Morangos são frutas saborosas e saudáveis. Os primeiros frutos podem ser colhidos no mesmo ano do plantio. Nos anos seguintes, a frutificação atinge o pico, após o qual a produção diminui gradualmente. Abaixo, você encontrará informações sobre por quanto tempo os morangos podem dar frutos no mesmo local, por que é importante replantar as plantas e como saber quando replantar seus morangos.
Por quantos anos um morango dá frutos em um lugar?
A maioria das variedades de morango de jardim pode crescer e dar frutos abundantemente em um único local por 3 a 4 anos. Depois, o arbusto cresce, ficando sem espaço e nutrientes para prosperar. Como resultado, os frutos ficam menores e a produção diminui. Fertilizar não resolve o problema; as plantas precisam ser divididas e replantadas.
Alguns jardineiros praticam o cultivo anual de morangos. Nesse caso, eles são plantados no outono e, no ano seguinte, ocorrem a frutificação e o crescimento dos estolhos. No final do verão, as plantas são removidas e as mudas são desenterradas e plantadas em canteiros. Nesse caso, os morangos de jardim não desenvolvem arbustos grandes; cerca de 50 plantas podem ser cultivadas por metro quadrado.
Por que é importante atualizar o material de plantio?
A cada ano, o morangueiro produz novos brotos, mas a raiz permanece intacta. Ela não consegue fornecer nutrientes à planta, que cresce demais e sua produção diminui a cada ano. Além disso, o sistema radicular começa a se projetar acima do solo, enfraquecendo o arbusto.

Outro motivo pelo qual é necessário atualizar o material de plantio é que doenças e pragas se acumulam sob plantas que crescem no mesmo local há muito tempo.
Como entender que arbustos velhos precisam ser substituídos
Algumas variedades de morangos de jardim podem dar frutos por 5 a 6 anos sem degenerar. Portanto, antes do replantio, os jardineiros devem inspecionar suas plantações e só então decidir se devem ou não substituir as mudas.
Inspeção da planta
A maneira mais fácil de determinar se os morangos de jardim precisam ser replantados é por meio de uma inspeção visual. Um sinal de que isso é necessário é a presença de numerosas rosetas ao redor da planta-mãe. Para renovar o canteiro, divida o arbusto ou replante os numerosos estolhos que crescem durante o verão.

Flores estéreis e falta de frutos
Um dos motivos pelos quais um morangueiro precisa ser replantado é a abundância de flores estéreis e a falta de frutos. Isso geralmente ocorre quando o jardineiro compra plantas macho. Estas são maiores em tamanho, e o jardineiro acredita erroneamente que tais plantas darão frutos abundantemente. Em vez disso, ele deve comprar plantas compactas com núcleos achatados — estas são as plantas fêmeas.
Sistema Frigo: Vantagens e Tecnologia em Crescimento
Frigo é uma tecnologia especial para armazenamento de mudas de morango, inventada por especialistas holandeses. O procedimento é o seguinte:
- No outono, os morangos destinados ao armazenamento são desenterrados;
- as raízes são sacudidas do solo, folhas grandes são cortadas;
- as plantas são tratadas com preparações antifúngicas;
- os arbustos de morango são colocados vários de cada vez em sacos plásticos;
- As mudas são colocadas em um freezer com temperatura de 0 a -2 °C.
Nessas condições, as mudas podem ser armazenadas por 9 a 10 meses sem perda de produtividade após o plantio. A vantagem desse método é que as plantas permanecem viáveis mesmo durante invernos rigorosos. Mudas preservadas dessa forma apresentam alta taxa de sobrevivência.
Outra vantagem é que os morangos podem ser plantados em qualquer época e, com a iluminação correta, é possível obter um ciclo de frutificação contínuo.










