- Vantagens de usar tubos de PVC
- Instruções passo a passo para instalação da estrutura
- Consumíveis
- Selecionando um site
- Instruções de instalação
- Método vertical
- Método horizontal
- Especificidades do plantio e cultivo
- Variedades de morango adequadas
- Transplante
- Instruções de cuidado
- Irrigação
- Fertilização
- Controle de pragas e doenças
- Como preparar arbustos para o inverno
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Morangos são facilmente a fruta mais amada por crianças e adultos. Para desfrutar de uma colheita abundante por muitos anos, você precisa conhecer os truques de cultivo e ter um amplo canteiro. Para quem não tem um canteiro grande, mas quer plantar morangos, recomenda-se o cultivo horizontal em tubos de PVC.
Vantagens de usar tubos de PVC
Este método de plantio é muito popular entre jardineiros experientes e amadores. Ele tem muitas vantagens:
- O design é transportável. Os canteiros podem ser realocados e movidos de um lugar para outro sem danificar os frutos.
- O preparo do solo exige tempo mínimo. Os canteiros horizontais ficam livres de terra, enquanto os verticais não a tocam. A suscetibilidade a doenças é mínima.
- Não é necessário um terreno grande, como no cultivo tradicional. O segredo é posicionar cuidadosamente as estruturas verticais e horizontais e otimizar o espaço.
- Pureza da colheita. Os canteiros não entram em contato com o solo, permitindo o crescimento de frutos lindos e limpos.
- Economizando tempo na capina e no afrouxamento, você pode aumentar o tempo de colheita.
O único aspecto negativo é o custo dos consumíveis e a necessidade de habilidades para montar as estruturas.
Instruções passo a passo para instalação da estrutura
Você pode entender a sequência correta de ações com a ajuda de conselhos de especialistas:
- Reúna os materiais e ferramentas necessários. Primeiro, decida as dimensões e os detalhes do projeto. Tubos largos de esgoto ou de descida são os mais comumente usados.
- A estrutura ficará hermética se forem instalados tampões em ambos os lados dos canos. Para uma rega eficaz, são necessários canos finos, colocados perto das mudas.
- Em seguida, faça covas com 15 a 20 cm de distância entre si. As covas devem ter diâmetro menor que o dos recipientes onde as mudas serão plantadas. Vasos ou solo rico em nutrientes são necessários para o plantio das mudas.
Argila expandida, fibra de coco ou turfa fornecem nutrientes diretamente ao sistema radicular. O excesso de umidade é devolvido ao vaso, estabelecendo um ciclo sem resíduos.

Consumíveis
Antes de iniciar o trabalho, você precisa preparar todos os materiais e ferramentas. Além de um cano de esgoto grosso com diâmetro de 15 a 20 cm, você precisará do seguinte:
- suportes para canteiros, fixadores de parede;
- tampas de extremidade;
- tubos finos de PVC para irrigação;
- mangueiras para drenagem de água;
- recipientes de água;
- solo ou substrato;
- material de cobertura para o inverno;
- agrofibra.
A drenagem pode ser feita com argila expandida ou cascalho fino. Uma tela de sombreamento é essencial; ela protegerá as plantas do sol e dos pássaros. Os canos de água de plástico devem ter 2,5 a 3 cm de diâmetro. A instalação completa dos canteiros é impossível sem furadeira, brocas, serra tico-tico, alicate, grampos, fita adesiva, faca, fita métrica, lápis, tesoura e fita isolante.

Selecionando um site
Ao escolher um site, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- as mudas precisam ser plantadas de agosto a setembro;
- Morangos são plantas que gostam de calor e precisam de muita luz. Árvores de jardim não devem ser plantadas perto deles;
- A área deve ser protegida do vento. A melhor opção seria plantar frutas vermelhas ao lado de groselhas e groselhas;
- É melhor colocar as mudas no lado sudeste. Os canteiros devem ser nivelados ou ligeiramente elevados;
- É preferível escolher solo arenoso-argiloso. É permitido o uso de substrato arenoso enriquecido com húmus;
- Não é possível plantar mudas em locais onde antes eram cultivados berinjelas, tomates, batatas, pepinos, pimentões ou repolhos;
- É melhor não colocar canteiros de cachimbos perto de cerejeiras, rosas silvestres, ameixeiras, cerejeiras, damascos ou macieiras.
Os melhores vizinhos incluem rabanetes, cenouras, milho, aipo e endro.
Instruções de instalação
Camas verticais e horizontais têm várias diferenças.
Método vertical
Para facilitar a manutenção, o tubo grosso deve ser mais curto que a altura de uma pessoa. Um pequeno furo é feito com uma chave de fenda ou furadeira. O tubo fino deve ser inserido no centro do grosso e fixado com terra ou argila expandida. A terra deve ser adicionada periodicamente. Após o tubo estar completamente cheio, as mudas são plantadas. Em seguida, uma mangueira de irrigação é inserida no tubo estreito.
Método horizontal
Para construir um canteiro horizontal, é necessário fazer um furo e instalar tampões em ambas as extremidades do tubo. Um pequeno furo deve ser feito no centro do tubo, na parte inferior, para drenar o excesso de umidade, que será selado com um tampão. Metade do tubo é preenchida com argila expandida, sobre a qual é colocado o tubo de irrigação, e a parte superior é preenchida com solo fértil.

Especificidades do plantio e cultivo
É aconselhável plantar os canteiros com variedades perenes, pois as variedades comuns de morango são difíceis de cultivar dessa maneira. O primeiro passo é inspecionar as mudas e desinfetar o solo e o sistema radicular. O solo deve ser tratado termicamente; você pode aquecê-lo no forno ou despejar água fervente sobre ele. O solo seco está pronto para uso.
As mudas são embebidas em uma solução de água e permanganato de potássio. A argila expandida pode aumentar a concentração de álcali no solo.
Portanto, antes do uso, deve ser mergulhado em água com ácido cítrico. O cultivo de morangos usando tubos de plástico não é diferente do cultivo tradicional. Os morangos ainda precisam de rega, controle de doenças e pragas e fertilização, mas capina e afrouxamento do solo não são necessários.
Variedades de morango adequadas
É aconselhável cultivar variedades que produzam frutos por muito tempo. Isso inclui variedades perenes, como Albion, Queen Elizabeth II, Moskovsky Delikates, Evi, Diamant e Temptation. Elas amadurecem cedo, são resistentes a doenças e pragas e produzem uma grande colheita duas vezes por temporada.

A melhor opção são as variedades rasteiras. São morangos perenes com gavinhas longas que se fixam no solo mesmo sem raízes. Um canteiro de morangos é uma cascata de folhas e caules com frutos. Além de uma colheita abundante, essas plantas são excelentes para decoração de jardim.
Transplante
Após a seleção das mudas, seus rizomas são mergulhados em uma mistura de argila e verbasco. Isso aumentará a capacidade de retenção de água da planta. Faça um pequeno buraco no solo, coloque cuidadosamente os rizomas no centro, adicione terra e compacte levemente a planta. Você pode plantar os morangos em covas individuais — isso melhorará o enraizamento, a formação de novos brotos e a renovação.
Instruções de cuidado
O cuidado com canteiros horizontais em tubos de PVC difere do cuidado padrão. Uma faixa de temperatura confortável é de 18 a 23 °C. Antes do inverno, as frutas são movidas para um ambiente aquecido; elas congelarão ao ar livre. Luz solar e umidade (não superior a 70%) são essenciais.

Irrigação
A frequência da rega é determinada pelas condições do solo. O solo seca rapidamente, por isso a rega deve ser frequente. É necessário um tubo estreito para irrigação. O solo não deve ser regado em excesso, pois isso pode levar ao crescimento de fungos.
Fertilização
Devido ao rápido esgotamento do solo, os morangos requerem fertilização frequente e eficaz. As plantas devem ser fertilizadas uma vez a cada 7 dias. Fertilizantes líquidos combinados com irrigação são preferíveis. A solução nutritiva é fornecida aos rizomas por meio de um tubo de irrigação. Para fertilização líquida, use um complexo de fertilizantes ou uma solução aquosa e orgânica.

Controle de pragas e doenças
As frutas vermelhas são frequentemente atacadas por parasitas como:
- Besouro da batata do Colorado;
- gorgulho;
- moscas brancas;
- ácaro do morango;
- lesmas;
- caramujos;
- centopéias.
Essas pragas podem ser prevenidas com iluminação adequada e rega moderada. Se as pragas estiverem disseminadas, trate os frutos com metaldeído. Uma solução de malatião (Karbofos) pode eliminar ácaros, gorgulhos e moscas-brancas do morango.
Se seus morangos forem atacados por besouros da batata do Colorado ou besouros, é melhor colhê-los manualmente. O uso de produtos químicos não é recomendado, pois eles permanecem na planta por muito tempo, o que é prejudicial ao rápido amadurecimento dos frutos.

Como preparar arbustos para o inverno
A hibernação é a questão mais difícil para canteiros tubulares. Variedades perenes não toleram bem a geada, então deixar os frutos ao ar livre pode condená-los à morte. O cultivo durante todo o ano em estufas é possível, mas nem todos os jardineiros têm acesso a uma.
Se possível, você pode mover os canteiros para um cômodo aquecido, fornecendo-lhes água e luz solar adequadas.
Após a chegada do frio, os canteiros devem ser envoltos em duas ou três camadas de agrofibra. Se ocorrerem geadas severas e as temperaturas caírem para -20-25 °C, eles devem ser cobertos com cobertura morta e envoltos em mais duas camadas de lutrasil ou spabondex.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Muitas vezes, jardineiros novatos, devido à ignorância, cometem uma série de erros:
- perturbar o regime hídrico. Essa perturbação pode levar ao apodrecimento do rizoma e à morte do arbusto;
- A tecnologia de irrigação não é seguida. É altamente indesejável irrigar folhas, troncos, gavinhas, frutos e inflorescências;
- não cumprir os prazos de plantio;
- Os arbustos são tratados durante a frutificação. Todos os tratamentos químicos devem ser realizados após a colheita dos frutos.

Segundo jardineiros experientes, encher canos com terra é um processo bastante demorado e difícil, sendo crucial evitar a contaminação do solo. Para minimizar o risco de contaminação, é essencial cultivar suas próprias mudas. Noventa e nove por cento das empresas agrícolas especializadas cultivam plantas em solo contaminado. Doenças podem se espalhar por todo o jardim junto com as mudas.
Recomenda-se também desinfetar os substratos embalados com desinfetantes industriais. Caso seja detectada alguma doença, a planta deve ser removida juntamente com o solo.
A poda dos arbustos deve ser seletiva, preservando as folhas saudáveis.
Com estruturas bem construídas, o cultivo de morangos é possível até mesmo em uma casa de veraneio, sacada, varanda ou alpendre. Estruturas colocadas ao longo de uma cerca podem ser decoradas com flores, que complementarão perfeitamente o design geral.









