- Por que os pepinos ficam amarelos na estufa e o que fazer a respeito?
- Falta de luz
- Plantios densos
- Umidade do ar insuficiente
- Deficiência ou excesso de nutrientes
- Erros de rega
- Problemas de polinização
- O arbusto cresce sem moldar
- Muitos ovários
- Os arbustos ficaram muito frios
- Superaquecimento ao sol
- Problemas com o sistema radicular
- Doenças e pragas
- Pulgão do melão
- Ácaro-aranha
- Murcha de fusarium
- Infecção fúngica de culturas
- Míldio
- Como combater isso e salvar a colheita
- Tratamento com métodos populares e produtos comprados em lojas
- Fertilizar quando ocorre o amarelecimento
- Prevenção do amarelecimento dos pepinos
O cultivo nem sempre ocorre conforme o planejado, e os jardineiros frequentemente encontram problemas durante a estação produtiva. Por exemplo, ao cultivar pepinos, não é incomum que as folhas fiquem amarelas e morram. Por que os pepinos ficam amarelos quando cultivados em estufa e o que fazer a respeito são discutidos abaixo.
Por que os pepinos ficam amarelos na estufa e o que fazer a respeito?
Existem muitas causas possíveis para esse problema. Jardineiros experientes que cultivam pepinos há anos identificam os seguintes motivos para o amarelamento dos pepinos:
- a planta não tem luz solar suficiente;
- espessamento das plantações;
- a umidade do ar não atende aos padrões exigidos;
- quantidade desequilibrada de nutrientes no solo;
- irrigação inadequada;
- problemas com a polinização das culturas;
- número excessivo de ovários;
- hipotermia;
- superaquecimento;
- o sistema radicular está danificado;
- o feto está infectado com um parasita ou está doente.
Os métodos de tratamento variam em cada caso, então vamos analisá-los com mais detalhes.
Falta de luz
Se o verão estiver nublado, os pepinos cultivados em estufa praticamente não receberão luz solar, da qual tanto necessitam. Este problema pode ser resolvido da seguinte forma:
- fitolâmpadas são instaladas na estufa;
- O comprimento de onda emitido pela lâmpada deve estar na faixa de 400 a 500 nanômetros durante o estágio de crescimento e até 700 nanômetros durante a floração;
- Durante o dia, a lâmpada deve funcionar por pelo menos 12 horas, após as quais deve ser desligada para permitir que a planta descanse.
Atenção! Para garantir um descanso adequado, a planta precisa ficar no escuro por pelo menos 6 horas.

Plantios densos
Ao plantar em áreas muito densas, a quantidade de luz solar recebida pelas plantas é ainda mais reduzida. Para evitar isso, mantenha um equilíbrio no plantio e evite plantar sementes de pepino muito próximas umas das outras. Para um desenvolvimento harmonioso, não se deve cultivar mais de quatro pepinos por metro quadrado.
A maioria dos vendedores de sementes fornece planos de plantio nas embalagens. Leia-os e você não deverá ter problemas.
Umidade do ar insuficiente
Para prosperar, as mudas precisam de ar com umidade relativa de pelo menos 85%. Se essa condição não for atendida, a planta começa a absorver água do solo com mais intensidade do que o normal. Se a rega também for insuficiente, as folhas e os brotos começam a amarelar. A umidade pode ser aumentada irrigando o solo entre os plantios. Isso permitirá que a água evapore, mantendo o equilíbrio necessário.

Deficiência ou excesso de nutrientes
Um desequilíbrio de fertilizantes no solo leva ao ressecamento da folhagem verde e à redução das taxas de crescimento. Para manter as proporções corretas, utilize as seguintes informações:
- Durante a frutificação, os pepinos requerem mais fertilizantes contendo nitrogênio;
- durante o período de floração – fertilizantes contendo fósforo.
Não use esterco fresco como fertilizante constantemente. Alterne seu uso com fertilizantes complexos vendidos em lojas especializadas.

Erros de rega
A rega inadequada é outro motivo pelo qual as folhas começam a amarelar e secar rapidamente. Pepinos são vegetais que adoram umidade, e a falta dela afeta rapidamente seu desenvolvimento. Siga estas recomendações de rega:
- não regue as plantações com água fria;
- a rega muito frequente dos arbustos, quando a água cai diretamente nas raízes, faz com que apodreçam;
- ventile a estufa após cada rega;
- se a camada superior do solo estiver úmida após a rega anterior, é recomendável pular a próxima sessão de irrigação;
- É melhor regar de manhã ou à noite.

Problemas de polinização
Problemas de polinização, que causam amarelecimento e morte dos ovários, podem surgir pela escolha da variedade errada de pepino. Híbridos autopolinizadores, que não requerem abelhas, são geralmente usados para cultivo em estufa. Se híbridos que requerem polinização forem plantados em estufa, a única solução é a ventilação frequente. Isso permitirá que as abelhas tenham acesso ao pepino e facilitará sua reprodução.
O arbusto cresce sem moldar
Pepinos de estufa, devido às condições favoráveis de cultivo, produzem muita folhagem, em detrimento da colheita. Se o arbusto não for treinado, os ovários perdem força e ficam amarelos. O treinamento é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- remover brotos laterais;
- remover os primeiros ovários;
- Removemos o excesso de folhas.

Os primeiros 5 a 6 nós devem ser removidos. Em seguida, basta manter o formato geral do arbusto, removendo folhas velhas e desgastadas e brotos laterais.
Muitos ovários
Jardineiros iniciantes acreditam que um grande número de ovários garante uma colheita abundante. Isso não é totalmente verdade. Embora muitos ovários sejam bons, o excesso fará com que o arbusto não tenha energia suficiente para produzir cada um. Isso faz com que os ovários fiquem amarelos e a produção final deixe muito a desejar. Jardineiros experientes aconselham não deixar mais de 25 ovários em um único arbusto.
Atenção: se o verão for seco, o número de ovários poderá ser reduzido ainda mais.
Os arbustos ficaram muito frios
O crescimento confortável de mudas de pepino ocorre a uma temperatura de 18-35 O. Queda de temperatura abaixo de 15 O tem um efeito drástico no desenvolvimento da cultura - seu crescimento diminui, e os ovários e folhas formados começam a amarelar e cair.

Uma solução é instalar um grande recipiente com água e paredes pretas. Um barril funciona bem para esse propósito. Durante o dia, a água esquenta e, à noite, libera o calor acumulado, elevando a temperatura dentro da estufa.
Superaquecimento ao sol
Um verão quente e seco ameaça as mudas de pepino não apenas com a desidratação. O fato é que o pólen do pepino perde sua capacidade de fertilizar se a temperatura interna ultrapassar 35 °C. O.
Quando essa situação ocorre, muitas flores vazias se formam no arbusto, e as pontas começam a murchar e ficar amarelas.
A ventilação pode ajudar a remediar a situação, mas deve ser feita com cuidado. Mudanças bruscas de temperatura são tão prejudiciais aos pepinos quanto o superaquecimento.

Problemas com o sistema radicular
O amarelecimento das folhas pode ser causado pelo sistema radicular do arbusto estar apertado ou muito crescido. No primeiro caso, a falta de nutrição se deve a um sistema radicular fraco, sem força suficiente para sustentar toda a planta. No segundo caso, as raízes consomem muito, e a parte aérea não tem tempo para se desenvolver adequadamente.
Doenças e pragas
Se nenhuma das situações acima ocorrer, o problema pode estar em doenças e pragas que atacam o sistema imunológico da planta jovem. Entre elas:
- pulgão do melão;
- ácaro-aranha;
- Murcha de Fusarium;
- infecção fúngica;
- míldio.

Pulgão do melão
Os pulgões do melão costumam afetar as plantações ao ar livre, mas as plantações em estufa também podem ser atacadas. A principal fonte de alimento dos pulgões é a seiva da planta. Isso leva à perda de folhas e ao amarelecimento das plantas. Se a praga não for detectada prontamente, a plantação pode morrer completamente.
Ácaro-aranha
Outra amante dos sucos nutritivos da planta, ela costuma aparecer em estufas e canteiros feitos de policarbonato, e os sinais de sua atividade nociva incluem:
- diminuição na taxa de crescimento do arbusto;
- as folhas começam a murchar e manchas brancas ou amareladas aparecem em sua superfície;
- uma película semelhante a uma teia se forma nos caules da planta.

Murcha de fusarium
A doença se manifesta em anos quentes, quando a temperatura do ar atinge um nível crítico de 35 OA infecção começa nas raízes do pepino, espalhando-se gradualmente para as folhas. Detectar a doença em seus estágios iniciais é difícil, pois os sintomas iniciais são sutis. O amarelecimento começa com pequenas manchas, semelhantes a pequenos pontos, que se espalham e cobrem toda a superfície da folha.
Os sintomas característicos do fusarium incluem:
- amarelecimento das folhas;
- secagem dos ovários;
- formação de podridão nas raízes da planta;
- o arbusto para de florescer.

Infecção fúngica de culturas
O oídio é uma doença fúngica que se desenvolve devido às altas temperaturas e umidade dentro de uma estufa. Manifesta-se como uma camada esbranquiçada nas folhas. Ela se espalha gradualmente e as partes infectadas começam a morrer. Não adie o tratamento, caso contrário, você corre o risco de perder toda a sua colheita.
Míldio
Afeta não apenas as folhas, mas também a cultura. A infecção ocorre durante a fase de plantio, quando sementes não desinfetadas são introduzidas no solo. O uso excessivo de fertilizantes químicos também pode causar a doença. O míldio se desenvolve rapidamente e pode destruir mudas em até 7 dias.

Como combater isso e salvar a colheita
Existem apenas dois métodos de controle de pragas:
- uso de remédios populares ou produtos químicos comprados em lojas;
- alimentação adequada.
Tratamento com métodos populares e produtos comprados em lojas
Entre os remédios populares que combatem eficazmente o amarelamento das folhas, destaca-se a infusão caseira de cebola. Para prepará-la, despeje água fervente sobre cascas de cebola e deixe em infusão por 24 horas. A solução resfriada é aplicada nas folhas afetadas e o restante é despejado sob as raízes.
É melhor escolher produtos comprados em lojas com cautela. Eles só devem ser usados se você tiver certeza da causa do amarelamento das folhas.

Fertilizar quando ocorre o amarelecimento
Quando as folhas ficam amarelas, o seguinte pode ser usado como fertilizante:
- Ureia. Alimentação foliar.
- Fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Aplicar no solo em pequenas doses.
- Se as raízes ficarem amarelas, a planta terá falta de fósforo.
- Se o amarelecimento começar nas bordas da folha e na ponta, espalhando-se gradualmente em direção ao centro, fertilizar com fertilizantes de potássio ajudará.
Prevenção do amarelecimento dos pepinos
As seguintes medidas são utilizadas como medida preventiva:
- ventilação sistemática da estufa;
- irrigação oportuna;
- controle de temperatura interna;
- Para prevenir doenças fúngicas, o tratamento com uma solução de calda bordalesa a 1% é adequado.











