Com que frequência as pimentas devem ser regadas em áreas abertas e estufas, e o que determina essa frequência?

A colheita depende da frequência com que as pimentas são regadas em campo aberto. É fácil perceber se as mudas não receberam água suficiente. As mudas são fracas, têm poucas folhas e demoram muito para se estabelecer. A rega irregular de plantas maduras resulta em frutos pequenos e deformados.

Regras básicas para regar pimentões

Pimentões doces prosperam com calor e umidade. Solo seco causa queda de brotos e flores. Alta umidade favorece doenças fúngicas. Para ter uma boa colheita, é importante saber como regar os pimentões corretamente.

Necessidades de água

Em climas quentes, a diferença entre as temperaturas do ar e da água para irrigação não deve exceder 10 °C. Em climas frios (até 15 °C), a rega é interrompida. Se a fonte de água for um poço ou uma torneira, é necessário um reservatório para sedimentação e aquecimento.

A que horas do dia devo regar os arbustos?

Jardineiros experientes sabem qual é a melhor hora para regar pimentas. É melhor fazer isso de manhã cedo, pouco antes do nascer do sol. O melhor horário é às 11h. À noite, regue antes do pôr do sol para evitar que as folhas fiquem molhadas durante a noite.

Cultivo de pimentas

Métodos de irrigação de pimentas

Cada vez mais jardineiros estão migrando para sistemas de irrigação por gotejamento. Eles facilitam o cuidado das plantações, economizam água e garantem a umidade ideal do solo. Métodos de irrigação mais antigos também estão sendo utilizados.

Aspersão

A irrigação de pimentões não é a opção mais econômica. Jardineiros usam aspersores para essa finalidade. Pimentões não gostam de água fria, então são regados em um recipiente ou lago aberto (natural ou artificial). Uma bomba cria a pressão na mangueira necessária para a irrigação difusa.

arbustos de pimenta

Tipos de sprinklers:

  • aspersor oscilante;
  • pistola de pulverização;
  • mangueira de irrigação;
  • atomizador de pétala circular.

Jardineiros constroem seus próprios aspersores confiáveis. Eles exigem um conjunto mínimo de ferramentas (furadeira, faca) e materiais (mangueira, garrafa plástica e fita isolante).

Manual

Um método barato e comprovado. Você pode regar pimentas com um balde ou regador. Saber a capacidade do recipiente facilita o controle do uso de água. Um regador é mais prático. Ele previne a erosão do solo e impede que a água entre nas folhas inferiores.

Regar com regador

Nós organizamos a rega automática adequada

Existem duas maneiras de configurar a rega automática para pimentões. A mais fácil é comprar um sistema pronto, pagar pela instalação e aproveitar. A segunda opção é mais econômica. Você pode fazer isso sozinho, usando materiais que tem em casa ou peças compradas em lojas de jardinagem.

Componentes para organizar um sistema de irrigação simples:

  • recipiente de plástico com capacidade de 100-150 l;
  • mangueira de jardim;
  • fita gotejadora (mangueira de jardim com furos);
  • filtro;
  • tocar;
  • camisetas;
  • plugues.

O tanque é instalado a uma altura de 1 a 1,2 metros, com uma torneira e um filtro instalados, e uma mangueira conectada. Seu comprimento deve corresponder à distância do tanque até a fileira de pimentões. Tês são usados ​​para distribuir a fita entre as fileiras de pimentões.

As fitas gotejadoras são cortadas no comprimento do canteiro. Um plugue é instalado em uma extremidade e a outra extremidade é conectada à mangueira principal. Cada mangueira vem com instruções indicando a quantidade de água fornecida à planta por unidade de tempo. Calcular os tempos de rega é fácil.

Irrigação de pimentas

Mecânico

A irrigação a seco (mecânica) envolve o afrouxamento superficial do solo. Ela melhora o acesso de oxigênio às raízes da pimenta e evita a evaporação da umidade. Este método é eficaz quando a água é escassa e é usado após chuvas fortes.

Necessidade diária de água

As plantas requerem quantidades específicas de umidade em diferentes estágios de crescimento. Essas necessidades mudam ao longo do verão.

Mês Tipo e frequência de rega Volume
Junho Cova de plantio Aplique generosamente até ficar completamente umedecido.
Sob a raiz, uma vez a cada 5 dias 1,5-2 litros por arbusto, o solo deve ser umedecido a uma profundidade de 20 cm
Julho Sob a raiz, 2 vezes em 7 dias 2-3 litros por arbusto, o solo deve ser umedecido a uma profundidade de 20 cm
Agosto

Para mudas

Durante os primeiros dias após a germinação, umedeça o solo diariamente. Despeje 1 colher de sopa de água morna sob cada muda. À medida que as mudas crescem, aumente a quantidade de água. Até a época do transplante, use de 2 a 3 colheres de sopa e, em seguida, reduza a frequência para 2 a 3 vezes por semana.

Com que frequência as pimentas devem ser regadas em áreas abertas e estufas, e o que determina essa frequência?

Após o transplante, não regue as mudas por cinco dias. Em seguida, despeje água suficiente sob cada planta para umedecer completamente o torrão. Para evitar o alagamento ao redor das raízes, faça furos de drenagem no recipiente e adicione cascas de ovo.

Durante o plantio no solo

O solo é umedecido generosamente, pois a primeira rega após o plantio ocorrerá em cerca de 10 dias. O solo ao nível das raízes deve estar úmido. Após 5 dias, a camada superior do solo é solta a uma profundidade de 3 cm. Isso promove uma rápida adaptação das mudas e permite que mais oxigênio chegue às raízes.

Ao fertilizar plantas

Os pés de pimenta são regados com fertilizante orgânico líquido pelo menos três vezes por estação. Infusões de:

  • esterco de galinha;
  • verbasco;
  • ervas.

Adicione 1 litro da infusão a um balde de 10 litros (regador). Despeje 1 litro de fertilizante líquido sob cada arbusto.

Durante e após a floração

Até que os brotos se formem nas pimentas, os arbustos são regados de 1 a 2 vezes por semana. Consuma de 10 a 12 l/m². Regue por qualquer método, inclusive por aspersão. Durante a floração, regue apenas nas raízes. Aumente o consumo de água para 14 l/m². Se o seu jardim for raramente visitado, use irrigação por gotejamento.

Regando pimentas

Durante o período de amadurecimento dos frutos

Intervalos de 7 a 10 dias na rega estimulam uma nova onda de floração. Após o surgimento dos brotos, a rega das pimentas frutíferas continua normalmente.

Como a rega depende das condições climáticas?

A frequência de rega das pimentas cultivadas no jardim pode variar. Ela é ajustada de acordo com as condições climáticas. O cronograma de rega das pimentas de estufa é menos dependente do clima. A rega é afetada apenas por temperaturas extremamente altas, períodos de chuva prolongada e quedas de temperatura de 10 a 15 °C.

Irrigação em dias chuvosos e nublados

Em dias nublados, a umidade do solo não evapora, então os pimentões são regados uma vez por semana. Durante chuvas prolongadas, a irrigação não é necessária. Em chuvas fortes, os pimentões podem ser cobertos com plástico, usando arcos colocados no canteiro.

Regar em tempo quente

Irrigue não apenas o solo ao redor dos arbustos, mas também os espaços entre as fileiras. Isso ajuda a reduzir a temperatura do ar e aumentar a umidade. Se o solo secar rapidamente em climas quentes, regue os pimentões a cada 1 ou 2 dias.

Em tempo ventoso

O vento seca a camada superficial do solo. Para reter a umidade, use cobertura morta. Espalhe palha sobre o canteiro de pimentões em uma camada de 5 a 8 cm. Se não houver cobertura morta orgânica disponível, espalhe material não tecido preto durante o plantio. A rega a seco — soltando o solo — ajuda a reter a umidade. Isso é feito antes e depois de cada rega.

Frequência de rega

A colheita depende da frequência com que as pimentas são regadas. Em boas condições, os brotos se formam nos arbustos durante todo o verão. Um grande número de ovários e flores indica cuidados adequados.

Em campo aberto

Regue de acordo com o clima. Em temperaturas acima de 30 °C, regue o canteiro de manhã e à noite para evitar a queda dos frutos. Em dias moderadamente quentes, regue a cada 2 a 3 dias. Verifique sempre a umidade do solo. Se sua mão sujar ao entrar em contato com o solo e ele estiver úmido a uma profundidade de 25 cm, não é necessário regar.

Pimentão verde

Neste caso, a rega a seco não prejudicará os pimentões. O solo ao redor de cada planta e entre as fileiras é levemente solto. Isso permite que mais oxigênio chegue às raízes, permitindo que a planta absorva mais nutrientes. Isso aumenta a produtividade, melhora o sabor dos frutos e acelera o amadurecimento.

Na estufa e nos viveiros

Em uma estufa feita de filme plástico ou policarbonato, o solo seca mais lentamente do que em um jardim. Após o transplante, os pimentões são regados uma vez por semana, com 2 litros por planta, aumentando a frequência durante a época de frutificação. Os pimentões são irrigados de 2 a 3 vezes por semana. Em calor extremo, em dias alternados.

Pimentões prosperam em estufas com irrigação por gotejamento. Isso garante que o solo sempre mantenha a umidade ideal. Mesmo com visitas esporádicas ao jardim, o solo nunca seca. As flores e os botões não caem. O rendimento é maior.

Os perigos do excesso de água

Quando o solo fica encharcado, ocorre falta de oxigênio. A absorção de nutrientes pelas raízes é prejudicada. O sistema imunológico das plantas fica enfraquecido. A alta umidade do solo e do ar cria condições favoráveis ​​à proliferação de fungos patogênicos.

Portanto, se regadas de forma inadequada, as pimentas ficam suscetíveis a doenças fúngicas. Fungicidas e produtos químicos são usados ​​para combatê-las. O excesso de água afeta a qualidade da fruta. Elas têm uma vida útil mais curta e são suscetíveis ao apodrecimento.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata