Como fazer uma pirâmide de morango com dimensões

Uma pirâmide de morangos não só permite uma colheita abundante, como também permite o uso eficiente do espaço e adiciona um toque decorativo único. Esta solução é benéfica para quem tem jardins pequenos e deseja maximizar sua produtividade. As pirâmides são usadas há muito tempo para o cultivo de morangos em países europeus, mas essa inovação só recentemente ganhou popularidade na Rússia.

O que é uma pirâmide de morango?

Uma pirâmide de cultivo de morango é uma estrutura de várias camadas feita de vários materiais disponíveis:

  • pedra;
  • placas;
  • ardósia;
  • pneus de carro velhos.

A fundação da estrutura é feita com tela reforçada ou agrofibra e, em seguida, são construídas as camadas. O formato da estrutura pode ser qualquer, dependendo das preferências e da imaginação do jardineiro.

A instalação de cada bloco individual é concluída enchendo-o com terra e regando-o abundantemente várias vezes. O próximo bloco é colocado por cima somente depois que a terra parar de assentar. Cada camada subsequente é construída 0,5 m mais curta que a anterior.

As principais vantagens e desvantagens de um canteiro piramidal

Como qualquer método de cultivo, a pirâmide de morango tem suas vantagens e desvantagens. As desvantagens deste método incluem:

  • grandes custos de tempo para construção;
  • consumo de materiais, substrato nutritivo e carga física durante a construção;
  • a necessidade de cuidados especiais e observância de práticas agrícolas especiais;
  • a necessidade de rega frequente;
  • o solo seca de forma desigual entre as camadas;
  • no inverno, as camadas superiores ficam altamente expostas ao frio e ao vento;
  • Nas regiões do sul, as camadas superiores secam significativamente, e as frutas podem ficar queimadas pelo sol, então esses canteiros precisam de sombra artificial;
  • Há risco de erosão do solo ou subsidência nas camadas.

Camas piramidais

Os jardineiros consideram as seguintes vantagens deste método de cultivo:

  • facilidade de colheita;
  • frutas maduras são fáceis de identificar;
  • qualidades decorativas;
  • economizando espaço no site;
  • a possibilidade de utilizar a estrutura para o cultivo conjunto de morangos e outras culturas (por exemplo, especiarias ou flores aromáticas).

Escolhendo materiais e como fazer você mesmo um canteiro piramidal

O tamanho e o formato de um canteiro de morangos são escolhidos pelo jardineiro com base em suas necessidades e preferências estéticas. O número de camadas e os materiais usados ​​para construir a pirâmide são levados em consideração. Uma estrutura muito pequena será ineficaz e feia, enquanto um canteiro grande é difícil de manter.

pirâmide de tabuleiros

Camadas de pedra

Os níveis de pedra não são apenas duráveis ​​e práticos, mas também bonitos. Você pode criar um jardim de pedras inteiro dessa forma. A técnica de construção é geralmente a mesma dos jardins de pedras tradicionais, mas é essencial ter cuidado na seleção das pedras e no preparo do solo. Caso contrário, a pirâmide corre o risco de deslizar para os lados com o peso das pedras.

Canteiro de jardim em camadas

Cama de pneu

Esta pirâmide incomum é montada a partir de blocos pré-fabricados de pneus de carro velhos. Primeiro, as pontas são cortadas. Dependendo do formato da estrutura de cultivo do morango, um buraco é cavado e a primeira camada é construída. Em seguida, o solo é preenchido e o processo é repetido.

Alguns jardineiros observam que este design cria uma aparência artificial e não combina bem com uma área florida. Para dar à pirâmide um toque decorativo, você pode pintá-la ou usar outras opções decorativas.

Pirâmide de vasos de plástico

Vasos de barro ou plástico são usados ​​como material de construção para a pirâmide. Eles são preenchidos com uma mistura de solo nutritivo e os vasos são empilhados uns sobre os outros em camadas. A desvantagem desse design é sua instabilidade. Para acomodar um número suficiente de vasos, a base deve ser bem larga.

De tábuas e caixas

Pirâmides de madeira combinam perfeitamente com qualquer paisagem. Construí-las não é particularmente difícil. Você precisará de tábuas com cerca de 20 cm de largura e 1,5 a 2,5 m de comprimento. Elas são lixadas primeiro e depois pregadas com cantos de metal e parafusos.

Pirâmide de tábuas

Dessa forma, formam-se quadrados — os blocos que formarão a futura pirâmide. O comprimento das tábuas de cada camada subsequente é 0,5 m menor que o da anterior. Para garantir a maior durabilidade possível da estrutura, recomenda-se envernizar ou pintar a madeira com tinta a óleo.

A tecnologia para construir uma pirâmide de morangos a partir de caixotes de madeira é semelhante ao processo usado para construir uma a partir de pneus de carro. No entanto, a madeira é primeiro lixada e envernizada.

Feito de painéis alucobond

Este material chama a atenção porque você pode escolher a cor do painel de alumínio que preferir. No entanto, não é possível construir uma pirâmide com composto de alumínio escuro, pois a cama superaquecerá significativamente durante o verão. A tecnologia de construção é semelhante à construção de uma estrutura com tábuas, mas a versão feita com painéis de alumínio será mais durável.

Como plantar morangos?

Cultivar morangos em pirâmides está se tornando cada vez mais popular entre os jardineiros. O processo de plantio não é diferente daquele em um canteiro comum. Se o solo estiver muito compactado, solte-o com uma espátula. O núcleo da muda deve ficar no nível do solo. As plantas com raízes em vasos são plantadas na mesma profundidade em que estavam crescendo no vaso.

morangos em uma pirâmide

As nuances do cuidado com morangos em um canteiro em forma de pirâmide

Uma pirâmide de morango só valerá o custo e as expectativas se as plantas forem devidamente cuidadas. Isso é um pouco diferente dos cuidados padrão em um canteiro de jardim comum.

Esquema de irrigação

Ao regar morangos cultivados em pirâmide, é melhor usar fita de gotejamento ou aspersores. Use uma mangueira de jardim com muito cuidado, regando somente quando o solo estiver seco.

Afrouxamento e capina do solo

O solo dentro das camadas da pirâmide não deve ficar compactado, por isso o afrouxamento é realizado regularmente. As ervas daninhas são removidas no estágio inicial de emergência, antes de entrarem na fase de crescimento ativo e seu sistema radicular se enroscar nas raízes do morangueiro.

camas piramidais

Cobertura e fertilizantes

A composição e o cronograma de aplicação para morangos cultivados em pirâmides não são diferentes daqueles aplicados em canteiros comuns. Assim que a massa verde começa a crescer, as plantas são alimentadas com nitrogênio e, antes da floração e durante a frutificação, os canteiros são fertilizados com potássio e fósforo.

Abrigo para o período de inverno

A maneira mais fácil de cobrir um canteiro piramidal para o inverno é com agrofibra. Estruturas com vários níveis exigem isolamento obrigatório, pois são particularmente vulneráveis ​​durante a estação fria. Não utilize filme para cobrir. Caso contrário, os morangos terão que ser replantados na primavera.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata