- A história do melhoramento do morango Clery
- Vantagens e desvantagens
- Características e descrição da variedade: arbusto, brotos
- Floração e frutificação da variedade Clery
- Qualidades de sabor das bagas da variedade Kleri e sua comercialização posterior
- Um lugar adequado
- Preparando o local e as mudas de Clery
- Época e regras para plantio de arbustos
- Cuidando da cultura Clery
- Regar e fertilizar
- Soltar o solo e remover ervas daninhas
- Aparar
- Plantas hibernando
- Doenças e pragas: controle e prevenção
- Cultivo da variedade Clery
- Transferir
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A variedade de morango Clery é uma das variedades mais populares da seleção italiana. É fácil de cuidar e é cultivada para venda ou consumo próprio. Possui alta resistência a doenças e pragas nocivas. Para um plantio bem-sucedido e uma boa colheita, leia as informações sobre morangos abaixo.
A história do melhoramento do morango Clery
A variedade de morango Cleri foi desenvolvida em 1998 na Itália por criadores da empresa agrícola Mazzoni Group. Desde então, seu cultivo tem sido amplamente difundido não apenas na Europa, mas também nos países da CEI.
Esta variedade de morango ainda não foi incluída no registro estatal russo. Geralmente é cultivada para uso comercial.
Vantagens e desvantagens
A variedade de morango Clery tem uma série de vantagens, mas também tem algumas características negativas.
| Prós | Contras |
| Alta densidade de polpa, transporte de longo prazo possível | O rendimento é médio |
| As frutas são armazenadas por muito tempo sem perder sua aparência original, não são esmagadas e não vazam suco. | É necessário substituir o local de pouso após 4 anos |
| A versatilidade do morango Clery | Alto custo das mudas |
| Pouco exigente em cuidados e solo | |
| Alta resistência à geada, doenças e besouros |
Características e descrição da variedade: arbusto, brotos
Morangos de jardim são variedades perenes precoces, crescendo como arbustos fortes e compactos. Folhas grandes, verde-escuras, com um brilho característico, pendem de caules altos. As inflorescências são brancas como a neve, com um centro brilhante, e os frutos amadurecem rapidamente. Os frutos são grandes, pesando 40 gramas cada. Quando maduros, os morangos são vermelhos e, quando atingem a maturidade, tornam-se carmesim.

Floração e frutificação da variedade Clery
Os morangos começam a florescer no início de maio e, no final do mês, o fruto está maduro. Numerosas gavinhas se formam, facilitando a propagação. Crescem próximos ao solo e criam raízes facilmente. A frutificação abundante começa três anos após o plantio. Até 800 gramas de morangos podem ser colhidos de um único arbusto. Eles contêm uma grande quantidade de vitaminas e componentes benéficos que fortalecem as defesas do corpo. Como os frutos são livres de ácido, são adequados para pessoas com acidez estomacal alta, úlceras e gastrite.
Qualidades de sabor das bagas da variedade Kleri e sua comercialização posterior
Os provadores avaliaram o sabor das frutas vermelhas da Clery com 4,8 estrelas. Elas são doces, quase sem acidez, com aroma de morango. As frutas vermelhas podem ser consumidas frescas, congeladas, adicionadas a assados e usadas para fazer conservas, geleias e marshmallows. Os morangos podem ser armazenados sem processamento por até 5 dias e por cerca de um ano no congelador.

Um lugar adequado
É melhor plantar morangos Clery em um local com alta umidade do solo. A planta produz frutos com sucesso em solos soltos, mas não se desenvolve bem em solos argilosos ou densos. O lençol freático deve estar pelo menos 1 metro abaixo da superfície.
Preparando o local e as mudas de Clery
Duas semanas antes do plantio, o solo é verificado em busca de larvas de nematoides, vermes-arame e larvas de besouro-da-batata-do-colorado. Se alguma for encontrada, os restos são coletados e queimados. Se houver muitas larvas, deve-se semear tremoço alcaloide, pois cria um ambiente insuportável para elas. Em seguida, o solo é arado até a profundidade de uma baioneta, capinado, regado e coberto com filme agronômico.
O solo é tratado com água amoniacal – 10 ml para cada 10 litros de água. No outono, o tremoço é clareado e desenterrado. A planta enriquece o solo com potássio, nitrogênio e fósforo. Antes do plantio, o material de plantio é inspecionado em busca de danos e sinais de besouros.
As mudas devem ter rizomas fortes e robustos, sem danos. As raízes longas são encurtadas em 10 cm. Coloque as plantas em um ambiente com temperatura de até 10 graus Celsius por dois dias. Para evitar danos aos rizomas durante o período de endurecimento, mergulhe-as em uma pasta de argila. Isso ajudará as plantas a se adaptarem melhor e reduzirá sua exposição a condições ambientais adversas.
Os arbustos sobreviverão facilmente até serem plantados no jardim.

Época e regras para plantio de arbustos
É melhor plantar morangos Clery do início a meados de agosto, para que as mudas tenham tempo de criar raízes. No sul, o plantio em setembro é possível, com colheita no início de abril, mas com frutos pequenos. O plantio durante as férias de maio também é possível. Isso é normal, pois os morangos Clery só começam a produzir grandes quantidades de frutos após três anos. Jardineiros experientes recomendam o plantio à noite ou em um dia nublado.
O plantio deve ser realizado da seguinte forma.
- Plante as mudas a uma distância de 35 a 40 cm umas das outras. A mesma distância deve ser mantida entre os canteiros.
- O broto superior é colocado acima da superfície do solo.
- Endireite o rizoma, pressione-o levemente contra o solo e cubra com terra.
- Regue as mudas plantadas com 0,5 baldes de água.

A área ao redor dos arbustos é coberta com turfa, serragem e agulhas de pinheiro. Madeira seca de lariço não deve ser usada, pois pode conter pragas e parasitas aos quais os morangos são suscetíveis.
Cuidando da cultura Clery
O cuidado adequado com as plantas envolve rega regular, afrouxamento dos canteiros, cobertura morta e fertilização. Os arbustos são tratados contra doenças e pragas nocivas de acordo com um cronograma. Podas periódicas também são necessárias.
Regar e fertilizar
Morangos-da-espanha precisam de rega regular. A água deve ser aplicada no rizoma, mas evite o contato com as folhas e frutos. Para evitar o excesso de água, preste atenção às condições climáticas.
- Quando chove e a temperatura do ar cai, você não deve umedecer o solo.
- Durante os períodos de seca, a rega é realizada duas vezes por semana.
Os morangos são regados com mangueira, regador especial ou por aspersão. Este último método é o mais adequado, pois mantém o nível correto de umidade no solo. Após cada rega, os canteiros são cobertos com palha e as ervas daninhas são removidas.

Os arbustos de morango são fertilizados em março, com fertilizantes complexos aplicados antes da floração. Durante a brotação, nitrophoska e sulfato de potássio podem ser adicionados ao solo. Durante a floração, eles são alimentados com esterco fresco misturado com água.
Soltar o solo e remover ervas daninhas
Após a rega, os canteiros são soltos com uma enxada, com cuidado para não danificar os rizomas. As ervas daninhas são removidas à medida que aparecem, pois sugam a energia da cultura e atraem pragas. A capina melhora a aeração do solo.
Aparar
O morangueiro Clery produz numerosos estolhos. Se estes não forem removidos prontamente, o canteiro ficará completamente coberto por rosetas enraizadas. Não haverá colheita, ou os frutos serão pequenos e começarão a murchar. O morangueiro dedicará toda a sua energia ao crescimento das plantas filhas, em vez de frutificar. Como são produzidas numerosas folhas, elas devem ser podadas, mas apenas as secas e velhas. As plantas verdes não devem ser tocadas.
Os arbustos de morango são podados antes do fim da frutificação, permitindo o crescimento de novas folhas antes da chegada do frio. Os pecíolos são cortados para evitar danos aos pedúnculos. Use tesouras de poda afiadas e desinfetadas.

Plantas hibernando
Ao cultivar morangos Clery no jardim, eles são cobertos durante o inverno, após a poda das folhas, estolhos e brotos. O solo sob cada planta é solto para permitir a oxigenação dos rizomas. Os canteiros são cobertos com palha, agulhas de pinheiro, palha e feno. Em áreas com invernos rigorosos, as plantas são cobertas com fibra agrícola. Quando a neve começa a derreter na primavera, a cobertura é removida para evitar o apodrecimento das plantas. Alguns jardineiros transplantam as plantas para vasos maiores e continuam cultivando-as em ambientes fechados. Isso permite que frutifiquem o ano todo.
Doenças e pragas: controle e prevenção
Se não forem devidamente cuidados, os morangos Clery às vezes ficam suscetíveis a doenças ou ataques de besouros.
- Antracnose. Manchas de 2 a 3 mm de diâmetro aparecem nas folhas e o tecido afetado começa a se romper. O centro da planta adquire uma coloração acastanhada a partir do interior. Manchas brancas, marrons, carmesim ou alaranjadas aparecem nas rosetas, espalhando-se ao longo dos brotos frondosos. A planta murcha gradualmente. Para prevenir a antracnose, antes da floração, trate as plantas de 2 a 3 vezes com uma calda bordalesa a 2%. Aos primeiros sinais de manchas, pulverize os arbustos com Antracol, 15 g por 10 litros, ou Ridomil-Gold, 25 g por 10 litros. Para danos mais severos, use calda bordalesa e, após a frutificação, aplique Switch na proporção de 0,75 kg por hectare.
- Pulgões. As folhas se enrolam e secam. Se houver poucos insetos, eles podem ser coletados manualmente. Se a planta estiver muito infestada, você pode pulverizá-la com uma solução de alho. Use 200 ml de suco de alho, a mesma quantidade de néctar de cebola e 150 ml de suco de dente-de-leão para cada 10 litros de água. Você também pode borrifar os arbustos com uma solução de sabão – 60 g para cada 10 litros de líquido.
- Gorgulho. Os botões florais param de se desenvolver e secam. Para evitar ataques de besouros, evite plantar morangos perto de framboesas, pois essas culturas compartilham uma praga comum. As folhas infectadas devem ser removidas regularmente e o solo ao redor dos arbustos deve ser solto. Use uma solução de permanganato de potássio para irrigação: 5 gramas por 10 litros, ou Intra-Vir: 2,5 comprimidos por 10 litros.
- Ácaro-do-morango. As folhas se enrolam, enrugam e escurecem. Borrife as plantas com enxofre coloidal – 8 gramas para cada 10 litros de água, ou Karbofos – 60 gramas para cada 8 litros. Em casos graves, aumente a dosagem.
Como medida preventiva, a planta requer cuidados adequados para que sua imunidade não enfraqueça.
Cultivo da variedade Clery
É preferível propagar morangos Clery usando estacas em vez de sementes ou mudas em roseta. A propagação a partir de sementes pode resultar na variedade errada. Usar mudas em roseta exige bastante trabalho e é pouco confiável. Pegue a planta mais forte e saudável de três anos e divida-a em duas ou três partes. Elas são plantadas usando o método padrão de plantio de morangos.
Transferir
Os arbustos de morango devem ser replantados a cada 3-4 anos, pois esgotam significativamente o solo. A melhor época para replantar é em maio ou agosto, em um dia nublado. O arbusto é removido do solo, as raízes são pinçadas até ¼ do seu comprimento e, em seguida, imersas em uma pasta de argila. Após o replantio, as plantas são cobertas com turfa ou serragem apodrecida.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade
O feedback dos jardineiros sobre o morango Clery é geralmente positivo. Este feedback ajudará você a aprender mais sobre a variedade.
Lyubov Kirillova, 57 anos, Kyiv
Olá a todos! Morangos Clery são uma das minhas variedades favoritas; cultivo-os na minha dacha há cerca de três anos. Rego-os com um aspersor, fertilizo-os de três a quatro vezes durante a estação de crescimento e aplico cobertura morta. São fáceis de cuidar.
Viktor Georgiev, 65 anos, Energodar
Olá! Cultivo morangos Clery para venda em um terreno de 4 hectares. A colheita é pequena, mas eles se esgotam rapidamente. Os frutos são incrivelmente doces e a polpa é suculenta.
Valentina Teligina, 71 anos, Kursk
Olá a todos! Conheci o morango Clery online em 2017 e comprei algumas mudas no mercado, o que foi bem caro. Os arbustos criaram raízes e começaram a dar frutos abundantemente em 2025. Faço geleia de morango, recheio tortas, decoro sorvetes e como fresco.











