Pragas de jardim podem causar danos significativos e até mesmo arruinar plantações, por isso os jardineiros recorrem a diversos produtos químicos para controlá-las. O Apache tornou-se popular recentemente contra o besouro da batata-do-Colorado. Antes de usá-lo, é importante entender como diluí-lo para obter resultados sem prejudicar suas plantas ou sua saúde.
Descrição do produto
O pó Apache para combater o besouro da batata do Colorado foi desenvolvido por cientistas japoneses. Este produto é novo, então os besouros ainda não tiveram tempo de se adaptar a ele e desenvolver imunidade. A pequena embalagem, projetada para jardineiros e pequenos agricultores, contém cinco sachês de 0,5 g. A embalagem grande, mais utilizada por agricultores ou moradores rurais, contém 25 sachês com peso de substância de 2 g.
Princípio de funcionamento
O veneno contém clotianidina, o principal ingrediente ativo. Ela representa metade da composição total do Apache. Isso confere ao produto um efeito de contato e intestinal. Seu mecanismo de ação baseia-se na ligação de proteínas. Quando aplicada às plantas, a clotianidina interage não apenas com as próprias plantas (suas células), mas também com o besouro da batata-do-colorado.
A reação com a proteína causa superexcitação impulsiva, o que provoca a morte subsequente do inseto.
Preparação da solução de trabalho
Para tratar uma área de 10 hectares (0,4 acres), você precisará diluir 2,5 g de Apache. Um sachê de 0,5 g de um pacote pequeno é suficiente para tratar 200 metros quadrados (0,7 acres) de plantio. Para preparar a solução de trabalho, pegue um sachê pequeno de 0,5 g e dissolva-o em 10 litros de água.

Para tratar uma área de 10 hectares, dilua primeiro 5 sachês de 0,5 g de Apache em 1 litro de água. Esta solução é suficiente para preparar 50 litros de solução de trabalho. Adicione 200 g de solução concentrada para cada 10 litros de água.
A solução líquida é recomendada para uso não apenas para pulverização, mas também para irrigação do solo. Para preparar esta mistura, dissolva alguns pacotes de 0,5 g de veneno Apache em 10 litros de água. Esta solução não só matará o besouro da batata-do-colorado, mas também suas larvas no solo, bem como tripes, vermes-arame, moscas-brancas e pulgões.
Especificidades do uso do produto Apache
É importante escolher o momento certo para tratar batatas para maximizar a eficácia do Apache. Em condições de sol forte e clima quente, os tratamentos não só são ineficazes como também prejudiciais às plantas. O veneno evapora mais rápido do que pode ser absorvido pela cultura tratada. Gotículas de líquido nas folhas podem causar queimaduras solares.

Tempo chuvoso prolongado também afeta negativamente a eficácia do tratamento. As folhas devem estar secas antes da pulverização, caso contrário, o ingrediente ativo será mal absorvido pelo tecido da planta. Deve-se passar pelo menos uma hora após a aplicação do Apache antes do início da chuva. Isso permitirá que a concentração necessária do produto seja absorvida pelo tecido. Além disso, os tubérculos não acumularão a toxina. Eles podem ser consumidos 30 dias após o tratamento.
A pulverização com Apache contra o besouro da batata-do-colorado pode ser combinada com fertilizantes que contenham estimulantes de crescimento. Às vezes, uma pequena quantidade de sabão em pó é adicionada ao veneno para melhorar sua adesão à folhagem e evitar que role para fora.
Toxicidade do medicamento
O Apache é classificado como um produto tóxico do Grupo 3 para humanos. Também representa um risco moderado para peixes, mas é letal para abelhas. Se houver um apiário num raio de 10 km, você precisará escolher um método alternativo para matar o besouro da batata do Colorado.

Precauções de segurança
Ao manusear o veneno, recomenda-se o uso de respirador, luvas e traje de proteção. Após o término do trabalho, troque de roupa e tome um banho. Animais de estimação devem ser mantidos longe da área tratada.
Recomenda-se que a pulverização seja feita de manhã ou à noite, em clima calmo.
Em nenhuma circunstância você deve comer, beber ou fumar enquanto estiver tratando plantas com Apache.
Prós e contras
Jardineiros destacam a baixa toxicidade para humanos como uma das principais vantagens do produto Apache.

As vantagens deste medicamento também incluem:
- ação rápida (morte de besouros foi observada dentro de uma hora após o tratamento);
- durante o período vegetativo basta realizar apenas um tratamento;
- Ao mesmo tempo, a preparação protege contra tripes, pulgões e moscas-brancas;
- alto efeito econômico;
- o produto não causa dependência nas pragas e impede sua adaptação;
- A preparação não é lavada pela precipitação ou irrigação.
As inúmeras vantagens não excluem algumas desvantagens do Apache, que incluem:
- aumento do perigo para as abelhas (essa desvantagem é considerada a principal, pois se houver um apiário por perto, o uso do medicamento é totalmente proibido);
- preço alto em comparação aos medicamentos produzidos por empresas nacionais;
- não garante proteção contra carrapatos.

Avaliações
Jardineiros e moradores de verão vivenciaram em primeira mão as vantagens e desvantagens do Apache no combate ao besouro da batata-do-colorado. Eles ficarão felizes em compartilhar seus comentários e impressões.
Alina Valeryevna, moradora de verão: "Cultivo batatas no meu jardim há muito tempo, e o besouro-da-batata-do-colorado sempre foi um problema real. Conheci o produto de controle de pragas "Apache" em um anúncio de revista e decidi experimentá-lo. Os resultados foram surpreendentes: após apenas um tratamento, a praga ficou praticamente invisível no meu jardim. Tive uma boa colheita de batatas."

Viktor Vladimirovich, um jardineiro experiente, disse: "Ouvi falar do Apache pelos meus vizinhos. O preço era um pouco salgado, mas decidi experimentar. Só apliquei uma vez por temporada. Desde então, o besouro da batata-do-colorado não me causou grandes problemas nem prejudicou minha colheita futura. Meus cálculos subsequentes mostraram que comprar o Apache uma vez era mais econômico do que comprar produtos mais baratos várias vezes. Além disso, economizei muito tempo e esforço reduzindo o número de pulverizações."
Anastasia Sergeevna, proprietária de um terreno particular: "Nunca cheguei a usar o Apache no meu jardim. Depois de comprar o produto e ler atentamente as instruções, ficou claro que era estritamente proibido usá-lo perto de um apiário, e nossos vizinhos, logo depois da cerca, tinham várias colmeias. Não queríamos arriscar e demos o veneno aos nossos pais, que também tinham um jardim grande.
Devo dizer que eles ficaram agradavelmente surpresos com os resultados. Antes, o pai tinha que pulverizar a plantação várias vezes por temporada e mal conseguia controlar o besouro da batata-do-colorado. Agora, a horta só precisou de uma pulverização e as infestações pararam. No futuro, os pais planejam mudar totalmente para o Apache, já que ele não cria resistência às pragas.











