorado Forte
O produto atua como fungicida e estimulante do crescimento. O ingrediente ativo é um veneno poderoso para o besouro da batata-do-colorado. A eficácia máxima é alcançada três dias após o tratamento primário.

Bitoxibacilina
Inseticida biológico produzido em pó para mistura com outros inseticidas. Permanece eficaz por várias horas após a aplicação. Pode ser tóxico não apenas para besouros, mas também para bichos-da-seda.
A desvantagem do medicamento é que sua eficácia diminui em temperaturas do ar abaixo de +18 graus.
Agravertin
Este produto está disponível em ampolas de 10 mililitros. O ingrediente ativo são esporos de um fungo tóxico para pragas. Ele atua como paralisante, afetando o sistema nervoso do inseto. Seus efeitos são potencializados em temperaturas acima de 25 graus Celsius.
Nemabact
O produto é à base de nematoides e bactérias patogênicos. Sua ação se baseia na influência de microrganismos naturais. As soluções em pó são aplicadas nas raízes, evitando o contato com as folhas. O efeito deste inseticida biológico dura vários meses. Os especialistas recomendam pulverizar adicionalmente a folhagem com substâncias auxiliares após o tratamento com Nemabact.

Bicol
O medicamento tem como alvo larvas de besouro e é administrado em etapas, a cada 7 dias. Baseado em cepas e bactérias, atua como um paralisante sistêmico.
Métodos tradicionais
A vantagem de usar remédios populares para tratar plantações de batata é que eles não requerem produtos químicos. Os produtos químicos não se acumulam nas folhas ou tubérculos, tornando a cultura imprópria para consumo.
Pimentão vermelho
Esmague 100 gramas de pimenta vermelha e deixe de molho em 10 litros de água morna por várias horas. Borrife a parte superior com esta solução.

Alcatrão de bétula
Misture 30 mililitros com 10 litros de água. Aplique esta solução nos tubérculos durante o plantio. Para matar os besouros existentes, regue as pontas jovens com esta solução.
Cinzas
A cinza de bétula é um bom repelente de besouros. Também ajuda a evitar que eles se enterrem no solo durante o inverno. Espalhe 10 kg de cinza em 100 metros quadrados de terreno, certificando-se de cobrir todas as áreas.
Mostarda
Misture 1 quilo de mostarda em pó com 10 litros de água até dissolver completamente. Aplique o líquido nas folhas de mostarda. Este método mata insetos adultos e suas ninhadas.

Artemísia
O absinto pode repelir muitas pragas da batata. Uma decocção ou infusão de absinto é usada para o tratamento. Folhas frescas são mergulhadas em água e, em seguida, maceradas ou fervidas. A mistura é diluída em água até uma concentração média e pulverizada na plantação com pulverizadores de jardim.
Medidas preventivas
Os produtores regulares de batata sabem que a luta contra o besouro da batata-do-colorado começa muito antes do plantio. Existem algumas regras que podem ajudar a prevenir infestações de pragas:
- manter a rotação de culturas (as batatas não são plantadas na mesma área por vários anos consecutivos; o antecessor das batatas não deve ser outro representante da família Solanaceae);
- desinfecção e tratamento do solo (na primavera, antes da semeadura, o solo é arado e gradualmente tratado com agentes - o besouro tem medo dessas desinfecções, especialmente se passar o inverno no solo);
- tratar tubérculos com qualquer meio escolhido protegerá a colheita futura dos efeitos de parasitas de insetos;
- remoção oportuna de ervas daninhas, soltando o solo ao redor dos arbustos de batata.

Um passo importante no cultivo de batatas é remover completamente quaisquer ramos restantes no outono. Isso evita o apodrecimento e a contaminação do solo.
Dica! As videiras de batata devem ser queimadas após a colheita.
Variedades resistentes ao besouro da batata do Colorado
O melhoramento genético seletivo, o desenvolvimento de variedades híbridas de batata e os esforços contínuos de pesquisa para melhorar sua qualidade permitem que os jardineiros selecionem variedades resistentes ao besouro da batata-do-colorado. Entre elas estão:
- Licitação de Bryansk;
- Brilho;
- Kamensky;
- Nikulinsky;
- Ritmo;
- De manhã cedo.

Comentários de moradores de verão
Muitos produtores de batata admitem que tratamentos químicos frequentemente prejudicam o sabor da batata. Os jardineiros preferem tratar suas batatas com remédios populares, recorrendo a produtos químicos apenas como último recurso. Cobrir o solo com cascas de cebola é considerado um bom método de tratamento. O cheiro característico da cebola repele o besouro da batata do Colorado. Este método funciona apenas como medida preventiva.
Quando as pragas aparecem, os jardineiros recomendam combinar tratamentos. Após o tratamento com inseticida, polvilhe as batatas com cinzas de madeira.
Jardineiros observam que a rotação de culturas nem sempre é seguida, então, para evitar riscos, o solo é cultivado intensivamente antes do plantio. Os campos de batata são normalmente fertilizados com esterco e composto.











