- Razões pelas quais os ramos e frutos da framboesa secam
- Condições climáticas inadequadas
- Alta acidez do solo
- Falta de luz
- Deficiência de umidade
- Violação das regras de tecnologia agrícola
- Danos na raiz
- Doenças como fator de ressecamento da framboesa
- Clorose
- Antracnose
- Câncer de raiz
- Ferrugem
- Mosaico
- Infestação de pragas
- O que fazer: plano de operações de resgate
- Se as folhas ficarem amarelas
- Se as folhas secarem e enrolarem durante a frutificação
- Se os caules murcharem
- Seca junto com as frutas
- Se os galhos secarem
- Medidas preventivas
O uso generalizado de framboesas em jardins se deve à natureza pouco exigente da planta em relação ao clima, solo e condições de cultivo. No entanto, os jardineiros frequentemente se deparam com murcha, com declínio no crescimento e na frutificação. Há muitas razões pelas quais as folhas da framboesa, e às vezes até mesmo os caules e os frutos, secam.
Razões pelas quais os ramos e frutos da framboesa secam
Folhas secas, brotos jovens e frutos indicam práticas inadequadas de cultivo ou o aparecimento de doenças. Vejamos as principais causas desse fenômeno.
Condições climáticas inadequadas
Plantando variedades de framboesa não zoneadas em uma casa de verão pode afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Mesmo durante o primeiro inverno, geadas severas podem causar congelamento do sistema radicular e morte das plantas.
Alta acidez do solo
As framboesas são muito sensíveis a quaisquer alterações na acidez do solo. Em níveis de pH abaixo de 6,5, as plantas florescem e frutificam mal, os frutos ficam pequenos e seu sabor muda. A alta acidez afeta a permeabilidade do sistema radicular, prejudicando a absorção de umidade e nutrientes.

Falta de luz
Suas framboesas jovens estão começando a amarelar? O local de plantio incorreto costuma ser a principal causa: a luz insuficiente interrompe a fotossíntese, fazendo com que as folhas amarelem e caiam prematuramente. Plantas fracas e áreas densamente povoadas são particularmente vulneráveis à falta de luz.
Deficiência de umidade
Durante verões quentes e secos, as framboesas sofrem com o desconforto severo da falta de rega adequada. A rega é especialmente importante de junho até o início da frutificação. A falta prolongada de umidade afeta as plantas imediatamente: as folhas ficam amareladas e secas, os frutos ficam menores e a produção diminui.

Violação das regras de tecnologia agrícola
A aplicação prematura de fertilizantes, densos arbustos de framboesa, inúmeras ervas daninhas, solo compactado e deficiência de microelementos essenciais causam o ressecamento das folhas, frutos e galhos da framboesa.
Danos na raiz
Cavar ou afrouxar a zona radicular frequentemente danifica o sistema radicular. Roedores também gostam de danificar as raízes. Feridas abertas tornam-se um ambiente propício para a proliferação de diversos vírus e pragas, causando danos irreparáveis às framboesas. Esses danos resultam em folhagem amarelada, crescimento lento dos brotos jovens e redução da produtividade.

Doenças como fator de ressecamento da framboesa
A violação das técnicas de cultivo agrícola contribui para a infecção das framboesas com diversas doenças.
A inação dos jardineiros nesses casos leva à diminuição da produtividade e, às vezes, à morte completa das plantas.
Vamos dar uma olhada nas doenças mais comuns da framboesa.
Clorose
Pulgões e muitos outros insetos transmitem uma doença viral chamada clorose. O vírus hiberna no solo e na folhagem do ano anterior. Com a chegada dos primeiros dias quentes, ele penetra na planta através de feridas abertas e outros danos à casca e às raízes.
No início do verão, veias amareladas podem ser vistas nas framboesas afetadas. Gradualmente, toda a folha é danificada e seca. Os brotos jovens tornam-se finos e alongados. Os frutos secam e caem. A planta afetada não dará mais frutos na estação seguinte. A doença é incurável e requer a destruição completa dos arbustos.

Antracnose
Outra doença comum na framboesa é a antracnose. Ela aparece nas folhas como manchas marrons com bordas escuras. Com o tempo, buracos característicos aparecem nas áreas afetadas. As folhas caem prematuramente, as flores e os caules secam. Os frutos também são danificados e tornam-se impróprios para consumo.
Para proteger as framboesas da antracnose, os jardineiros usam uma variedade de remédios populares. Uma opção de tratamento é borrifar as framboesas com uma solução de 10 litros de água e 20 gramas de mostarda. Este é um método totalmente seguro, portanto, você pode tratar os arbustos a qualquer momento.
Câncer de raiz
Crescimentos irregulares com nervuras alaranjadas nas raízes e no colo da raiz indicam o início do cancro da raiz. Este ano, os brotos inferiores começam a atrofiar e a ficar significativamente mais finos. Observa-se amarelecimento prematuro da folhagem, e os frutos ficam menores e ressecados.

É impossível detectar e combater eficazmente o cancro da raiz em tempo hábil, pois a doença só pode ser vista claramente ao desenterrar a planta. Condições climáticas desfavoráveis, solo pobre em micronutrientes e o cultivo de framboesas no mesmo local por muitos anos contribuem para o desenvolvimento do cancro da raiz.
Ferrugem
Com a chegada dos dias quentes de primavera, surgiram bolinhas amarelo-alaranjadas que gradualmente se tornaram vermelhas nas folhas da sua framboesa? Isso é ferrugem, uma doença fúngica que ataca brotos e folhagens jovens. Em poucas semanas, aglomerados de esporos laranja-claros aparecerão, gradualmente se tornando vermelhos. Com o tempo, úlceras acinzentadas com bordas alaranjadas podem ser vistas nos brotos. As áreas afetadas da folha tornam-se gradualmente marrons, e uma camada escura pode ser encontrada na parte inferior. Gradualmente, as folhas secam e caem, reduzindo significativamente a produção. A ferrugem é mais comum em regiões com alta umidade.

Mosaico
Pulgões em jardins costumam transmitir uma série de doenças conhecidas como mosaico. A doença é mais ativa em climas frios e chuvas prolongadas.
É facilmente reconhecida por suas manchas características que se destacam contra o fundo de folhagem verde escura e saudável.
Os brotos jovens também são gradualmente afetados: tornam-se mais finos e atrofiados. O sabor dos frutos muda e a produtividade diminui.
Infestação de pragas
Em maio, a natureza começa a se transformar. Vários insetos aparecem no jardim. As pragas mais comuns da framboesa são:
- cigarrinha;
- mosquito-da-galha-do-caule;
- caixa de vidro;
- enrolador de folhas;
- ácaro da framboesa;
- traça do broto de framboesa;
- mosca-do-caule.

Alimentam-se da seiva da framboesa, danificando a folhagem e os brotos jovens. A extensão total dos danos causados pelas pragas pode ser avaliada já no início de julho, quando as framboesas estão na fase de frutificação: a produção é significativamente reduzida e o sabor dos frutos é alterado. Se nenhuma ação for tomada a tempo e o canteiro de framboesas não for tratado, a imunidade enfraquecida e os invernos rigorosos levarão à morte das plantas.
O que fazer: plano de operações de resgate
O diagnóstico correto e o tratamento oportuno com preparações adequadas ajudam, na maioria dos casos, a curar as framboesas e a manter altos rendimentos.
Se as folhas ficarem amarelas
Existem vários motivos pelos quais as folhas da framboesa ficam amarelas prematuramente:
- Para tratar infecções virais, os arbustos são tratados com fungicidas ou são usados remédios populares.
- Em caso de clorose não infecciosa, as framboesas são alimentadas com microelementos ausentes: ferro, zinco ou enxofre.
- Pulverizar com calda bordalesa, oxicloreto de cobre ou sulfato de cobre ajuda a lidar com uma série de doenças fúngicas.
- As pragas podem ser controladas com preparações inseticidas.

Se as folhas secarem e enrolarem durante a frutificação
O murchamento e o enrolamento da folhagem durante o período de frutificação ativa podem ser explicados por várias doenças:
- mosaico amarelo;
- clorose viral;
- ondulação.
Eles não são tratáveis e requerem remoção da raiz.
Se os caules murcharem
Caules murchos indicam didymella de framboesa. Se afetados, trate os arbustos com calda bordalesa ou topázio. Caules murchos também podem ser causados pela seca. Retomar a rega regular ajudará a restaurar a saúde e a manter a alta produtividade.

Seca junto com as frutas
Pode haver vários motivos para o amarelecimento das folhas e a secagem dos brotos, juntamente com os frutos, durante o período de amadurecimento:
- falta de umidade;
- plantações densas;
- deficiência de nitrogênio;
- danos às plantas causados pelo mosquito-das-galhas;
- doenças fúngicas.
Pulverizar framboesas com Intavir e outros inseticidas ajudará a se livrar de pragas. Tratar os arbustos com calda bordalesa combaterá algumas doenças fúngicas.

Se os galhos secarem
As principais causas do murchamento dos brotos jovens são:
- larvas de mosquito-das-galhas;
- fungos fitopatogênicos.
Plantas infectadas com fungos fitopatogênicos morrem no início da primavera, antes da floração. Os mosquitos-das-galhas-do-caule colonizam brotos jovens e se alimentam de sua seiva. Eles podem ser controlados com remédios populares, como pulverização com infusões de absinto ou folhas de tabaco.
Medidas preventivas
É possível evitar a propagação da maioria das doenças no jardim seguindo técnicas adequadas de cultivo e tomando uma série de medidas preventivas:
- No outono, a área é limpa das folhas do ano anterior, o solo sob as framboesas é solto, fertilizante é aplicado e calda bordalesa é aplicada. Se a acidez aumentar, gesso é adicionado ao solo para torná-lo normal.
- Na primavera, as plantas são podadas, o solo é solto, fertilizante é aplicado e os arbustos são pulverizados com calda bordalesa.
- Durante o período de brotação, brotação e antes da floração, as framboesas podem ser tratadas com bioinseticidas e biofungicidas.
- Framboesas perenes são pulverizadas no início de maio com Topaz ou Ridomil. No final de maio, são tratadas contra pragas com Actofit ou Lepidocid.
Selecionar variedades resistentes a doenças e seguir práticas agronômicas adequadas ao cuidar de framboesas ajudará a garantir plantas saudáveis e a produção de grandes quantidades de frutas deliciosas.










