- A história da variedade Cinderela
- Regiões de cultivo
- Quais são os benefícios dos morangos?
- Há alguma desvantagem?
- Características e recursos
- Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
- Floração e polinização
- Tempo de maturação e rendimento
- Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
- Resistência ao inverno e à seca
- Imunidade e suscetibilidade a doenças e parasitas
- As complexidades do plantio de morangos de jardim
- Selecionando um local e preparando os canteiros
- Selecionando mudas
- Época e tecnologia de plantio de mudas
- Cuidando da Cinderela
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Capina e afrouxamento do solo
- Cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Ao dividir o mato
- Com bigode
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A variedade de morango Cinderela é uma das mais bem cultivadas na Rússia. É muito apreciada e procurada por jardineiros amadores. Esta fruta permite o cultivo e a colheita de uma segunda safra após a primeira. Assim, os morangos oferecem aos jardineiros a oportunidade não só de alimentar toda a família com frutas frescas, mas também de colher o suficiente para enlatar.
A história da variedade Cinderela
No final da década de 1970, criadores russos cruzaram duas variedades populares: Zenga Zengana e Festivalnaya. O resultado foi uma nova variedade, Cinderela. Ela herdou as melhores qualidades de seus "pais". Cientistas passaram 10 anos refinando essa variedade. No final da década de 1980, a Cinderela foi oficialmente adicionada ao registro estadual de realizações de melhoramento.
Regiões de cultivo
Os produtores garantem que a baga prospere e se desenvolva bem em nosso clima desafiador. Isso é confirmado pela lista de regiões onde esta variedade pode ser cultivada. Começando pelas regiões do sul do país, do Cáucaso do Norte à parte central do Cinturão da Terra Negra, a variedade prosperará igualmente bem nas regiões Central e Noroeste, na região do Volga-Vyatka e até mesmo na Sibéria Ocidental.
Quais são os benefícios dos morangos?
Além do seu excelente sabor, os morangos têm os seguintes benefícios:
- remontante - a frutificação começa em julho e dura até setembro (uma das principais vantagens da variedade);
- alto rendimento;
- sabor original da sobremesa;
- tolera bem mudanças de temperatura;
- excelente germinação de sementes, a colheita não é caprichosa;
- tolera bem o transporte.
Os morangos têm altas qualidades comerciais.

Há alguma desvantagem?
As desvantagens do morango Cinderela incluem:
- alguns bigodes – dificulta a propagação vegetativa;
- fertilizantes que contenham cloro não são adequados para esta variedade;
- A cultura é pouco resistente ao mofo cinzento, mas é resistente ao oídio.
Especialistas recomendam replantar a variedade em solo novo após 3-4 anos.
Características e recursos
O morango Cinderela tem características e particularidades próprias que devem ser levadas em consideração na hora de cultivá-lo.
Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
Esta variedade tem uma bela aparência e boa densidade. Os arbustos são grandes tanto em altura quanto em diâmetro. Ao mesmo tempo, o morangueiro tem uma aparência compacta, sem se espalhar, e a folhagem é densa, grande e verde-escura, com uma cobertura cerosa.
Floração e polinização
As flores são grandes, brancas e consistem em cinco pétalas retorcidas (ambos os sexos). Elas nascem em caules robustos, geralmente um pouco mais curtos que o próprio arbusto. O arbusto-mãe produz poucos estolhos.

Tempo de maturação e rendimento
Os morangos têm um período de maturação médio, começando em julho. Após uma colheita, as flores reaparecem nos arbustos. As primeiras colheitas produzem frutos grandes, enquanto as colheitas subsequentes produzem frutos menores. Os frutos pesam de 8 a 20 gramas, são pequenos a médios e têm formato cônico. O fruto e a polpa são vermelho-vivo com um tom alaranjado. A produção é boa, até 2 kg por metro quadrado.
Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
O morango Cinderela tem excelentes qualidades de sabor, que incluem:
- aroma de morangos silvestres;
- um pouco de acidez;
- sabor adocicado de sobremesa.
A polpa densa, carnuda e muito suculenta, aliada ao seu sabor multifacetado, torna esta fruta altamente desejável. Morangos podem ser consumidos frescos, usados em sucos de frutas ou adicionados a assados. A geleia feita com esta fruta será um complemento delicioso para qualquer chá da tarde.
Resistência ao inverno e à seca
Os criadores nacionais garantiram que a variedade se adaptasse ao clima desafiador do nosso país. A Cinderela é despretensiosa, tolera flutuações de temperatura, é resistente à geada e pode suportar dias quentes e secos.

Imunidade e suscetibilidade a doenças e parasitas
Os morangos apresentam boa resistência a doenças e pragas, mas requerem cuidados especiais. As doenças às quais esta variedade é suscetível incluem:
- Mofo cinzento – recomenda-se poda preventiva e cobertura morta. Se infectado, trate os arbustos com irrigação por gotejamento.
- Requeima - galhos doentes são removidos e os saudáveis são tratados com benlate.
- Manchas - remover os focos da doença, seguido de tratamento com calda bordalesa.
- Oídio – raro. Tratamento com solução de enxofre.
A Cinderela pode ser suscetível ao ataque de parasitas: gorgulhos, ácaros, besouros das folhas do morango.
As complexidades do plantio de morangos de jardim
Um dos aspectos mais importantes do cultivo desta cultura é garantir o plantio adequado com todas as nuances necessárias.
Selecionando um local e preparando os canteiros
Após escolher o local para o morango Cinderela, prepare o solo no outono. O canteiro é escavado. As raízes das plantas e as larvas dos parasitas são removidas do solo. Em seguida, o solo é desinfetado regando-o com uma solução de sulfato de cobre. Cálcio (cal) é adicionado ao solo.

Especialistas não recomendam o plantio de morangos em solo arenoso; solo franco médio é a melhor opção. Na primavera, imediatamente antes do plantio, regue os canteiros generosamente, na proporção de um balde por metro quadrado, e solte o solo.
Selecionando mudas
Ao escolher mudas, escolha plantas fortes e robustas, com folhagem verde, limpa e saudável, livre de danos e sinais de doenças. O sistema radicular deve estar bem desenvolvido, sem raízes quebradas ou apodrecimento.
Época e tecnologia de plantio de mudas
A Cinderela é plantada na primavera ou no início do outono. O plantio na primavera ocorre após a geada. Se houver previsão de tempo frio, as mudas são cobertas com estufas. Capine e regue as mudas uma vez por semana. É importante regar os morangos pela manhã para que os arbustos tenham tempo de secar antes do anoitecer. Dessa forma, as plantas ficam menos suscetíveis a doenças.
As mudas de outono são plantadas no início de setembro, e o solo é solto duas vezes durante o outono. Nas duas primeiras semanas, a Cinderela é regada uma vez a cada sete dias. Depois, conforme o clima esfria, a rega é reduzida gradualmente. Em novembro, os canteiros são cobertos com folhas, palha e galhos para o inverno.

O plantio de mudas pode ser feito de duas maneiras:
- Fileira única – quando as mudas são colocadas a 15-25 cm de distância umas das outras. A distância entre fileiras é de 40-60 cm.
- Tabuleiro de damas – sistema de duas fileiras. A segunda fileira, em relação à primeira, é plantada em padrão xadrez. As mudas são espaçadas em 50 cm, com a mesma distância entre fileiras.
Usando o método do tabuleiro de xadrez, você pode plantar morangos em até 4 fileiras.
Cuidando da Cinderela
Para obter uma boa colheita de morango, além do plantio adequado, é necessário seguir todas as regras de cuidado com a cultura.
Modo de rega
Se você seguir um cronograma de rega adequado, os morangos prosperarão. Durante a primeira semana após o plantio, regue as mudas diariamente. Depois disso, regue conforme o solo seca.
A taxa de rega recomendada por semana é de 8 a 10 litros por 1 m².
Cobertura superior
A fertilização é necessária durante o crescimento da cultura e o amadurecimento dos frutos. A maior parte do fertilizante é aplicada durante a preparação do canteiro, antes do plantio das mudas. O fertilizante é aplicado uniformemente em todo o canteiro e compactado.

A cobertura é usada:
- orgânico – esterco, composto, húmus;
- químico – na forma de fertilizantes complexos.
A segunda fertilização pode ser feita no início de maio, entre as fileiras de arbustos (geralmente usando uma solução de esterco). A terceira fertilização deve ser feita após a frutificação – de preferência com fertilizante mineral.
Capina e afrouxamento do solo
A capina regular e a soltura do solo ajudam a planta a:
- ganhar força - na ausência de ervas daninhas, todos os nutrientes vão apenas para os morangos;
- receber oxigênio - quando o solo é solto, a planta recebe facilmente oxigênio e umidade, a terra respira e não há apodrecimento.
Um canteiro tratado estará livre de pragas e doenças, e os morangos certamente crescerão bem e crescerão bem.
Cobertura morta
Uma das nuances essenciais no cuidado com os morangos é a cobertura morta a uma profundidade de 3 a 5 cm. Para cobrir o canteiro e retardar o processo de evaporação da umidade do solo, use folhas, serragem ou palha.

Abrigo para o inverno
No final da estação, após a colheita final, os arbustos são ceifados e queimados. Isso evita que pragas que possam ter se instalado na folhagem passem o inverno no solo. Se os morangos foram plantados no outono, em novembro o canteiro é coberto com folhas, palha e outros materiais para evitar o congelamento.
Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
O tratamento preventivo não deixa chance de doenças. Existem várias opções de prevenção:
- Produtos químicos — por exemplo, ureia para insetos, ácido bórico para doenças. O sulfato de cobre aumenta a produtividade e protege contra pragas.
- Biológico – mata pragas e é seguro para morangos. Trichodermin e Fitosporin protegem contra pragas e enriquecem o solo com nutrientes.
- Os remédios populares são inofensivos e eficazes. Decocção de casca de cebola e tintura de alho são bons para o controle de pragas. Infusão de mostarda é boa para mofo cinzento.
A pulverização preventiva e a rega são realizadas no início da primavera e antes do aparecimento da floração.
Métodos de reprodução
A Cinderela de Morango pode ser propagada de várias maneiras.

Sementes
O processo passo a passo:
- Semeie no início de março em solo úmido;
- cubra com filme ou vidro para criar um efeito estufa;
- duas semanas após o surgimento dos brotos, as mudas são colocadas nos peitoris das janelas;
- Rega e ventilação regulares são essenciais.
As mudas prontas devem ter até 6-7 folhas e boas raízes.
Ao dividir o mato
Quando um arbusto de morango cresce viçoso, ele pode ser propagado dividindo-o em várias plantas menores. Essa variedade criará raízes facilmente e a produção aumentará significativamente.

Com bigode
A opção mais simples é cultivar rosetas de morango a partir dos brotos da planta-mãe. Os arbustos são plantados a uma distância de até 1 m um do outro. As rosetas que surgem nos brotos são enterradas.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Jardineiros experientes cultivam morangos Cinderela em suas hortas há décadas e não pretendem abandoná-los, pois esta variedade extraordinária nunca falha e sempre produz uma colheita abundante. As avaliações sobre a cultura são extremamente positivas, com comentários entusiasmados até mesmo de iniciantes.
Os morangos Cinderela valem a pena e devem ser cultivados no seu jardim. Graças a esta maravilhosa variedade doméstica, testada pelo tempo, sua família desfrutará de frutas saudáveis por um longo período, de julho a setembro, e sua despensa estará abastecida com geleias deliciosas para o inverno.











