Existem várias razões pelas quais as folhas verdes do pepino murcham. As plantas podem secar e morrer devido a cuidados inadequados, doenças e pragas. O policarbonato, usado para cobrir estufas, pode causar danos igualmente significativos. A murcha do pepino em estufa e seu tratamento dependem em grande parte da causa subjacente. Portanto, os métodos de controle são selecionados com base na causa específica da morte das folhas.
Por que as folhas de pepino murcham em uma estufa?
Os seguintes fatores podem causar murcha nos pepinos:
- rega insuficiente;
- deficiência nutricional;
- não cumprimento das regras de desembarque;
- doenças infecciosas ou fúngicas;
- pragas;
- tratamento com reagentes químicos;
- localização infeliz no canteiro do jardim.
Recomenda-se que os pepinos sejam plantados em uma área bem iluminada. No entanto, em alguns casos, esse local pode causar murcha da planta.O excesso de sol combinado com solo aberto e arenoso fará com que a plantação fique amarela precocemente. Isso ocorre porque a umidade evapora rapidamente nessas condições.
Uma razão igualmente provável pela qual pepinos saudáveis em uma estufa murcham é o tratamento da planta com produtos químicos agressivos.
Para evitar tais consequências, recomenda-se controlar as pragas cobrindo a plantação com plástico. Pepinos também murcham devido ao excesso de fertilização. A fertilização deve ser feita com moderação. Pepinos também podem morrer se plantados ao lado de abobrinhas ou tomates. Portanto, recomenda-se plantar as mudas em um canteiro separado.

Cuidados inadequados
Brotos e folhas de frutas podem secar devido à falta ou excesso de água. O excesso de umidade promove infecções fúngicas, que causam manchas características na planta. Consequências semelhantes ocorrem se a água fria for usada para irrigação. Para evitar essas consequências, recomenda-se umedecer o solo sob os pepinos em dias alternados durante o tempo quente.
Deficiências nutricionais
Durante a floração e o crescimento ativo, a planta requer fertilização regular. A falta de nutrientes (especialmente em plantios densamente compactados) pode levar ao murchamento prematuro. Para evitar isso, recomenda-se desbastar as mudas antes do início da frutificação ou aumentar a frequência de rega e fertilização. É importante lembrar que a fertilização excessiva impedirá que os pepinos produzam frutos.

Durante o período de floração, as folhas murcham devido à deficiência de boro no solo. A falta deste elemento causa a perda de brotos frutíferos, resultando em menor produtividade. Durante este período, recomenda-se o tratamento das folhas com uma solução de ácido bórico (0,2 gramas de pó para cada 10 litros de água).
Doenças
Os seguintes fatores contribuem para o murchamento das folhas:
- Podridão radicular. Afeta a parte inferior da planta.
- Podridão branca. Afeta folhas e caules, causando morte precoce da cultura.
- Murcha de fusário. Esta doença, que causa a morte traqueomicótica das plantas, é caracterizada pelo murchamento precoce das folhas apicais e pelo apodrecimento dos caules próximos às raízes.
- Oídio. O principal sintoma da doença são manchas brancas na superfície das folhas.

Para evitar infecções, é recomendável fornecer rega suficiente (mas não excessiva) e tratar regularmente a cultura com fungicidas.
Pragas
A murcha precoce das folhas pode ser causada por ácaros e pulgões. Os primeiros geralmente infestam as partes superiores da planta, enquanto os pulgões tendem a se concentrar na parte inferior das folhas.
Um remédio popular feito com uma mistura de sabão, bicarbonato de sódio e água ajuda a proteger pepinos de pragas.
Inseticidas também são usados para controlar insetos, mas não são recomendados para uso durante o período de frutificação.

Como descobrir por que as folhas do pepino estão murchando?
Deficiências de micronutrientes (particularmente manganês e ferro) são indicadas pela formação de nervuras amarelas na superfície foliar. Se esse problema ocorrer em brotos jovens, indica deficiência de cobre. O amarelecimento das bordas foliares é típico de deficiências de potássio e magnésio.
Se os pepinos forem regados com pouca água, suas raízes aparecerão na superfície. Se forem regados em excesso, as folhas primeiro ficarão amarelas e depois apodrecerão. Doenças podem causar o aparecimento de manchas brancas ou de outras cores características nos brotos. A cor dessas manchas pode ajudar a identificar o tipo de doença infecciosa que afeta a planta.

Como ajudar os pepinos?
Para determinar o que fazer com os pepinos, é importante descartar todas as possíveis causas do murchamento prematuro das folhas. Se o problema for devido a cuidados inadequados, recomenda-se ajustar a quantidade e a frequência da rega (aumentar ou diminuir) e adicionar fertilizante mineral ao solo.
As doenças fúngicas devem ser tratadas com misturas químicas:
- Planriz;
- Tricodermina;
- Prévicur;
- Metronidazol e Estreptomicina (usados em casos avançados).

Inseticidas ajudam a controlar pulgões e outras pragas:
- Kinmix;
- Seta;
- Actofit;
- Fitoverm e outros.
Em casos graves, recomenda-se remover a planta afetada do jardim para evitar que a doença se espalhe para as plantações saudáveis. Herbicidas não devem ser usados no tratamento de pepinos, pois essas substâncias causam murcha prematura das folhas.
Medidas preventivas
Como medida preventiva, recomenda-se a rotação anual dos locais de plantio de pepino. Plantar as mudas a uma distância suficiente umas das outras (mais de 50 centímetros) ajuda a reduzir o risco de doenças. Jardineiros usam composto maduro como fertilizante.
Se você teve que remover um arbusto infectado anteriormente, desinfete o solo com uma solução de permanganato de potássio antes de plantar uma nova muda. Além disso, evite o contato das folhas e caules com o policarbonato ou polietileno que cobre a estufa.











