- Vantagens da propagação de morangos por divisão do arbusto
- Há alguma desvantagem?
- Momento ideal
- Como selecionar plantas-mãe adequadas
- A diferença entre arbustos velhos e jovens
- Algoritmo de divisão de Bush
- Plantio de mudas para posterior crescimento
- Plantio em local permanente
- Características do plantio de variedades remanescentes
- Especificidades do cuidado com uma muda jovem
- Possíveis problemas
- A planta não está criando raízes bem.
- Não floresce nem cresce.
Morangos são plantados em jardins particulares por moradores de verão. Os frutos aromáticos são ricos em vitaminas, os preferidos das crianças e usados em geleias e conservas. Os morangos crescem rapidamente, produzindo novos brotos. O replantio é necessário a cada quatro anos, pois os frutos ficam menores e a produtividade diminui. A propagação por divisão permite o rejuvenescimento das plantas de morango. Este método ajuda as mudas a se estabelecerem bem em agosto, a desenvolverem raízes e a resistirem ao congelamento durante o inverno.
Vantagens da propagação de morangos por divisão do arbusto
Qualquer variedade de morango envelhece e precisa ser rejuvenescida a cada quatro anos. Para propagar a planta em um novo local, são utilizados estolhos, mas nem todos os morangos produzem estolhos, e eles só podem ser propagados pela divisão das videiras. Morangos cultivados com esta técnica:
- preserva características varietais;
- cria raízes rapidamente;
- produz uma colheita completa na estação seguinte.
Morangos plantados no final do verão prosperam e não congelam no inverno. No início de junho, frutos grandes e suculentos amadurecem em arbustos jovens, cujo custo de compra é baixo.
Há alguma desvantagem?
Para cultivar morangos, você precisa selecionar plantas fortes e saudáveis. A colheita das vagens pode levar muito tempo; 10 a 14 vagens são separadas de cada arbusto e plantadas em uma estufa; caso contrário, uma estufa deve ser construída.
Momento ideal
A planta escolhida para propagação não deve ter mais de três anos. Os morangos são separados em brotos com raízes e folhas e transplantados para um novo local no verão. É melhor fazer isso em agosto, para que os morangos tenham tempo de se estabelecer antes que o tempo frio chegue.

Como selecionar plantas-mãe adequadas
Alguns jardineiros propagam morangos todos os anos, plantando plantas de diferentes idades em um novo canteiro e separando os frutos. Para propagar morangos, é necessário identificar rosetas que produzem um grande número de frutos. Para localizar facilmente uma planta-mãe frutífera para divisão, estacas são instaladas e amarradas com fita.
A diferença entre arbustos velhos e jovens
Jardineiros que plantam morangos pela primeira vez muitas vezes se perguntam se é possível propagar plantas de qualquer idade. Nem todo mundo sabe quais morangos são melhores para corte em forma de chifre. Plantas mais velhas têm raízes duras e marrons, folhas verde-escuras e numerosas rosetas pequenas. Morangos mais jovens têm uma ou duas rosetas, e toda a parte aérea é mais clara. Para propagação, selecione morangos entre 2 e 4 anos.

Algoritmo de divisão de Bush
Para garantir que o morangueiro crie raízes, ele deve ser plantado antes do início de setembro. Caso contrário, as raízes não terão tempo de se fortalecer e a planta poderá congelar no inverno rigoroso. A divisão dos morangos envolve várias etapas:
- O arbusto robusto é cuidadosamente retirado do solo, tentando não destruir o pedaço de terra.
- Após remover as folhas secas e os caules das flores, a planta é colocada em um balde cheio de uma solução fraca de permanganato de potássio.
- As raízes são separadas manualmente ou com uma faca desinfetada e secas por cerca de uma hora.
- As áreas podres e danificadas são removidas, e as áreas cortadas são tratadas com cinzas ou giz.
As rosetas são transplantadas para o solo. Para promover o crescimento, as folhas são aparadas pela metade.
Plantio de mudas para posterior crescimento
Nem todos os arbustos prosperam em seu novo local. Muitos jardineiros primeiro enchem os vasos com uma mistura de turfa e terra de jardim, colocam um cone de rizomas em cada um e, em seguida, os cobrem com terra, deixando uma roseta de rizomas na superfície.

A muda e seu recipiente são colocados em uma estufa, regados regularmente e a umidade mantida em níveis elevados. Para evitar a evaporação da água sob o sol, a película é levemente sombreada. Para acelerar a formação das raízes, as plantas são alimentadas com um fertilizante rico em potássio.
Plantio em local permanente
Com os devidos cuidados, o chifre se desenvolve rapidamente, produzindo folhas carnudas. Esses morangos são transferidos da estufa para o jardim no início do outono. Para isso, sete dias antes do plantio, cave o solo e faça covas de 15 a 20 cm de profundidade e 40 cm de largura. Preencha o buraco com um balde de composto, adicione 2 xícaras de cinzas e adicione 20 ou 30 gramas de superfosfato. Retire cuidadosamente a planta do vaso, coloque-a no buraco e cubra com terra, deixando uma roseta na superfície.
Características do plantio de variedades remanescentes
Os cultivadores desenvolveram morangos que dão frutos duas vezes por estação ou se deliciam com frutas vermelhas durante todo o verão, mas não produzem novos brotos. Muitas variedades perenes são propagadas exclusivamente por divisão. É melhor plantar esses morangos no outono, três semanas antes do início da geada. Durante esse período, os morangos criarão raízes e crescerão mais fortes, e as primeiras frutas amadurecerão no início de junho.
Na primavera, os arbustos de morango remanescentes são replantados com menos frequência e o trabalho é realizado antes que os talos das flores apareçam.
Se a planta já os produziu, eles são todos arrancados, caso contrário o morango desperdiçará energia na formação do ovário e pode não criar raízes.
As variedades comuns de morango não dão frutos quando plantadas na primavera, mas as variedades remanescentes produzirão seus primeiros frutos no final do verão, desde que o procedimento seja seguido corretamente:
- Morangos saudáveis e fortes são desenterrados e sacudidos para remover o solo.
- O arbusto é dividido em partes, cada uma das quais deve ter uma raiz não menor que 5 cm.
- As mudas são embebidas em água agitada após a remoção dos pedúnculos. Para prevenir a infecção fúngica da roseta, as raízes são tratadas com Fitosporina-M.
- A muda é colocada em um buraco com pelo menos 10 cm de profundidade e regada abundantemente. Após a absorção das raízes, o buraco é preenchido com terra, deixando o colo da raiz nivelado com a superfície.

No plantio em tapete, os arbustos são espaçados a 20 cm de distância, com o mesmo espaçamento entre fileiras. Os morangos crescem rápido e exigem bastante fertilizante. No plantio em fileira dupla, o espaçamento entre fileiras é de 70 cm, com os arbustos espaçados a 20 cm de distância.
Especificidades do cuidado com uma muda jovem
Morangos prosperam na umidade, mas não gostam de calor, prosperando em temperaturas entre 18 e 20 °C. Eles precisarão ser regados com frequência, verificando o quão úmido o solo está. Para reduzir a evaporação da água, cubra o solo sob as mudas jovens com húmus, palha ou serragem, o que ajuda a reter a umidade a uma profundidade de 3 cm.
Na primavera, aplique um fertilizante complexo e, em seguida, alimente os morangos mensalmente. Após a chuva e a rega, solte o solo e remova as ervas daninhas.
Para proteger as plantações de morango de infecções fúngicas, os canteiros são pulverizados com fungicidas.
Variedades perenes de morango, assim como variedades comuns de morango, produzem uma boa colheita em um local por até 4 anos e depois precisam ser transplantadas para outro local.
Possíveis problemas
Ao propagar morangos dividindo o arbusto, não menos que 10% dos brotos são aceitos; o restante cria raízes rapidamente; quando plantados no outono, os frutos aparecem na primavera.
A planta não está criando raízes bem.
Morangos preferem solo fértil e solto, rico em micronutrientes. Plantas jovens não se desenvolverão normalmente e levarão muito tempo para se estabelecer se plantadas em solo podzólico. Elas não toleram condições muito ácidas ou alcalinas. Morangos não prosperam em solos pobres em nutrientes.
Se a roseta for enterrada profundamente durante o plantio, o arbusto ficará desconfortável, não se desenvolverá e não produzirá frutos.
Se fertilizados em excesso, os morangos produzirão folhas, mas não darão frutos. Fertilize o canteiro no máximo quatro vezes por ano, aplique menos nitrogênio e concentre-se em fósforo e potássio.

Não floresce nem cresce.
Má rotação de culturas, excesso de umidade e oscilações bruscas de temperatura contribuem para a ativação de microrganismos nocivos encontrados em solos não tratados. Morangos param de crescer e podem morrer se infectados com murcha de verticillium. Eles não devem ser plantados depois de tomates e batatas.
Morangos sofrem de requeima, oídio e antracnose. Para prevenir essas doenças, a falta de floração e o apodrecimento dos frutos, os canteiros de morango devem ser tratados com fungicidas e cuidados adequadamente.
Após a colheita dos frutos, é hora de cuidar da próxima safra. Remova todas as folhas secas e amareladas, pois elas abrigam esporos de fungos e bactérias que causam apodrecimento. Para evitar infecções em plantações de morango, replante apenas arbustos fortes e saudáveis, desinfete o solo imediatamente e siga as práticas de rotação de culturas.











