Descrição da variedade de groselha Beryl, características de plantio e cuidados

A groselha Beryl é uma variedade moderna e bem conhecida, reconhecida por seus poucos espinhos e resistência a doenças e besouros. Os arbustos produzem uma colheita estável e abundante. A fruta é versátil. Para plantar groselhas com sucesso e garantir uma frutificação abundante, familiarize-se com as seguintes características.

Histórico de seleção

A variedade Beryl de groselha foi desenvolvida na década de 1970 pelo Dr. V. Ilyin. Foi criada a partir da simbiose das variedades Malakhit e Samorodok. A variedade resultante apresenta desempenho superior em comparação às variedades anteriores.

Aspecto do arbusto e das bagas da groselha Beryl

Os arbustos atingem tamanho médio, ligeiramente espalhados. Possuem brotos curvos e ligeiramente grossos, com espinhos na parte inferior. São frágeis, solitários e precisam de suporte. Os pedúnculos são maciços, com grandes inflorescências em forma de barril. As sépalas são separadas e rosa-claras. A planta possui uma inflorescência com duas flores e folhas grandes e verdes. O limbo é côncavo, nervurado e com cinco folhas.

Os frutos são verde-amarelados, pesando de 4 a 9 gramas. Às vezes, desenvolvem uma coloração avermelhada. As bagas da variedade Beryl, groselha, crescem duas vezes mais que as cerejas. Possuem casca fina e sem pelos. A polpa é suculenta, com poucas sementes, e os talos são longos. Os provadores deram à fruta 4,9 estrelas pelo seu sabor.

Produtividade

Um arbusto maduro pode render até 10 kg de frutos durante a estação de crescimento. A colheita começa em meados de julho, pois o Beryl é uma variedade de meia estação. A frutificação é estável, independentemente das condições climáticas. A produtividade depende dos cuidados adequados e da idade da planta.

groselhas verdes

Resistência à seca e à geada

A variedade Beryl é resistente ao inverno, suportando temperaturas de até -40 graus Celsius (-40 graus Fahrenheit) e pode prosperar em áreas com invernos rigorosos e sem abrigo. Os arbustos não gostam de umidade e são resistentes a períodos de seca.

Resistência a patologias e pragas da groselha Beryl

A variedade Beryl é praticamente imune a doenças e pragas, desde que sejam tomados os cuidados necessários. Com tratamentos preventivos, a imunidade se torna inabalável.

Transportabilidade

Se os frutos forem colhidos verdes, eles permanecem frescos por três dias e podem ser transportados com segurança. Frutos colhidos totalmente maduros são menos transportáveis ​​e não podem ser transportados por longas distâncias.

variedade de berilo

Vantagens e desvantagens da variedade Beryl

A variedade Beryl de groselha tem muitas qualidades positivas, mas também há alguns aspectos negativos.

Prós Contras
A variedade é autofértil Baixa resistência a septórios e pólen
O rendimento é alto Frutos maduros não são bem transportados.
As bagas são grandes e doces A produtividade diminui com cuidados inadequados
Frutas verdes podem ser transportadas com segurança
A variedade é resistente à geada e tem forte imunidade.
Poucos espinhos são formados nos arbustos

Características agrotécnicas do cultivo

A groselha Beryl não requer condições especiais para germinação. Pode ser plantada em solo argiloso, franco, franco-arenoso ou arenoso. Solos ácidos, frios ou encharcados devem ser evitados. Os melhores rendimentos são obtidos quando plantada em solo argiloso com alto teor de húmus.

A variedade é autofértil e não requer que outros polinizadores estejam por perto.

groselhas maduras

Como plantar groselha Beryl

O local deve ser aberto e ensolarado. Se os arbustos ficarem densos, desbaste-os para garantir que cada broto tenha acesso à luz ultravioleta e ao oxigênio. As mudas devem estar saudáveis, intactas e com rizomas bem desenvolvidos. Duas horas antes do plantio, elas devem ser mergulhadas em uma solução estimulante de crescimento, como Epin ou Matador. Para desinfetar a muda, mergulhe-a em uma mistura fraca de permanganato de potássio por 30 minutos.

Escolhendo o momento

O plantio deve ser feito em março ou outubro, antes do dia 10. É importante que as mudas criem raízes antes da chegada da geada. Os arbustos são plantados verticalmente, com os rizomas enterrados a 6 cm de profundidade.

Como preparar o solo

O solo é preparado duas semanas antes do plantio. Solte o solo, adicione areia, composto e cinzas de madeira. É importante remover o capim-da-praia e tratar o solo com inseticidas e fungicidas para prevenir doenças e ataques de insetos. Se plantar no outono, evite aplicar fertilizante, pois ele estimula o crescimento de bactérias e fungos, e os besouros podem passar o inverno em solo fertilizado.

arbustos de groselha

Esquema de plantio para groselha Beryl

As mudas de groselha devem ser plantadas de acordo com o seguinte esquema:

  • cavar buracos de 35 cm de largura e 40 cm de profundidade, compactos;
  • adicione a mistura de solo aos buracos;
  • Coloque as mudas na vertical, com o miolo aprofundando-se 8 cm no solo;
  • Após o plantio, corte os brotos de cada broto para que não sobrem mais do que 5;
  • despeje um balde de água;
  • Após a umidade ser absorvida, cubra as plantações com serragem e folhas.

Preencha o fundo dos buracos com uma mistura de solo composta por dois baldes de composto e fertilizantes minerais — 30 g de superfosfato e 20 g de fosfato de potássio. Se o solo for pesado, adicione areia de rio, turfa e húmus.

Instruções de cuidado com o arbusto Beryl

O cuidado adequado envolve regar na hora certa, soltar o solo e fertilizar. Os arbustos são tratados contra insetos e doenças e preparados para o inverno.

cuidados com arbustos

Aparar

Os arbustos de groselha-berilo são treinados para evitar o crescimento excessivo dos brotos. Sem poda, a planta ficará superlotada em 2 a 3 anos. Devido a deficiências nutricionais, os ramos jovens se desenvolvem lentamente. Na primavera, antes do final da estação de frutificação, as plantas velhas, deformadas e doentes são completamente podadas.

Os brotos do ano corrente devem ser encurtados em 1/3, deixando os quatro brotos basais mais fortes. Quando a variedade Beryl atingir seu pico de frutificação, em seu quinto ano, o arbusto deverá ter de 18 a 20 brotos de idades variadas.

Capina

Para garantir a saúde da groselha Beryl, o solo é revolvido de 4 a 5 vezes durante a estação de crescimento. Remova detritos e ervas daninhas. Isso melhora a aeração do solo, permitindo que os rizomas recebam oxigênio suficiente. O cultivo cuidadoso é realizado para evitar danos ao sistema radicular. Também é aplicada cobertura morta para reter a umidade do solo.

capinando groselhas

Cobertura superior

A groselha Beryl produz vigorosamente em solo bem fertilizado. Mesmo quando plantada em solo rico e fertilizado com fertilizantes, ela se esgotará em 2 a 3 anos. A produtividade diminuirá gradualmente.

Os fertilizantes para a groselha Beryl são aplicados sequencialmente:

  • na primavera, o solo ao redor dos arbustos é coberto com um substrato nutritivo;
  • até junho, é necessária a fertilização com nitrogênio para que o arbusto se desenvolva ativamente;
  • em julho, adicione matéria orgânica: verbasco, esterco de galinha;
  • após o período de floração estar completo, potássio, fósforo são adicionados à “dieta” na forma de superfosfato e fosfato de potássio, tintura de cinza de madeira, 2 alimentações são necessárias antes que os frutos amadureçam;
  • Antes do inverno, os arbustos são alimentados com 30 g de superfosfato, 20 g de fosfato de potássio e magnésio.

um galho com groselhasEnriquecer o solo com nutrientes permite que as groselhas produzam uma safra consistente de frutas a cada ano, e as propriedades protetoras da planta são aumentadas.

Irrigação

A variedade Beryl requer rega regular com água sedimentada. Em março, os arbustos começam a crescer vigorosamente devido à absorção da água de degelo. Durante a seca, é necessária irrigação adicional, especialmente durante os períodos de floração e frutificação. A rega final é feita duas semanas antes da colheita. Regue os arbustos pela raiz; não molhe as folhas.

Reprodução

O Berilo da Groselha é propagado por estacas, por divisão do arbusto ou por enxertia.

  1. Divisão de arbustos. Este método é usado no outono. Os arbustos de groselha são divididos em seções e plantados de acordo com o padrão padrão em um novo local.
  2. Estacas. Este método é praticado no verão. Estacas com cinco brotos são retiradas de brotos novos. O material de plantio preparado é plantado no solo em um ângulo de 45 graus.
  3. Alporquia. A técnica é simples e prática. As camadas são colocadas em valas cavadas perto do tronco e fixadas para que possam criar raízes no solo.
  4. Enxertia. O enxerto é fixado a um porta-enxerto — uma planta mais velha. Os galhos mais velhos são podados, uma fenda é feita no toco e o enxerto é inserido nele.

um galho com frutasIndependentemente do método escolhido, a adesão estrita às regras desempenha um papel importante.

Suporte de groselha

Uma estrutura de suporte é necessária para a formação de um arbusto compacto e evita que galhos e caules se acomodem. Se os brotos estiverem bem apoiados, não quebrarão durante fortes nevascas ou rajadas de vento. O suporte facilita a manutenção, incluindo cobertura morta, irrigação e capina. Estruturas de metal, suportes de plástico e suportes de tubos podem ser usados ​​como suportes para o arbusto.

Preparando a groselha Beryl para o inverno

No final de outubro, são realizados os preparativos para o inverno. As folhas velhas são coletadas e queimadas. O solo é escavado para destruir os insetos que hibernam. Durante a aração, adicionam-se fósforo e potássio, e a groselha-berilo é regada generosamente. Os brotos velhos com mais de cinco anos são removidos. No inverno, os arbustos de groselha-berilo são dobrados, fixando os galhos ao solo. Isso permitirá que as plantas sejam cobertas de neve e hibernem com segurança.

Preparando-se para o inverno

Como eliminar patologias e insetos nocivos

Em casos raros, arbustos Berilo de groselha é afetado por septoriaA doença é causada por fungos e se desenvolve como manchas nas folhas. À medida que a doença progride, as manchas se fundem e as folhas caem. Pontos escuros se formam nas manchas — são esporos de fungos.

Quando caem sobre os frutos, ocorre a infecção. A doença se desenvolve rapidamente, atacando a variedade em climas chuvosos. Plantios densos aumentam o risco de septoria. A doença também prejudica a colheita. Para combatê-la, limpe as plantas, queime as folhas, revolva o solo, aplique fertilizante e trate os arbustos com agentes antifúngicos como Topaz, enxofre coloidal, Fitosporin e Fitoverm.

Remédios populares como sulfato de cobre, permanganato de potássio, soluções de cebola e decocção de cavalinha também são populares. Esses métodos não convencionais são eficazes nos estágios iniciais de danos ao arbusto de berilo por patógenos ou insetos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata