- História da variedade asiática
- Descrição e características dos morangos
- Arbusto e brotos
- Floração e frutificação
- Qualidades de sabor das frutas vermelhas
- Resistência a baixas temperaturas e doenças
- Benefícios do cultivo
- Pousar
- Época ideal para plantio de mudas
- Selecionando um local e preparando as camas
- O que plantar nas proximidades
- Processo tecnológico de plantio de arbustos
- Especificidades do cuidado com as culturas
- Como regar
- Controle de ervas daninhas
- Soltar e amontoar o solo
- Fertilização
- Doenças e pragas
- Inverno de morango
- Métodos de reprodução
- Com antenas
- Sementes
- Dividindo o mato
- Avaliações da variedade
Graças ao trabalho incansável dos criadores, os primeiros frutos de morangos de exterior aparecem já em meados de maio. Todo jardineiro se esforça para cultivar uma colheita saborosa e saudável em seu jardim. No entanto, a principal dificuldade geralmente reside na escolha da variedade certa. Alguns exigem altos rendimentos, outros priorizam a resistência ao frio e a doenças, e outros ainda desejam simplesmente cultivar frutos doces e grandes. Ao desenvolver a variedade híbrida de morango Asia, os desenvolvedores levaram em consideração as características mais importantes da fruticultura.
História da variedade asiática
Morango de jardim asiático, uma variedade híbrida de fruta, cultivada na cidade italiana de Cesena no início dos anos 2000.
A nova variedade foi desenvolvida para cultivo industrial, mas também é cultivada com grande sucesso em jardins particulares.
Na Bielorrússia e na Ucrânia, a nova safra de frutas foi incluída nos registros estaduais. Na Rússia, o morango asiático não passou por testes de variedades, mas é cultivado em muitas regiões do país.
Descrição e características dos morangos
O morango-de-jardim asiático é adaptado para cultivo em climas continentais, temperados e até mesmo do norte. Esta frutífera tem se mostrado particularmente bem-sucedida em condições de estufas e estufas.
Importante! Cultivar a variedade de morango asiático ao ar livre requer cuidados oportunos e a adesão a práticas agrícolas adequadas.
Arbusto e brotos
Os arbustos de frutas vermelhas são altos e eretos, com lâminas foliares lisas e espalhadas em tons vibrantes de verde. As folhas de tamanho médio brilham com um brilho intenso ao sol. Durante a estação de crescimento, brotos e gavinhas jovens se formam nos arbustos. Ao contrário de outras variedades frutíferas, os brotos da Asia são poucos e curtos, facilitando o cultivo e a propagação em pequenas áreas.

Floração e frutificação
Na Ásia, as inflorescências não são longas, localizadas ao nível da cobertura foliar, e florescem com pequenas flores brancas.
O morango-de-jardim asiático é uma variedade de maturação precoce. Os primeiros frutos amadurecem no início de junho, e ainda mais cedo nas regiões do sul.
O processo de amadurecimento da fruta dura de 3 a 4 semanas.
A variedade apresenta alto rendimento. Em condições climáticas favoráveis, um único arbusto pode render até 1,2 kg de frutos maduros.
Em escala industrial, são colhidas de 24 a 32 toneladas de produtos por hectare.
Importante! Para obter uma colheita de frutas de alta qualidade em estufas, plante outra variedade de jardim com período de floração semelhante ao lado do morango asiático.
Qualidades de sabor das frutas vermelhas
Os frutos maduros adquirem uma cor vermelha brilhante com um brilho intenso. A polpa é firme, suculenta e de cor mais clara, com aroma de morango e sabor agridoce. Especialistas avaliam o sabor dos frutos em 4,6 em uma escala de 5 pontos.

O morango-de-jardim asiático é reconhecido como uma variedade versátil. Frutas maduras são recomendadas para consumo in natura e processado.
Os morangos são usados para fazer sucos, néctares, compotas, geleias e conservas. As frutas são secas, congeladas, usadas em sobremesas e assados, e adicionadas a laticínios.
Os morangos de jardim contêm uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento do corpo humano.
Resistência a baixas temperaturas e doenças
A variedade híbrida "Asia" apresenta maior imunidade à mancha foliar e à murcha de verticillium. No entanto, a planta apresenta baixa resistência ao oídio e à clorose.
A planta tolera bem invernos moderados. Ela não congela mesmo em geadas prolongadas de até -15 graus Celsius, mas apenas se os canteiros estiverem cobertos com uma espessa camada de neve. Caso contrário, o sistema radicular da planta congela completamente.
Durante os períodos de seca, as plantações de jardim precisam de rega adicional.
Benefícios do cultivo
Para cultivar morangos saudáveis e obter uma colheita de frutas de alta qualidade, você precisa conhecer todas as possíveis desvantagens e vantagens da variedade.

Vantagens:
- Produtividade da variedade.
- Qualidades de sabor e uso universal das frutas.
- Fácil de cuidar.
- Possibilidade de cultivo em regiões com invernos frios.
- Imunidade natural a algumas infecções fúngicas e virais.
- As bagas amadurecem no início do verão.
Morangos de jardim da variedade asiática, quando tecnicamente maduros, têm uma longa vida útil e toleram bem o transporte de longas distâncias.
Desvantagens da variedade:
- O morango asiático é exigente quanto à composição do solo.
- Em regiões com baixas temperaturas de inverno, as culturas frutíferas exigem isolamento adicional.
- Se houver falta de umidade e luz, os frutos perdem o sabor e o rendimento diminui.
O grande tamanho dos arbustos frutíferos exige muito espaço para plantio em canteiros ou jardins.
Pousar
O crescimento e o rendimento da safra de frutas dependem do momento correto do plantio do morango e do local escolhido.

Época ideal para plantio de mudas
O momento do plantio de frutas vermelhas em campo aberto depende diretamente das condições climáticas da região de cultivo.
Em latitudes meridionais e temperadas, com invernos amenos, os morangos são plantados no final de agosto ou setembro. Isso dará às plantas tempo suficiente para se estabelecerem e criarem raízes antes da primeira geada.
Em regiões com climas rigorosos, o plantio de frutas em campo aberto é realizado na primavera, assim que as temperaturas diurnas se estabilizam firmemente em um nível de pelo menos +15 graus.
Ao plantar arbustos de frutas vermelhas na primavera, a primeira colheita é obtida no ano seguinte, permitindo que as plantas se desenvolvam e criem raízes no primeiro ano de crescimento.
Após o plantio no outono, as frutas são colhidas em junho.
Selecionando um local e preparando as camas
Escolher o terreno certo é a chave para obter uma colheita de alta qualidade de frutas saborosas e saudáveis.
- Morangos não são plantados em áreas com níveis de água subterrânea próximos. Nesses casos, montes adicionais são criados nos canteiros.
- A variedade de morango asiático é cultivada em áreas planas e bem iluminadas.
- As camas são protegidas de fortes rajadas de vento e correntes de ar.
- A cultura do jardim cresce bem somente em solo fértil, solto e úmido.
- O solo para o plantio das mudas é preparado 3-4 semanas antes do trabalho esperado.
- Húmus e areia são adicionados ao solo argiloso e pesado, solo arenoso é misturado com turfa e solo com alta acidez é corrigido.
- A área é cuidadosamente escavada, limpa de ervas daninhas e fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados ao solo.

Dica! 8 a 10 dias antes de plantar mudas de morango, trate o solo com fertilizantes profissionais contendo cobre.
O que plantar nas proximidades
Vizinhos e predecessores são importantes para morangos de jardim.
Girassóis, quaisquer variedades de tomate e solanáceas não devem ser plantados perto de arbustos de frutas vermelhas. Fungos, vírus e pragas que atacam essas culturas também afetam negativamente os morangos.
Verduras, beterrabas, alface, cenouras, cebolas e alho são excelentes companheiros para morangueiros. Plantar flores de calêndula perto de morangos também é recomendado para prevenção de pragas. A maioria das pragas é intolerante a alho e calêndula, portanto, os morangueiros se beneficiarão de proteção adicional.
Processo tecnológico de plantio de arbustos
Ao plantar mudas, leve em consideração o tamanho grande dos arbustos de frutas vermelhas.
- Antes do plantio, as raízes das mudas são tratadas com preparações antibacterianas e um estimulante de crescimento.
- Na área preparada, cave buracos de 15 a 20 cm de profundidade.
- A distância entre os furos é deixada no mínimo 40 cm, entre fileiras de 60 a 70 cm.
- Um monte de solo fértil é despejado no fundo do buraco.
- A muda é colocada no topo do monte, as raízes são cuidadosamente esticadas e cobertas com terra.
- O solo é levemente compactado e bem regado.

Se o plantio for realizado no outono, os canteiros com mudas serão cobertos com folhas secas ou serragem.
Especificidades do cuidado com as culturas
A qualidade e a quantidade da colheita dependem do cuidado adequado e oportuno da cultura do jardim.
Como regar
Antes da floração, os arbustos de frutas vermelhas são regados abundantemente, removendo o pó das folhas verdes com um jato fino de água em um regador. Assim que a planta florescer, regue as raízes com água morna e sedimentada. Cada planta precisa de 3 a 5 litros de água.
Durante períodos prolongados de tempo seco e altas temperaturas, a rega deve ser feita uma vez a cada 2-3 dias. Normalmente, os morangos são regados uma vez a cada 6-8 dias.
Controle de ervas daninhas
As ervas daninhas representam uma ameaça real aos morangos. Elas não só protegem os frutos maduros da luz solar, como também espalham fungos e vírus.
Importante! Capinar canteiros de frutas vermelhas é essencial para o cultivo de plantas saudáveis e para produzir uma colheita de frutas vermelhas de alta qualidade.
Soltar e amontoar o solo
Soltar o solo ajuda a fornecer oxigênio e nutrientes às raízes das plantas. Este procedimento é realizado após a rega, quando o solo está saturado de umidade e compostos benéficos.
Amontoar os arbustos ajuda a fortalecer e acelerar o enraizamento. Este processo é realizado no início da primavera e antes da dormência do inverno.
Fertilização
O morango-de-jardim asiático ganhou popularidade devido ao seu alto rendimento. Isso significa que a cultura frutífera requer fertilizantes e suplementos adicionais.

- No início da estação de crescimento, os arbustos são fertilizados com uma solução de esterco bovino ou de aves. Este fertilizante adiciona nitrogênio ao solo, essencial para o crescimento e desenvolvimento dos morangos.
- Antes da floração e após a colheita, as plantas são alimentadas com um complexo mineral.
- No outono, o solo dos canteiros é misturado com húmus e fertilizantes minerais.
Ao alimentar e fertilizar arbustos de frutas vermelhas, é importante encontrar um equilíbrio. Tanto a superalimentação quanto a subalimentação podem causar infecções fúngicas e a morte da planta.
Doenças e pragas
No início da primavera, os morangos são tratados preventivamente contra pragas e doenças.

As pragas mais comuns que atacam as plantações de frutas vermelhas são nematoides, gorgulhos, ácaros e pulgões. Antes da floração, a plantação é pulverizada com inseticidas.
Para evitar danos causados por infecções fúngicas e vírus, as plantas são tratadas com soluções à base de fungicidas contendo cobre.
O cuidado oportuno e adequado com as plantações reduz o risco de doenças e pragas danificarem as plantas.
Inverno de morango
No outono, os canteiros de frutas vermelhas são cobertos com uma espessa camada de húmus ou composto. Uma camada de palha seca ou folhas é colocada sobre a cobertura morta e, em seguida, coberta com ramos de abeto.
Assim que a primeira neve cai, grandes montes de neve são formados nos canteiros do jardim.

Em regiões com baixas temperaturas, recomenda-se cobrir os canteiros com uma fibra especial.
Métodos de reprodução
Jardineiros, agricultores e horticultores estão sempre se esforçando para aumentar a produção de frutas vermelhas em suas roças. Isso pode ser feito por meio da propagação vegetativa e de sementes.
Com antenas
A maneira mais fácil de propagar morangos asiáticos é usando brotos ou gavinhas.
- Cada arbusto maduro produz brotos laterais com grandes rosetas de folhas nas extremidades.
- Do arbusto-mãe, 1-2 dos brotos mais fortes são selecionados e o restante é cortado.
- As gavinhas são fixadas no solo e, após 25 a 30 dias, pequenas raízes aparecem sob as rosetas (enteados).
- Assim que os enteados se estabelecem no solo, eles são desenterrados e transplantados para canteiros separados.
Os cuidados adicionais com as mudas são os mesmos que com as plantas adultas.

Sementes
Propagar morangos por sementes exigirá muito tempo e trabalho.
- No outono, as sementes de morango são colocadas em um pano bem umedecido ou em um recipiente com terra e armazenadas em uma gaveta de armazenamento de vegetais na geladeira.
- Durante 2 meses, as sementes são umedecidas na geladeira.
- Após o período, as sementes são plantadas em recipientes com solo fértil.
- Os vasos com as plantações são cobertos com filme e colocados em um local quente e escuro.
- Assim que os primeiros brotos aparecem, os recipientes com mudas são movidos para um ambiente iluminado e aquecido.
- Na primavera, as mudas crescidas são plantadas em terreno aberto.
Se muitas sementes forem plantadas em um vaso, os brotos emergentes serão replantados.
Dividindo o mato
Dividir um arbusto de morango não só propaga morangos, como também rejuvenesce a cultura do jardim. Para a divisão, selecione um arbusto maduro e vigoroso. A planta-mãe é desenterrada, os rizomas são limpos de terra e as plantas são divididas em arbustos de tamanho igual. Cada arbusto deve ter raízes e várias folhas verdes desenvolvidas. As mudas são então transplantadas para um canteiro separado.
Avaliações da variedade
Karina, 52 anos, Volgogrado.
Um amigo recomendou que eu plantasse a variedade de morango asiático na minha dacha. Cultivo diversas variedades dessa fruta e gosto muito de todas, então estava cético. Mas, após a primeira colheita, minha opinião sobre a nova variedade mudou drasticamente. Os arbustos estão fortes, os frutos amadureceram grandes e doces e, o mais importante, consegui saborear os primeiros frutos no final de maio. Esta variedade requer cuidados mínimos, apenas rega na hora certa. As gavinhas são curtas, mas as rosetas enraízam imediatamente e, no outono, crescem e se transformam em arbustos grandes.
Sergei Nikolaevich, 39 anos. Kaliningrado.
Planto morangos asiáticos na minha dacha há vários anos. Minha família inteira ama tanto essa variedade que decidimos abandonar outras variedades em favor dos asiáticos. Minha esposa faz compotas e geleias incríveis com eles, e comemos a fruta congelada durante todo o inverno, com açúcar ou kefir.
Vitaly Petrovich 51 anos. Riazan.
Conheço a variedade de morango asiático há muito tempo, mas só a plantei no ano passado. Os arbustos sobreviveram bem ao inverno, saindo rapidamente da dormência e começando a crescer. Minha esposa e eu estamos esperando o verão para experimentar a primeira colheita do que me disseram ser uma fruta premium.











