- Composição e forma de liberação do Fitoverm
- Descrição do inseticida
- Finalidade e composição química
- Mecanismo de ação sobre insetos
- Como preparar uma solução de trabalho para tratar arbustos
- Como aumentar o efeito de proteção
- Instruções de uso
- Taxa de consumo
- Regras para processamento de batatas
- Quando esperar resultados
- Frequência dos tratamentos
- Toxicidade química: precauções
- Compatibilidade com outros medicamentos
- Regras de duração e armazenamento
- Análogos do Fitoverm
- Avaliações do produto por produtores de vegetais
Como diluir corretamente o Fitoverm para tratar batatas contra o besouro-da-batata-do-colorado? Este inseticida biológico tem o mesmo efeito que as preparações químicas. Foi usado pela primeira vez na década de 1990 e recentemente ganhou popularidade entre os jardineiros. O ingrediente ativo é derivado de metabólitos fúngicos, mas precauções devem ser tomadas ao usá-lo.
Composição e forma de liberação do Fitoverm
Fitoverm consiste em um extrato dos produtos metabólicos do fungo Streptomyces avermitilis, cujo ingrediente ativo é a avermectina C. O produto está disponível em ampolas de 2 ml, 4 ml e 5 ml. Também está disponível em recipientes plásticos de 10 ml, 25 ml, 50 ml, 100 ml, 200 ml e 500 ml, bem como em latas de 5 litros para aplicações industriais.
O inseticida é produzido principalmente na Rússia. O fabricante oferece uma variedade de formulações, incluindo pequenas quantidades para jardineiros e grandes quantidades para agricultores e produtores industriais.
Descrição do inseticida
Este inseticida biológico é menos tóxico para o meio ambiente e para os seres humanos do que outros produtos químicos. Seu efeito é potencializado pela exposição a altas temperaturas. O Fitoverm não se acumula nas raízes e folhas das plantas, afetando apenas os insetos adultos que vivem na superfície foliar. Os insetos que se enterram nos caules e raízes da batata não são mortos.
Para usar o medicamento, dilua-o em água, observando todas as precauções de segurança e seguindo as instruções. As instruções estão no verso da embalagem.

Finalidade e composição química
Inseticida é usado para destruir insetos nocivos, que incluem:
- Besouro do Colorado;
- nematoides do caule;
- rolos de folhas;
- lagartas de repolho;
- ácaros;
- pulgões de todos os tipos;
- tripes;
- borboletas brancas;
- cochonilhas.
Fitoverm é um produto monocomponente. Contém avermectina C. O ingrediente ativo é obtido a partir de produtos metabólicos fúngicos. Portanto, o produto é classificado como um produto biológico.

Mecanismo de ação sobre insetos
Após a pulverização, o ingrediente ativo permanece na superfície dos caules e folhas. Insetos nocivos consomem a planta e entram em contato com ela. A aversectina C entra no corpo do inseto através do contato e da alimentação. Ela afeta o sistema nervoso, prejudicando a capacidade dos besouros de se alimentarem, e eles morrem lentamente.
Como preparar uma solução de trabalho para tratar arbustos
A preparação da solução de trabalho do Fitoverm é realizada da seguinte forma:
- Prepare com antecedência um recipiente plástico com o volume necessário para a solução de trabalho.
- Coloque 1 litro de água em um recipiente.
- Despeje 10 ml de Fitoverm.
- Agite a solução com uma vareta de madeira ou vidro.
- Adicione mais 9 litros de água.
- A pulverização começa.
Importante! Após o tratamento, todos os utensílios que entraram em contato com a solução devem ser bem lavados com sabão.
Como aumentar o efeito de proteção
Para potencializar o efeito do Fitoverm, aplique o produto em clima quente e seco. A exposição direta ao sol impede a degradação do ingrediente ativo, mas aumenta sua eficácia.
O inseticida não possui um adesivo que permita sua aderência às folhas por muito tempo. Portanto, para potencializar o efeito e prolongar sua duração, é necessário preparar uma solução de trabalho com água e sabão. Sabão em pó é adequado para pulverização. Dissolva uma barra de 200 g de sabão em 10 litros de água.
Instruções de uso
Para usar corretamente o produto de controle do besouro da batata do Colorado, você deve seguir as instruções de uso.

Taxa de consumo
Cada cultura tem sua própria dosagem de aplicação. Isso está indicado nas instruções no verso da embalagem. Para o tratamento de batatas, use 10 litros da solução de trabalho por 100 metros quadrados de terra. Para o tratamento de 200 metros quadrados ou mais de terra, você deve comprar o número necessário de ampolas com antecedência.
Regras para processamento de batatas
Ao cultivar um campo de batata, certas regras devem ser seguidas:
- A pulverização é realizada em clima quente e seco.
- O tratamento após a chuva ou no dia anterior reduz significativamente o efeito do Fitoverm.
- Ao pulverizar, certifique-se de que não há outras pessoas ou animais de estimação por perto.
- Durante a estação, o tratamento é realizado de 2 a 4 vezes, dependendo do tempo de maturação das batatas.
- O tratamento repetido é realizado quando um novo ataque do besouro da batata do Colorado é notado.
- Ao pulverizar, tome precauções.
- A solução de trabalho não deve ser usada para regar as raízes da planta, pois isso não terá nenhum efeito e só prejudicará a planta.
- A solução de trabalho preparada do Fitoverm deve ser usada dentro de 24 horas, caso contrário, ela se tornará inutilizável.
- Certifique-se de usar um produto com prazo de validade válido. Após o prazo de validade, a solução perde a eficácia.

Quando esperar resultados
Os besouros da batata-do-colorado não morrem imediatamente após a pulverização. A aversectina C faz efeito de 7 a 8 horas após a ingestão. Eles morrem em 2 a 3 dias. O ingrediente ativo afeta o sistema nervoso do besouro, dificultando sua alimentação. Os insetos morrem de fome.
Importante! Para indivíduos fortes e maduros, o efeito do Fitoverm pode levar de 7 a 8 dias..
Frequência dos tratamentos
O efeito do Fitoverm dura de 10 a 15 dias. Após o término do efeito, os ataques do besouro-da-batata-do-colorado podem recomeçar, pois as larvas e os ovos do inseto não são mortos. Para evitar isso, recomenda-se pulverizar os arbustos a cada duas semanas até que a folhagem comece a secar.

Toxicidade química: precauções
Embora o Fitoverm seja um produto biológico, precauções devem ser tomadas. O contato da pele ou das mucosas com o concentrado pode causar queimaduras, enquanto a ingestão ou ingestão através das mucosas pode causar intoxicação. Precauções ao pulverizar:
- Ao preparar a solução de trabalho, use luvas e máscara de proteção.
- Ao pulverizar, use botas de borracha na altura do joelho.
- O cabelo é preso em um coque e um lenço na cabeça é colocado.
- Para proteger o trato respiratório, use um respirador ou máscara de proteção.
- Não se esqueça de usar luvas de borracha descartáveis nas mãos.
- Para proteger as roupas, use um avental de borracha ou celofane.
- Ao pulverizar, certifique-se de que não haja animais de estimação, outras pessoas ou crianças pequenas por perto.
- É proibido comer e fumar durante o preparo e uso do Fitoverm.
Quando ingerido, causa os seguintes sintomas:
- tontura;
- náusea;
- vomitar;
- síndrome do intestino irritável;
- dor de estômago;
- vermelhidão e coceira na pele.
Importante! Se surgirem sinais de envenenamento, induza o vômito, beba bastante água e tome carvão ativado.
Em caso de contato do Fitoverm com a pele, lave a área afetada com bastante água e sabão. Em caso de contato com os olhos, enxágue com água e solução salina.
Compatibilidade com outros medicamentos
O produto é compatível com outros produtos. No entanto, sua eficácia é completamente reduzida quando misturado com soluções alcalinas. Isso deve ser levado em consideração ao escolher uma combinação para Fitoverm. Pode ser combinado com:
- fertilizantes minerais;
- estimulantes de formação de raízes;
- estimulantes de crescimento;
- herbicidas;
- outros inseticidas.
- fungicidas.

Regras de duração e armazenamento
O medicamento tem validade de dois anos a partir da data de fabricação. Após esse período, deve ser descartado. Para isso, abra a ampola e despeje-a no ralo. Armazene a ampola em local escuro e seco, a uma temperatura de -30 °C a +25 °C. Mantenha as ampolas longe de crianças, alimentos, medicamentos e ração animal.
Análogos do Fitoverm
A Fitoverm possui produtos similares com o mesmo princípio ativo, mas também com uma fórmula biológica aprimorada ou em combinação com outras substâncias. Entre eles, estão:
- "Akarin";
- "Avertin";
- "Aktofit";
- "Agrovertin";
- "Kleschevit";
- "Actélico";
- "Aktara";
- Iskra Bio;
- "Chegada";
- Apaches;
- "Bi - 582;
- Confiante.

Avaliações do produto por produtores de vegetais
Petr, 39, Kazan: "Eu cultivo muitas batatas. Moro em uma propriedade particular e temos crianças, cachorros, gatos e outros animais em nossa propriedade o tempo todo. Decidi tratar as batatas contra o besouro-da-batata-do-Colorado com o produto biológico Fitoverm. Diluí a solução de acordo com as instruções e apliquei. Os besouros permaneceram nas folhas por mais dois dias. Achei que não tinha funcionado, mas depois notei que eles tinham desaparecido. Fiquei satisfeito com o inseticida. Pulverizei três vezes durante a temporada."
Svetlana, 67, Izhevsk: "Todo ano, trato minhas batatas contra o besouro-da-batata-do-Colorado com um inseticida químico. Este ano, decidi experimentar o composto biológico Fitoverm. Segui as instruções de aplicação e diluição. Usei duas ampolas de 5 ml para cada 10 litros de água. Os besouros permaneceram nas folhas por mais dois dias e depois desapareceram. Duas semanas depois, reapareceram, então pulverizei novamente. Estou satisfeita com o produto."
Galina, 54, Irkutsk: "Todos os anos, eu combate ativamente o besouro-do-colorado nas minhas batatas. Tentei colhê-las à mão, tratá-las com vários pesticidas e até usar remédios populares. Eu queria experimentar o Fitoverm, pois ouvi dizer que era pouco tóxico. Comprei um frasco de 100 ml. Usei 30 ml da solução em 300 metros quadrados de batatas. Os besouros se mostraram resistentes à solução e continuaram a roer as folhas por mais 7 dias após o primeiro tratamento. Depois, apliquei mais dois tratamentos e o besouro-do-colorado desapareceu. Ano que vem, comprarei algo mais eficaz."












O Aktara deveria ser um análogo do Fitoverm? O artigo naturalmente levanta dúvidas...
Não há informações suficientes para entender o significado do seu comentário. "Análogo" é um termo amplo. Não entraremos em detalhes sobre o "grande e poderoso". Nem discutiremos sobre estilo. "Aktara" e "Fitoverm" são certamente produtos diferentes. Mas podem ser igualmente eficazes contra pragas de jardim. Mesmo que tenham ingredientes diferentes e sejam de fabricantes diferentes. Se você estiver ansioso para criticar, sem problemas. Mas, por favor, forneça alguma justificativa. Caso contrário, o próprio comentário, sua essência, naturalmente levanta dúvidas.