Por que as folhas da framboesa ficam vermelhas em junho e o que fazer a respeito?

Por que as folhas da framboesa ficam vermelhas e secas em junho?? Isso geralmente indica um problema. Pode ser uma deficiência de nutrientes ou uma infecção fúngica. Se esse sintoma aparecer, é necessária uma ação imediata para evitar que a framboesa morra.

Causas comuns de vermelhidão nas folhas

Na maioria das vezes, o avermelhamento das folhas da framboesa é causado por deficiência de fósforo, danos causados ​​por insetos nocivos ou doenças fúngicas.

Deficiência de fósforo

O fósforo é um dos elementos-chave para a formação da folhagem e dos brotos das framboesas. A deficiência deste micronutriente resulta em atraso na formação dos brotos, queda das flores e queda dos brotos. O sinal mais óbvio é o aparecimento de manchas vermelhas nas folhas superiores. Gradualmente, os brotos secam e caem. A deficiência de fósforo afeta não apenas a saúde do arbusto, mas também sua produtividade.

folhas de framboesa

Danos causados ​​por pragas

Os seguintes insetos podem causar avermelhamento nas folhas da framboesa:

  • Mosquito-das-galhas. Um inseto semelhante a um besouro, com um focinho semelhante ao de um mosquito, através do qual obtém alimento na forma de seiva foliar. Manchas vermelhas aparecem no local da picada do mosquito-das-galhas. Se o problema não for resolvido prontamente, mais de 80% da folhagem pode ser afetada.
  • Pulgões. São pequenos insetos que se alimentam da seiva e do tecido das framboesas. As infestações ocorrem durante períodos de alta umidade. Uma camada preta, semelhante a um besouro, é visível na parte inferior da folha. Em estágios avançados, os brotos desenvolvem buracos devido à alimentação dos pulgões, após os quais as folhas secam e caem.
  • Vespas-das-nozes. Esses besouros se alimentam da folhagem. Inchaços vermelhos se formam na superfície e depois estouram. As folhas então racham e caem.

doenças da framboesa

Doenças fúngicas

Se a folhagem ficar vermelha e secar, o arbusto provavelmente está afetado por doenças fúngicas:

  • Antracnose. Uma das doenças mais comuns, afeta quase todos os arbustos frutíferos. O fungo se espalha não apenas para as folhas, mas também para flores, brotos, frutos e galhos. Manchas vermelhas aparecem no corpo da planta, aumentando gradualmente de tamanho.
  • Mancha foliar de Septoria. Afeta mais frequentemente arbustos de framboesa. Este fungo microscópico penetra através do sistema radicular. Os brotos inferiores são afetados. Manchas vermelhas aparecem e, em seguida, as folhas secam e caem.
  • Murcha de Verticillium. Esta infecção fúngica se espalha rapidamente, infectando caules e raízes e aparecendo como manchas vermelhas. Pode reduzir a produtividade em até três vezes.

Importante! Antes de iniciar o tratamento, remova todas as áreas danificadas da planta.

Doenças fúngicas

O que fazer?

O avermelhamento dos brotos não deve ser ignorado. Uma vez determinada a causa, medidas de tratamento devem ser tomadas. Além disso, aprenda medidas preventivas para evitar a recorrência da doença.

Tratamento

Em caso de deficiência de fósforo, adicione um fertilizante que contenha fósforo. Um fertilizante monocomponente é preferível. Os resultados serão visíveis imediatamente após o arbusto absorver o elemento.

folhas vermelhas

Quando as framboesas estiverem infestadas por insetos, use inseticidas de amplo espectro. Eles ajudam a eliminar o problema rapidamente. Após a pulverização, as pragas morrem em 24 a 48 horas.

Em caso de infecção fúngica, o arbusto é pulverizado com um fungicida antifúngico. Os resultados são visíveis em poucos dias. Siga as instruções cuidadosamente.

Prevenção

As medidas preventivas incluem:

  • Rega regular e suficiente.
  • Fertilização oportuna.
  • Removendo ervas daninhas e soltando o círculo do tronco da árvore.
  • Cobertura morta de arbustos de framboesa.
  • Realizar pulverizações preventivas com inseticidas e fungicidas antes que a seiva comece a fluir.

arbusto de framboesa

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

Jardineiros experientes conhecem vários truques que podem ajudar a evitar que o problema ocorra:

  • Plantar mostarda ao lado de framboesas repele pragas.
  • Colocar cobertura morta no arbusto evita que as framboesas sequem.
  • Mudar o local de cultivo a cada 5 anos fortalece o sistema imunológico.
  • Não se esqueça de alimentar o arbusto após a colheita.
  • No início da temporada, são realizados tratamentos preventivos.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata